Tipos de gasolina
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**qual a diferença entre a gasolina aditivada e a gasolina premium?
a diferença está na octanagem. a premium tem 91 octanas iad (?ndice auto detonante), enquanto a comum e a aditivada tám 87 octanas
qual a diferença entre gasolina comum e a gasolina aditivada?
a única diferença é o aditivo. a octanagem é a mesma. não influencia a potência do carro.
para que serve a gasolina aditivada?
a finalidade da gasolina ser aditivada é para limpar e manter limpo todas as partes em contato com o combustável (bicos injetores, válvulas, c?mera, cabeçote e carburador).
o que é octanagem?
? a resist?ncia que a gasolina tem a auto-ignição (detonação). a detonação é mais conhecida como batida de pino, que é igual a um barulho metálico. ;
se estiver usando a gasolina comum h? muito tempo (dois anos), posso usar a gasolina aditivada?
sim. mas primeiro é bom efetuar uma limpeza no sistema ou usando gradativamente de forma a promover uma limpeza suave. ;
se usar gasolina premium, meu carro ficará mais potente?
a gasolina não dá mais potência. a potência de um carro já foi definida no projeto do motor (fabricante). o desempenho vai depender da gasolina. o manual do propriet?rio informa qual a gasolina deve ser usada.
a gasolina tem chumbo?
não. o japão e o brasil foram os primeiros pa?ses a retirarem o chumbo em suas gasolinas automotivas. no caso brasileiro foi em 1989.
o composto chumbo tetraetila (cte) foi durante muitos anos incorporado é gasolina de vêrios pa?ses para aumentar a sua octanagem. com o crescimento da preocupação com o meio ambiente, estes compostos foram suprimidos da composição da gasolina principalmente por serem táxicos para o ser humano mas também por inviabilizar a adoção de catalisadores de veículos.
como é a gasolina da f-1?a gasolina da f-1 é especialmente desenvolvida para competição. não é a mesma gasolina comercializada nos postos.
o metanol é utilizado na gasolina?
não. por ser extremamente táxico, o metanol não é utilizado como combustável no brasil.
quais as gasolinas automotivas comercializadas no brasil?
existem no brasil quatro tipos de gasolina: comum, aditivada (br supra), premium e podium.
quais são as características e as diferenças de nossas gasolinas?
gasolina comum
características:
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é a gasolina mais simples encontrada no mercado
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não recebe nenhum tipo de aditivo ou corante
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recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool anidro
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possui uma coloração amarelada.
aplicação:
pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina.
gasolina br supra
características:
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difere da gasolina comum pela presença de aditivos detergentes/dispersantes que tám a função de manter limpo o sistema de combustável, incluindo os bicos injetores e as válvulas do motor
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recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool anidro
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recebe um corante que a deixa com a cor verde para diferenci?-la da gasolina comum
aplicação:
pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, sendo especialmente recomendada para veículos com motores mais compactos, que trabalham a rotações e temperaturas mais elevadas e dispoem de sistemas de injeção eletrúnica, entre outros.
em relação é troca de gasolina recomendamos, caso esteja usando a gasolina comum h? algum tempo, efetuar uma limpeza no sistema do veículo (motor, válvulas, bicos injetores, etc.). caso não seja possível, outra alternativa é passar a usar a gasolina aditivada gradativamente, de forma a promover uma limpeza suave (misturar com gasolina comum).
gasolina premiumcaracterísticas:
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difere das demais gasolinas por apresentar uma maior octagem, o que proporciona um maior desempenho dos motores. recebe os mesmos aditivos da gasolina br supra
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recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool
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possui uma coloração amarelada.
aplicação:
pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, mas só é eficaz em veículos com motores com alta taxa de compressão (maior que 10:1).
gasolina podium
características:
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maior ?ndice de octanagem de todas as gasolinas do mercado, promovendo melhor performance para veículos de alto desempenho
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baixo teor de enxofre, reduzindo consideravelmente seu impacto ambiental
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reduz o ac?mulo de res?duos nos motores, possibilitando intervalos maiores entre as manutenções
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gasolina com um padrão ambiental que a europa e os estados unidos só exigirão a partir de 2005
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desenvolvida com a mesma tecnologia que a petrobras emprega para produzir a gasolina utilizada na f?rmula 1
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recebe, por força de lei federal, a adição de 25% de álcool
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é incolor.
aplicação:
pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos de alt?ssimo desempenho.
qual é a cor original da gasolina?
