[dúvida] - misturar vira e pistão dos f1 gm
-
alias… se for pra montar turbo uma receitinha que eu andei pensando seria:
cabeçote de 1,6 16v, com parte de baixo do 1,4 ou com pistões do econoflex retrabalhados pra ter cavas de valvulas ou com pistões do gasolna mesmo e alguma fatiada no cabeçote...
motor com puta r/l exceente, taxa mais baixa e baita fluxo.... excelente candidato a turbo de rua pega-trouxa
-
eu pegaria o bloco do 1.6 com virabrequim, pistao e biela da montana 1.8
-
pistão, vira, bloco e cabeçote 1.8 f1 de montana, palio, corsa, meriva, stilo, strada, doblo, idea, etc são todos iguais, o que muda é cabeçote entre os 2004 e 2005 em diante (que passaram a ser roletados). 1.8 16v do marea e brava não tem absolutamente nada a ver.
outra diferença é nas juntas de cabeçote entre fiat e gm. em 2004 as juntas fiat eram mais altas que as gm
-
vamos pensar em um caso hipotetico:
você compra um motor 1.8 8v ou 16v, nao importa.
se for transformar ele para um 1.7 trocando apenas o virabrequim para o do modelo 1.6 , você terá que compensar a diferença entre o curso deles, para manter a mesma taxa de compressão do motor 1.8. (10,5 com cabeçote 8v, 9,8 com cabeçote 16v, juntas std)
então basicamente voce tem que subtrair o curso de um pelo outro, e dividir por 2, pois voce quer a diferença do raio de giração (é este nome mesmo, giração hehe), vamos chamar de d .
este raio é o que você vai ter que pedir a mais no tamanho da biela (tamanho std + d), ou pedir para rebaixar no bloco.
motor 1600cc (x16xe):
curso: 81,5 mm. biela: 129,75 mm
motor 1800cc (x18xe1):
curso: 88,2 mm. biela: 129,75 mm
88,2 - 81,5 = 6,7mm. essa é a diferença entre o pmi e o pms dos 2 motores.
6,7 / 2 = 3,35mm
(como o vibraquem é simétrico, poderia ser feito cálculo apenas subtraindo os raios de giração, por exemplo 44,1mm - 40,75mm = 3,35mm…mas eu só quis mostrar de onde tirar os valores..)
então usando-se o motor do 1.8 como base, trocando apenas o virabrequim para o do 1.6 (isto é, mantendo-se a altura do pino no pistão constante), você teria que fazer bielas 3,35mm (129,75 + 3,35 = 131,1mm) mais longas, ou rebaixar o bloco 3,35mm.
com bielas mais longas voce teria um r/l = 0,306...que é interessante.
ja com bielas de medida std e bloco rebaixado, o r/l = 0,314...e apesar de mais alto, também é interessante...visto que motores x16xe lá fora com este r/l giram quase 9000rpm, rendendo 250cvs na gasolina. (visite www.sbdev.co.uk e tu vai ficar de boca aberta com o que os caras fazem com estes motores).
agora se quiser destaxar, precisa medir o volume da camara de combustão, da junta (facil de calcular) e da cava central que o pistão do 1.8 possui. com isso, sabendo a taxa de compressão alvo, você consegue determinar quanto rebaixar (não rebaixar na verdade..para destaxar) o bloco, ou aumentar (não aumentar) a biela.
com o volume da cava do pistão calculado (e não medido, como correto), com o volume da camara de combustão por aproximação, utilizando taxa de compressão original do cabeçote 1.8 8v (sem rebaixar), e utilizando uma junta de 1,5mm, voce teria aproximadamente 8:1 de compressão, somente trocando o virabrequim do 1.8 para 1.6...sem rebaixar bloco nem aumentar bielas, tudo com medida std.
não estou chutando completamente...acabei de calcular com volumes aproximados (com base em medidas tiradas)...precisa ser pipetado para medidas confiáveis...mas não deve ser muito diferente disso não.
só estou mostrando muito superficialmente como deve ficar o motor, na teoria.
[] s
-
só corrigindo, o r/l com bielas mais longas ficaria em 0,3108…e não 0,306. se alguém puder corrigir lá e apagar isso aqui...
-
de verás interessante este tópico…estou planejando para 2010 uma empreitada deste tipo em um celtinha que ainda pretendo comprar...hehehehehe
-
gosto mt de ver carros preparados que não tenham ap no cofre… mesmo tendo um carro com ap...
-
sim, se as bielas e blocos tem o mesmo tamanho em ambos os motores, a diferença do curso tem q ser compensada no pino do pistão…
-
pq nao manda fazer o pistao?
ou pega o bloco do 1.8, monta com vira de 1.6 e manda fazer o pistao com pino deslocado?
ja pensou no motor 1.6 8v com pistao mais largo pra dar os 1.7?
-
pq nao manda fazer o pistao?
ou pega o bloco do 1.8, monta com vira de 1.6 e manda fazer o pistao com pino deslocado?
ja pensou no motor 1.6 8v com pistao mais largo pra dar os 1.7?
mas é isso que ele quer fazer
1.6 com pistão de 1.8 ou 1.8 com vira de 1.6 dá exatamente o mesmo motor. só que a melhor alternativa pra compensar a diferença no curso é a biela mais longa que ajuda um pouco no r/l. ja o pistão com pino deslocado não iria ajudar nada no r/l…mas também funciona.
[] s
-
se tem que vir um special order, que seja a biela e não o pistão. mas estou desencanado do 1.7 por enquanto. custará bem mais caro e dará mais trabalho que o 1.6.
vou deixar para aplicar isso, caso necessário, quando efetivamente for usar o cabeçote 16v. por enquanto, nem o 1.6 8v é realidade.
a diferença é que eu já pedi um carcaça .58 para o godao.
mas estou anotando. informações muito úteis por aqui.
-
se usar do 1,4 vai taxar bastante… mas funciona, exceto pra turbo de média pressão pra cima...
exatamente o que vc quer ?... montar um puta motor, montar algum motor, ou ter um carro legal ?...
carro legal, confiável, caprichado e divertido. não quero nada absurdo.
a taxa dos vhc e dos econoflex é no cabeçote?
e como no inicio será std, também não vou andar com muita pressão. se tiver no máximo 10:1 acho que está bom.
over, voce que tem mais experiência com gm, a canaleta desses pistões aguentam?
-
carro legal, confiável, caprichado e divertido. não quero nada absurdo.
a taxa dos vhc e dos econoflex é no cabeçote?
e como no inicio será std, também não vou andar com muita pressão. se tiver no máximo 10:1 acho que está bom.
over, voce que tem mais experiência com gm, a canaleta desses pistões aguentam?
não são as mais resistentes não, até aspro pode quebrar, e eu sou prova, assim como mais um amigo.