Injeção no opala
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este eh do celta vhc…
vou ver se acho do omega...
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http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.phpodica=83
veja se tem algo util aeh..
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sensor de detonação (ks) é omega / s10
o sensor de detonação é montado no bloco do motor, no lado do coletor de escapamento. está localizado entre os cilindros 3 e 4 na parte inferior do bloco, próximo ao c?rter. o módulo snef processa o sinal enviado pelo sensor de detonação e retorna a unidade de comando um sinal para ajuste do ponto eletrúnico da ignição (est).
o sistema multec b2/mpfi está equipado com um mecanismo de controle eletrúnico de avanço de ignição. este sistema está composto de sensor de detonação (ks) e de um filtro de processamento (snef) do sinal do sensor de detonação.
o sistema envia um sinal é unidade de comando para indicar que existe detonação. o motor é regulado para funcionar com o máximo desempenho e economia de combustável e ao mesmo tempo, permitir que o ponto de ignição seja atrasado nas condições extremas, quando h? detonação. isso impede danos graves ao motor.
a função do módulo snef é filtrar os sinais não desejados emitidos pelo sensor de detonação. os sinais não desejados que passam pela unidade de comando, tais como ru?dos e vibrações, normais do funcionamento do motor, podem resultar em atraso da ignição. suportes soltos, parafusos de montagem, etc., podem constituir uma fonte de falsos sinais de detonação, que resultam em atraso da ignição.
a detonação ocorre logo após o pms (ponto morto superior do motor) e dura aproximadamente 3 a 5 milissegundos. portanto, supoe-se que o snef produza sinais verdadeiros de detonação somente durante aquele período. qualquer outro pulso gerado entre um período e outro é causado portanto, por ru?dos do motor. para rejeitar esses pulsos é usada uma janela.
a janela é definida por um ?ngulo inicial e um final, relativo ao sinal do pms. o período de demora entre a ocorr?ncia da detonação e o surgimento de uma indicação de detonação deve ser considerado quando da definição dos limites da janela de detonação.
este período de demora é causado principalmente pelo tempo de propagação do sinal do sensor de detonação e pelo filtro snef. uma detonação que ocorreu a 10 graus apms gerar? um sinal de detonação a 15 graus dpms (após o ponto morto superior) a 1000 rpm; e a 50 graus dpms a 5000 rpm.
quando o sensor detecta detonação, a unidade de comando atrasa a ignição a um nível seguro e a seguir avan?a a ignição progressivamente, até que a detonação seja novamente detectada e o ciclo seja repetido.
o sensor de detonação produz uma sa?da de tensão alternada que aumenta conforme a severidade da detonação.
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usar a injecao e o cabecote do omega num opala eh possivel…
vc vai ter que implementar todos os outros sensores da i.e. pra que funcione corretamente...
o ks (detonacao) eh muito simples de instalar, o problema eh que a posicao dele no bloco eh fundamental... eh calculada pra um determinado nivel de ruido e distancia dos cilindros...
coloque no local mais parecido possivel ao original...
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? possivel sim adaptar sem muitos traumas.
só que, na pratica, na hora de por a mão na massa, vc vai descobrir que compensa bem mais comprar um 4.1 injetado usado.
experiencia propria
muda varias coisinhas em rela?ao ao 4.1 carburado
carter, sensor de detona?ao no bloco, cabeçote…
o 4.1, projeto da decada de 30, foi revisto e alterado pela lotus anter de ir parar no omega, e a inje?ao que vem nele é excelente.
só que pra trabalhar com ele aspirado, o coletor de admissao e a borboleta sao muito restritivos... nao sei como o pessoal tem contornado isso.
se for optar por pegar um 4.1i usado, tem uma coisa primordial:
o bloco do 4.1 da silverado é diferente do bloco do 4.1 do omega.
o da silverado encaixa perfeitamente com o cambio do opala, tanto 4 marchas varetado (clec clec) qto o 5 marchas ou 4 marchas trambulado.
o do omega não. ai ou vc usa o cambio do omega ou faz flange.
abs..
martin
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pra deixar o opalão do jeito que o diabo gosta….. e injetado como vc quer.
http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-38603459–_jm
praticamente de gra?a.