Dosador hpi delta (duvida)
-
ae galera sou novo aki no forum
vou contar minha historia .
tenho 15 anos e desde dos 11 anos sou louco por carro preparado de preferencia turbo
trampo na oficina mecanica do meu pai,mais e mecanica original mais meu sonho e ser preparador
mais acho que ja to com pelo menos uns 30% de caminho andado,porque mesmo sendo mecanica original,ja da pra ter uma noção de peças de alta performance
mais como eu falava adoro prepração e fico horas e horas nos finais de semana na net e nas mais de 70 revistas que tenho aki,sempre lendo e procurando aprender coisas de alta performance
isso me ajuda muito pois quando comprei minha primeira revista eu nem sabia onde ia uma aeroquip da lubrificação turbina mais isso com 11 anos,ae o tempo passou mais revistas vieram e ae por elas e a net eu me garanto que monto um kit turbo em algum motor sem maiores dificuladades,apenas no acerto que eu acho que eu ia demorar um pouco agora sobre equipamentos eletronicos me garanto que monto qualquer um.nacionais hem eu fiko nessa de so ler revista e tals porque aki na minha city e pequena e tem uns 5 carros turbos,ainda meu pai fica me falando isso e coisa de doido carro tem que ser original….se num fosse sairia de fabrica assim mais msm assim ta bom porque pela minha idade 15 anos acho que ja sei muita coisa,mas ae ja falei de mais e agora vou falar minha duvida
•duvida:
galera minha duvida e muito tosca,mais ate agora não descobri porque em revistas nunca achei coisa do tipo ae vai em e sobre dosador
1-no dosador hp tem a regulagem de pressão inicial que e no parafuso de cima to certo ne??
2-no dosador hp tem dois parafuso dourados em cima,um com o nipe para entrada do vacuo/pressão e o outro sem nipe e todos dois com uma mola entre a cabeça do parafuso e a base do dosador.o que tem a tomada de ar da pressurização regula o que??????e o outro sem a tomada de ar regula o pressão final ne,como funciona essa regulagem????
3-no dosador pequeno o simples eu sei que regula apenas a presão inicial no parafuso de cima e depois a pressão sobe de acordo com a pressão de turbo ne???ex:pressão inicial de 0.5bar e a de turbo 1.5bar.ae a pressão final de combutivel sera 0.5+1.5=2.0bar ta certo isso ne??
4-agora no hp na minha opinião e assim:ex:o kra roda com pressão inicial de 1.0bar de combustivel e de turbo roda com supondo 2.0bar ae ia totalizar 3.0bar final de combustivel ne ae no caso o kra não pressisaria de 3.0bar de pressão final de combustivel ae ele vai la e bambeia o parafuso de pressão final pro ar escapar e diminuir a pressão final to certo ou errado???
5-vi na super speed #51 um astra turbo-b,e ele ultiliza do dasador hpi(injeção)ae ele roda com pressão inicial 3.0bar de combustivel e final de 6.0bar mais ae pressão de turbo e de 2.0bar
ae contando com que o parafuso delta pressão final esteja todo fechado,somaria 3.0bar da pressão inicial de combustivel + 2.0bar de pressão de turbo.ex:3.0+2.0=5.0bar......então pelo que eu sei a pressão final de combustivel daria 5.0bar e la ta escrito 6.0bar de pressão final ae eu pergunto daonde vei 1.0bar de pressão para totalizar 6.0?????
ae galera essa foi grande
mais desde de ja obrigado a todos
espero resposta
obrigado
-
olha bixo …
nao sei te ajudar qnto ao hp/hpi ... mas o que sugiro pra vc eh que antes de virar mecanico se especialize. pense em fazer um bom curso de engenharia que vai te ajudar muito no aprimoramento do seu trabalho. virar piolho de oficina e meter a mao na graxa so com curso de senai eu acho besteira, diploma hoje eh essencial.
eu tava no caminho pra ser a 4a geracao da minha familia que trabalha com automobilistica (bisavo e avo na zf, meu pai tem oficina e eu fazia eng. mecanica). tenho a mesma paixao por carros que vc tem, mas no final das contas acaba sendo puro hobby pra mim em partes seu pai esta certo qnto a originalidade. preparar eh repensar varias coisas e envolve muita paciencia com acertos e erros e, sem querer te desanimar, nao espere graaaaandes granas com isso aqui no brasil.
