V8 tirando bura e botando injecao
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dead time de bico injetor é essa ordem de grandeza mesmo…0,8ms
só que qdo vc pensa em carro turbo vc tem que lembrar que a pressão no coletor segura o combustável dentro do bico e flauta (por isso a pressão de combustável deve sobir com a de turbo) pra pouca variação dá pra vc pensar em usar formulas resumidas que traduzem este tipo de fen?meno... por isso um bico que alimenta 100cv aspro as vezes não alimenta os mesmos 100cv qdo submetido a pressões de turbo mais elevadas...mesmo compensando a pressão de combustável.
fora isso ainda tem (novamente citando) o bsfc que de um mesmo motor aspro pra turbo muda significativamente
mas pra vc ter pelo menos uma idéia do que vai precisar serve sim... ainda mais que vc tá comparando aspro x aspro e motores sem grandes apelos como fluxo de cabeçote, comando graudo, etc... aí se numd er certo dá ainda pra brincar com pressão de combustável só de subir de 1,5 pra 2,5 já enriquece 30% ou seja deve ser o suficiente pra acertar isso e não força tanto a bomba de combustável.
lembrei, tem v6 4.3 vortec que tem cerca de 180cv e usa 2 bicos mono que eu acho que são até menores que estes verdes... na mesma solução que vc está pensando
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opa, otima informacao hein
por acaso os bicos nao eram laranja nao neh?
kra, uso um dosador pra manter a pressao diferencial, sempre tenho os x bar de pressao de combustivel com relacao a pressao no coletor. sendo assim, nao deveria ter perda nenhuma nao. se deveria usar um volume proximo pra alimentar um motor aspirado com 100 cv e um turbo originalmente com 50cv e com 100 a 0.6 de turbo, alias, o menor vai ser mais economico, pois tera taxa dinamica mais alta e um aproveitamento maior com menos volume de ar aspirado pela turbina…
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jr: a comparação é entre motores não muito diferentes?
um v8 com 5.212cc (como é o caso do tópico) é parecido com um 4 cilindros 1.6?
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claro que nao tem nada a ver um com o outro, mas pra falar a mesma lingua, teria que comparar os 2 motores em cfm e nao em qqr outra coisa.
o 1.6 pra gerar 90 cv gira sei la quanto , 6000 rpm, o v8 gera 180 girando menos, com muito mais torque em giro mais baixo… mas sao 180 cv, por exemplo.
180 cv em um motor que tem isso em 4000 rpm vai ter fluxo parecido com um motor que tem 180 cv a 8000 rpm, esse é o lance...
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lembrei, tem v6 4.3 vortec que tem cerca de 180cv e usa 2 bicos mono que eu acho que são até menores que estes verdes… na mesma solução que vc está pensando
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qual motor gm 4.3 que trabalha com o sistema suplementar de alimentação conhecido como aranha ? não é esse?
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injeção pra que? bota um quadrijet 750cfm
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e ponto final … sem mais ... coletor mopar + holley quadrijet ...
abraços ...
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qual motor gm 4.3 que trabalha com o sistema suplementar de alimentação conhecido como aranha ? não é esse?
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? o usado na blazer nacional … funciona nesse sistema ...
abraços ...
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o que eu quiz dizer é que os motores com grau tácnol?gico parecido precisam de coisas parecidas…
ambos não tem nenhum diferencial como coletor deadmissão variável, variador de fase de comando, vtec, multivalvulas, etc... então pra gerar a mesma potência teoricamente precisam de uma qdade de ar e combustável parecida... lágico que entra aí perdas e coisa e tal...mas pra ele começar a brincar com isso já dá um bom passo...
pro bico o que conta é sua vazão e qto de tempo ele tem pra injetar... se no ap digamos que ele tenha que alimentar 90cv a 5.600rpm isso significa que ele precisa mandar ali em 120/5.600 = 21ms combustável pra 90cv.... se vc tivesse a potência sendo atingida em 4.000rpm vc tem 30ms disponíveis pra injetar então a grosso modo vc teria condição de alimentar até mesmo uns 40% a mais num mundo ideal isso sigificaria que a 4.000rpm ele alimentaria quase 130cv porque teria tempo o suficiente pra isso... obvio que num funciona tá direto assim...mas pra estimar e começar a brincadeira dá pro gasto...
ali?s, por isso qto mais agudo e virador é o motor mais dificil é acertar e alimentar ele... vc tem menos tempo disponível pra isso...
