E la se foi mais um recorde de potencia…
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ja te respondo, thiago.
mas antes segue um relato do cac?:
opa, beleza todos?
eu escrevo pouco mas estou sempre lendo as mensagens. como o assunto sobre a
potência no 2.0 e 2.2 tem a ver comigo, nada mais certo que eu fazer uns
comentários.
seguinte, vou contar a história para vcs e aí cada um tira suas próprias
conclusões. antes de mais nada, não acreditem no que os sites e revistas
escrevem por aí
a primeira vez que fui na dynojet não conseguimos medir a potência do carro,
por que ele destracionava em cima do rolo, mas sab?amos que tinha bastante.
fora isso, realmente o dinam?metro é uma ferramenta muito eficaz para
acertos. no meu caso, eu gravo cada puxada na telemetria e abro o gr?fico
dela junto com o gr?fico do dino, assim posso comparar bem cada ponto e se
esta melhorando ou piorando. quanto a discussão sobre qual dinam?metro é
melhor ou pior, isso vai longe, o melhor é ir a um dinam?metro que vc
conhe?a outros carros que já passaram para poder ter uma refer?ncia. por
isso escolhi a dynojet, além da refer?ncia aqui no brasil, é um dos
dinam?metros mais usados lá nos eua. alias, para esclarecer, o fator de
correção é sae.
o mesmo problema de destracionar em cima do rolo, o cotton também teve
quando mediu seus ap 8v com 627 whp, mas que foi resolvido, quando o
prérpriot?rio do lugar começou a passar vht no rolo. depois disso nunca mais
destracionou.
então resolvemos ir dessa vez de novo, para ver se tir?vamos nossa dávioda
em relação a potência e torque. fomos aparelhados com os 2 motores e 3 pares
de comando diferentes. o primeiro a passar foi o 2.0, para vc terem uma
idéia, deu 21 puxadas com esse motor, trocamos todos os comandos, e
descobrimos qual foi o melhor deles, na verdade virou uma mistura de
comando, que resultou em 479 whp com 0,96 de pressão. essa pressões são os
picos que a fueltech mostra, e não o que o relógio mostra, que obviamente
mostra bem menos. só no ponto (enquadramento) do comando a potência saltou
de 442 whp com 1,03 para 479 whp com 0,96. aí colocamos pressão para ver
como se compratava. foi então que medimos os 684 whp com 2.21 de pressão. a
curva de torque ficou bem alta, mas como estávamos usando um carca?a quente
pequena para o motor, ele também caiu daquele jeito. escolhemos por usar
essa parte quente para trazer o torque mais para baixo, podendo largar com
menos giro e ter um pegada bem rápida, só não dá para conciliar as duas
coisas, a não ser que vc tenha uma turbina roletada. depois que fomos
embora, confesso para vcs que deu um certo arrependimento de não ter
colocado uns 2.7 - 2.8 de pressão, só para ver marcar usn 750…. whp
no dia seguinte voltamos para o dino, já sabendo qual era o melhor acerto de
comando, só que agora com o motor maior. esse motor tem um r/l bem menor que
2.0. na primeiras medições achei que o motor seria pior que o 2.0 mesmo, mas
logo depois de que aumentei muito a quantidade de combustável, minhas
impressões foram por agua abaixo. para vcs terem um idéia, ele deu 130whp e
14 kilos de torque a mais que o 2.0 a 4800 rpm o único problema é que a
5200 ele patinava no rolo, e não tinha mais o que fazer, pneus muchos,
cintas amarrando o carro para baixo, 3 pessoas dentro do carro, e mesmo
assim ele patinava. simplesmente não deu para medir a potência máxima. o que
eu tinha que fazer judiava demais do motor e do dyno, eu pisava a 3000,
destracionava a 5200, eu tirava o po, pisava de novo, destracionava até o
6000, tirava o po, pisava de novo e aí conseguia medir a potência somente
entre 6300 e 8500. chegou até a marcar 638 whp com 2.0 de pressão nessa
faixa. eu parecia um doente, demos umas 14 puxadas desse jeito, acabando com
tudo. nessa história foram 2 turbinas.
ali?s esse é um outro caso a parte, testamos tudo com uma turbina que não dá
para ser usada, ela quebra. na ultima etapa em ctba vêrias pessoas
quebraram, inclusive eu (3), e a master power já tirou ela de linha, para
quem não sabe é a 802280 e a 802304. elas são muito boas, mas não aguentam.
eles já prometeram arrumar este problema
as conclusões que tirei me deixaram mais perdido que surdo em bingo
será que se eu tivesse colocado mais combustável também no 2.0 ele não
aumentaria o torque naquela faixa? que turbina eu uso agora? r/l influencia
tanto assim? o motor maior não tem muito mais torque de baixa por a turbina
pega antesó sei lá.... agora eu só quero saber de andar na pista, potência
já tem, seja com um ou com outro, o negócio é colocar no ch?o
a questão de torque, giro, potência, vai de cada piloto e preparador. no meu
caso, gosto de torque alto, e procuro controlar a tração pelos boosters e
pela tocada afinal de contas, um carro com 1270 kilos precisa de um pouco
de torque
abração
cac? daud
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legal, mas…..............e da? ? ?
não entendá seu ponto........
ps: o caca escreveu isso onde? aqui no pp ???
abraço
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fioooooooote,
foi só um relato ja que tanta gente tava discutindo se era verdade ou não e a questão da r/l.
foque no assunto inteiro, não só no nosso.
como disse, ja, ja te respondo a nossa discussão.
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fioooooooote,
foi só um relato ja que tanta gente tava discutindo se era verdade ou não e a questão da r/l.
foque no assunto inteiro, não só no nosso.
como disse, ja, ja te respondo a nossa discussão.
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ah…........desculpa...........
mas aqui a gente não discute.............troca ideia, mesmo que as vezes (na verdade quase sempre) contr?rias, hehehe.......
numa lista de email q a gente participa…
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como funciona isso ?
n?s, pobres mortais, podemos participar também ? ?
abraços
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como funciona isso ?
n?s, pobres mortais, podemos participar também ? ?
abraços
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se tiver saco pra aguentar 300 emails di?rios, sendo a metade besteira, é só entrar:
http://br.groups.yahoo.com/group/turbo-br/
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se tiver saco pra aguentar 300 emails di?rios, sendo a metade besteira, é só entrar:
http://br.groups.yahoo.com/group/turbo-br/
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mas cau?….............não tem como filtrar alguns e-mails besteira ???
vem tudo com o mesmo remetente ???
e afinal: os e-mails ninja compensam pelos besteira ou tem que ter muito saco, mesmo ? ?
abraão
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mas cau?….............não tem como filtrar alguns e-mails besteira ???
vem tudo com o mesmo remetente ???
e afinal: os e-mails ninja compensam pelos besteira ou tem que ter muito saco, mesmo ? ?
abraão
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compensa… de olhar o assunto e o comeão do email vc já vê se é besteira ou não... e sempre aparecem coisas interessantes por lá... discussões técnicas...
acesse as mensagens direto pelo yahoo, ai não lota sua caixa postal.
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? uma ótima idéia tb?m…