Potência x torque
-
oia, q eu saiba, o dinamometro mede apenas a potencia…
potencia eh a forca necessaria para acelerar um corpo. se eu me lembro bem, 1cv = a forca necessaria pra acelerar 75kg 1m/s/s (um metro por segundo, por segundo) ou seja, a cada 1 segundo, os 75kg ganham mais 1 metro por segundo.
como o dina sabe o peso do rolo, e vc calibra a velocidade do rolo com o rpm, ele sabe pela velocidade do rolo qual a rpm do motor.
entao pela aceleracao do rolo, sabendo o rpm, se calcula o torque, pois a potencia é meramente a aceleracao do rolo, que é o peso em questao.
os calculos sao complexos e eu nao sei...
existem dinas que sao ligados ao motor, nao sendo necessario calibrar o rpm... podendo dar puxadas trocando de marcha
[snapback]335336[/snapback]
você não está sabendo nem lembrando coisa com coisa, os conceitos estão totalmente errados….
força e potência são duas coisas distintas
a força para acelerar em 1 m/s^2 um corpo d 75kg é dada pela segunda lei de newton: f = m * a..
ou seja, é uma força de 75 newtons que é necessária para imprimir uma aceleração de 1m/s^2 em um corpo de 75kg...
a potência é a energia que você está gastanto/entregando na unidade de tempo.
potência é força * velocidade ...
a potência nunca é medida diretamente, sempre é calculada a partir de outras grandezas medidas..
eu já me desgastei tanto com esse assunto de torque e potência aqui que nem me animo a escrever um post mais completo.
mas quem tiver perguntas, pode fazer que eu respondo.
[]s
-
hum… eh, eu nao manjo nada, sou um zero a esquerda... eu citei a potencia em cv... cavalos...
1hp ou 1 horsepower é exatamente o que eu disse...
a potencia que vc ta falando deve ser em watts, ou em qqr outra coisa. mas potencia em cv é isso
tudo bem, nem lembro onde eu li isso, mas sei la, sempre acreditei... vai ver ta errado
-
hum… eh, eu nao manjo nada, sou um zero a esquerda... eu citei a potencia em cv... cavalos...
1hp ou 1 horsepower é exatamente o que eu disse...
a potencia que vc ta falando deve ser em watts, ou em qqr outra coisa. mas potencia em cv é isso
tudo bem, nem lembro onde eu li isso, mas sei la, sempre acreditei... vai ver ta errado
[snapback]335357[/snapback]
eu não estou falando de coisas que eu acredito, estou falando de fatos…
1 hp = 745,7 watts
1cv = 735,5 watts
potência é potência, é sempre a mesma coisa, independentemente da unidade ou se estamos falando de motor a combustão interna, chuveiro eletrico ou qualquer outra coisa…
-
firmeza, mal ae minha ignorancia…
mas me fala uma coisa, a potencia em um dinamometro de rolo é calculada com base na aceleracao da massa do rolo ou nao?
[snapback]335367[/snapback]
tranquilo
se o dinam?metro não tiver freio, ou o freio não estiver em uso, o cálculo é pela aceleração sim.
para o movimento rotativo, não interessa o valor da massa apenas, mas sim o momento de inercia, que tem a ver com a distribuição da massa em torno do eixo de rotação.
sabendo o momento de inercia e medindo a aceleração do rolo calcula-se o torque aplicado no rolo (torque = m_inercia * aceleração_angular)… o torque então é multiplicado pela rotação para se calcular a potência.
[]s
-
são grandezas relacionadas … assim como nas leis de ohm para a el?trotécnica ...
pelo menos para efeito de cálculo ... a definição do que cada coisa é na verdade é que costuma gerar polemica ...
-
ihihihi
não te desgastes tanto meu amigo wild west
aquela conversa toda foi útil pra muitas pessoas… ou pelo menos pra algumas
abraço
-
ihihihi
não te desgastes tanto meu amigo wild west
aquela conversa toda foi útil pra muitas pessoas… ou pelo menos pra algumas
abraço
[snapback]337703[/snapback]
ehehhehehehehehe
não me desgasto mais com isso, longe de como já fui no passado.
nem o bb me estressa mais… ali?s, por onde anda ele ser??
abra
-
ehehhehehehehehe
não me desgasto mais com isso, longe de como já fui no passado.
nem o bb me estressa mais… ali?s, por onde anda ele ser??
abraço
[snapback]337739[/snapback]
pois é… faz tempo q não o vejo por aí
mas é bom conversar sobre esses assuntos... eu acho interessante
? como dizem: pessoas med?ocres falam sobre pessoas, pessoas comuns falam sobre coisas e pessoas evolu?das discutem idéias, conceitos
abraço