V8 tirando bura e botando injecao
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sim, pra monoponto vc divide o tempo por 4 (pra 4 cilindros) porque vai ter injeção a cada meia volta do virabrequim…mas se num deixar bem claro depois alguem pesquisa isso no futuro e acha que sempre é assim. beleza ?
motor ciclo otto funciona em faixa estreita, ou seja a relação ar-combustável varia pouco sendo quase uma constante (pra gasolina vai de teoricos 14 e pouco a 11 e pouco :1) então se entrar uma determinada qdade de ar x será necessário inejtar uma quantidade de combustável y pra manter esta relação (mas depende do bsfc) então a grosso modo vc pode relacionar sim potência com tamanho de bicos como vc disse
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mas ka, os motores nao sao iguais, uns tem mais aproveitamento outros menos, mas o que importa mesm no fundo é o fluxo, o volume aspirado e queimado. tendo o mesmo volume, as caracteristicas do motor vao fazer render um pouco mais cvs ou um pouco menos, mas nao tanto, o que permite esse raciocinio sim inclusive o da bomba
eu ainda nao li o livro do grinco la, nao sei o que bell, mas lembro que uma das unicas coisas que gravei na cabeca é justamente isso, a variacao de aproveitamento de um motor se pensando no fluxo x cv gerado é pequena
o que faz um motor 2l gerar mais potencia que outro é justamente o fluxo… o que se faz pra ter mais potencia é aumentar o fluxo por ciclo (eficiencia volumetrica) e aumentar a rpm... tudo é visando quantos l de mistura sao queimados em quanto de tempo (claro, to falando a grosso modo) mas soh pra tentar explicar porque esse raciocinio nao é tao errado assim nao, alias, ele nao eh errado...
ka, vc nunca viu uma tabela de vazao de bico x potencia nao?
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sim, pra monoponto vc divide o tempo por 4 (pra 4 cilindros) porque vai ter injeção a cada meia volta do virabrequim…mas se num deixar bem claro depois alguem pesquisa isso no futuro e acha que sempre é assim. beleza ?
motor ciclo otto funciona em faixa estreita, ou seja a relação ar-combustável varia pouco sendo quase uma constante (pra gasolina vai de teoricos 14 e pouco a 11 e pouco :1) então se entrar uma determinada qdade de ar x será necessário inejtar uma quantidade de combustável y pra manter esta relação (mas depende do bsfc) então a grosso modo vc pode relacionar sim potência com tamanho de bicos como vc disse
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opa, agora chegamos a um concenso hein
quanto a vazao, poxa, os gringos trabalham exatamente assim, e da certo nao da?
acho que o grande problema é quando se pega um bico mono que precisa de 4, as vezes 6a, e da pra ele 1a soh… ai o dead time come todo o seu tempo de injecao, e ainda o bico nao abre acima de determinada pressao de combustivel...
galera pega os his da vida e bota resistencia pra acionar um bico mono, ai nao da neh? qqr gerenciador que precise de resistencia ta errado.
no meu gerenciador, o dead time do bico mono de 4a esta em 0.7ms. pra saber isso, eu boto ele pra pulsar 0.1ms, e vou aumentando o dead time até sair algum combustivel, e com dead time de 0.7, ou seja, tempo total de acionamento do bico pra 0.1ms de combustivel ficando em 0.8ms, ja sai alcool, uns farelinhos de nada mas sai
se colocar 0.6ms o dt, nao sai absolutament enada, vc sente a agulha do bico vibrando, vc ouve barulho nele mas nao sai absolutamente nada de alcool.
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mas ka, os motores nao sao iguais, uns tem mais aproveitamento outros menos, mas o que importa mesm no fundo é o fluxo, o volume aspirado e queimado. tendo o mesmo volume, as caracteristicas do motor vao fazer render um pouco mais cvs ou um pouco menos, mas nao tanto, o que permite esse raciocinio sim inclusive o da bomba
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ok, vamos ver como fica o motor v8 alimentado por dois bicos de gol…
e qto ao lance da bomba, melhor eu não escrever tudo denovo sobre diferenças, inclusive vc mesmo leu em outro tópico.
da pra usar algo mais light na comparação, tipo um ap 2.0 x um ecotec.
num motor vc tem um trabalhão pra conseguir potência, ja no outro, basta um sopro e o dino ja vira do avesso.
ka, vc nunca viu uma tabela de vazao de bico x potencia nao?
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nenhuma que alguem montasse o tal bico no carro e conseguisse o melhor resultado possivel.
vc ja viu isso acontecerá eu não.