a cor original da gasolina varia desde incolor até amarelada. isto acontece devido aos diversos tipos de petróleo que são processados pelas refinarias.
por que a gasolina aditivada possui diferentes cores?as gasolinas aditivadas recebem a adição de um corante para diferenci?-la da gasolina comum. cada companhia distribuidora adiciona o corante da cor que desejar. as únicas cores que não podem ser utilizadas são o azul, utilizado na gasolina de aviação, e o rosado, utilizado na mistura meg (metanol/etanol/gasolina - usada quando existe falta de álcool hidratado nos postos). no caso da petrobras o corante utilizado na gasolina aditivada (gasolina br supra) é o verde.
qual o teor de álcool da gasolina?
atualmente, por força de lei federal, todas as gasolinas automotivas comercializadas no brasil (comum, aditivada, premium e podium) recebem a adição de 25% de álcool anidro.
qual o teor de água no álcool?
o álcool et?lico hidratado combustável (aehc), utilizado nos carros a álcool, como o próprio nome diz é hidratado, ou seja, possui água. esse teor de água ?, em média, de 7%. este álcool não é utilizado na gasolina. no caso da gasolina é utilizado o álcool et?lico anidro combustável (aeac), isento de água.
como são obtidas as gasolinas?
a gasolina é um combustável obtido do refino do petróleo e composto, basicamente, por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgúnicos que cont?m ?tomos de carbono e hidrog?nio).
os processos de refino utilizados na produção da gasolina compreendem vêrios processos. de um modo geral, o processo começa com uma simples separação f?sica, denominada destilação. da destilação aproveita-se a nafta para a produção da gasolina. dessa mesma destilação obt?m-se vêrias parcelas, uma delas denominada gasóleo. o gasóleo passa por processo complexo, que modifica a estrutura das mol?culas, chamado craqueamento catal?tico. deste processo é obtida uma outra nafta chamada nafta de craqueamento que pode ser adicionada é nafta de destilação para a produção de gasolina. para a produção da gasolina premium são utilizados processos ainda mais sofisticados que fornecem correntes de elevada octanagem, como a alquilação e a reforma catal?tica.
o tempo para produção de uma gasolina varia muito dependendo do tipo de petróleo, do(s) processo(s) utilizado(s), da quantidade que se precisa produzir e do tipo de gasolina (comum ou premium). este tempo pode levar de algumas horas até mesmo 1 semana.
além da octanagem, outros fatores devem ser considerados para a produção de uma gasolina de qualidade elevada, como, por exemplo, a sua volatilidade, a sua estabilidade e a sua corrosividade, de forma a garantir o funcionamento adequado dos motores.
como, quando e com que finalidade surgiu a gasolina aditivada?
a introdução da gasolina aditivada é uma resposta ?s exig?ncias do mercado automobil?stico, cuja tecnologia está cada vez mais avan?ada. o produto é voltado, principalmente, para veículos com motores mais compactos, que trabalham a rotações e temperaturas mais elevadas e dispoem de sistemas de injeção eletrúnica, entre outros.
para entendermos um pouco como surgiu a gasolina aditivada, precisamos conhecer um pouco o que é a gasolina. a gasolina é um produto intermedi?rio do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 ?tomos de carbono, com ponto final de destilação de cerca de 220?c. existem, distribuídos ao longo desta faixa, compostos diversos, como as olefinas, arom?ticos e nitrogenados, que introduzem um certo grau de instabilidade ao produto. esta instabilidade molecular é responsável pelo in?cio do processo de oxidação, que começa logo após a sua produção, tendo sua continuidade ao longo de todo período de estocagem. como subprodutos destas reações de oxidação, surgem os ?cidos e os pol?meros de mais alto peso molecular - as gomas. durante a estocagem, em função da adoção de práticas operacionais inadequadas, das condições de armazenagem e das variações de temperatura, o processo de geração de goma será acelerado. a goma se depositar? ao longo do sistema de combustável do veículo, desde o tanque até a c?mara de combust?o. no carburador, estes depositos se acumulam em grande quantidade, dificultando a atuação adequada das borboletas do 1? e do 2? estágios, ocasionando mistura não apropriada e queima deficiente. outros locais de velocidade de fluxo baixa são os coletores e as válvulas de admissão, por isso mesmo constituindo-se em pontos de alta concentração de depositos.
após um período de uso do veículo, quando o volume de depositos começa a causar problemas de partida e de marcha lenta, torna-se necessária a remoção do carburador para limpeza geral. processo semelhante acontece com os bicos injetores, nos carros com injeção eletrúnica e em válvulas.
