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Enchimento de cilindros motor turbo

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  • S Offline
    S Offline
    Steve McQueen
    escreveu em última edição por
    #123

    acontece que a fia foi jogando as taxas de compressão mínimas pra cima de forma que não havia mais possibilidade de se usar grandes pressões de turbo em regime de corrida . snme em 88 , já eram 8,5 o mínimo de taxa com 3,2 bar de pressão máxima . aí a solução realmente foi compensar na taxa .
    e a melhor virtude desses honda eram a durabilidade , não era o motor mais potente da categoria .

    mas aí a pressão máxima era estipulada pelo regulamento, não em função da taxa de compressão.

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    • F Offline
      F Offline
      Fiasa Power
      escreveu em última edição por
      #124

      mas aí a pressão máxima era estipulada pelo regulamento, não em função da taxa de compressão.

      sim , a pressão máxima era diminuída como uma forma de forçar os engenheiros a usar uma taxa de compressão mais alta e a potencia maxima ser diminuída para mais segurança . em todos os motores já passava de 8:1 e na maioria era maior até que isso .

      com o nível de desenvolvimento que a coisa tava tendo sabe-se lá onde iam parar .

      e eu acho que em 88 já era menos de 3 bar a pressão máxima estipulada por regulamento . em treino e em corrida .

      só isso já prova a relação entre as duas coisas … é só pegar uma tabela ao longo dos anos e analisar (to com preguiça de pesquisar agora) .

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fiasa Power
        escreveu em última edição por
        #125

        o intento da fia foi atingido . ou seja , o aumento de taxa não compensou a diminuição de pressão máxima de turbo com a mesma durabilidade .

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fiasa Power
          escreveu em última edição por
          #126

          lembrando que a taxa de compressão era livre .

          me estranha então não terem adotado motores com 20:1 de taxa …

          1 Resposta Última resposta
          • Q Offline
            Q Offline
            quarteto
            escreveu em última edição por
            #127

            lembrando que a taxa de compressão era livre .

            me estranha então não terem adotado motores com 20:1 de taxa …

            é pq engenheiro de f1 só quer saber de motor que não rende, não tem torque, jogava gasolina fora pelo escape, etc

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #128

              o intento da fia foi atingido . ou seja , o aumento de taxa não compensou a diminuição de pressão máxima de turbo com a mesma durabilidade .

              lembrando que a taxa de compressão era livre .

              me estranha então não terem adotado motores com 20:1 de taxa …

              o que vem corraborar com que eu e o gaucho estamos falando a dias…

              se num fosse importante e com menos taxa andasse mais, nem precisaria subir a taxa...ainda mais apenas de 7 pra 8,5 ...um ganho de uns meros 10%...bastava enfiar ponto que se teria o mesmo torque e potência que taxando...

              a questão discutida num é tirar o máximo de potência, é tirar o máximo de proveito dele pro uso ao qual se destina...

              teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar... só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança... 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples... num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...

              o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão... e se for pensar sempre no máximo de potência... se for pensar em linearidade, consumo, etc nem sempre é o melhor caminho...

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #129

                teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar… só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança... 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples... num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...

                esqueci de comentar… qual o intuito de se gastar dinheiro destaxando se num for usar pressão mais alta ?... ou seja vc só destaxa se for pra fazer um projeto, se naum usa a máxima pressão que a taxa permite...

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #130

                  o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão…

                  • q explicado.

                  99% dos carros turbos de rua, usam motores originais (famosa turbina pindurada/kit básico)

                  uma boa regulagem, dá p dobrar a potência, manter a dirigibilidade e não quebrar nada.

                  0,7/0,8 dobra potência e torque na maioria dos motores taxados.

                  nos destaxados nem sempre.

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    Pix
                    escreveu em última edição por
                    #131

                    estão todos batendo na mesma tecla, e isso porque já concordamos sobre o assunto, referente a taxa x pressão.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fiasa Power
                      escreveu em última edição por
                      #132

                      o que vem corraborar com que eu e o gaucho estamos falando a dias…

                      se num fosse importante e com menos taxa andasse mais, nem precisaria subir a taxa...ainda mais apenas de 7 pra 8,5 ...um ganho de uns meros 10%...bastava enfiar ponto que se teria o mesmo torque e potência que taxando...

                      a questão discutida num é tirar o máximo de potência, é tirar o máximo de proveito dele pro uso ao qual se destina...

                      teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar... só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança… 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples… num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...

                      o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão... e se for pensar sempre no máximo de potência... se for pensar em linearidade, consumo, etc nem sempre é o melhor caminho...

                      que é exatamente o que eu estou tentando dizer (junto com mais uma porrada de gente) . e mostra que variável pressão está pelo menos um grau acima da variável taxa nesse cálculo . não dá pra pensar o motor sobrealimentado como um motor aspirado . 10% de um , não compensam 10% de outro . seguem escalas distintas .

                      e se os números não fossem importantes , não estaríamos aqui disctindo sobre … números . motores e preparação de motores é isso ; números . você pode ignorá-los (embora ache difícil) , mas os números não deixam de estar lá . até porque , sempre perseguimos um bendito ... número .

                      quanto a aplicação , aí a coisa muda totalmente de figura ... já entramos em outra discussão . se for pra discutir sobre isso , posso dizer que em determinados casos nem a colocação do turbo valerá a pena e será uma afirmação perfeitamente válida .

                      e dentro de determinada aplicação o turbo com mais taxa torna-se perfeitamente viável , eu concordo plenamente e esse nem foi o ponto de discordância a meu ver .