eu ja passei por isso e te digo que com 15 anos vc ainda tem tempo pra fazer sua escolha. nao fique fechado a uma unica opcao, por enquanto se foque em estudar q nem um fela-da-puta, se vc pensar q esta cansado eh pq nao chegou nem em 1/10 do seu limite. com o estudo vc vai amadurecer melhor as suas ideias e ponderar se eh isso mesmo q vc quer pra vida
gde abraco
-
to com 16 e ja to de turbo .. sem pode pilota ,, só fuçano e acelerano na garage memo ..
-
ta igual eu quando entrei aki no pp. perguntas que não acabavam mais
é de onde brother ?
-
entao…
o hpi eh apenas um estrangulador de retorno.
vem um fluxo da bomba de combustivel e eh estrangulado por ele, fazendo assim aumentar a pressao na linha, entre ele e a bomba. coisa das mais simples.
primeiro imagine que o bico pulsa la um tempo x. nesse tempo o combustivel tem pra sair pelos furinhos do bico. mas quanto combustivel? bem... depende do tempo de abertura e da pressao da linha (ok?). se abrir o bico mais tempo sai mais combustivel. se aumentar a pressao da linha sai mais combustivel tb.
a ideia eh se manter a pressao relativa entre o combustivel tentando sair pelo bico x o ar vindo do coletor de admissao tentando entrar bico a dentro.
como voce mesmo ja disse, se a bomba trabalha com tres bar de pressao, sao tres bar de pressao x um vacuozinho de coletor (que faz o ar ser admitido). se voce coloca pressao goela abaixo do motor, voce vai ter uma condicao que nao tinha antes de maior pressao no coletor. vai diminuir a diferenca de forcas (eh uma queda de braco).
voce concorda que se tivesse tres bar de pressao de turbina nao iria sair combustivel nenhum quando o bico abrisse?
entao o que voce faz eh aumentar (na mesma proporcao) o que voce tem de pressao de turbina tambem de pressao de combustivel, para compensar a queda de braco.
entretanto, respondendo a sua pergunta, nem sempre esse acerto fica soh nessa diferenca de pressao. geralmente se manda um pouco (ou muito) mais pressao final (do que soh a diferenca).
isso depende da vazao dos bicos.
as vezes se coloca bicos retrabalhados com muita vazao, o que faz ser necessario trabalhar com uma pressao incial mais baixa do que a pressao de trabalho normal da injecao (senao afogaria o carro, pq o bico novo tem muito mais vazao do que o original) chegando a uma pressao final igual.. ai depende.
o importante eh o motor trabalhar com uma leitura de sonda certinha.
a injecao nao sabe a pressao da linha. ela eh feita pra pulsar um tempo certo. ponto final.
como a gente nao pode remapear a injecao tao facil (e, quando podemos, as vezes temos limitacao de pulso), utilizamos o hpi pra compensar isso, junto com os bicos retrabalhados.
bem.. a grosso modo eh isso.
estou com pressa.
mas qualquer duvida posta ai q o pessoal responde ou eu respondo amanha.
abraco
-
bem.. a grosso modo eh isso.
estou com pressa.
mas qualquer duvida posta ai q o pessoal responde ou eu respondo amanha.
abraco
amigo vwfan vlw pela resposta
mais tipo assim tou em duvida entre duas coisas
1-no dosador hp tem dois parafuso dourados em cima,um com o nipe para entrada do vacuo/pressão e o outro sem nipe e todos dois com uma mola entre a cabeça do parafuso e a base do dosador.o que tem a tomada de ar da pressurização regula o que??????e o outro sem a tomada de ar regula o pressão final ne,como funciona essa regulagem????