resumidamente, os depositos de carbono formados em carburadores, injetores, coletores, válvulas de admissão e c?maras de combustão geram os seguintes efeitos:
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afetam a dirigibilidade do veículo (motor engasgando, rateando e afogando)
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reduzem o desempenho do motor (perda de potência, redução da aceleração, consumo do combustável, detonação, aumento do requisito de octanagem)
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aumentam as emissões de gases de exaustão (hc, co, no).
por causa desses problemas, na dácada de 50, foram lançados nos estados unidos os aditivos detergentes, que eram compostos é base de produtos de origem animal. esses compostos, de baixo peso molecular e pouca estabilidade térmica, apresentavam bom desempenho na limpeza de carburadores, mas não eram tão eficientes quanto aos coletores e válvulas de admissão. na dácada de 70, também nos estados unidos, foram lançados os aditivos detergentes/dispersantes de alto peso molecular e quimicamente estáveis que, além dos carburadores, mantinham limpas as válvulas de admissão. em meados de 80, com o crescente uso do sistema de injeção eletrúnica multiponto, em substituição ao de injeção simples, verificou-se que estes aditivos apresentavam nível de desempenho bem inferior ?quele constatado nos sistemas carburados. os fabricantes de aditivos novamente promoveram ações no sentido de adequar seus produtos ?s novas exig?ncias de mercado. no final da dácada de 80, observou-se que alguns poucos tipos de motores, principalmente os da marca bmw, apresentavam depositos nas válvulas de admissão. esses depositos tinham morfologia diferente daqueles encontrados nos carburadores, e afetavam a dirigibilidade do veículo durante a fase de aquecimento do motor.
tal fato levou os fabricantes de aditivos a desenvolverem pacotes eficazes no controle da formação de depositos nas válvulas de admissão dos motores bmw.
em função da evolução dos aditivos detergentes para veículos automotivos, existem hoje disponíveis no mercado diferentes gerações de aditivos, desde as primeiras aminas que surgiram no mercado (1? geração), até os atuais detergentes/dispersantes de última geração.
desde o final de 1990, a petrobras distribuidora vem trabalhando no desenvolvimento da sua gasolina br supra aditivada. inicialmente foi conduzida uma bateria de testes de laboratério e em bancadas, para identificação do aditivo que melhor se adaptava ?s características do mercado brasileiro, como a gasolina e o clima tropical.
no total, foram mais de 500 mil km de testes de campo, onde foram utilizados veículos de diferentes marcas e modelos, com gasolinas de vêrias refinarias.
definiu-se a cor verde para diferenciar a gasolina br supra aditivada da gasolina comum.
o pacote de aditivos adicionado é gasolina br supra aditivada tem como principais componentes um agente detergente e um agente dispersante. onde ocorre fluxo do produto, a goma depositada é removida pela ação do detergente e mantida em suspensão no fluido pela ação do dispersante até a c?mara de combust?o, onde é completamente queimada, sem deixar res?duos. os dois aditivos se complementam.
se eu usar 50% de gasolina e 50% de álcool no mesmo tanque qual seria a consequência dessa mistura?
os veículos é gasolina comercializados no brasil, são regulados para funcionar com uma mistura de 75% de gasolina e 25% de álcool. a mistura de 50% de gasolina e 50% de álcool traria problemas para o funcionamento do motor, em especial perda de potência e rendimento, aumento do consumo de combustável e de emissões poluentes.
como funcionam os dens?metros para gasolina?
os dens?metros para petróleo e seus derivados, entre eles inclui-se a gasolina, são constru?dos de forma a atender a portaria 34/62 do instituto nacional de pesos e medidas (inpm). todo o procedimento deve seguir norma da abnt (associação brasileira de normas técnicas) mb-104 - petróleo e derivados - determinação da densidade - método do dens?metro. de um modo geral o procedimento é o seguinte: coloca-se a gasolina em uma proveta. esta proveta deve ter um di?metro pelo menos 2,5 cm maior que o di?metro máximo do dens?metro, e altura suficiente para conter amostra em nível tal que o dens?metro em equil?brio fique com a sua extremidade inferior a pelo menos 2,5 cm acima do fundo da proveta. após colocada a gasolina na proveta, o dens?metro é mergulhado na gasolina e deixado flutuar. quando ele se estabilizar é efetuada a leitura da densidade, verificando qual a marcação da escala existente na haste superior do dens?metro está tangenciando a superf?cie do combustável. para maiores detalhes devem ser consultadas as normas citadas acima.
