Ajuda turbo gasolina???
-
independente do sistema que vc vai usar pra alimentar, e até mesmo do combustivel que vai usar, vai precisar de un gerenciador de ponto, ou fazer un chip de ponto pro teu motor. caso rode na gasolina, teria que deixar os 9graus originais de inicial e limitar o final e caso rode no alcool, levar o inicial na casa dos 18 graus e limitar tambein o final, porem num valor mais alto que si fosse usar gasolina(o alcool permite usar mais ponto)
eu usaria alcool, aki no paraguay que é super complicado achar alcool to usando, vc ai no brasil que tem en todo que é posto, usaria alcool mesmo.
rodaria com 1bar de presão, bem acertadinho, escape de 2.5polegas ou melhor ainda 3polegas. caso não tenha a turbina ainda, opte por uma maior, mais ai ja teria que ser outras pessoas pra te ajudar, por que eu não manjo muito de turbina.
[snapback]457125[/snapback]
mas m?rcio só pra ver se eu entendi direito. eu posso usar um gerenciador de ponto ou fazer o chip controlando o ponto, isso tudo passando pra alcool certo?
mas como fica o ponto no distribuidor, deixa original??
tem idéia de quantos % devo mandar abrir os bicos originais???
vlw
-
com isso os motores deles (movidos a gasolina) rendem bem mais q os daqui por causa do maior poder calor?fico da gasolina de lá. certo?
[snapback]457378[/snapback]
teoricamente, nao.
apesar do alcool ter menor poder calorifico que a gasolina, ele adicionado a ela, faz aumentar o rendimento.
veja bem, nao lembro dos numeros exato, fiz uma pesquisa na internet, mas nao encontrei os valores de poder calorifico de cada combustivel.
vamos a algumas contas simples
1 kilo de gasolina produz 9600 kcal
1 kilo de alcool produz 6100 kcal
a relacao estequimetrica é de 13,5:1 para a gasolina e de 8,4:1 para o alcool, isso em massa.
em outras palavras (para quem nao lembra) 13,5 partes de gasolina para 1 de ar.
entao, para corrigir a relacao estequiometrica (sonda lambda = 1), precisa de 60% mais alcool (medido em massa, ou 43% a mais em volume).
entao, pegue o 6100 kcal e multiplique por 1,6 (para acrescentar 60%).
6100 x 1,6 = 9780 kcal. por isso motor a alcool anda, empurra, desvolve um pouco a mais de torque e potencia que o motor a gasolina.
embora precise mais combustivel para acertar a re, na hora e queimar, aparece mais energia.
a mesma conta usando volumes, porem as unidade sao diferentes.
1 litro de gasolina (com 22% de alcool) produz 27,57mj/litro enquanto o alcool produz 20,05mj/litro.
como o volume necessario para corrigir a re é de 43% a mais de alcool, entao
20,05 x 1,43 = 28,67 (maior que a gasolina, de novo).
baseado nisso, entendendo que os gringos tem menos alcool na gasolina, o motor deles rende menos do que os nossos usando gasolina de octanagens iguais (podium aqui e premium lá, por exemplo).
espero nao ter confundido muito as ideias.
[]s
-
tem alguma coisa na gasolina deles diferente da nossa tb não tem???
[snapback]457210[/snapback]
então jaime aqui no japão (creio que em outros paises seja igual) existem as gasolinas normais e as hi-oc ou alta octanagem que é o mais indicado pros turbo daqui sem se esquecer que a gasolina é totalmente pura
-
se eu fosse esconder o que sei num estaria num forum de preparação… o que vivencio eu compartilho sem problemas...só não vou dar dicas diretas por exemplo de endereão de cada curva e como elas funcionam poruqe paguei por isso...
m?rcio, realmente não lembro exatamente qual o valor final de ponto, mas adianto que num é maior do que uns 12? a uns 25?c de temperatura ambiente...lembre-se que o uso do cliente é extremo e uso de podium não ?ra obrigatério...uma tt tem original uns 6 a 8? de ponto final apenas...
o acerto foi feito 100% na injeção m3.8.2 que já é uma versão que aceita superalimentação (afinal é de carro turbo) e funciona em sistema maf (fluxo de massa de ar), sem suplementar ou atrasador de ponto.
o alcool na nossa gasolina faz com que a mesma tenha excelente desempenho em relação ?s usadas regularmente (comum e premium respectivamente) no resto do mundo... só que na balança de engenharia nao existe nada que seja bom e não cobre algo em troca... no caso é consumo... gasolina sem alcool costuma render cerca de 10 a 15% a mais em termos de km/l.
que eu saiba gasolina fora do brasil com mais de 98oct são especiais e vc não compra na bomba, precisa encomendar pois são de competição... e muitas vezes contem aditios proibidos como mtbe
-
pessoal…
vcs já viram aquela m3 que o pessoal da da motor sport fez lá na europa que tem 1000cv de potência??? pois é... no site deles diz que ela tem 8,5 de taxa e anda com 30 psi (2,1 kg) de pressão usando gasolina de 96 octanas.
alguém me explica como eles conseguem fazer isso?????