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os nacionais usam aranha (um bico por cilindro)…as s10 (ss10 é outra injeção) americanas é que usaram uns anos esse sistema com 2 bicos mono no tbi
(ps: num lembro se foi s10 ou ss-10 que usou isso... )
se num me engano civic antigasso 1.5 tbm teve esse esquema no mercado americano ou japones... só num me lembro se ?ram 2 tbi?s (eu acho que não) ou 2 bicos numa só...
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over, vc voltou a calcular com bico multiponto… tamo falando de mono ponto... 2 pulsos por volta ou 1 pulso a cada 180 graus do vira pra um motor 4 cilindros 4 tempos, mas é isso ae, tamo com as ideias parecidas
ka, vamo ve como ficam, se confirma tantas teorias ...
se 2 verdes nao alimentarem, boto 2 brancos, se nao alimentarem, boto 3, ainda sequenciais, o que vai aumentar o intervalo entre cada pulso, se nao alimentar com 3, boto 4... se nao alimentar, boto a mangueira direto pra dentro da admissao
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? o usado na blazer nacional … funciona nesse sistema ...
abraços ...
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os nacionais usam aranha (um bico por cilindro)…as s10 (ss10 é outra injeção) americanas é que usaram uns anos esse sistema com 2 bicos mono no tbi
(ps: num lembro se foi s10 ou ss-10 que usou isso... )[snapback]477165[/snapback]
esse sistema alimenta como se fosse um bico injetor, só que trabalha mecanicamente. algo muito simples, baseado numa valvula com mola e esfera dentro de um tubo pra cada cilindro.
eu sabia que num motor gm usavam esse sistema, mas não tinha certeza de qual. então é no vortec 4.3 da blazer. então ela não usa bico injetor eletronico algum, e se usa, é só pra baixa.
ka, vamo ve como ficam, se confirma tantas teorias …
se 2 verdes nao alimentarem, boto 2 brancos, se nao alimentarem, boto 3, ainda sequenciais, o que vai aumentar o intervalo entre cada pulso, se nao alimentar com 3, boto 4... se nao alimentar, boto a mangueira direto pra dentro da admissao
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o esquema da blazer é simples e barato lost.
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eu sempre calculo por cilindro lost
sim, o sistema com aranha é uma merda…vive sujando e travando bico ... isso na gasolina e original...com alcool aí fode de vez... já converti umas 4 ou 5 aqui... vira e mexe nego vem com bico travado proque num usa muito o carro (só pra viajar) ou então usa alcool vagaba e num troca filtro com a frequ~encia necessária
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eu sempre calculo por cilindro lost
sim, o sistema com aranha é uma merda…vive sujando e travando bico ... isso na gasolina e original...com alcool aí fode de vez... já converti umas 4 ou 5 aqui... vira e mexe nego vem com bico travado proque num usa muito o carro (só pra viajar) ou então usa alcool vagaba e num troca filtro com a frequ~encia necessária
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pois é, dono que não cuida do carro como se deve…da nisso, não tem jeito.
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ka, o que vc quis dezer com ser simples e barato o esquema da blazer? pra eu usar o suporte dos bicos ou alguma coisa da blazer?