sabemos que alguns postos não são fi?is aos consumidores e misturam é gasolina uma quantidade de álcool maior que a permitida. a petrobras fiscaliza isso?
a petrobras não possui o poder de fiscalizar e/ou multar postos. isso é atribuição da anp - ag?ncia nacional de petróleo. para auxiliar os consumidores, a petrobras possui um programa chamado programa de olho no combustável . este programa consiste no uso de laboratérios m?veis que visitam os postos petrobras (somente os postos petrobras) e realizam análises nos combust?veis comercializados para verificar a qualidade dos mesmos. além disso o laboratério verifica as condições de limpeza, arrumação, armazenagem de produtos e atendimento. caso o posto esteja de acordo em todos os itens verificados, ele recebe um certificado para que o cliente saiba disso. este certificado pode ser facilmente visto nos postos. ele possui a forma triangular e é geralmente fixado na cobertura do posto. caso o nosso laboratério encontre alguma anormalidade, a mesma é comunicada ao dono do posto para que seja resolvida. caso isso não seja feito, nés entramos em contato com a anp para que eles fiscalizem e, caso necessário, multem o posto.
o que é gasolina batizada?
gasolina batizada é o mesmo que gasolina adulterada, ou seja, quando alguém adiciona solvente ou outros compostos a gasolina de modo a se obter um produto mais barato, porém com qualidade inferior a exigida pela especificação do produto. é bom lembrar que o uso de gasolina adulterada, ou batizada , pode causar danos aos motores dos veículos.
existe algum problema em misturar gasolina comum com gasolina aditivada?
essas gasolinas podem ser misturadas. o único problema nessa mistura é que haver? uma diluição do aditivo existente na gasolina aditivada causando uma redução do poder de limpeza do sistema de alimentação do veículo. dependendo da quantidade de gasolina comum que for adicionada a gasolina aditivada o pacote de aditivos pode até perder o seu efeito.**
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mais para vc.
álcool x gasolina
como está em alta aqui a conversão de motores a gasolina para usar álcool como combustável, resolvi escrever este artigo para que se possa ter uma noção dos problemas que podem ocorrer nesta transformação. acho que a melhor forma de fazer isto é explicar as diferenças entre os combust?veis e o que isto pode acarretar no comportamento de um motor ciclo otto. assim, quem quiser converter o motor pode te uma idéia dos problemas que podem ocorrer e por que eles ocorrem.
a gasolina:
a gasolina não é uma subst?ncia pura: é uma mistura de centenas de hidrocarbonetos que tám entre 3 a 12 carbonos, proveniente de uma faixa da destilação do petróleo. h? componentes mais leves e mais pesados na gasolina. conforme o tempo passa, os mais leves se evaporam, deixando apenas os mais pesados. por isso se diz que a gasolina ficou velha ou estragou . em aproximadamente 2 meses, a gasolina muda sua composição por causa da evaporação dos componentes leves, sobrando os mais pesados, que costumam ter octanagem menor. por isto é que a gasolina velha pode causar batidas de pino no motor. normalmente, quanto maior o número de carbonos na cadeia (mais pesada a mol?cula), menor é a octanagem: por isto o querosene e outros solventes, se misturados é gasolina, fazem o motor bater pino . estes componentes mais pesados também tám uma vaporização mais difácil. quando expostos ao calor em estado láquido, vão se degradando e formam a conhecida borra de gasolina. a gasolina vendida no brasil tem, por lei, 22% de álcool et?lico em volume na sua composição, para reduzir a emissão de poluentes. outra coisa que não se fala (não sei por que…) é que a gasolina, por conter hidrocarbonetos arom?ticos (como o benzeno) na sua composição, é cancer?gena, especialmente se inalada em excesso. com certeza não h? estudos sobre isto (não interessa que haja...), mas a incid?ncia de c?ncer entre os frentistas, que trabalham expostos aos vapores da gasolina, provavelmente é muito mais alta do que no resto da população.