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dead time de bico injetor é essa ordem de grandeza mesmo…0,8ms
só que qdo vc pensa em carro turbo vc tem que lembrar que a pressão no coletor segura o combustável dentro do bico e flauta (por isso a pressão de combustável deve sobir com a de turbo) pra pouca variação dá pra vc pensar em usar formulas resumidas que traduzem este tipo de fen?meno... por isso um bico que alimenta 100cv aspro as vezes não alimenta os mesmos 100cv qdo submetido a pressões de turbo mais elevadas...mesmo compensando a pressão de combustável.
fora isso ainda tem (novamente citando) o bsfc que de um mesmo motor aspro pra turbo muda significativamente
mas pra vc ter pelo menos uma idéia do que vai precisar serve sim... ainda mais que vc tá comparando aspro x aspro e motores sem grandes apelos como fluxo de cabeçote, comando graudo, etc... aí se numd er certo dá ainda pra brincar com pressão de combustável só de subir de 1,5 pra 2,5 já enriquece 30% ou seja deve ser o suficiente pra acertar isso e não força tanto a bomba de combustável.
lembrei, tem v6 4.3 vortec que tem cerca de 180cv e usa 2 bicos mono que eu acho que são até menores que estes verdes... na mesma solução que vc está pensando
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hehehheheheh calma ka…
mas o lance esta justamente na potencia, nao importa o motor hehehehe é isso que eu to falando
os calculos dos gringos é pra andar com a afr certinha, acho vc quer dizer rodar um pouco mais gordo pra conseguir um melhor resultado...
eu sei do outro topico, mas eh que eu acho perfeitamente possivel calcular a bomba pela potencia, pegando o fluxo da bomba, quanto de fluxo de combustivel sera necessario pra potencia que vc quer, e determinando nao usar mais que x% do fluxo da bomba pra manter algo retornando
bom, vamo ve, soh vou por no v8 quando montar o outro gerenciador, que ja tem ponto e tudo mais.
duro vai ser colocar a sonda... o lugar que nao passa agua no escape eh pequeno, e vai ter que por 2, ou talvez 1 soh lendo metade do motor, pq onde o escape junta, ja eh perto da rabeta, e ja tem agua vindo junto dentro do escape (barco joga a agua da refrigeracao no escapamento, pra sair pela rabeta) entao tem que por a sonda antes de onde a agua eh ligada no escape.
quero por 1 sonda soh pra servir de base pra regular, fora o ouvido neh
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dead time de bico injetor é essa ordem de grandeza mesmo…0,8ms
só que qdo vc pensa em carro turbo vc tem que lembrar que a pressão no coletor segura o combustável dentro do bico e flauta (por isso a pressão de combustável deve sobir com a de turbo) pra pouca variação dá pra vc pensar em usar formulas resumidas que traduzem este tipo de fen?meno... por isso um bico que alimenta 100cv aspro as vezes não alimenta os mesmos 100cv qdo submetido a pressões de turbo mais elevadas...mesmo compensando a pressão de combustável.
fora isso ainda tem (novamente citando) o bsfc que de um mesmo motor aspro pra turbo muda significativamente
mas pra vc ter pelo menos uma idéia do que vai precisar serve sim... ainda mais que vc tá comparando aspro x aspro e motores sem grandes apelos como fluxo de cabeçote, comando graudo, etc... aí se numd er certo dá ainda pra brincar com pressão de combustável só de subir de 1,5 pra 2,5 já enriquece 30% ou seja deve ser o suficiente pra acertar isso e não força tanto a bomba de combustável.
lembrei, tem v6 4.3 vortec que tem cerca de 180cv e usa 2 bicos mono que eu acho que são até menores que estes verdes... na mesma solução que vc está pensando
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opa, otima informacao hein
por acaso os bicos nao eram laranja nao neh?
kra, uso um dosador pra manter a pressao diferencial, sempre tenho os x bar de pressao de combustivel com relacao a pressao no coletor. sendo assim, nao deveria ter perda nenhuma nao. se deveria usar um volume proximo pra alimentar um motor aspirado com 100 cv e um turbo originalmente com 50cv e com 100 a 0.6 de turbo, alias, o menor vai ser mais economico, pois tera taxa dinamica mais alta e um aproveitamento maior com menos volume de ar aspirado pela turbina…
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jr: a comparação é entre motores não muito diferentes?
um v8 com 5.212cc (como é o caso do tópico) é parecido com um 4 cilindros 1.6?
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claro que nao tem nada a ver um com o outro, mas pra falar a mesma lingua, teria que comparar os 2 motores em cfm e nao em qqr outra coisa.
o 1.6 pra gerar 90 cv gira sei la quanto , 6000 rpm, o v8 gera 180 girando menos, com muito mais torque em giro mais baixo… mas sao 180 cv, por exemplo.
180 cv em um motor que tem isso em 4000 rpm vai ter fluxo parecido com um motor que tem 180 cv a 8000 rpm, esse é o lance...
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lembrei, tem v6 4.3 vortec que tem cerca de 180cv e usa 2 bicos mono que eu acho que são até menores que estes verdes… na mesma solução que vc está pensando
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qual motor gm 4.3 que trabalha com o sistema suplementar de alimentação conhecido como aranha ? não é esse?
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injeção pra que? bota um quadrijet 750cfm
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e ponto final … sem mais ... coletor mopar + holley quadrijet ...
abraços ...
