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    Potência x torque

    Mecânica e Preparação
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      Visitante última edição por

      galera: sem treta heim, só tenho uma duvida rapida sobre os tpcs antigos.

      potência é sempre torque x rpm?

      então torque é potência/rpm?

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • G
        Glauco última edição por

        também tenho essa dúvida…me confundo todo......

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • ?
          Visitante última edição por

          nao resisti.. b)

          potencia = trabalho dividido por tempo

          torque = trabalho = força vezes deslocamento vezes cos teta (2)

          por que torque é trabalho nao força? todos sabem que ele é medido em newton por metro, ou seja, força por deslocamento. veja:

          toda força gera trabalho. na verdade depende do sentido, mas nesse caso especifico, gera sim. (trab = f x d x costeta). como o angulo no caso (nao vo explicar pq ) é 0 graus (ou 180, tanto faz), seu cos = 1.. ou seja, torque = trabalho = força vezes deslocamento = newton vezes metro (nm)

          *a variação kg/m é devido a gravidade. 10 newtons = massa x aceleração da gravidade (ao menos nesse caso ). a acelera?ao da gravidade é da ordem de 9,81 m/s. normalmente arredonda-se pra 10, dai a rela?ao 1 kg = 10 newtons (força peso)

          **rpm = rota?oes por minuto, que nesse caso, representa o tempo (frequencia)

          aten?ao: rota?ao sobre minuto.

          como o referencial nesse caso eh uma volta, logo: (1volta/tempo pra completa-la) = 1/tempo** (3)

          ai acaba a fisica e entra a matem?tica:

          substituindo (2) e (3) na formula potencia = trabalho sobre tempo, temos:

          potencia = torque / (1/tempo)

          pra quem nao lembra, fra?ao sobre fra?ao, conserva-se a de cima, inverte-se a de baixo e multiplica-se.

          portanto,

          potencia = torque x rpm

          as varia?oes potencia / rpm = torque sao validas. obviamente.

          **(h? uma constante q multiplica um dos lados da equa?ao, mas é soh por causa da relação entre cv/joule/watt/min. logo, pode ser dispensada na demonstração.)

          abraço.

          martin

          nao comentem esse post, primeiro pq nao kero polemica, segundo pq soh postei aki pq me veio a explica?ao na cabeça. nao pretendo responder quotes.*

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • ?
            Visitante última edição por

            então um motor ( b) ) com 341cvs tem 48.7 kgmf de torque?

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • W
              WEST última edição por

              galera: sem treta heim, só tenho uma duvida rapida sobre os tpcs antigos.

              potência é sempre torque x rpm?

              então torque é potência/rpm?

              [snapback]273651[/snapback]

              sim, caio..

              simplificadamente:

              **potência (cv) = torque (kgfm) * rpm / 716

              torque (kgfm) = potência (cv) * 716 / rpm**

              com quaisquer 2 par?metros você calcula o terceiro, sempre

              no mais, ja discuti mais que suficientemente o assunto.. hehehehe

              []s

              west

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • ?
                Visitante última edição por

                então west, o q o martin respondeu no final do post não tem o 716 .

                pela conta dele da 48,7 de torque (341/7) onde 7 seria 7000, do giro.

                pela sua conta deu 34,8

                ?

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • ?
                  Visitante última edição por

                  eu disse que tinha a constante e expliquei por que dela existir e o porque de não te-la mencionado…

                  **(h? uma constante q multiplica um dos lados da equa?ao, mas é soh por causa da relação entre cv/joule/watt/min. logo, pode ser dispensada na demonstração.)

                  então west, o q o martin respondeu no final do post não tem o 716 .

                  [snapback]273789[/snapback]

                  outra coisa:

                  isso que vc disse, do motor de 341 cv ter 34 kg/m de torque é vêlido somente pra rotação que vc calculou, no caso acho que foi 7 mil rpm. não é o pico de torque do motor - uma vez que graficos de torque e potência não são planos, e sim curvos.

                  abs..

                  martin**

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • ?
                    Visitante última edição por

                    usei isso baseado no gtech, q somente me mostrou a potência final, la no fim do giro mesmo.

                    se o torque é uma equação inversa relativa é potência, imaginei q bastava inverter a coisa pra ter o tal valor, mas então a resultante é valida na mesma rotação do pico de potência? e o torque mesmo fica numa faixa menor de giro, blz, agora como descobrir o tal torque real?