o álcool:
o álcool, ao contrário da gasolina, é uma subst?ncia pura (etanol), embora seja encontrado nos postos como sendo uma mistura de 95% de etanol e 5% de água, em volume. é uma mol?cula cuja f?rmula é c2h5oh. por ter oxig?nio na composição, a mol?cula ganha uma polaridade que faz com que o álcool seja láquido é temperatura ambiente (o etano, c2h6 é um g?s) pela maior coesão entre as mol?culas. é um combustável que não deixa borras, sendo bem mais limpo que a gasolina, ao contrário do que se pensava nos primeiros anos do proálcool. tem a desvantagem de ser mais corrosivo no estado láquido que a gasolina, o que demanda um tratamento anticorrosivo nos metais que tám contato com o álcool em sua fase láquida, normalmente atravṍs de um revestimento com um metal que não reaja com ele, como o néquel, usado para revestir o zamak dos carburadores.
as diferenças entre os combust?veis:
-poder calor?fico (capacidade de gerar energia)
o álcool, por conter oxig?nio na mol?cula, tem um poder calor?fico menor que o da gasolina, uma vez que o oxig?nio (34,7% do peso molecular do etanol é oxig?nio) aumenta o peso molecular, mas não produz energia. isto explica a menor km/l de um motor a álcool em relação ao mesmo motor a gasolina. o álcool hidratado (95%) produz a energia de 20,05 mj/litro, enquanto a nossa alcoosolina (22% de álcool) produz 27,57 mj/l. por aí já se vê que a 1 litro de gasolina produz 37,5% mais energia do que 1 litro de álcool: da?, em um motor com o mesmo rendimento térmico, um motor a gasolina que fizesse 10 km/l iria fazer 7,27 km/l de álcool.
proporção estequiom?trica:
o álcool tem proporção estequiom?trica de 8,4:1 (8,4 partes de ar para cada parte de álcool) em massa, enquanto a gasolina tem 13,5:1. para a mesma massa de ar, é utilizado 60% a mais de massa de álcool. em volume, é necessário mais 43% de álcool do que de gasolina. por isto, bicos para álcool tem que ter uma vazão em torno de 50% maior do que bicos para gasolina. uma coisa interessante que decorre disto é a seguinte: apesar de a gasolina fornecer mais 37,5% de energia, o fato de ser necessário 43% a mais de álcool para a mistura faz com que um motor ganhe em torno de 5% de torque e potência só de passar a queimar álcool.
octanagem
o álcool tem um maior poder antidetonante do que a gasolina. enquanto a gasolina comum tem 85 octanas, o álcool tem o equivalente a 110 octanas. isto significa que ele consegue suportar maior compressão sem explodir espontaneamente. isto faz com que um motor a álcool possa ter uma taxa de compressão maior do que um motor a gasolina. enquanto as taxas para gasolina variam entre 9 e 10,5:1, as taxas para álcool ficam entre 12 e 13,5:1. como o rendimento térmico de um motor (rendimento térmico é quantos % da energia do combustável é transformada em movimento pelo motor) aumenta conforme aumenta sua taxa de compressão, os motores a álcool tendem a ter um rendimento térmico maior do que um motor a gasolina, compensando parte do menor poder calor?fico. assim, nosso motor não faria apenas 7,27 km/l, faria algo entre 7,5 e 8 km/l, devido ao melhor aproveitamento da energia do combustável. a velocidade da chama do álcool é menor, demandando maiores avanços de ignição.
calor de vaporização
o álcool tem um calor de vaporização de 0,744 mj/l, enquanto a gasolina tem 0,325mj/l. isto quer dizer que o álcool necessita de mais do que o dobro de energia para se vaporizar. esta vaporização acontece dentro do coletor de admissão, nos carros carburados e com injeção monoponto. a energia para vaporizar é conseguida atravṍs do calor do motor, que também aquece o coletor. porém, ao se vaporizar, o combustável diminui a temperatura do coletor, pois está roubando energia. não é difácil concluir que o álcool rouba mais que o dobro de energia, diminuindo muito mais a temperatura do coletor. se a temperatura cair muito, o combustável não se vaporiza mais e caminha em estado láquido pelo coletor, causando uma sóbita falta de combustável na mistura, fazendo o motor falhar. para evitar isto, faz-se passar água do radiador pelo
coletor de admissão, para aquec?-lo. este aquecimento é muito mais necessário em um motor a álcool, pela sua maior demanda de energia para vaporizar-se.
ponto de fulgor
uma explosão é uma reação em cadeia. quando uma mol?cula de combustável reage com o oxig?nio presente no ar, ela gera energia, que faz com que a mol?cula vizinha também reaja e por aí vai. o ponto de fulgor é a temperatura a partir da qual pode haver uma quantidade suficiente de combustável vaporizado a ponto de gerar uma reação em cadeia. bem, o ponto de fulgor do álcool é 13?c. isto significa que não é possível haver combustão do álcool abaixo desta temperatura. isto explica por que
? necessário usar gasolina para a partida a frio em motores a álcool em temperaturas baixas. o ponto de fulgor da gasolina pura é de aproximadamente -40?c.
