Modulo msd
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vou falar da msd 6al por q tenho e uso.
além do falado acima pelo edson, ela tem tb o soft touch que é a quebra de rotação por cilindro. vc não sente um tranco quando a ie corta e sim apenas o carro para de render e vc tem que trocar as marchas.
tem tb outras habilidades de vc poder adaptar outros acessórios (shift light - nitro … bla bla bla) nela.
agora, pensar que vai ganhar cvs só com ela num carro originebas ... esque?e.
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posso te ajudar legal nisso, pois recentemente testei meu carro sem o módulo amplificador.
notei que com o módulo, o giro sobre mais facil sobretudo em alta rotação depois de 6000 rpm, e ainda por cima o motor girou mais do que só com a bobina.
ah, mesmo com pressão baixa, coisa de 1,2 / 1,4 bar.
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em alguns casos tem como usar ele sem a caixinha original sim. no manual tanto do accell qto do msd tem os esquemas de ligação.
ainda não tentei ligar o meu assim pq não encontrei solução pro fio negativo do distribuidor, q me disseram não poder ficar aterrado direto.
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posso te ajudar legal nisso, pois recentemente testei meu carro sem o módulo amplificador.
notei que com o módulo, o giro sobre mais facil sobretudo em alta rotação depois de 6000 rpm, e ainda por cima o motor girou mais do que só com a bobina.
ah, mesmo com pressão baixa, coisa de 1,2 / 1,4 bar.
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bem o meu não é msd, mas é um amplificador de faiscas tbm.
olha realmente o giro sobe com uma certa facilidade. e em alta ela fala alto viu, o fun, o adriano viram a diferença ontem no teste do meu gol com o pug do murilo.
cv a mais não ganha, vc ganha em performance, rendimento, é como se vc realmente estivesse aproveitando melhor uq o motor tem a oferecer.
no caso da msd, como o frank disse, com ela vc pode ligar vêrios acessorios da propria msd, como step 2, nitro, retardo de ponto etc…
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? relativo, vejo nisso dois pontos de vista distintos.
1? ponto: se vc coloca o multiplicador de faiscas e o motor passa a girar mais solto e tb girar mais alto com o carro andando (e não em ponto morto), isso significa que ganhou sim mais força, pois antes o motor não conseguia chegar a tal rotação, e agora ele tem mais força a ponto de empurrar mais o carro.
2? ponto: mas isso não significa q o módulo foi o responsavel pelo ganho, e sim, q a ignição estava sub dimensionada pro motor em questáo.
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qualquer um amplificador de ignicao mostra seu proposito quando vc altera as condicoes originais ou se originalmente existe perda por ma ignicao (nao confundir com falha, cabecada…)
no meu caso uso a ignicao cm agora, e se vc simplesmente colocar sem mexer mais nada, caso nao esteja falhando antes por vela suja por exemplo, nao muda muita coisa...
mas, com mais potencia de centelha, vc pode abusar de certas condicoes, por exemplo, o cm sugere de cara aumentar o gap das velas, pq a nova potencia da ignicao com o amplificador vai permitir... com isso vc tem uma centelha maior... alem de maior duracao e potencia...
ou seja, mudar muda, mesmo em carro original mas a mudanca depende de varios fatores... pode ser quase nenhuma ou fazer uma pusta diferenca...
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no caso do uno daki de casa, que dá estouros no coletor de admissão.
uma bobina decente (no caso aqui, 2 bobinas….. aiaiai) ajudaria em alguma coisa?
eu poderia andar com os eletrodos das velas mais abertos e ganhar um poquinho de torque em baixo giro e com carga?
tá quase pintando de ver de esse uno.
[]s
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o meu entender de motor eu diria q com uma faisca mais cavala vc tem uma queima mais eficiente, mais completa vamos dizer…..
assim vc aproveita melhor o combustivel queimando e gerando forca nas camaras...logo se resume em economia, tendo uma queima melhor, vc carboniza menos o motor...
ps: estou de olho nakele modulo q tem na parte mao na graxa
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se vc pegar por exemplo um motor com pistão grande (i.e. motor a ar), que tem pistão de 85,5 até 101,6 ou até 103mm. vc tem que ter uma queima muito boa pois a área é muito grande.
estou preocupado com isso, pois ano que vem to querendo montar com pistão 97mm ou 101,6 mm. mas curso de 82mm e não 88 a 86 como geralmente fazem.
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se vc pegar por exemplo um motor com pistão grande (i.e. motor a ar), que tem pistão de 85,5 até 101,6 ou até 103mm. vc tem que ter uma queima muito boa pois a área é muito grande.
estou preocupado com isso, pois ano que vem to querendo montar com pistão 97mm ou 101,6 mm. mas curso de 82mm e não 88 a 86 como geralmente fazem.
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2 velas por camara?
sera?
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essa solução eh muito usada em motores a ar para aviação, mas eu sinceramente naum sei como fica. na net tem explicando como se faz, mas eu nunca vi na prática.
? mais por redund?ncia do que por performance. são dois sistemas de ignição totalmente independentes, inclusive vc pode operar com apenas um deles ligado (a escolher), ou os dois ao mesmo tempo.
e dá pra fazer isso em motores de fusca. meu pai tem um ultraleve, e foi feito este sistema. o furo original da vela é tampado, e naquele local são abertos dois novos furos, para velas mais finas (de moto honda cg). pra fazer a nova ignição (que agora é direta, sem distribuidor), foi utilizado 4 modulos de ignição, 4 bobinas com saida dupla, e um trabalho no distribuidor para que ele acione 2 modulos de ignicao a cada 90 graus de deslocamento do martelete que entrou no lugar do rotor.
h? quem faça também em motores vw o uso de uma ignição eletrúnica e uma por magneto (continua funcionando mesmo se tiver pane de bateria e alternador).
ah nos cabeçotes vw a ar também dá pra fazer o novo furo para a vela por baixo , também usando velas finas de moto, porém mantendo o furo original intocado.