Turbo no motor 4.1 opala
-
olá amigos sabem de algum kit turbo para esse motor 4.1 que seja bom?, pq sempre ouço falar que muitas peças vc tem de comprar por fora para ter qualidade.
a taxa de compressão ainda não sei qual usar, mas pelo que andei pesquisando por aqui, será por volta de 8,0:1 ou até menos, alguem pode opinar?
uso diferencial 3.54 do opala 4 cilindros, mas minha caixa são 5 marchas, vale a pena uma 3,08 ou posso manter ela mesma?
o comando de valvulas deixarei o original hidraulico msm, ou de silverado 4.1, que tenho aqui…seria melhor colocar tuchos mecanicos?
rotação máxima seria por volta de 5500rpm, queria uma potencia entre 250/280cv
a carburação será uma 3e, original dele, preciso de econostato, sobre cuba ou algo do genero?
qual turbina vcs recomendam??, gostaria da menor possivel por conta do espaço do cofre do motor (esqueci de comentar, o carro é uma marajó)
posso adaptar o coletor de escape original para colocar a turbina mais á frente do motor?, possuia um coletor original da larus, monofluxo, mas encostava no para-lama interno, por isso vendi.
o coletor deve ser mono ou bi?
o carro é de rua, já retirei o hidrovacuo e mudei de lugar o alternador visando mais espaço para o kit....
o carro pesa 1070kg, rodas aro 15 com pneu 195/65 15
podem me ajudar?
obrigado
-
bom, pra começar o correto seria fazer um coletor de canos proprio para o carro, pq eh quase certeza q não vai achar um pronto que caiba no seu carro….
o resto eh normal.
mas eu não teria coragem de fazer isso q vc ta fazendo... motor mt forte pro carro, e ainda com freios diretos acho loucura demais...
-
realmente isso aí vai ser insano…
ja andei num 6cil 250s turbo e com 1kg de pressao esse motor ja consegue fazer um opalao fritar pneu em 4ª marcha... qto ao coletor, um amigo dono desse opala turbo comentou que só existe pulsativo, no seu caso talvez tenha q fazer como o sushi indicou...
e como esse motor tem bastante torque em baixa e admite muita mistura eu iria de turbina grande, até porque se colocar turbina pequena só vai fritar pneu...
o carburador que é pequeno, até dá conta do recado, mas pra fica bom mesmo pedia uma weberzinha 40 ou maior... apesar de que numa marajó vai ficar uma cadeira elétrica tensa...
-
a taxa de compressão ainda não sei qual usar, mas pelo que andei pesquisando por aqui, será por volta de 8,0:1 ou até menos, alguem pode opinar?
o mano usava 1,2bar na puma dele com miolo original a alcool pras provas de arrancada…mesmo sendo carro de uso diário (ele ia pra fei todo dia) tirava 3º ou 4º lugr sempre que ia participar... isso a uns 10 anos atrás...
se for carro de rua, eu num mexeria em taxa naum..mesmo que fosse 10:1 (c10 alcool)
uso diferencial 3.54 do opala 4 cilindros, mas minha caixa são 5 marchas, vale a pena uma 3,08 ou posso manter ela mesma?
vai moer… tem que ser um dana 30 no minimo... caixa a mesma coisa... conselho é trocar de marchas pianinho (sem trancos) e aceleradr gradual na trocas... com o torque que ele gera num tem problema naum...
eu tbm tive uma puma amv com 1bar usava cambio de stock car de 5 marchas e aguentou bem... diferencial, quebrou no dia seguinte que vendi o carro.
o comando de valvulas deixarei o original hidraulico msm, ou de silverado 4.1, que tenho aqui…seria melhor colocar tuchos mecanicos?
silverado num difere muito do comando que o 4.1s usa…. se for pra trocar usa do omega que é bem mais graduado... e como num vai suar bomba mecânica num tem problema o acionador ser diferente nesse comando.
a carburação será uma 3e, original dele, preciso de econostato, sobre cuba ou algo do genero?