estas 2 propriedades acima decorrem do oxig?nio presente na mol?cula do álcool, que a polariza. isto faz com que a força de coesão entre as mol?culas seja maior do que as da gasolina, que se mantém láquida pelo maior peso de suas mol?culas, apolares em sua grande maioria. a menor atração molecular da gasolina é que faz com que esta tenha menores calor de vaporização e ponto de fulgor.
resumo:
pelas razões explicadas acima, podemos concluir que, para fazer um motor a gasolina funcionar com álcool, precisam ser feitas as seguintes mudanças:
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taxa de compressão (para aproveitar a maior octanagem)
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proporção de combustável (43% maior, por causa da relação estequiom?trica)
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curva de avanço de ignição (menor velocidade de chama)
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aquecimento do coletor em coletores ?midos (carb. e monoponto) (maior calor de vaporização)
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sistema de partida a frio (alto ponto de fulgor)
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niquelamento do carburador (em carros carburados)
o item 1 pode ser conseguido atravṍs da utilização de pistões mais cabe?udos ou rebaixamento do cabeçote. e os itens 2 e 3 são feitos remapeando o chip de injeção ou troca de gicles/distribuidor.
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(…)
resumo:
pelas razões explicadas acima, podemos concluir que, para fazer um motor a gasolina funcionar com álcool, precisam ser feitas as seguintes mudanças:
1) taxa de compressão (para aproveitar a maior octanagem)
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proporção de combustável (43% maior, por causa da relação estequiom?trica)
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curva de avanço de ignição (menor velocidade de chama)
4) aquecimento do coletor em coletores ?midos (carb. e monoponto) (maior calor de vaporização)
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sistema de partida a frio (alto ponto de fulgor)
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niquelamento do carburador (em carros carburados)
o item 1 pode ser conseguido atravṍs da utilização de pistões mais cabe?udos ou rebaixamento do cabeçote. e os itens 2 e 3 são feitos remapeando o chip de injeção ou troca de gicles/distribuidor.
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são desejaveis mas nao absolutamente necessarios…
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esqueci o quote: fabio lima: são desejaveis mas nao absolutamente necessarios…
principalmente em turbos apos comecar a pressurizar e/ou acima de marcha lenta... quando a turbulencia empurra a mistura vaporizada goela adentro do motor, tem nem tempo de condensar em parede gelada de coletor nenhum
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vinicius, vc ta ficando traumatizado com o tec-tec do seu carro
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ihhh carol, acho que estou ficando mesmo. se bem que com a podium, o barulho quase desapareceu… só aparece um pouco quando o motor tá frio.
vcar foi ate no site da petrobras pra da uma lidinha =p
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huahuhauhauha… mais ou menos por aí mesmo.
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vcar o celtinha ta com barulho de bate?ao de valvula??????
acho que os vhc tem esse problema cronico…pegou gasolina ruim bate e bate feio mesmo.
tu tem que ver o corsa sedan q tem aqui na minha rua, parece uma maquina de costura.
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vcar o celtinha ta com barulho de bate?ao de valvula??????
acho que os vhc tem esse problema cronico…pegou gasolina ruim bate e bate feio mesmo.
tu tem que ver o corsa sedan q tem aqui na minha rua, parece uma maquina de costura.
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? mais ou menos por aí mesmo cara… mas aí eu coloquei a podium e o barulho diminuiu muiiiito.
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octane booster da stp tb ajuda.
vc deve ter um problema de gasolina velha igual eu no meu santana.
ando quase nada com ele, ai fiquei um tempo no alcool, ai coloquei gasolina e fico sem grilar, ai fico velha já parece que vai grilar denovo.
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eu comprei um aditivo da stp, mas não é o octane booster não… acho que é o gas treatment. vou esperar a gasolina do tanque acabar, pra encher com comum, colocar o aditivo e fazer as comparações.
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pena ser caro o octane, aqui o mais barato que achei foi por r$16,00 o frasquinho.
o preto sai por 14 e o vermelho 12.
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esse frasco preto eu comprei pra colocar no carro do meu pai… conjuguei com a troca do filtro de combustável o resultado foi muito bom...
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alguem sabe qnts octanas tem a podium?? uma coisa que gosto de fazer é misturar um pouquinho de podium no alcool, fica legal.