Bielas forjadas
-
? quanto a ancona importar material da crower acho besteira, pq não duvido q o aão q a crower use seja importado do brasil. talvez sim, foi uq falaram lá em cima, a ancona traga as bielas semi prontas e só grava o nome em cima, sei lá…
da spa ouvi dizer q o dono havia comprado uma m?quina q faz bielas forjadas, e no comeão do ano ele começaria a fabricar, pq antes era importada, mas até q ponto é verdade ou mito eu não sei.
pistões powertech pra uso em rua, eu tbm não serei cobaia de comprar eles pra ver se melhorou ou não.
uma duvida: vira brequim de golf 1.8 é mais resistente q do ap 1.8? ou é a mesma coisa? se for diferente, tem como colcoar esse vira no apo
-
mais ou menos isso?
ou assim? (biela de tit?nio que passou pelo tratamento...)
grande parte do acabamento da biela depende da usinagem da peça, ou estou errado?? vc tem bielas billet que passam por shot peened que ficam quase um espelho..observei umas crower e eram assim….
abraços
as primeiras são bielas originais… ou no mínimo fabricadas pelos mesmos processos...
a segunda foto é muito pequena pra se ver alguma coisa...
mas o shot peening, como eu disse, é um como um jato de areia, só que ao invós de areia, são utilizadas micro-esferas de aío. bombardeadas com uma pressão de mais de 100 psi, cada uma é um tiro que deixa uma marca na superf?cie da peça. as marcas são relativas ao tamanho das esferas, ao tempo de exposição, e é pressão do canh?o.
mas é um processo muito controlado, e o acabamento é micro-rugoso, mais ou menos parecido com vidro jateado, só que como o shot peening não é abrasivo, a superf?cie não fica fosca.
se a peça está polida como um espelho, não recebeu o jato. o acabamento fica bonito, tem brilho, mas é facilmente diferenciado de uma superf?cie usinada ou polida.
abraço
-
foto de uma biela da ancona:
após clicar, não esque?a de clicar em f5 para dar o refresh.
-
linda… ela vem nos estojinhosó pq meu amigo q tem loja compra produtos tipo na spa, e as bielas e pistões vem numa caixa nada haver.
aiaiai, bem falta so um tiqunho, até final do mes então eu cato as da ancona r$1.900 isso, tem q ver, pq o dolar abaixou, mas será q o ?reão abaixou? se bobiar eles aumentam.
-
linda… ela vem nos estojinhosó pq meu amigo q tem loja compra produtos tipo na spa, e as bielas e pistões vem numa caixa nada haver.
aiaiai, bem falta so um tiqunho, até final do mes então eu cato as da ancona r$1.900 isso, tem q ver, pq o dolar abaixou, mas será q o ?reão abaixou? se bobiar eles aumentam.
estojinho não, vem em caixa de papel mesmo como a da foto.
mas não é a embalagem que importa…
-
qtos acho que e leia na internet hehehe
pra escrever na internet só precisa saber de informatica, não de mecânica… os pistões forjados e forjados e forjados da vida depende de um monte de fatores...
vc pode ter um forjado a quente, a frio, billet (aonde vc eculpe a peça num bloco de metal já prensado) e assim por diante...e tudo isso muda a dureza e resist?ncia da peça... sei que bielas de gm ii aguentam uns 300 e pocuos cv no máximo, depois bau-bau... pistão de calibra é um forjado, assim como de uno turbo e outros carros similares...só que não é o forjado, é o tal forjado ...feito pra uma tal condição que nem de longe contempla dobrar a potência sem riscos de quebra ou diminuição de vida útil.
assim como sei que os antigos pistões powertech ?ra péssimos.... dilatavam muito e pediam folgas enormes (projeto antigo, não me lembro se da je ou da ross da dácada de 80)...a? parecia ciclo diesel...num caro de arrancada toca o fod..-se e pronto num carro de rua incomoda... as bielas novas deles parece que é projeto novo e pode ser uma boa peça...mas eu não vou ser o primeiro a arriscar (por motivos obvios)...se alguem usar e disser que está de boa qualidade beleza... se disser que está no nivel dos antigos pistões esquece...
qto iapel x iasa... bem que eu saiba a grande diferença deles é o projeto um tem a primeira canaleta bem mais baixa (melhor pra turbo) o outro pesa menos.... melhor pra aspro que tem que virar mais...aguentar....eles aguentam bem a potência que um ap tira em média....se prensa com 5 ou 5.000 ton não importa desde que tenham a mesma aplicação (resist?ncia, etc.)
grande over, e nos aqui também, bom vamos por parte, os motores c20xe e x20xev tem pistões forjados da marca manhe , não são pistões de alta performance, mas já não enchem o saco com quebra de caneleta como acontecia antigamente nos monza por exemplo.
assim como pistões iasa são um pouco melhorzinhos que os manhe ,mas nem de longe são pistões para alta performance ,são vendidos nas prateleiras na argentina como segunda linha inclusive heheheh
já os iapel o negocio muda , você com certeza já mondou e viu um iapel e um iasa e já deve ter montado carros com ambos e logicamente deve ter notado a diferença , principalmente quanto a baixa dilatação dos iapel, devido a prensagem superior na forja e possuir liga rica e sil?cio.
