Pergunta ignorante….mas
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só q se sua preocupação é andar forte contra outros carros realmente fortes…a? a coisa vai mudar de figura.....[snapback]470018[/snapback]
esse é o esquema. de nada adianta montar um turbo pra comparar com carro original sabidamente menos potente hehehe pior q tem gente q acha isso má legal
a ponto da gente perceber ???[snapback]470020[/snapback]
sim. só q as vzs o cara ta acostumado a ver só carros iguais ao dele igualmente pacatos , mas q acham q estão voando.
até o dia q andam num q realmente foi feito da forma certa, com turbo dimensionado por quem sabe fzr o dinheiro da pessoa se tornar potentes cvs.
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ehehhehe a galera ja falou tudo ai
mais é taaaaanta coisinha, que a gente não tem nem idéia que muda alguma coisa, mas umas coisinhas somadas, no final dá uma boa diferença
eu sou mexúnico ehheheheheh não tenho experiencia tácinca em nada de mecânica, mais adoro motores, e gosto de eu mesmo fazer as coisas.
quanto mais eu leio aqui, eu vejo que eu não tenho nem noção do taaanto de coisa que tem nesse ramo
e isso é otimo
esse lance da turbina é só mais uma coisa… se vc der uma olhada nos tópicos que tem disso ai, vai ver como muda as coisas (ex.. tópico apl com carca?a .70)
comanda
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e ainda tem os mapas de fluxo e etc..
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vish…. se entra nessa questao a gente esse topico vai loooooooooooooooooooonge.............
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gostei do tópico, se pudessem postar mais informações, tipo tutoriais mesmo, ia agradecer bastante…
pra quem é mais leigo, como eu , é um tópico de grande valia.
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e ainda tem os mapas de fluxo e etc..
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pois é…
mas na verdade, não é que ainda tem os mapas de fluxo...
? que tem os mapas de fluxo, e deveriam ser seguidos a risca. mas como né ?
explicando ao amigo lá que perguntou, existem muitas turbinas, pq existem muitos fabricantes, e a necessidade de se satisfazer a diversos motores e solicitações diferentes.
pra vc dimensionar uma bomba d água por exemplo, pra empurrar 100 m?/s, com uma pressão de 10 mca... isso é fácil dimensionar... vc conta com um motor eletrico pra girar o compressor. basta calcular a potencia necessaria dele, e analisar o mapa de alguma bomba, é um simples grafico, de vazão x pressão. onde existem as ilhas de eficiencia da bomba. com esses 2 dados vc encontra facil.
no caso do turbo compressor, é a mesma coisa. só que alem de calcular a bomba (parte fria), considerando a pressao e vazao necessaria (grosseiramente falando), vc também precisa calcular a parte quente, e é aí que o bicho pega, e pega feio. precisa de muito conhecimento e equipamento pra medir o fluxo do seu motor, a quanto de temperatura saem os gases, e etc. o motor é uma maquina termica muito complexa, necessitando aferir muitos dados pra escolher o turbo compressor ideal pra sua necessidade.
como quase ninguem possui conhecimento e maquin?rio pra tal, encontramos a turbina ideal atraves da tentativa, erro, e uso de experiencias anteriores... por isso q esse tema foi, ?, e talvez sempre será tão discutido assim.
abraços
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pois é…
mas na verdade, não é que ainda tem os mapas de fluxo...
? que tem os mapas de fluxo, e deveriam ser seguidos a risca. mas como né ?
explicando ao amigo lá que perguntou, existem muitas turbinas, pq existem muitos fabricantes, e a necessidade de se satisfazer a diversos motores e solicitações diferentes.
pra vc dimensionar uma bomba d água por exemplo, pra empurrar 100 m?/s, com uma pressão de 10 mca... isso é fácil dimensionar... vc conta com um motor eletrico pra girar o compressor. basta calcular a potencia necessaria dele, e analisar o mapa de alguma bomba, é um simples grafico, de vazão x pressão. onde existem as ilhas de eficiencia da bomba. com esses 2 dados vc encontra facil.
**no caso do turbo compressor, é a mesma coisa. só que alem de calcular a bomba (parte fria), considerando a pressao e vazao necessaria (grosseiramente falando), vc também precisa calcular a parte quente, e é aí que o bicho pega, e pega feio. precisa de muito conhecimento e equipamento pra medir o fluxo do seu motor, a quanto de temperatura saem os gases, e etc. o motor é uma maquina termica muito complexa, necessitando aferir muitos dados pra escolher o turbo compressor ideal pra sua necessidade.
como quase ninguem possui conhecimento e maquin?rio pra tal, encontramos a turbina ideal atraves da tentativa, erro, e uso de experiencias anteriores… por isso q esse tema foi, ?, e talvez sempre será tão discutido assim.**abraços
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bem isso mesmo.