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qual motor gm 4.3 que trabalha com o sistema suplementar de alimentação conhecido como aranha ? não é esse?
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? o usado na blazer nacional … funciona nesse sistema ...
abraços ...
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o que eu quiz dizer é que os motores com grau tácnol?gico parecido precisam de coisas parecidas…
ambos não tem nenhum diferencial como coletor deadmissão variável, variador de fase de comando, vtec, multivalvulas, etc... então pra gerar a mesma potência teoricamente precisam de uma qdade de ar e combustável parecida... lágico que entra aí perdas e coisa e tal...mas pra ele começar a brincar com isso já dá um bom passo...
pro bico o que conta é sua vazão e qto de tempo ele tem pra injetar... se no ap digamos que ele tenha que alimentar 90cv a 5.600rpm isso significa que ele precisa mandar ali em 120/5.600 = 21ms combustável pra 90cv.... se vc tivesse a potência sendo atingida em 4.000rpm vc tem 30ms disponíveis pra injetar então a grosso modo vc teria condição de alimentar até mesmo uns 40% a mais num mundo ideal isso sigificaria que a 4.000rpm ele alimentaria quase 130cv porque teria tempo o suficiente pra isso... obvio que num funciona tá direto assim...mas pra estimar e começar a brincadeira dá pro gasto...
ali?s, por isso qto mais agudo e virador é o motor mais dificil é acertar e alimentar ele... vc tem menos tempo disponível pra isso...
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os nacionais usam aranha (um bico por cilindro)…as s10 (ss10 é outra injeção) americanas é que usaram uns anos esse sistema com 2 bicos mono no tbi
(ps: num lembro se foi s10 ou ss-10 que usou isso... )
se num me engano civic antigasso 1.5 tbm teve esse esquema no mercado americano ou japones... só num me lembro se ?ram 2 tbi?s (eu acho que não) ou 2 bicos numa só...
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over, vc voltou a calcular com bico multiponto… tamo falando de mono ponto... 2 pulsos por volta ou 1 pulso a cada 180 graus do vira pra um motor 4 cilindros 4 tempos, mas é isso ae, tamo com as ideias parecidas
ka, vamo ve como ficam, se confirma tantas teorias ...
se 2 verdes nao alimentarem, boto 2 brancos, se nao alimentarem, boto 3, ainda sequenciais, o que vai aumentar o intervalo entre cada pulso, se nao alimentar com 3, boto 4... se nao alimentar, boto a mangueira direto pra dentro da admissao
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? o usado na blazer nacional … funciona nesse sistema ...
abraços ...
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os nacionais usam aranha (um bico por cilindro)…as s10 (ss10 é outra injeção) americanas é que usaram uns anos esse sistema com 2 bicos mono no tbi
(ps: num lembro se foi s10 ou ss-10 que usou isso... )[snapback]477165[/snapback]
esse sistema alimenta como se fosse um bico injetor, só que trabalha mecanicamente. algo muito simples, baseado numa valvula com mola e esfera dentro de um tubo pra cada cilindro.
eu sabia que num motor gm usavam esse sistema, mas não tinha certeza de qual. então é no vortec 4.3 da blazer. então ela não usa bico injetor eletronico algum, e se usa, é só pra baixa.
ka, vamo ve como ficam, se confirma tantas teorias …
se 2 verdes nao alimentarem, boto 2 brancos, se nao alimentarem, boto 3, ainda sequenciais, o que vai aumentar o intervalo entre cada pulso, se nao alimentar com 3, boto 4... se nao alimentar, boto a mangueira direto pra dentro da admissao
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o esquema da blazer é simples e barato lost.
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eu sempre calculo por cilindro lost
sim, o sistema com aranha é uma merda…vive sujando e travando bico ... isso na gasolina e original...com alcool aí fode de vez... já converti umas 4 ou 5 aqui... vira e mexe nego vem com bico travado proque num usa muito o carro (só pra viajar) ou então usa alcool vagaba e num troca filtro com a frequ~encia necessária
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eu sempre calculo por cilindro lost
sim, o sistema com aranha é uma merda…vive sujando e travando bico ... isso na gasolina e original...com alcool aí fode de vez... já converti umas 4 ou 5 aqui... vira e mexe nego vem com bico travado proque num usa muito o carro (só pra viajar) ou então usa alcool vagaba e num troca filtro com a frequ~encia necessária
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pois é, dono que não cuida do carro como se deve…da nisso, não tem jeito.
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ka, o que vc quis dezer com ser simples e barato o esquema da blazer? pra eu usar o suporte dos bicos ou alguma coisa da blazer?
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seria uma alternativa aos bicos injetores normais. se a balzer funciona assim, vc podia tentar. evitaria comprar um monte de bico até achar um que de certo, ja que nas tabelas de vazão cada uma mostra uma coisa diferente, e as tabelas de bico p/ xxx cvs não convencem, logo de cara por causa de diferenças no combustivel e tb de aplicação.