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • F
                      Frighetto última edição por

                      para descobrir, somente se tiver uma tabela de potência x rpm.

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • F
                        Fabio Lima última edição por

                        nunca compreendi direito esse tema.

                        mas qto a rotação de torque maximo de um motor, imagino que é o momento em q o mesmo disponibiliza a maior potencia com o menor giro nao?

                        uma vez q podemos mexer na formula e deixa-la assim: torque=potencia/rpm

                        o que se mede num dyna é a potencia ou o torque? entao para obtermos determinada curva é cruzado torque ou potencia com rpm?

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • P
                          Paulo Marcelo última edição por

                          usei isso baseado no gtech, q somente me mostrou a potência final, la no fim do giro mesmo.

                          se o torque é uma equação inversa relativa é potência, imaginei q bastava inverter a coisa pra ter o tal valor, mas então a resultante é valida na mesma rotação do pico de potência? e o torque mesmo fica numa faixa menor de giro, blz, agora como descobrir o tal torque real?

                          [snapback]273813[/snapback]

                          passa no dinam?metro… b)

                          se no gtech desse pra pegar o grafico da potencia, ficava facil descobrir.

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • ?
                            Visitante última edição por

                            passa no dinam?metro… :fiu:

                            se no gtech desse pra pegar o grafico da potencia, ficava facil descobrir.

                            [snapback]273838[/snapback]

                            preciso de um gtech pro comp (o meu é o pro), ai ele tra?a os graficos, tem soft pro pc com todas as curvas de torque e potência, e tb o rendimento por marcha.

                            se alguem tiver um pra vender… b)

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • W
                              WEST última edição por

                              nunca compreendi direito esse tema.

                              mas qto a rotação de torque maximo de um motor, imagino que é o momento em q o mesmo disponibiliza a maior potencia com o menor giro nao?

                              não tem nada a ver isso… é apenas o momento onde o cilindro consegue admitir mais ar em cada ciclo, queimar mais combustável e produzir uma força, que é a maior em toda a faixa de rotação do motor.

                              uma vez q podemos mexer na formula e deixa-la assim: torque=potencia/rpm

                              o que se mede num dyna é a potencia ou o torque? entao para obtermos determinada curva é cruzado torque ou potencia com rpm?

                              mede-se o torque e a rotação, a potência é calculada. muitas vezes pode-se medir uma força e calcular o torque também.

                              []s

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • V
                                Vicente Sprint última edição por

                                o problema é saber o torque máximo?

                                acelere somente até 6500, depois 6000, depois 5500…

                                qdo o número calculado pra trque começar é cair (suponha 6000), aí acelere até 6100, me?a e calcule, 6200, me?a e calcule, 6300, me?a e calcule... e asim por diante, até começar é diminuir.

                                assimvc saber? a rotação de torque máximo (aproximada) e o torque máximo (que é ?bvio que será aproximado).

                                abração

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • ?
                                  Visitante última edição por

                                  ai daria o torque máximo nessas rotações, certo?

                                  e se medir a potencia acelerando até 3500/4000/4500? ai sim teria mais proximidade ao valor correto?

                                  ruim é q vai ver pouca cavalaria pra se fzr a conta final.

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • V
                                    Vicente Sprint última edição por

                                    mas o teu carro com turbo grande e tudo diferente vai ter o torque máximo em 3500 rpm?

                                    claro, foi só um exemplo. se tu fizeres varias medições, vaipoder ter o torque em cada rpm, e a potência em cada rpm. assim pode tra?ar uma curva.

                                    para tirar uma prova , se calcular em libras o torque, e desenhar os dois gr?ficos, a curva de torque e a de potência sempre tem de se cruzar em 5252 rpm.