2-vi na super speed #51 um astra turbo-b,e ele ultiliza do dasador hpi(injeção)ae ele roda com pressão inicial 3.0bar de combustivel e final de 6.0bar mais ae pressão de turbo e de 2.0bar
ae contando com que o parafuso delta pressão final esteja todo fechado,somaria 3.0bar da pressão inicial de combustivel + 2.0bar de pressão de turbo.ex:3.0+2.0=5.0bar…...então pelo que eu sei a pressão final de combustivel daria 5.0bar e la ta escrito 6.0bar de pressão final ae eu pergunto daonde vei 1.0bar de pressão para totalizar 6.0?????
caso me ajude nessas duas duvidas que restão,ficarei muito agradecido
desde de ja obrigado
-
1-no dosador hp tem dois parafuso dourados em cima,um com o nipe para entrada do vacuo/pressão e o outro sem nipe e todos dois com uma mola entre a cabeça do parafuso e a base do dosador.o que tem a tomada de ar da pressurização regula o que??????e o outro sem a tomada de ar regula o pressão final ne,como funciona essa regulagem????
cara.. olha soh esse esquema (alias.. chama o catch tank de cash tank … kkkkkkk)
os parafusos sao os itens 1 e 2.
o item 3 eh a alimentação do hpi com a mangueira (vacuo/pressao positiva)
então:
parafuso 1. regula a pressão inicial (fica na parte mais alta do hpi)
uso: basicamente você vai regulara a lenta do carro ali… vá afrouxando ele (a pressao vai caindo) até a lenta ficar oscilando... ai engorde ele um pouco. (eu digo que ele um pouquinho gordo alem do que a lenta fica estavel eh o ideal...se deixar ele o mais magro possivel pra lenta estabilizar, o carro fica fraco).
parafuso 2. regula o delta (variacao).
uso: é aí que se regula a capacidade de o hpi multiplicar o que ele recebe de estimulo (via mangueira de vacuo/pressão ).
se voce notar, o que ele faz alí é simplesmente fechar um furinho ou abrir esse furinho.
e o que esse furinho faz?? esse furinho permite que o ar que vem (ou deixa de vir, se for vacuo) da mangueira vacuo/pressão seja jogado na atmosfera (ou puxe ar da atmosfera, se for vacuo), ao invés de influenciar na membrana que estrangula o retorno.
quanto mais voce fechar o furinho (apertando o parafuso), mais influencia do estimulo da mangueira vacuo/pressão a membrana que estrangula o retorno vai sofrer.
vamos a uma historinha de exemplo..
o joãozinho vai até o hpi e afroxa o parafuso 2 do hpi todo.
após feito isso ele vai lá e regula a lenta do carro (no parafuso 1) em 3 bar.
aí ele parte para a regulagem do parafuso 2 e aperta ele algumas voltas.
o que acontece com a pressão de combustivel inicial?
ela cai.
porque?
porque existe vacuo (gerado pelo fato de a borboleta estar fechada) que influencia no delta (multiplicador)
e o que vai acontecer quando vier pressao de turbina?
a pressao de combustivel vai subir mais do que subiria se o parafuso 2 estivesse mais afrouxado.
porque?
porque o delta está aumentado, vez q o furinho q descarta o ar da mangueira está mais fechado.
o que se verificou na pratica?
que agora as aceleradas (diminuindo o vacuo) e as entradas de turbina com pressao positiva tem maior influencia na pressao de combustivel.
o que joãozinho tem que fazer pra subir a pressao inicial de combustivel mantendo o delta que ele escolheu?
apertar o parafuso 1.
logo a coisa toda eh um jogo de idas e voltas aos parafusos 1 e 2 até chegar-se aonde se quer.
2-vi na super speed #51 um astra turbo-b,e ele ultiliza do dasador hpi(injeção)ae ele roda com pressão inicial 3.0bar de combustivel e final de 6.0bar mais ae pressão de turbo e de 2.0bar
ae contando com que o parafuso delta pressão final esteja todo fechado,somaria 3.0bar da pressão inicial de combustivel + 2.0bar de pressão de turbo.ex:3.0+2.0=5.0bar…...então pelo que eu sei a pressão final de combustivel daria 5.0bar e la ta escrito 6.0bar de pressão final ae eu pergunto daonde vei 1.0bar de pressão para totalizar 6.0?????
desde de ja obrigado
então… como eu falei, nao se trata de um regulador de pressão que vai até o que ele recebe de pressao de turbina, mas sim de um multiplicador da pressão de turbina (ou vacuo).