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Moafoda
                        escreveu em última edição por
                        #133
                        • q explicado.

                        99% dos carros turbos de rua, usam motores originais (famosa turbina pindurada/kit básico)

                        uma boa regulagem, dá p dobrar a potência, manter a dirigibilidade e não quebrar nada.

                        0,7/0,8 dobra potência e torque na maioria dos motores taxados.

                        nos destaxados nem sempre.

                        uhaeuheauheauhuheaeauhea

                        acho q essa sua pesquisa ta meio furada…

                        pelo menos aki em sao bernardo vejo mais carro forte espirrando do q os kit mortadela q se encontravam a alguns anos atras.....

                        =f

                        fantastico esse topico...

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          ANDER*SOM
                          escreveu em última edição por
                          #134

                          nossa to aprendendo muito com esse topico ,pois ja acendeu muitas lamparinas da minha cabeça

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            marciodesouzamsms
                            escreveu em última edição por
                            #135

                            < –quoteo(post=755858:date=apr 24 2009, 12:17 pm:name=andersom)-->quote(andersom @ apr 24 2009, 12:17 pm) <{post_snapback}>< --quotec-->sim carol eu vi que vc esplicou sobre motor 2.0 mas eu queria saber se tem uma formula ou como eu faria pra saber o enchimento de

                            ap 1.6 com taxa de 8.5
                            e
                            ap 1.8 com 10.1 de taxa
                            suponhamos que os 2 com 1kg qual teria um cc maior ..isso que queria aprender a fazer os calculos....< --quoteend-->< --quoteeend-->
                            1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc
                            1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cc

                            o mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa:

                            1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc

                            a muito tempo procuro na net esta resposta

                            como faço para chegar nestes valores citados acima de 3403,03 cc e 3367,94 cc qual o calculo??

                            1 Resposta Última resposta
                            • * Offline
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                              * Caroline Stella *
                              escreveu em última edição por
                              #136

                              a fórmula ja foi postada diversas vzs aqui no pp. não lembro a fórmula de cabeça, e uso um soft que faz todas as contas.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                marciodesouzamsms
                                escreveu em última edição por
                                #137

                                a fórmula ja foi postada diversas vzs aqui no pp. não lembro a fórmula de cabeça, e uso um soft que faz todas as contas.

                                boa tarde
                                se poder ajudar em qual link estou procurando aqui e nda na net tem bastante coisa mas nao informa a calculo nao
                                se poder ajudar sera muto util mesmo

                                1 Resposta Última resposta
                                • * Offline
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                                  * Caroline Stella *
                                  escreveu em última edição por
                                  #138

                                  boa tarde
                                  se poder ajudar em qual link estou procurando aqui e nda na net tem bastante coisa mas nao informa a calculo nao
                                  se poder ajudar sera muto util mesmo

                                  somente vc procurando, infelzimente. o q eu teria q fzr é o mesmo q vc.
                                  snme o fabio ou o quarteto sabem de cabeça a fórmula. é coisa bem simples.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #139

                                    somente vc procurando, infelzimente. o q eu teria q fzr é o mesmo q vc.
                                    snme o fabio ou o quarteto sabem de cabeça a fórmula. é coisa bem simples.

                                    sou novo neste forum aqui
                                    vc não lembra o titulo do topico que poderia ser???
                                    outra coisa não sei mandar mp etc aqui sera que poderia perguntar a eles para me ajudar fica mais facil se poder claro

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      marciodesouzamsms
                                      escreveu em última edição por
                                      #140

                                      somente vc procurando, infelzimente. o q eu teria q fzr é o mesmo q vc.
                                      snme o fabio ou o quarteto sabem de cabeça a fórmula. é coisa bem simples.

                                      sou novo neste forum aqui
                                      vc não lembra o titulo do topico que poderia ser???
                                      outra coisa não sei mandar mp etc aqui sera que poderia perguntar a eles para me ajudar fica mais facil se poder claro

                                      galera se alguem poder nos ajudar na formula, procuramos nos topicos por aqui e não encontramos
                                      obrigado

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • J Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #141

                                        dei uma olhada por cima, tem uns cálculos interessantes.

                                        http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/tech_center/turbo_tech102.html

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • E Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #142

                                          é lendo topicos como esse, que chego a conclusão que eu num sei de nada só apertar parafuso mesmo.

                                          1 Resposta Última resposta

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