Ajuda com corsa 1.8 flexp
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olá amigos. um amigo meu ( mecânico da honda ) está apanhando um pouco no seu corsinha e eu resolvi postar aqui pra ver se a gente consegue dar alguma luz pra ele.
é um corsa 1.8 flexpower com 50 mil km, motor stock.
estava péssimo pra pegar de manhã, a partida a frio não funcionava.
andava só no álcool e migrou para a gasolina de uma vez só.
qdo pegou, não dava lenta e a aceleração tinha buracos.
passamos o aparelho e sonda estava travada em mistura pobre, foi trocada.
bicos testados e antes disso, enxarcavam as velas.
compressão ok.
trocou velas ( estavam carbonizadas ), limpeza de tbi, combustível ( gasolina boa ) e deu um reset nos parâmetros de injeção.
atualmente o carro oscila na lenta, parece que vai morrer e se acerta sozinho… e vai repetindo isso. ainda acende a luz da injeção e dá como avaria a sonda.
um detalhe. o alternador carrega de 13,5 a 13,8v, foi passado limpa contato em todos os soquetes.
hoje no final da tarde, o carro parou de virar a partida, bateria está ok, parece que não vai corrente pro motor de arranque... colocamos uma bateria extra e ligamos os cabos direto no arranque e pegou de boa... mas isso deve ser outra coisa que ainda temos que solucionar.
enfim, quem puder ajudar, agradecemos muito.
abraços a todos
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verificar a pressão e vazão da linha seria uma boa…pode ser que a bomba esteja com problemas...
faremos isso amanhã.
qual a pressão de trabalho sugerida ?
outro detalhe, também trocamos o sensor de temperatura, limpamos o sensor de ar no coletor, atuador de marcha lenta, filtro de ar está ok e o acelerador é por cabo ( não sei se a gm tem acel. eletrônico )
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dá uma olhada na pressão sim. creio que o esperado, por ser flex, seja 3,8 bar.
já aproveita e troca o filtro de combustível, é algo barato.
se a pressão do comb estiver baixa, comece por revisar a mangueira do regulador de pressão pro coletor de admissão.
troque o filtro de comb.
remova a bomba e dê uma boa limpada. se possível, troque também a peneira plástica que atua como pré-filtro da bomba.
verifique a pressão de novo.
ele indica mistura rica…. hmmm... entrada de ar falsa faz sentido, principalmente se ele fica corrigindo a ml.... procure por trincas no coletor de admissão.
aplique wd40 nas beradas do coletor de adm com o cabeçote... se o giro variar em algum lugar, você já achou a entrada. aplique em todas as conexões entre o cabeçote e a borboleta de aceleração.
desculpa pelo texto longo, é que seria por aí qu eu começaria.
abs, e boa sorte.
rix
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cara, já vi mais de 10 casos iguais aqui na oficina
acontece que as ecu s flex não sei pro qual motivo, não alteram o parâmetro do combu´stível através dos scanner multimarcas, tipo o kaptor que é o que tem aqui
o problema desse corsa é que a ecu tá programada pro alcool e ele tá com gasolina, com isso afoga o motor
o que fazemos aqui: pegamos uma década resistiva e colocamos na bóia de combustível. colocamos a resistência de tanque vazio. ligamos o carro até esquentar. desliga e colcoa a resistência de tanque cheio… liga o carro e deicha esquentar. depois liga a boia de novo e deicha o carro funcionar na lenta sem acelerar nada até ligar a ventoinha umas 2 vezes
com isso já vai notar que a sonda vai voltar a trabalhar normal e vai sumir o cheiro de ovo podre do catalisador saturado por mistura rica
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pior que não… é um saco programar o combustível nessas centrais multec... parecem que ficam teimando com a gente heheheheheheh
mas essa técnica da bóia é batata... se não resolver pode trocar o módulo
a fábrica diz que 20 km ajusta a central, mas é pura mentira... a oficina tá bem movimentada só em função das centrais dos carros flex dando problema na troca de combustível
a que menos tme encomodado é a linha fiat... agora gm e vw tá complicadinho
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estranho isso. costumo meter gasolina no tanque do carro da empresa lá quando vou pra sp, pra nao ter q reabastecer no caminho ( normalmente precisa pq o velocimetro teimar em nao baixar de 130 kkk ) mas nunca deu problema. fica diferente ( muda avanço tudo né ). também encho o tanque e já saio arregando na estrada rs
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cara desculpe invadir o topico ..
tbem tenho um corsa 1.8flex 2005 e acontece que ele tem buracos em aceleraçoes rapidas isso com motor quente.
ja conferi bomba ,filtro, bicos,tps e nada ,pois ele sai dando socos andando no alcool e buracos em aceleraçoes rapidas ..se coloco um pouco de gasolina para esse efeito…
pois to de saco cheio disso ja e nao axo o defeito .
se alguem puder ajudar ..
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pior que não… é um saco programar o combustível nessas centrais multec... parecem que ficam teimando com a gente heheheheheheh
mas essa técnica da bóia é batata... se não resolver pode trocar o módulo
a fábrica diz que 20 km ajusta a central, mas é pura mentira... a oficina tá bem movimentada só em função das centrais dos carros flex dando problema na troca de combustível
a que menos tme encomodado é a linha fiat... agora gm e vw tá complicadinho
o que vc me diz da ecu da ford ?
tenho um fiesta flex, o primeiro tanque dele foi gasolina (cheio), depois, com menos de 1/4 parti pro alcool direto (sem problema nenhum), rodei meses no alcool direto e experimentei um tanque inteiro na gasolina e depois voltei pro alcool novamente.
nunca deu nenhuma alteracao.
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o problema é andar pouco depois de abastecer, principalmente se vc abastece com o motor ainda frio, qdo as informações da sonda ainda não são confiáveis e a estratégia impede de mudar o combustivel.
num adianta deixar desligado porque a informação é gravada numa memoria flash …
as piores são realmente delphi e marelli (e isso que marelli que desenvolveu o sistema flex via software uahuaahu)...delphi por ser simples ao extremo e marelli por ser coisa de italiano ... ou seja muito complicado e cheio de voltas... bem diferente de bosch e siemens por exemplo...
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ford não tem aparecido muito com este defeito não… semana passada teve um fiesta 2009 com essa pane, mas não teve mais nenhum... agora corsa vhc e gol power é mato com problema de combustível
o ideal é não ficar trocando toda hora de combustível... se o motor tiver todo ok ele funciona redondinho no alcool