a pressão final de combustivel vai depender mto mais da bomba de combustivel usada do que do hpi em sí.
agora... isso de acerto eh mto do feeling... mais do que confiar em valor de sonda (sonda narrow eh um tiro no escuro..cada uma marca uma coisa...) confie nas velas do carro e no seu feeling de que o carro tah vindo legal. (o que eh um pouco arriscado. prefira a analise das velas sempre... hahahaha)
mas pra examinar as velas como manda o figurino eh um pouco arriscado...rs
pq teoricamente voce precisaria esticar o carro e depois desligar ele, freiar (com o freio todo bagunçado pq o motor tah desligado), parar o carro, tirar as velas e conferir.
os riscos são basicamente não parar o carro no espaço que se tem ou travar o volante qndo desligar a chave. rs
se for fazer, juizo, pelo amor de deus... kkkkkkkkkkkkkk
não vá inventar moda com alguem q nao tenha pericia e juizo q vai dar *****
cara.. voce entendeu?
ontem eu postei apos um dia de trabalho muito cansativo em sp.
hoje eu postei depois de viajar de volta pra brasília dessa viagem.
talvez eu tenha sido muito confuso.
se voce ainda estiver com dúvida posta aí a dúvida até ela desaparecer
ps. não leve a ferro e fogo o que sai nessas revistas não... pelo amor de deus tem mta besteira escrita nelas.. rs
use o forum que é bem mais confiavel... rs rs
tem umas figurinhas carimbadas aqui que dão dicas boas e seguras.
-
amigo sou de patrocinio-mg 150km/h de uberlandia-mg
e tu e de onde sampa??
so de campinas - sp ..
-
eu uso o caçulinha mesmoo .. simplão de regula .. mais aee esse hpi é muito melhor que o caçula é até porque o meu caçula deu pau , tenho que compra outro
-
só toma cuidado graxinha, muita coisa nas fichas técnicas potencia e variasbalelas nas revistas são ilusoes, a tempos eu nao compro revista, se vc engolir o preparados aqui garanto que vc aprende bastante e com muito mais qualidade no sistema de busca e muitacoisa teórica vc monta e na prática o resultado é outro e um carro sempre fica diferente do outro, eu aprendi alguma coisa quebrando o meu rssss do pior jeito pra um iniciante ta indo bem eu comprei 1 kit turbo sem saber nada de nada ai eu entrei no www.google.com.br e montei o meu kkkkkkkkkkk ai liguei e sai lixando toda a rua kkkk e depois fui colocando pressão até quebrar awuwahuah
-
cara.. olha soh esse esquema (alias.. chama o catch tank de cash tank … kkkkkkk)
os parafusos sao os itens 1, 2 e 3.
então:
uso: basicamente você vai regulara a lenta do carro ali… vá afrouxando ele (a pressao vai caindo) até a lenta ficar oscilando... ai engorde ele um pouco. (eu digo que ele um pouquinho gordo alem do que a lenta fica estavel eh o ideal...se deixar ele o mais magro possivel pra lenta estabilizar, o carro fica fraco).
parafuso 2. regula a pressao final.
uso:definir um acerto aonde o carro não de falta nem excesso (na verdade de um pouquinho de excesso) quando a turbina atingir sua pressao maxima de trabalho.
parafuso 3. regula o delta (variacao).
uso: é aí que se regula a capacidade de o hpi multiplicar o que ele recebe de estimulo (via mangueira de vacuo/pressão ).
se voce notar, o que ele faz alí é simplesmente fechar um furinho ou abrir esse furinho.
e o que esse furinho faz?? esse furinho permite que o ar que vem (ou deixa de vir, se for vacuo) da mangueira vacuo/pressão seja jogado na atmosfera (ou puxe ar da atmosfera, se for vacuo), ao invés de influenciar na membrana que estrangula o retorno.
quanto mais voce fechar o furinho (apertando o parafuso), mais influencia do estimulo da mangueira vacuo/pressão a membrana que estrangula o retorno vai sofrer.
o joãozinho vai até o hpi e afroxa o parafuso 3 do hpi todo.
aí ele parte para a regulagem do parafuso 3 e aperta ele algumas voltas.
ela cai.
porque?
