Solução tupiniquim… ou gambiarra mesmo???
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luiz, sem mudar muito configuração de motor (turbina, taxa, comando, coletor, etc) não sai muita coisa entre vc fazer o acerto que permita usar o carro numa prova de arrancada, andar de final e no dia a dia…
o que sempre digo é que se vc está competindo vc briga por qualquer cv que seja possível... no seu caso o carro não tem pretensões de ser top five numa prova de arrancada profissional correto é não tem o que h? de ponta em termos de equipamento como cabeçote com fluxo feito, coletor em aão inox, turbina hibrida então se vc usar um acerto conservador tira lá digamos 200cv com x de pressão...se usar um acerto mais agressivo num chega a tirar nem 10cv a mais (5%) ... pra rua ou brincar espor?dicamente numa arrancada vc nem sente a diferença... mas se estivesse com digamos 600cv como já se tem em alguns carros de arrancada se tiver se tiver 30cv a mais pode ser o décimo de segundo que separa o quinto do primeiro lugar...
por isso que carro de rua na minha concepção tem que ser na ordem:
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confiável
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agradável (liso, sem buraco, lienar)
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potente
porque se for fazer o mais potente possível num ganha mais de 5%, mas pode por a perder totalmente os itens anteriores...
agora um carro de rua, mas que é usado apenas e tão somente pra diversão (carro que vc só sai de final de semana, pra acelerar mesmo e se precisar fica a semana toda fazendo alteração pra melhorar um pentelhinho) pode se dar ao luxo de ignorar o segundo item e até mesmo o terceiro em aprtes...
um carro estritamente de competição vc esquece tudo e pensa só em cruzar a linha de chegada o mais rápido possível... obvio que ninguem vai propositalmente fazer um carro que precise abrir o motor a cada puxada... mas os americanos dizem que um bom motor de arrancada num deve durar mais do que 3 treinos e uma prova (ou seja ir umas 6 ou 7 vezes até o fim dos 400mts)...mas lá a coisa é diferente e vc abre o motor e troca bielas forjadas com x horas de uso...
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conheão um cara que deixou o módulo de injeção sob o console, e ele tinha uns 3 chips com programação diferente. bastava trocar qdo fosse necessário . ouvi falar de gente q monta um equema de soquete duplo, com dois chips chaveados.
no caso do tshii, o q iria deixar satisfeito seria ele mesmo ter em casa um programa + gravador/apagador de eprom.
comigo tb seria assim no caso dele.
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se usar map positivo aí pode mudar a vontade porque a injeção vai atrasando qdo mais pressão entrar…
conversando com o paulo prado outro dia, ele me disse que, com o kit que ele vende de chip + bicos + map (pra ap mi, no caso), dava pra ficar brincando desde 0,1 até 1,4 bar sem mexer em nada.
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então o map possitivo, alem de ler presão lá vacuo tmabein né? ai daria pra deixar exatamente igual a alimentação, e tambein deixar o ponto totalmente original, apenas fazer ele recuar ao sentir presão possitiva e tambein recuar mais caso o ar esteja muito quente certo?
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de 0,7 pra 1bar o acerto muda pouco… mas é claro se for map normal tem que ser feito pensando na pior hipotese que é 1bar, se usar map positivo aí pode mudar a vontade porque a injeção vai atrasando qdo mais pressão entrar...
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e jr, quanto tempo vc leva ai pra fazer isso??
conheão um cara que deixou o módulo de injeção sob o console, e ele tinha uns 3 chips com programação diferente. bastava trocar qdo fosse necessário . ouvi falar de gente q monta um equema de soquete duplo, com dois chips chaveados.
no caso do tshii, o q iria deixar satisfeito seria ele mesmo ter em casa um programa + gravador/apagador de eprom.
comigo tb seria assim no caso dele.
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ah, mas minha central não tem chip… precisa de uma parafernalha la pra remapear, e custa uma bagatela... eu já fui atrás disso pra ver...
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ah, mas minha central não tem chip…? precisa de uma parafernalha la pra remapear, e custa uma bagatela...? eu já fui atrás disso pra ver...
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bagatela = pouca grana (pelo menos aqui na regi?o). seria isso q vc quis dizer?
e não tem como vc trocar a central?
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bagatela = pouca grana (pelo menos aqui na regi?o). seria isso q vc quis dizer?
e não tem como vc trocar a central?
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sim, mas nessa frase eu quis dizer q custa muito caro… coisa ai de uns 7 pau...
de repente até dá pra trocar a central, mas aí eu já não faria isso... meu carro tem abs, airbag, e ainda é novo (11.000 km), não gostaria de uma modificação tão radical assim...
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sim, mas nessa frase eu quis dizer q custa muito caro… coisa ai de uns 7 pau...
de repente até dá pra trocar a central, mas aí eu já não faria isso... meu carro tem abs, airbag, e ainda é novo (11.000 km), não gostaria de uma modificação tão radical assim...
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e se colocar uma ft não da na mesma q trocar a central em relação a problemas com absó a central atual consegue trabalhar sem os bicos e os demais sensores q a ft vai tomar posse?
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e se colocar uma ft não da na mesma q trocar a central em relação a problemas com absó a central atual consegue trabalhar sem os bicos e os demais sensores q a ft vai tomar posse?
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então, eu li o manual inteiro da ft pra descobrir isso, e entendi o seguinte, não sei se to errado:
a ft usa meu map em conjunto com a minha ie
coloco ela só pra controlar ponto de ignição
mantenho meus bicos originais comandados pela ie
e coloco a parte de bicos da ft ligada no meu suplementar
agora, por exemplo, o sensor de temperatura (agua ou oleo), não sei se ela usaria o meu em conjunto tbm, ou se precisaria de outro…
e a parte de ignição, tbm não fica muito claro se funciona de boa no meu carro... eu sei q funciona, pq tem gente q usa, mas não sei como, devido a roda fonica. eles falam q precisa de um outro aparelho, o firepro, mas este ainda não foi lançado...
outra duvida tbm, é se as estrategias pra ponto da ft são boas, pra uso no dia a dia, em relação a linearidade e consumo...
o foda é q a ft não tem o knock sensor, por exemplo... e esse eu acho um excelente recurso principalmente num carro mexido... a ie tem muitas estrategias pra derrubar ponto em condi?oes de perigo... se bem q a ft tbm tem algumas...
mas a ft em compensação conta com os recursos anti-lag, de saida, monitoração de ponto, etc... bem legal...
? uma bela duvida, se compensa substituir a parte de ponto da minha ie por uma ft... se ainda existisse um jumper por exemplo, pra se precisar, eu apenas plugar e voltar a minha ie no comando do ponto facilmente, eu ficaria mais tranquilo...