                                    se calcular em libras, e não der esse cruzamento, tem algo errado.

                                    ab?

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • V
                                      Vicente Sprint última edição por

                                      ai daria o torque máximo nessas rotações, certo?

                                      e se medir a potencia acelerando até 3500/4000/4500? ai sim teria mais proximidade ao valor correto?

                                      ruim é q vai ver pouca cavalaria pra se fzr a conta final.

                                      [snapback]274355[/snapback]

                                      desculpa, acho que vc não entendeu…

                                      agora que vi...

                                      vc vai medindo e calculandoo torque, sucessivamente e ele vai sempre aumentando. vc cme?a em 4000, por exemplo, vai dar x passa pra 4500, vai dar 2x 5000 3x e qdo chegar em 5500 (exemplo hipot?tico) aí volta pra 2x.

                                      um momento qualquer, em uma rpm qualquer, o torque vai parar de aumentar.

                                      a? vc sabe que passou da rpm de torque máximo. aí pode acelerar em intervalos menores, entre (no nosso exemplo) 4500 e 5500.

                                      assim vc descobre a rpm de torque máximo.

                                      provavelmente vai se provar difácil fazer testes em intervalos de menos de 500 rpm... mas vc poder? saber ao menos se o torque máximo se dá entre digamos 4500 e 5000, ou entre 5000 e 5500...

                                      sacou?

                                      ab?

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • ?
                                        Visitante última edição por

                                        mas o teu carro com turbo grande e tudo diferente vai ter o torque máximo em 3500 rpm?

                                        claro, foi só um exemplo. se tu fizeres varias medições, vai poder ter o torque em cada rpm, e a potência em cada rpm. assim pode tra?ar uma curva.

                                        para tirar uma prova , se calcular em libras o torque, e desenhar os dois gr?ficos, a curva de torque e a de potência sempre tem de se cruzar em 5252 rpm.

                                        se calcular em libras, e não der esse cruzamento, tem algo errado.

                                        ab?

                                        [snapback]274359[/snapback]

                                        então vicente, o torque máximo pode não ser a 3000 ou 3500, mas nessas rotações ja tem um torque pra la de abundante. tanto que a 4000 rpm o carro ja perde tração de forma violenta mas sempre em linha reta. a 3500 rpm ja vem 1 bar de pressão e a 4000 vem 1,4 bar (pressão final).

                                        a medição deu 341cvs (@ 1,4 quase 1,5 bar) mas não sei exatamente a qtos mil rpm pois acelerei a quase 7500 rpm em 3?. marcha.

                                        nessas horas faz falta um gtech procomp, q não tinha mais qdo fui comprar b)

                                        vou fzr mais medições em breve e te falo os valores em rotações mais baixas, ai tra?amos os gr?ficos.

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • ?
                                          Visitante última edição por

                                          desculpa, acho que vc não entendeu…

                                          agora que vi...

                                          vc vai medindo e calculandoo torque, sucessivamente e ele vai sempre aumentando. vc cme?a em 4000, por exemplo, vai dar x passa pra 4500, vai dar 2x 5000 3x e qdo chegar em 5500 (exemplo hipot?tico) aí volta pra 2x.

                                          um momento qualquer, em uma rpm qualquer, o torque vai parar de aumentar.

                                          a? vc sabe que passou da rpm de torque máximo. aí pode acelerar em intervalos menores, entre (no nosso exemplo) 4500 e 5500.

                                          assim vc descobre a rpm de torque máximo.

                                          provavelmente vai se provar difácil fazer testes em intervalos de menos de 500 rpm... mas vc poder? saber ao menos se o torque máximo se dá entre digamos 4500 e 5000, ou entre 5000 e 5500...

                                          sacou?

                                          ab?

                                          [snapback]274363[/snapback]

                                          entendi. vai dar um trabalho mesmo.

                                          posso colocar o shift pra acender a cada 500 rpm, ou até melhor, programar o corte pra essas rotações.

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • H
                                            hernani.vila última edição por

                                            http://www.tweecer.com/streetdyno/

                                            di gr?tis

                                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                            • First post
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