Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Destaques da Mecânica
  5. Enchimento de cilindros motor turbo

Enchimento de cilindros motor turbo

Agendado Fixado Trancado Movido Destaques da Mecânica
142 Posts 33 Posters 29.3k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • F Offline
    F Offline
    Fiasa Power
    escreveu em última edição por

o intento da fia foi atingido . ou seja , o aumento de taxa não compensou a diminuição de pressão máxima de turbo com a mesma durabilidade .

1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Fiasa Power

lembrando que a taxa de compressão era livre .

me estranha então não terem adotado motores com 20:1 de taxa …

• Q Offline
        Q Offline
        quarteto

é pq engenheiro de f1 só quer saber de motor que não rende, não tem torque, jogava gasolina fora pelo escape, etc

• O Offline
          O Offline
          overspeed

o intento da fia foi atingido . ou seja , o aumento de taxa não compensou a diminuição de pressão máxima de turbo com a mesma durabilidade .

o que vem corraborar com que eu e o gaucho estamos falando a dias…

se num fosse importante e com menos taxa andasse mais, nem precisaria subir a taxa...ainda mais apenas de 7 pra 8,5 ...um ganho de uns meros 10%...bastava enfiar ponto que se teria o mesmo torque e potência que taxando...

a questão discutida num é tirar o máximo de potência, é tirar o máximo de proveito dele pro uso ao qual se destina...

teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar... só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança... 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples... num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...

o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão... e se for pensar sempre no máximo de potência... se for pensar em linearidade, consumo, etc nem sempre é o melhor caminho...

• O Offline
            O Offline
            overspeed

teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar… só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança... 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples... num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...

esqueci de comentar… qual o intuito de se gastar dinheiro destaxando se num for usar pressão mais alta ?... ou seja vc só destaxa se for pra fazer um projeto, se naum usa a máxima pressão que a taxa permite...

• G Offline
              G Offline
              Gaucho

o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão…

• q explicado.

99% dos carros turbos de rua, usam motores originais (famosa turbina pindurada/kit básico)

uma boa regulagem, dá p dobrar a potência, manter a dirigibilidade e não quebrar nada.

0,7/0,8 dobra potência e torque na maioria dos motores taxados.

nos destaxados nem sempre.

• P Offline
                P Offline
                Pix

estão todos batendo na mesma tecla, e isso porque já concordamos sobre o assunto, referente a taxa x pressão.

• F Offline
                  F Offline
                  Fiasa Power

o que vem corraborar com que eu e o gaucho estamos falando a dias…

se num fosse importante e com menos taxa andasse mais, nem precisaria subir a taxa...ainda mais apenas de 7 pra 8,5 ...um ganho de uns meros 10%...bastava enfiar ponto que se teria o mesmo torque e potência que taxando...

a questão discutida num é tirar o máximo de potência, é tirar o máximo de proveito dele pro uso ao qual se destina...

teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar... só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança… 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples… num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...

o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão... e se for pensar sempre no máximo de potência... se for pensar em linearidade, consumo, etc nem sempre é o melhor caminho...

que é exatamente o que eu estou tentando dizer (junto com mais uma porrada de gente) . e mostra que variável pressão está pelo menos um grau acima da variável taxa nesse cálculo . não dá pra pensar o motor sobrealimentado como um motor aspirado . 10% de um , não compensam 10% de outro . seguem escalas distintas .

e se os números não fossem importantes , não estaríamos aqui disctindo sobre … números . motores e preparação de motores é isso ; números . você pode ignorá-los (embora ache difícil) , mas os números não deixam de estar lá . até porque , sempre perseguimos um bendito ... número .

quanto a aplicação , aí a coisa muda totalmente de figura ... já entramos em outra discussão . se for pra discutir sobre isso , posso dizer que em determinados casos nem a colocação do turbo valerá a pena e será uma afirmação perfeitamente válida .

e dentro de determinada aplicação o turbo com mais taxa torna-se perfeitamente viável , eu concordo plenamente e esse nem foi o ponto de discordância a meu ver .

