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Palio 1.6 16v t, ajuda com duvidas

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    overspeed
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    #6

    1- com certeza gerenciador é mais liso em termos de pegada

    2- como mudou coletor pode sim ter mudado a pegada, vc usa a mesma valvula que usava antes ?..a posição da turbina (?ngulo entre sa?da do coletor de escape-turbina-sa?da para a pressurização) mudou ?..as vezes só isso é capaz de mudar a pegada porque a valvula num veda direito e vc precisa de mola com carga diferente

    3- antes embolava e ia de uma vez, então qdo embola vc num tem quase nenhuma potência e qdo esta vem vemd e uma vez…obvio que vc sente muito mais o tranco (pensa assim vc vai de digamos -20% pra mais 30% em um instante... agora vc vai direto pra 30%...o buraco de potência é menor

    4- ao embolar vc joga uma puta qdade de combustivel na turbina, na hora que vc consegue queimar e vai mistura quente vc tem uma expansão na turbina (tipo um als, só que obvio num é heheheh) que fa ela virar mais rápido e entra em regime (começa a pressurizar) mais cedo.

    5- o maior problema de usar apenas hpi (pra alimenar a fase turbo) é justamente o que vc disse... com meia carga (meio acelerador) qdo sobe um pouco de pressão de turbo e a pressão de combustivel já dispara enriquecendo demais...e por isso que geralmente montado desta forma costuma ficar sempre mais gastão que com suplementar, map positivo, etc.

    justamente por isso é que hpi é feito pra ter uma pequena variação de pressão, tipo o original é 3bar vc coloca 2,5bar de inicial e final que seria digamos 3,8 (0,8bar de boost) com 4bar (ou 3,5bar...depende); usado como geralmente é no brasil cmo valores perto de 1bar em ml e 6bar em plena carga varia demais a pressão...

    tem uma resposta minha a um tópico sobre isso na semana passada que mostra com equações simplificadas este fen?meno...

    6- tossidinha pode ser vela, cabo ou mesmo excesso... é preciso ver direito..as vezes a sonda marca digamos 920mv, mas já é dificil queimar e ocorre esta engasgada... mas geralmente nessa condição é vela/cabo realmente... mas sempre é bom revisar tudo

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      DRoP
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      #7

      bom vamos lá, desligamos o atras de ponto, e não mudou nem a tossida, nem a pegada.

      a diferenca, é q antes a 3k rpm de segunda, se eu crava-se o po o carro saia igual um louco borrachando, hj não sai, ele vai ganhando velocidade e a turbina vai enchendo mais lentamente.

      sim a turbina foi trocada de posição, fo invertida de lado. tem como explicar melhor esse lance da mola? vc acha que a valvula pode estar deixando vazar pressão e por isso enchendo mais tarde? nesse caso então inclusive eu to forcando a turbina né…

      a wastgate quando a prioridade são as mesmas, a turbina é uma kkk16, eu antes a wastagate original não entrava, não dava espaço, acho que agora que inverteu a posição dela, talvez caiba, seria interessante voltar com a wastgate original ?

      a tossida no final não é excesso nem falta, nés diminuimos bem o combustivel, e depois engordamos e continuo, e é meio intermitente, tem horas que o giro sobe liso. poderia ser bico entupido? pouco provavel já que so acontece em po no fundo né? e os bicos tem 3500 km rodados...

      os cabos eu medi, e a fuga está dentro do limite, então acho que é meio descartada essa possibilidade né, poderia ser ajuste de velas né?

      valeu

      []s

      daniel

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      • D Offline
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        DRoP
        escreveu em última edição por
        #8

        esqueci de comentar, meu carro não tem clamper, a luz no painel acende…

        o preparador andou com o scanner no carro, e disse que nenhum parametro é alterado pelo erro do map. o ponto se mantem, e a mistura não é enriquecida. então não fiz o clamper.

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        • O Offline
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          overspeed
          escreveu em última edição por
          #9

          sim, nesta injeção usa o ultimo valor vêlido de map por isso não altera combustivel ou ponto…apenas acende a luz e grava na memória o erro.. msa não intervem no funcionamento.

          se é intermitente eu trocaria velas e cabos de velas... são o que mais dão esse defeito intermintende de corte..

          neste motor a k16 pega nuns 3000rpm mesmo... então provavelmente a mola da valvula que é o problema... ou então ...já veio um carro aqui que a tomada de pressão pra abrir a valvula estava estrangulada, então para num subir muita pressão o antigo preparador deixou a valvula bem solta e o carro num tinha pegada nenhuma... qdo refez o kit só de trocar a mangueira sem dobrar e por uma mais grossa permitiu usar mais pressão na mola e o carro ganhou um absurdo em pegada...