-
primeiro que é um projeto de destaque, não uma solução comum que qualquer pessoa faz com pouco recurso…
deve usar:
-
peças forjadas de alt?ssima qualidade
-
a injeção deve usar bem pouco ponto final
-
o motor por só só já é bem forte.
-
certamente tem intercooler gigantesco.
-
-
se eu fosse esconder o que sei num estaria num forum de preparação… o que vivencio eu compartilho sem problemas...só não vou dar dicas diretas por exemplo de endereão de cada curva e como elas funcionam poruqe paguei por isso...
m?rcio, realmente não lembro exatamente qual o valor final de ponto, mas adianto que num é maior do que uns 12? a uns 25?c de temperatura ambiente...lembre-se que o uso do cliente é extremo e uso de podium não ?ra obrigatério...uma tt tem original uns 6 a 8? de ponto final apenas...
o acerto foi feito 100% na injeção m3.8.2 que já é uma versão que aceita superalimentação (afinal é de carro turbo) e funciona em sistema maf (fluxo de massa de ar), sem suplementar ou atrasador de ponto.
o alcool na nossa gasolina faz com que a mesma tenha excelente desempenho em relação ?s usadas regularmente (comum e premium respectivamente) no resto do mundo... só que na balança de engenharia nao existe nada que seja bom e não cobre algo em troca... no caso é consumo... gasolina sem alcool costuma render cerca de 10 a 15% a mais em termos de km/l.
que eu saiba gasolina fora do brasil com mais de 98oct são especiais e vc não compra na bomba, precisa encomendar pois são de competição... e muitas vezes contem aditios proibidos como mtbe
[snapback]457656[/snapback]
vlw over, compartilho da tua opinião, ta na chuva é pra se molhar, o que aprendeu não custar encinar, desde que não atrapalhe seus negocios é claro, e que não permita un espertinho ganhar dinheiro com aquilo que vc gastou pra aprender.
quanto mais alto a temperatura do ar de admição menor tem de ser o ponto certo?
-
o alcool na nossa gasolina faz com que a mesma tenha excelente desempenho em relação ?s usadas regularmente (comum e premium respectivamente) no resto do mundo… só que na balança de engenharia nao existe nada que seja bom e não cobre algo em troca... no caso é consumo... gasolina sem alcool costuma render cerca de 10 a 15% a mais em termos de km/l.
[snapback]457656[/snapback]
certo, mas esquecendo o consumo, entao é correto afirmar que devido a presenca do alcool na nossa gasolina, corrigindo a mistura em funcao do alcool, um motor renderia mais aqui do que la fora?
eu entendo que rende mais por causa do alcool. me parece que o ka tambem entende isso.
[]s
-
certo, mas esquecendo o consumo, entao é correto afirmar que devido a presenca do alcool na nossa gasolina, corrigindo a mistura em funcao do alcool, um motor renderia mais aqui do que la fora?
eu entendo que rende mais por causa do alcool. me parece que o ka tambem entende isso.
[]s
[snapback]457970[/snapback]
o alcool ajuda mesmo nesse sentido, mas acho que mesmo assim no fim das contas, uma gasolina de 96 octanas (se for (ron+mon)/2) ainda é superior.
-
sim marcio, qto mais quente o ar de admissão maior é a correção negativa (diminui) no avanço…
bem... eu penso assim...se tem 96oct (comparando métodos iguais mon/ron) isso significa (a grosso modo) pode ser comprimido um determinado numero de vezes antes de explodir então a diferen? se tiver fica apenas no balanão energ?tico... da gasolina pra 100% alcool o balanão indica algo perto de 4 a 5% a mais então de gasolina pura pra nossa com 22% de alcool não crie que vê existir diferença palpovel, agora existe uma característica, gasolina é um composto de diversos hc, cada um volatiliza a uma detreminada condição...o alcool é uma substancia por assim dizer única que tem um ponto de fulgor, ebulição, etc... então a gasolina se adapta melhor as variações das condições em que é submetida....o alcool só é bom numa faixa de operação...
-
pressão e temperatura…mas dizem (eu num sei pois foge da minha área de conhecimento - ma spela prática senti isso na pele) que a umidade relativa do ar é altamente influente no resultado e interfere de forma muito diferente no alcool pra gasolina...
-
pressão e temperatura…mas dizem (eu num sei pois foge da minha área de conhecimento - ma spela prática senti isso na pele) que a umidade relativa do ar é altamente influente no resultado e interfere de forma muito diferente no alcool pra gasolina...
[snapback]458854[/snapback]
eu passei por uma experiencia diferente esse final de semana.
moro no nivel de mar e viajei para o interior do estado. altitude maxima que devo ter andado foi proxima a 1000 metros.
o fusca tava um tesao de andar… po encontado no acelerador, andava com muita folga a 110~120km/h.
depois de subir a serra, virou uma merda... o carro se arrastava (tava bastante frio lá em cima, coisa de 15 graus).
e ficou assim (mudei gicles e nada de melhorar) até eu descer novamente. aqui em baixo, voltou a empurrar legal de novo.
[]s
-
? essa a questáo… muda a pressão no coletor, muda umidade relativa, etc muda o acerto... num carburado vc sente muito mais que num injetado... mas sentir vai sempre porque o ar vai entrar mais quente/frio, a pressão no coletor vai mudar (e com isso o enchimento), etc..