• M Offline
                    M Offline
                    Moafoda
                    • q explicado.

99% dos carros turbos de rua, usam motores originais (famosa turbina pindurada/kit básico)

uma boa regulagem, dá p dobrar a potência, manter a dirigibilidade e não quebrar nada.

0,7/0,8 dobra potência e torque na maioria dos motores taxados.

nos destaxados nem sempre.

uhaeuheauheauhuheaeauhea

acho q essa sua pesquisa ta meio furada…

pelo menos aki em sao bernardo vejo mais carro forte espirrando do q os kit mortadela q se encontravam a alguns anos atras.....

=f

fantastico esse topico...

• A Offline
                      A Offline
                      ANDER*SOM

nossa to aprendendo muito com esse topico ,pois ja acendeu muitas lamparinas da minha cabeça

• M Offline
                        M Offline
                        marciodesouzamsms

< –quoteo(post=755858:date=apr 24 2009, 12:17 pm:name=andersom)-->quote(andersom @ apr 24 2009, 12:17 pm) <{post_snapback}>< --quotec-->sim carol eu vi que vc esplicou sobre motor 2.0 mas eu queria saber se tem uma formula ou como eu faria pra saber o enchimento de

ap 1.6 com taxa de 8.5
                        e
                        ap 1.8 com 10.1 de taxa
                        suponhamos que os 2 com 1kg qual teria um cc maior ..isso que queria aprender a fazer os calculos....< --quoteend-->< --quoteeend-->
                        1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc
                        1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cc

o mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa:

1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc

a muito tempo procuro na net esta resposta

como faço para chegar nestes valores citados acima de 3403,03 cc e 3367,94 cc qual o calculo??

* Caroline Stella *

a fórmula ja foi postada diversas vzs aqui no pp. não lembro a fórmula de cabeça, e uso um soft que faz todas as contas.

• M Offline
                            M Offline
                            marciodesouzamsms

a fórmula ja foi postada diversas vzs aqui no pp. não lembro a fórmula de cabeça, e uso um soft que faz todas as contas.

boa tarde
                            se poder ajudar em qual link estou procurando aqui e nda na net tem bastante coisa mas nao informa a calculo nao
                            se poder ajudar sera muto util mesmo

* Caroline Stella *

boa tarde
                              se poder ajudar em qual link estou procurando aqui e nda na net tem bastante coisa mas nao informa a calculo nao
                              se poder ajudar sera muto util mesmo

somente vc procurando, infelzimente. o q eu teria q fzr é o mesmo q vc.
                              snme o fabio ou o quarteto sabem de cabeça a fórmula. é coisa bem simples.

• M Offline
                                M Offline
                                marciodesouzamsms

sou novo neste forum aqui
                                vc não lembra o titulo do topico que poderia ser???
                                outra coisa não sei mandar mp etc aqui sera que poderia perguntar a eles para me ajudar fica mais facil se poder claro

• M Offline
                                  M Offline
                                  marciodesouzamsms

sou novo neste forum aqui
                                  vc não lembra o titulo do topico que poderia ser???
                                  outra coisa não sei mandar mp etc aqui sera que poderia perguntar a eles para me ajudar fica mais facil se poder claro

galera se alguem poder nos ajudar na formula, procuramos nos topicos por aqui e não encontramos
                                  obrigado

• J Offline
                                    J Offline
                                    Joel_RS

dei uma olhada por cima, tem uns cálculos interessantes.

http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/tech_center/turbo_tech102.html

• E Offline
                                      E Offline
                                      eniocordeiro

é lendo topicos como esse, que chego a conclusão que eu num sei de nada só apertar parafuso mesmo.

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                        Último post
                                      0
                                      • Recente
                                      • Usuários