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seria uma alternativa aos bicos injetores normais. se a balzer funciona assim, vc podia tentar. evitaria comprar um monte de bico até achar um que de certo, ja que nas tabelas de vazão cada uma mostra uma coisa diferente, e as tabelas de bico p/ xxx cvs não convencem, logo de cara por causa de diferenças no combustivel e tb de aplicação.
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falo isso porque aí serve até mesmo pra 8 bicos individuais sendo acionados em full group…
vamos pensar numa hipotese (como um amigo meu que fez um controle de motor estacion?rio)...vc faz o sistema pulsando numa frequência x correlacionada a rotação...digamos pra 2.000rpm ( f = 2000/60 = 33,33hz), ele pulse 8 vezes, ou seja ele vai pulsar com frequência de 8 x 33,33hz = 266hz, o que significa 3,8ms e destes 3,8ms que vc tem de tempo disponível vc varie o dc de 20 a 80% ( de 0,8ms até 3ms) entendeu ?. vc está fixando em 2 pulsos por rotação... eu apenas deixo livre e vou acertando de acordo com o caso.
ah..mas vai pulsar fora de sincornia com a admissão, tudo bem..quem arrasta o ar/combustável pra dentro é a abertura da valvula de cada cilindro...
qual a vantagem de pulsar mais vezes ?... vaporiza mais o combustável ( homogeinização => economia) ... qual a desvantagem ?... o dead time fica mais critico... mas se num for algo que seja critico demais...
qto usar a aranha, foje disso ... num é uma boa opção naum... dá muita dor de cabeça mesmo original
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poxa, o gerenciador eu ja tenho, lembra que meu carro anda com ele? vcs viram a cor das velas e tudo, po, é um equipamento bem decente… nao vou desenvolver soh pro barco. o projeto ja ta pronto, é só montar...
acho mais facil montar um suporte que coloque os 2 bicos de cara um em cada borboleta, do que usar essa parada da blazer... pra adaptar isso no coletor de admissao do v8 vai dar mais trabalho que fazer o suporte...
eu sou contra pulsar em outra frequencia diferente do motor. pulsando na mesma frequencia do motor vc ja tem o aumento na vazao de combustivel automaticamente corrigida conforme a rotacao do motor muda, precisando soh fazer as outras correcoes, por temp do ar, agua e abertura de borboleta ou map (torque)
bom, vou parar de falar né? ja to meio sem credito pq ateh hj nao montei o atraso de ponto no meu carro neh? acho que ja faz 1 ano que disse que tinha projetado, em outubro testei em um motor estacionario, mas nada de colocar no meu carro...
alias, uma coisa que me preocupa, é que o gerenciador tem que entrar entre a injecao e a bobina, alguem sabe onde posso conseguir conectores macho e femea da bobina do meu carro pra eu colocar o gerenciador no meio sem ter que cortar o chicote original do carro? nao to nem um pouco afim de cortar...
mas essa do barco vai ser mais um motivo pra eu montar logo o gerenciador novo, ja com suporte pra 4 bicos alta impedancia direto sem resistencia, pulsados sequencialmente, e com atraso de ponto.
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ka
o sistema é eletromecânico, no corpo da aranha existem solen?ides que liberam o combustável sob pressão (4,5 ou 4,8bar num lembor direito agora) este combustivel entra na perna e com a pressão ele abre uma valvula esfera na ponta do mesmo vaporizando o combustável… o poblema é que o sistema é muito susceptável a sujeira (engripa a valvula na ponta da aranha), a perna é flexível de uma espocia de pl?stico e com o tempo resseca e vaza, pra limar precisa de uma maquina especial (ou fazer boas adaptações na normal )..e ainda se usar alcool por fica parado na ponta do bico ele enferruja e dá umas travadas...
lost, apenas exemplifiquei...como sempre digo pra ir de santos a manaus vc pode ir a po, de barco, avião de carro... nem sempre a melhor solução pra mim é a mesma pra vc...e nem sempre a melhor solução neste caso se aplica a outros casos...