          a pressurização da valvula com uma tomada de vêcuo ajuda a abrir a valvula a aliviar a pressão de turbo...se esta tomada de vacuo for insuficiente a mola num abre e vem mais pressão, então geralmente se deixa a mola mais solta pra subir menos pressão... só que aí em giros baixos a mola deixa a valvula aberta até ter pressão suficiente pra fecha-la...

          se a valvula é incorporada e vc muda ao angulo dela vc muda a posiçãoq ue a valvula pode fechar (e portanto a carga da mola) e aí muda o acerto dela e ela pdoe ser insuficiente... tive este problema usando a gt12 no meu ex-gol... qdo mudei a pressurização a valvula ficou numa posição que num vedava toda a valvula internamente... aí demorava pra ter pressão... um dia soltou a pressurização e acabei mudando de posi?ao alguns mm (e portanto alguns graus) a turbina e milagrosamente o carro ganhou uma puta pegada e a pressão voltou a ser o que ?ra antes..

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          • O Offline
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            overspeed
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            #10

            uhm…esqueci de dizer... verifica se num tem vazamento nenhum, tipo mangueira de pressurização rasgada ou meio solta... tbm faz perder a pegada... tbm já tive carro aqui que o intercooler estava trincado a caixa plastica... olhando num se via, mas qdo vinha pressão ele abria a trinca e vazava...e o fdp num fzaia nem barulho de vazamento... só descobriu tirando e levando numa casa de radiador.

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            • F Offline
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              Fahrell
              escreveu em última edição por
              #11

              o que eh estranho, muito estranho eh ter desligado o atraso de ponto e o carro ter ficado o mesmo….

              quanto a linearidade, pode acreditar... com o suplementar vc acha que nao tem pegada.../. mas na verdade ela vem, progressiva... o carro anda mais mas vc nao se impressiona....

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              • D Offline
                D Offline
                DRoP
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                #12

                isso me disseram, que vc não sente a turbina entrar então a sensação de potencia fica estranha, parece que o carro não ta rendendo a mesma coisa…

                over, todas as mangueiras são novas, nenhuma tá rasgada não, a pressurização tava soltando, foi conseguimos dar um jeito, fica dificil saber se ainda tá vazando.

                esse lacne da mola da valvula so acontece em valvulas incorporadas a turbina? pois eu não to usando a valvula original, eu tive que tirar e colocar outra por que não tinha espaço, mesmo essa outra pode dar esse defeito?

                ? que a diferença de pegada mudou absurdamente, por isso eu to achando que tem algo estranho...

                bom, o carro tá no preparador pra resolver o problema das tossidas, quando eu for lá sabado pra companhar,ver como anda, eu vo comentar com ele esse problema da valvula.

                seria interessante eu colocar a valvula original da kkk de volta? visto qe hj ela em outra posição pode ter espaço pra valvula...

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                • K Offline
                  K Offline
                  krespo
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  sim, nesta injeção usa o ultimo valor vêlido de map por isso não altera combustivel ou ponto…apenas acende a luz e grava na memória o erro.. msa não intervem no funcionamento.

                  [snapback]404443[/snapback]

                  engraçado o tbel do cpt disse que a diferença no dele foi absurda com o clamper, até o barulho mudou segundo ele…

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                  • D Offline
                    D Offline
                    DRoP
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                    #14

                    pra quem não sabe, o tbel tem um siena sport mtv 1.6 16v t tambem, mas meu carro é 96, o dele provavelmente 98, pode ser que tenha alguma diferença….

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
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                      #15

                      sim drop, a dureza da mola é fundamental pra regular a pressão…emt ermos gerais quem tem mola mole só consegue regular pressões baixas (porque a mola não consegue vedar direito pressões elevadas e abre), quem usa mola dua só consegue pressões altas (porque pra vir pouca pressão ela fica solta e num dá pegada de baixa)

                      outra coisa important?ssima é o di?metro da valvula...qto maior o di?metro em geral mais facil é acertar a pressão...

                      qto a mudar o barulho, comportamento, etc pode ser que o carro estivesse rico demais, aí ao limitar o valor do map num valor mais baixo deixou-o mais pobre e ainda com mais ponto (pois o map ao não perceber que a carga é máxima não vai diminuindo o ponto como é necessário)

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #16

                        até 2001 (ou 2002 dependendo do modelo) todos os 1.6 16v usam 1ab da marelli…

                        mas mudam algumas versões de software, o meu ex-siena eu usava 0,7bar e não acendia a luz de injeção...

