De onde vem o sinal de rpm?
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qual carro ?
o gtech não conta nesse caso. o aparelho tem sensores que captam as pusasões na corrente eletrica e mostram a leitura de rpms e se alimenta dos 12v dali. prova disso é que ele pode ser ligado em qq parte do carro (aterramento) e um cabo direto do + da bateria (tenho 1 e já fiz o teste).
a resposta a sua pergunta fica sendo em um dos fios que sai da sua central.
minha dica é que vc procure em alguma oficina que mexe com ie que eles te falam certinho ou que nos diga qual carro é o seu e alguem daqui do forum com carro igual te passe alguma experiencia sobre a coisa.
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solon , o gtech tem esses sensores mas fica tudo interno. no manual não fala nada como o aparelho funciona. explica apenas as funções e como usa-las. em caso de danos ou desregulagem dos sensores, tem que mandar pra eles de volta e a assistencia tecnica resolve e manda pra vc de volta.
eu acho que eles mantem a tecnologia deles a 7 chaves.
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procure o pino de saida pra tacometro na injecao eletronica.
ali voce tem pulsos de 5v, numa frequencia 2x maior que a rotacao do veiculo.
ou pegue do negativo da bobina, mas ali se tem pulsos com largura bem pequenas (quase um impulso) em 12v.
o gtech pega ruido que é lancado pelo alternador ou pela bobina. esse ruido é na faixa de milivolts, pra pegar ele só desacoplando o sinal, e amplificando bastante, eu já tentei e não consegui pegar esse sinal, mas com um osciloscopio voce consegue ver.
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procure o pino de saida pra tacometro na injecao eletronica.
ali voce tem pulsos de 5v, numa frequencia 2x maior que a rotacao do veiculo.
ou pegue do negativo da bobina, mas ali se tem pulsos com largura bem pequenas (quase um impulso) em 12v.
o gtech pega ruido que é lancado pelo alternador ou pela bobina. esse ruido é na faixa de milivolts, pra pegar ele só desacoplando o sinal, e amplificando bastante, eu já tentei e não consegui pegar esse sinal, mas com um osciloscopio voce consegue ver.
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fantástica info, muito obrigado ktulu pra fazer isso ( ouvir o ru?do) só utilizando um mini processador para fazer este filtro. ou até posse ser possível faz?-lo utilizando hardware mesmo.
mas este ru?do são pulsos com freq 2x maior q a rotação do motor tbm?
ou vc diz o ru?do mesmo, akele que podemos ouvir nos aparelhos de r?dio/toca fitas antigo? d kolker forma acho q precisaria de um processadorzinho para identificar a frequência de cada rotação.
bom, fica mais simples utilizar o pino de sa?da pra tacometro.
no geral, esses shift lights tipo odg, cronomac utilizam algum sistema que filtram o ru?do tipo gtech ou o pino de sa?da de mão beijada?
[]s
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acho que tem como fazer analogicamente isso. se voce colocar um capacitor em série, só passa a componente alternada do sinal. o unico problema é amplificar essa componente, que é muito pequena… voce precisaria de um ampop com ganho bem alto, e a alimentacao dele desacoplada da alimentacao do carro pra nao receber esse sinal tambem...
em radios am voce ouve uma frequencia proporcional a rotacao do motor, é esse ruido que procuramos. a frequencia dele eu não sei pq nao consegui pegar...
mas ou é ruido da bobina, que vai ser o dobro da rotacao, ou do alternador, que vai ser muitas vezes maior... a hora que conseguir isolar esse final fica facil descobrir a relacao.
todos esses contagiros, shift lights e outros produtos por ai usam a saida pra tacometro ou se liga na bobina... o gtech é o unico aparelho q conheco q pega da alimentacao...
[]s
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qual carro ?
o gtech não conta nesse caso. o aparelho tem sensores que captam as pusasões na corrente eletrica e mostram a leitura de rpms e se alimenta dos 12v dali. prova disso é que ele pode ser ligado em qq parte do carro (aterramento) e um cabo direto do + da bateria (tenho 1 e já fiz o teste).
a resposta a sua pergunta fica sendo em um dos fios que sai da sua central.
minha dica é que vc procure em alguma oficina que mexe com ie que eles te falam certinho ou que nos diga qual carro é o seu e alguem daqui do forum com carro igual te passe alguma experiencia sobre a coisa.
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mas o gtech possui acelerometros que captam as vibrações do vidro, por exemplo, e transformam em leituras, e dali se obtem as rpm, velocidade etc…
ele liga no acendedor apenas como fonte de energia.
não seria isso?
quanto ao fio pro shift, vc pode puxar um direto da bobina do carro. ele dá uma pequena diferença em relação ao fio puxado direto do pino da central de ie>
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mas o gtech possui acelerometros que captam as vibrações do vidro, por exemplo, e transformam em leituras, e dali se obtem as rpm, velocidade etc…
ele liga no acendedor apenas como fonte de energia.
não seria isso?
quanto ao fio pro shift, vc pode puxar um direto da bobina do carro. ele dá uma pequena diferença em relação ao fio puxado direto do pino da central de ie>
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sim, o gtech funciona apenas por acelerometros.
o acelerometro capta apenas a aceleracao do veiculo. o resto é tudo fisica e matematica.
integra-se a aceleracao e se tem a velocidade.
integra-se a velocidade e se tem a distancia percorrida.
atraves disso que ele calcula tudo, ele inicia uns cronometros quando detecta a primeira aceleracao e ai comeca a integrar tudo…
mas a rotacao é adquirida pela alimentacao, tanto que se voce ligar ele em uma pilha de 12v ele nao marcar? a rotacao.
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ja brinquei com acelerometros tambem, tentei fazer um gtech tabajara…
só que nao ficou 100% preciso. desconfio de usar um processador nao rapido o suficiente ou acumulo de erros nas contas mesmo.
eu saia do 0 e acelerava até 100km/h, ele ia perfeito. mas ai eu freiava até parar e o aparelho acusava que au ainda estava a 0,6km/h.
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poha ktulu, sinistro hein? parabéns pelo projeto esse seu gtech homemade utiliza se basea pelo ru?do tbm ou vai pelo pino…
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nesse aí eu nem peguei rpm. ele funciona só com uma bateriazinha, sem fio nenhum.
pra medir velocidade, aceleracao, 0-100, 402m, essas coisas não precisa da rotacao. e nao cheguei a implementar o calculo da potencia, que era meu objetivo principal…