Queimou junta???
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meu ka 1.6 dtm, está com 160km rodados pos-preparação, ainda em fase de amaciamento. como é meu carro de dia-a-dia tenho usado-o com muita cautela nunca passando dos 4500rpm nessa fase inicial, para evitar quebras.
o carro vem rodando normalmente sem apresentar nenhum tipo de problema desde que ficou pronto, h? 15 dias.
ontem, voltando do trabalho estava manobrando o carro na garagem quando ouvi um estalo pof dentro do cofre e começou a sair fuma?a pela grade do carro. olhei para a luz da temperatura, ela é estava acesa, e antes que o carro fervesse desliguei e o coloquei na vaga empurrando. nisso vem passando pela garagem um amigo meu e fala: roberto tá pingando alguma coisa debaixo do teu carro . me agaichei pra ver, e era água, com aquele cheiro de murrinha do aditivo do radiador. parei o carro na vaga empurrando, e qdo abri o capo, estava tudo molhado e sujo com aquela espocie de barro que fica na água do radiador. peguei uma lanterna pra ver melhor o que tinha acontecido qdo vi que a válvula termost?tica é estava mais no lugar. procurei e achei ela intacta, mas com a travinha que a fixa no encaixe quebrada. fiquei um pouco nervoso, confesso, com medo de que tivesse queimado a junta. mais tb tinha um alento pois o carro é chegou a ferver, senão a luz de superaquecimento do painel acenderia.
hj de manhã, mais calmo, fui na garagem ver o carro. abri o capo, e primeira coisa que fiz foi ver o óleo, se tinha passado água pro óleo. puxei a vareta e a cor dele estava normal, limpo, cor de azeite. olhei a junção do cabeçote com o bloco pra ver se estava babada de óleo, e essa também estava normal. a única sujeira era aquele barro da água do radiador qdo seca.
com isso fiquei mais tranq?ilo, recoloquei a válvula termost?tica no lugar, essa encaixou mal, pois esta coma trava quebrada, mais encaixou. completei o nível do vaso expansor que arriou todo ontem (pegou uns 2l de água). fechei tudo direitinho e liguei o carro. o motor pegou no estalo, com o mesmo ronco de sempre, a lenta pipocando por causa do comando, e a mesma pressão dos gases saindo do escape sem fuma?a alguma. deixei o carro trabalhando na marcha lenta por uns 3min e desliguei.
falei com o meu preparador, e ele disse que é só trocar a válvula termost?tica, que essa travinha as vezes quebra mesmo, é importa se em carro brabo ou original. disse que se tivesse queimado junta o óleo estaria da cor de caf? com leite, e o carro é pegaria, ou pegaria muito mal. pra que eu ficasse tranq?ilo. segunda-feira, 6/03, vou rebocar o carro pra lá, e ele vai checar tudo.
foi um baita susto, quando estava manobrando o carro, ouvi o pof e a fuma?a saindo pelo capo, meu sangue gelou . agora estou mais calmo .
vcs acham que queimou junta, ou foi só o susto mesmo???? repito, o óleo está limpo, e o carro pegou no estalo com o mesmo ronco, e a mesma lenta de sempre.
abraço, e bom carnaval pra tod@s
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se não me engano, nos hondas até mesmo os antigos com central odb1 tem um sensor de pressão da água do radiador, ou não sei se é da temperatura mesmo, mas posso te afirmar com certeza absoluta, q se vazar agua, ou tentar ligar sem, o motor não pega, corta o combustivel, e se tiver andando ele desliga
[]s
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relaxa com esse negocio de amaciar motor, não vai quebrar por causa disso… hahaha...
motor meu sai da oficina e vai direto para pista socadão de pressão anos e anos fazendo isso e nunca tive problema algum, pelo contrario, meu motores ficam sempre mais soltos.
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o que mais me deixou aliviado, foi qdo eu puxei a vareta do óleo hj de manhã e vi que ele estava limpo. pq se viesse com aquela cor de caf? com leite ia ser bem escroto.
ufa…..
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relaxa com esse negocio de amaciar motor, não vai quebrar por causa disso… hahaha...
motor meu sai da oficina e vai direto para pista socadão de pressão anos e anos fazendo isso e nunca tive problema algum, pelo contrario, meu motores ficam sempre mais soltos.
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amaciar não conheão essa palavra
hehehhehehehe
roberto e quanto a queimar junta e empenar o cabeçote tem que ver se não está pasando pressão pro radiador desse modo não contamina o óleo