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
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                          DRoP
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          saquei, então vc acha q minha mola pode estar muito dura, por isso demora a comecar a dar pressão…

                          mas fico bolado de somente a posição da turbina ter interferido nisso, pois duvido que o preparador tenha mexido na pressão da mola.

                          volto a pergunta, se eu colocar a valvula original da turbina, muda algo?

                          to pensando em voltar com ela etal... visto que agora devo ter espaço...

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
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                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            ah…a? é com o seu preparador... com essa turbina vc tem que ter pegada perto dos 3.000 se estiver tudo certinho de alimentação e ponto... mse num tem é bom procurar aonde tem o gato na tuba

                            eu olharia tudo e em caso de não achar nada trocava a valvula...

                            olha, não é o caso, mas a gente vai lembrando teve um carro aqui que montamos com uma turbina verdadeiramente frankstein... só que a gnte montava e depois de uns 2 ou 3 dias o carro perdia pressão...a? num achava nada, desmontava tudo pra procurar defeito e qdo montava vinha de novo... descobrimos que a turbina tinha uma folga entre a carca?a fria e o rotativo, conforme usava ela ia afastando aí num vedava direito e em vez de mandar pro motor o ar ele sa?a pela lateral... qdo desmontava acabava colocando no lugar de novo..trocou a turbina (?ra um troão muito frank pra fazer outra igual) e zerou o problema...

                            e olha que a folga ?ra minuscula nem se via... o reparador da turbina disse nunca ter visot algo assim

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Flavio Cruz
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              a posição do bico extra me pareceu estranha….

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                #20

                                qto pagou no gerenciador mtf? e como está o consumo atualmente?

                                melhorou? piorou? se manteve?

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
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                                  DRoP
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                                  #21

                                  estranha como?? gente comentários são muito bem vindos, mas quando concluidos né…

                                  cara foi 450, e o consumo ainda não deu pra tirar uma média, tem pouco tempo.

                                  a turbina eu to descartando, ela tava perfeita, e comecar de uma hora pra outra a dar esse defeito e muito estranho...

                                  vamos ver como vai ficar, mas de fato, antes, eu tava a 3300 rpm, pisava a turbina acordava na hora, instantaneamente e pressurizava, hj, isso não acontece, ela so comeca a encher depois la pelos 4k e enche devagar na minha opinião...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    achei estranho pelo fato de nao esta inclinado… e sim 90 praus em relacao o fluxo...

                                    e tb achei estranho o fato de que na posição que ele foi instalado o fluxo esta pra cima acredito que isso nao seja bom em baixas velocidades de fluxo...

                                    so nao sei dizer se isso esta lhe prejudicando ou nao...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
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                                      #23

                                      por foto é meio injusto, ao vivo a posição parece boa sim, tem uma curva bem ali, é que não da pra ver bem, esse carro é foda, tudo pertado :(

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                                      • R Offline
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                                        #24

                                        drop, desculpa a ignorancia, mas o que é mtf? qual é o fabricante?

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #25

                                          mtf é o gerenciador, é feito pelo mario que trabalha junto com o buiu meu preparador.

                                          bom seguinte, peguei o carro ontem a noite, o problema das tossidas foram resolvidas, segundo o preparador era um problema em um fio da bobina que vai pra central.

                                          a pegada parece até que melhorou um pouco, o carro ta bem mais liso agora, e sobre bem giro ate uns 6200, ai comeca a amarrar, não sei se é pelo atraso de ponto, ou excesso de comb, ou quem sabe até falta de comb, mas apartir de 6200 ele da uma amarrada, e tava batendo 890 de sonda segundo o mario que tava acertando o carro comigo.

                                          ta com um vazamento no coletor tambem, não sei bem ainda se é no coletor ou na junta da turbina, mas que tá vazando tá, tenho que levar no cara que fez o escape, será que esse vazamento que eu não acredito que seja muito grande, mas é dificil avaliar, é o responsável pelo atraso da turbina? será que resolvendo isso eu volto a ter a pegada mais cedo?

                                          qual a culpa pro carro amarrar apartir dos 6200? seria ponto? falta?

                                          valeu a ajuda gente…

                                          em tempo, eu to vendo se coloco o conjunto de freio do marea, discos de 284mm e tal, isso com certeza vai melhorar muito meu freio né?

                                          seria necessario trocar o cilindro mestre por outro mais forte?

                                          []s

                                          1 Resposta Última resposta

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