quanto as bielas , as do x20xev possuem resist?ncia por volta de não mais que 250-280 hp no maximo, já as do c20xe resistem bem ate 330 350 hp sem nenhum upgrade , se trocados os parafusos por arp ,na europa eles usam essas mesmas bielas com carros por volta de 400 a 450hp , isso não é bla bla bla etc…. são projetos b?sicos na europa em cima dos motores gm x20let
quanto a marca ,nada melhor que experiencia para se chegar a um projeto perfeito , nos gm ecotec e c20xe ,bielas ercoli 2t e pistões iapel são o que existe de melhor no mundo, tanto que os melhores motores preparados no mundo desta marca/modelo saem da argentina e lideram todas as categorias que os usam.
fora as marcas engana trouxa , a maioria das marcas esta no mesmo nível de qualidade , mas nada adianta montar pistões speed pro com revestimentos ceramicos num ap , se a speed pro não tem experiencia nestes pistões / motores se não houver um puta engenheiro com muita experiencia para dizer a speed pro o que fazer , ela não vai acertar de primeira , você vai comprar provavelmente os pistões mais perfeitos do mundo e que utilizam o que existe de melhor e materiais e ele vai ser uma m......
então minha opinião , escolhendo boas marcas ,pesquise qual delas te experiencia suficiente para fazer pistões ou bielas para seu uso ,isso e fundamental.
quanto a folga , para motores de alta performance ,mesmo pistões de alt?ssima qualidade e baix?ssimo diferencial de di?metro , são medidos um por um e as camisas recebem uma retifica de alta precisão adequada ao diferencial de folga de cada pistão por menor que seja a mesma.
obs: falo em camisas , porque a grande maioria dos motores de alta hoje já não recebem retifica no bloco , eles são abertos e encamisados ,com diversas variedades de camisas e ligas para todos os gostos, como algumas ligas a base de cromo duro ,ou o mais comumente usado nikasil,com base e liga de néquel e sil?cio.
grande abraço
ivo
-
qto iapel x iasa… bem que eu saiba a grande diferença deles é o projeto um tem a primeira canaleta bem mais baixa (melhor pra turbo) o outro pesa menos.... melhor pra aspro que tem que virar mais...aguentar....eles aguentam bem a potência que um ap tira em média....se prensa com 5 ou 5.000 ton não importa desde que tenham a mesma aplicação (resist?ncia, etc.)
aqui eu vou discordar de você, que tenho como amigo e tutor, e tremenda admiração , pistões forjados de baixa qualidade e liga vagabunda , que precisam trabalhar com folga excessiva quando frios ,tem alt?ssimo comprometimento com sua vida util , principalmente para street como é a sua maior especialidade.
quanto a powertech e suas bielas e pistões ,continuam uma m….., diferença de di?metro e dilatação absurdos , isso não dito por mim , mas sim por um dos principais parceiros deles , que recebe pistões com nível de inspeção muito acima dos vendidos na lojas , e ainda assim são horr?veis segundo ele.
quanto a bielas, realmente ele melhoraram alguma coisa , mas o peso delas e absurdo, quase 200gramas acima de uma iapel do mesmo modelo, então uma m... também
-
aqui eu vou discordar de você, que tenho como amigo e tutor, e tremenda admiração , pistões forjados de baixa qualidade e liga vagabunda , que precisam trabalhar com folga excessiva quando frios ,tem alt?ssimo comprometimento com sua vida util , principalmente para street como é a sua maior especialidade.
quanto a powertech e suas bielas e pistões ,continuam uma m….., diferença de di?metro e dilatação absurdos , isso não dito por mim , mas sim por um dos principais parceiros deles , que recebe pistões com nível de inspeção muito acima dos vendidos na lojas , e ainda assim são horr?veis segundo ele.
quanto a bielas, realmente ele melhoraram alguma coisa , mas o peso delas e absurdo, quase 200gramas acima de uma iapel do mesmo modelo, então uma m... também
assim vc vai me deixar encabulado
bem…não disse que eram os melhores....disse que aguentam a porrada...mas se for montar algo top mesmo a gente só vai falar em ingreiz né ?
de toda forma pro pessoal aqui que gosta de usar biela de kombi diesel é uma melhoria num é vero é hehehe
-
carai… o copyman me tirou uma divida danada, qual seria melhor iapel ou iasa? pelo q li, iapel é superior ao iasa q é 2? linha .
bem se não for de je, to tentendo pra ir no iapel. vou até escrever no papel pq eu sempre confundo os 2 mas tbm ambos começam com i ai e foda.
-
quanto a folga , para motores de alta performance ,mesmo pistões de alt?ssima qualidade e baix?ssimo diferencial de di?metro , são medidos um por um e as camisas recebem uma retifica de alta precisão adequada ao diferencial de folga de cada pistão por menor que seja a mesma.
obs: falo em camisas , porque a grande maioria dos motores de alta hoje já não recebem retifica no bloco , eles são abertos e encamisados ,com diversas variedades de camisas e ligas para todos os gostos, como algumas ligas a base de cromo duro ,ou o mais comumente usado nikasil,com base e liga de néquel e sil?cio.
alguém poderia falar mais sobre camisas?
-
segundo o dono de um vectra gsi 16v (mesmo motor do calibra) q faz parte de um clube só de chevrolet, esse motor não tem pistões forjados.
e olha q o carro do cara é todo mechido, inclusive turbinado por ele mesmo.
[snapback]128980[/snapback]
será que esse cara sabe algo do c16xe?