Ajuda com bloco novo
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seguinte galera….
tive uma oportunidade única e não pude deixar passar...
estava vendo preão de vira e pistões pra montar o 1.9 e me surgiu um bloco 1.9 com vira, bielas e pistões pra alcool por 200 reais não pude deixar de comprar...
só o vira seria 190... os pistões 170 e os aneis 130...
apesar de estar trancado, roletou casquilho de biela, achei q valeu a pena...
seguem algumas fotos para começarem a entender e para q eu comece a perguntar...
vira 1.8... não dá pra perceber nada por enquanto
casquilhos do vira (fixo) estão novos, zero, mas…. explico em uma outra foto
casquilho de biela q roletou… 3 biela
outro q roletou, tb da 3 biela
casquilho q não roletou, 2 biela
outro q não roletou, 2 biela
outro q roletou, 4 biela
outro q roletou, 4 biela
os casquilhos de biela
casquilhos de biela
ai está a primeira duvida… está na ordem q eu tirei,
a direita esta o 5 mancal,
a esquerda o primeiro, explico melhor depoisvira 1.8
munhões perfeitos
munhões q parecem arranhados mas qdo se passa o dedo está liso
as peças…
então galera… vamo lá...
perceberam q parece q um dos munhões q roletaram está arranhado??? passando a mão está bem liso, vc não sente nada.... vou montar assim mesmo.... não está ovalizado...
o motivo q eu acho q pode ter feito roletar é o seguinte....
o munhão do 3 mancal do vira não tem furo de lubrificação, apenas no mancal na parte do bloco q tem, os casquilhos q estão no 4 mancal eram para estar no 3 e vice e versa, não????
qdo desmontei, percebi q havia uma folga no vira, aquelas pecinhas q estão ao lado dos casquilhos de fixo, q eliminam a folga estavam mal colocadas.... acredito q isso tenha causado o problema, numa puxada mais forte o motor trancou....
outra coisa q eu percebi é q esse bloco está soldado abaixo do primeiro cilindro, sem afetar a compressão, mas será q não afeta a lubrificação ou a temperatura???
hj eu desmontei meu bloco e tirei meu vira para ver como estava montado os casquilhos de fixo... por incrivel q pareça estava montado igual...
estranho é q meu motor sempre funcionou perfeito, e eu dava muito pau nele.... não tinha limalha no oleo nem nada... só tirei do carro pra colocar esse 1.9.... e aproveitar algumas peças tipo embreagem, volante e etc...
quero aproveitar as minhas bielas q são 76 ao inves das dele q são 56.... mas não consegui por nada soltar a trava do pino... alguém me dá uma dica ae
outra coisa q senti falta nesse bloco.... no fim do cilindro do meu bloco 2.0 tem um caninho pequeno q joga oleo pra dentro dos pistões... nesse 1.8 não tem... é normal 1.8 vir sem???
a numeração dele é ue 229 874 e o meu 2.0 é uq 1222alguma coisa q não lembro agora.... os dois são de +/- 90... pq um tem e outro não???
outra coisa q esse bloco do 1.8 não tem q o meu tem é um suspiro de oleo no bloco... alem do suspiro da tampa de tucho... isso influencia alguma coisa???
valeu galera... desculpa a biblia mas se eu deixasse pra depois esquecia.... cada um respondendo uma coisa já ajuda muito
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dependendo do ano, o bloco não tem os tubos que jogam oleo nos pistões.
o vira pode estar queimado na superficie por alta temperatura.
vc ja mediu com micr?metro pra saber se estão mesmo na medida certa todos os colos?
a trava dos pinos é pra sair com facilidade, estranho estar dando problemas ai.
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não tenho micrometro aki pra medir… vo comprar um....
se estiver só queimado eu posso usar de boa então né???
po... tentei de tudo pra trava sair e ela não sai.... me dá uma dica de como proceder....
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seria mais seguro mandar o vira pra uma retifica verificar ele certinho.
quanto as travas, não sei como dar dicas, simplesmente coloco uma chave de fenda fina (ou alicate de bico fino) e puxo a trava pra fora.
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com chave de fenda não deu certo…. vo tenta com alicate....
se eu levar pra retifica, mesmo q não precise fazer nada, o cara com certeza vai dizer q tem q fazer a 1 medida são tudo um bando de safado....
se eu conhecesse alguma retifica q olhasse e falasse com honestidade o q tem q ser feito eu levava.... mas vo na sorte mesmo... vo monta com os fixos q vieram... prestando atenção pra não dar o mole q deram....
vou mudar só os casquilhos de biela.... e as bielas tb....
esses casquilhos de fixo estão na ordem certa??? o q tá no 4 mancal não era pra estar no 3 e vice e versa??
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munhões q parecem arranhados mas qdo se passa o dedo está liso
não confie nisso, leve para medir em alguém especializado
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munhões q parecem arranhados mas qdo se passa o dedo está liso
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cara… eu aconselharia vc verificar tb...
no mew motor aconteceu de montar um casquilho de mancal errado...
ae fiko uma biela sem lubrificação... e risco o vira...
os riscos da superficie conseguimos matar na lixa 400 com diesel... mas e o medo de virar bronzina depoisó ate hj nao aconteceu nada mas podia ter perdido vira...
eu, se tivesse com o vira fora do motor nao teria duvidas... mesmo pq vc vai ter q comprar um jogo de casquilhos novos mesmo...