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po gente eu tbm tenho a mesma duvida com turbinas e rotores
eu ando de aspro a 3 anos, em se tratando de taxa e carburação acho que me viro bem.
acontece que estou com minhas 2 webers 40 dcoe praticamente vendida, e com esta grana irei pegar um kit.
o motor sera um 2.0 com conjunto balanceado e o volante levemente aliviado.
irei trocar pistoes e biela, biela to pensando usar as de kd.
e o kit botei na cabeça que quero uma .70f .63q, agora vem a duvida, qual rotor?
levando em conta que sera um cabeçote standart.
dá uma ajuda ae galera, valew
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po gente eu tbm tenho a mesma duvida com turbinas e rotores
eu ando de aspro a 3 anos, em se tratando de taxa e carburação acho que me viro bem.
acontece que estou com minhas 2 webers 40 dcoe praticamente vendida, e com esta grana irei pegar um kit.
o motor sera um 2.0 com conjunto balanceado e o volante levemente aliviado.
irei trocar pistoes e biela, biela to pensando usar as de kd.
e o kit botei na cabeça que quero uma .70f .63q, agora vem a duvida, qual rotor?
levando em conta que sera um cabeçote standart.
dá uma ajuda ae galera, valew
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pra começo: eixo 52,5 / rotor 54 / caixa fria .50.
conjuntinho rapido pra uso normal.
depois com o tempo (up grades) vc vai aumentando a caixa quente.
as .70 q o pessoal costuma usar por ai (turbo gen?rico) é ilusão, usam eixinho apl 49 mm e rotor 51 mm…
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no caso, se eu usar as bielas de kd eu poderia manter meu pistão alcool mi 83 mm, qual seria a taxa aproximadamente, quero andar entre 1,2k ou 1,5k de pressão.
to vendo que vou tomar muito na cabeça, como tomei no aspro, até aprender bem e descobrir o que realmente dá resultados no carro.
sempre falo, queria montar meu aspro hj, com a experiencia que tenho, teria gastado bem menos hehehe, mas é assim, vivendo e aprendendo
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mas ai que esta, não quero tirar nada do bloco e quero destaxar pra poder usar o turbo, em se tratando de bielas de kd, ja são menores por natureza, ai gostaria de saber se uso pistão a gasolina ou alcool, isso pra ficar com taxa ideal pra turbo, 12:1 é muito, é o que tenho hj no aspro com bielas comum de 144 mm
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mas ai que esta, não quero tirar nada do bloco e quero destaxar pra poder usar o turbo, em se tratando de bielas de kd, ja são menores por natureza, ai gostaria de saber se uso pistão a gasolina ou alcool, isso pra ficar com taxa ideal pra turbo, 12:1 é muito, é o que tenho hj no aspro com bielas comum de 144 mm
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não lembro bem, mas acho q ja conversei isso com vc em pvt a uns tempos.
se não tirar nada do bloco ao se usar bielas de kombi mesmo com pistões de alcool, vai ter taxa muito baixa, imagine coisa de 5:1. se usar pistões de gasolina então…tire 4:1 desse total, ou seja: sem condições.
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ka não foi comigo que vc conversou não, pq esta minha ideia nasceu assim que recebi a proposta de venda das webers, mas estou pesquisando bastante sobre estas bielas. agora o que não sabia, é que mesmo usando pistoes alcool teria que mecher no bloco, coisa que não me agrada muito.
tenho medo de andar turbo com bielas originais, por isso pensei em kd, pq aguentam uns 400 cv e acho que não vou chegar a isso.
porem tem o seguinte tbm, tem um gol aqui na area, que andou com motor standart 1.6 e com 2.1k de pressão em cima, durou 8 meses, este fim de semana eu fui ver o que sobrou do motor, até os mancais do vira foram arrancados.
levando em conta que o cara era meio animal acelerando e levando em conta que tinha muita pressão em cima, acho que as bielas originais não são tão fracas.
não sei se procede a informação, mas meu preparador falou pra mim me preocupar mais nos pistoes do que nas bielas, é uma sisma minha achar que bielas originais são fracas.
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ka não foi comigo que vc conversou não, pq esta minha ideia nasceu assim que recebi a proposta de venda das webers, mas estou pesquisando bastante sobre estas bielas. agora o que não sabia, é que mesmo usando pistoes alcool teria que mecher no bloco, coisa que não me agrada muito.
tenho medo de andar turbo com bielas originais, por isso pensei em kd, pq aguentam uns 400 cv e acho que não vou chegar a isso.
porem tem o seguinte tbm, tem um gol aqui na area, que andou com motor standart 1.6 e com 2.1k de pressão em cima, durou 8 meses, este fim de semana eu fui ver o que sobrou do motor, até os mancais do vira foram arrancados.
levando em conta que o cara era meio animal acelerando e levando em conta que tinha muita pressão em cima, acho que as bielas originais não são tão fracas.
não sei se procede a informação, mas meu preparador falou pra mim me preocupar mais nos pistoes do que nas bielas, é uma sisma minha achar que bielas originais são fracas.
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bom, era 2.1 acelerando em arrancadinhas de 1?,2? e terceira ou desossava 4? e 5? tb? pois se desossar em 5? nao vai durar muito…agora se for arrancando....bem alimentado...nao quebra nao......
agora se quiser fazer uma retomada em marcha alta até o fim é bem mais facil de entortar uma biela.....
foda dessa outra confg....usar biela de kd e pistao normal, com taxa la nos 5......vai ter q compensar na pressao.....
por isso q as vezes dizem q aguenta mais ... po, carro de fulano anda com 3kg de pressao usando biela de kd....
mas lembre-se.....o motor nao vai quebrar por pressao( desde q esteja bem alimentado), mas sim por excesso de torque e potencia