porque existe vacuo (gerado pelo fato de a borboleta estar fechada) que influencia no delta (multiplicador)
a pressao de combustivel vai subir mais do que subiria se o parafuso 2 estivesse mais afrouxado.
porque?
porque o delta está aumentado, vez q o furinho q descarta o ar da mangueira está mais fechado.
que agora as aceleradas (diminuindo o vacuo) e as entradas de turbina com pressao positiva tem maior influencia na pressao de combustivel.
o que joãozinho tem que fazer pra subir a pressao inicial de combustivel mantendo o delta que ele escolheu?
apertar o parafuso 1.
logo a coisa toda eh um jogo de idas e voltas aos parafusos 1, 2 e 3 até chegar-se aonde se quer.
desde de ja obrigado
então… como eu falei, nao se trata de um regulador de pressão que vai até o que ele recebe de pressao de turbina, mas sim de um multiplicador da pressão de turbina (ou vacuo).
a pressão final de combustivel vai depender mto mais da bomba de combustivel usada do que do hpi em sí.
agora... isso de acerto eh mto do feeling... mais do que confiar em valor de sonda (sonda narrow eh um tiro no escuro..cada uma marca uma coisa...) confie nas velas do carro e no seu feeling de que o carro tah vindo legal. (o que eh um pouco arriscado. prefira a analise das velas sempre... hahahaha)
pq teoricamente voce precisaria esticar o carro e depois desligar ele, freiar (com o freio todo bagunçado pq o motor tah desligado), parar o carro, tirar as velas e conferir.
os riscos são basicamente não parar o carro no espaço que se tem ou travar o volante qndo desligar a chave. rs
cara.. voce entendeu?
ps. não leve a ferro e fogo o que sai nessas revistas não... pelo amor de deus tem mta besteira escrita nelas.. rs
-
-
só toma cuidado graxinha, muita coisa nas fichas técnicas potencia e variasbalelas nas revistas são ilusoes, a tempos eu nao compro revista, se vc engolir o preparados aqui garanto que vc aprende bastante e com muito mais qualidade no sistema de busca e muitacoisa teórica vc monta e na prática o resultado é outro e um carro sempre fica diferente do outro, eu aprendi alguma coisa quebrando o meu rssss do pior jeito pra um iniciante ta indo bem eu comprei 1 kit turbo sem saber nada de nada ai eu entrei no www.google.com.br e montei o meu kkkkkkkkkkk ai liguei e sai lixando toda a rua kkkk e depois fui colocando pressão até quebrar awuwahuah
vlw ae e tbm acho vo me dedicar mais ao forum,,e tbm acho que na ficha tecnica tbm exixtem muitas erratas
mais vlw ae pela dica
obrigado
-
os parafusos sao os itens 1, 2 e 3.
então:
parafuso 2. regula a pressao final.
uso:definir um acerto aonde o carro não de falta nem excesso (na verdade de um pouquinho de excesso) quando a turbina atingir sua pressao maxima de trabalho.
parafuso 3. regula o delta (variacao).
o joãozinho vai até o hpi e afroxa o parafuso 3 do hpi todo.
aí ele parte para a regulagem do parafuso 3 e aperta ele algumas voltas.
ela cai.
porque?
porque?
apertar o parafuso 1.
logo a coisa toda eh um jogo de idas e voltas aos parafusos 1, 2 e 3 até chegar-se aonde se quer.
então... como eu falei, nao se trata de um regulador de pressão que vai até o que ele recebe de pressao de turbina, mas sim de um multiplicador da pressão de turbina (ou vacuo).
cara.. voce entendeu?
vlw vwfan
deu pra entender muito bem
vlw msm
mais so mais 2 pergunta ja que tu me deu atenção
1-tipo assim qual vantage que um hp ou hpi aprensenta em relação a um dosador pequeno,sem delta
2-ex:pressão inicial de combustivel do carro e 3.0bar e a final e de 6.0bar sendo que a de turbo e de 2.0bar ae falta 1.0bar para enterar 6.0bar de combustivel o delta do dosador hpi e capaz de fazer surgir esse 1.0bar
desde de ja vlw
e muito obrigado msm
vlw
abç desculpa por tantas perguntas