é pouco… eu tinha na minha, secava cuba direto, aguda vivia dando problema... meu conselho é partir pra uma webber 40 ou 44 com coletor aquecido... so nisso vc ja ganha uns 30cv mole mole... foi a responsável por eu ter trocado o motor por um de silverado com injeção depois (com comando de omega)
qual turbina vcs recomendam??, gostaria da menor possivel por conta do espaço do cofre do motor (esqueci de comentar, o carro é uma marajó)
vai ser guerra fazer caber… além do mais chevette com motor destes aspro ja precisa fazer barras inferiores no carro todo... um ex mecanico do meu irmão tinha um chepala...só começou a andar meio reto depois que fez um miniquadro em barra embaixo ... e mesmo assim num tracionava nada e fazia menos curvas ainda...
posso adaptar o coletor de escape original para colocar a turbina mais á frente do motor?, possuia um coletor original da larus, monofluxo, mas encostava no para-lama interno, por isso vendi.
o carro é de rua, já retirei o hidrovacuo e mudei de lugar o alternador visando mais espaço para o kit….
sinceramente acho que vc vai ter do de cabeça pacas com isso… um 4.1 alcool com comando 272 e uma webber 40 ja tira uns 230cv e num tem nenhum dos problemas de instalação... além do mais 6 caneco aspro é lindo de se ver
-
o mano usava 1,2bar na puma dele com miolo original a alcool pras provas de arrancada…mesmo sendo carro de uso diário (ele ia pra fei todo dia) tirava 3º ou 4º lugr sempre que ia participar... isso a uns 10 anos atrás...
se for carro de rua, eu num mexeria em taxa naum..mesmo que fosse 10:1 (c10 alcool)
vai moer... tem que ser um dana 30 no minimo... caixa a mesma coisa... conselho é trocar de marchas pianinho (sem trancos) e aceleradr gradual na trocas... com o torque que ele gera num tem problema naum...
eu tbm tive uma puma amv com 1bar usava cambio de stock car de 5 marchas e aguentou bem... diferencial, quebrou no dia seguinte que vendi o carro.
silverado num difere muito do comando que o 4.1s usa.... se for pra trocar usa do omega que é bem mais graduado... e como num vai suar bomba mecânica num tem problema o acionador ser diferente nesse comando.
é pouco... eu tinha na minha, secava cuba direto, aguda vivia dando problema... meu conselho é partir pra uma webber 40 ou 44 com coletor aquecido... so nisso vc ja ganha uns 30cv mole mole... foi a responsável por eu ter trocado o motor por um de silverado com injeção depois (com comando de omega)
vai ser guerra fazer caber... além do mais chevette com motor destes aspro ja precisa fazer barras inferiores no carro todo... um ex mecanico do meu irmão tinha um chepala...só começou a andar meio reto depois que fez um miniquadro em barra embaixo ... e mesmo assim num tracionava nada e fazia menos curvas ainda...
sinceramente acho que vc vai ter do de cabeça pacas com isso... um 4.1 alcool com comando 272 e uma webber 40 ja tira uns 230cv e num tem nenhum dos problemas de instalação... além do mais 6 caneco aspro é lindo de se ver
cuidado com coletores turbo prontos, os vendidos pela spa são uma droga,não baixa pressão de maniera nenhuma… ao menos isso acontecia no meu omega 4.1 acredito que acontença no coletor do opala também.... eu aconselho a fazer um coletor bom de cano....
cara, com 0.5 vc já terá 250 cavalos para mais...
se quiser até 250 eu ia de aspro. se quer coisa para cima turbo é melhor opção, mas cuidado, com coletores prontos, pois baixar pressão de turbo é uma briga....
-
galera muito obrigado pelo apoio , mas deixa eu esclarecer alguns pontos rs….
tenho essa marajó coisa de 12 anos, ela sempre foi aspirada, e ainda hj é 4.4...já tive de tudo nela, weber, holley bijet500, 3e, h34, 446, tripla de solex simples, de tudo mesmo , o comando sempre foi um isky 256h, fraquinho pacas, mas exelente , sempre acelerei no talo e o bixo ia retinho sem problema, acho que em parte isso se deve a ser uma marajó, com bem mais peso que um chevette, aliás chevette aqui os que vi realmente eram horriveis
viajei muito com ela, mais de 2 mil km por viagem sem problemas, e ainda conseguia fazer incriveis 12km/l na gasolina, 3e e com o ar ligado rsrsrs..., isso com dif. 3,08.
o que acontece hj é que nada disso me pertence mais rs...realmente ainda prefiro aspirado, mas além de achar que o custo é mais caro, não tenho espaço bom pra um 6x2 descente, mas se alguem me disser que consigo uns 230 cv com o coletor original ai dá pra se pensar hehehe...
tava fazendo as contas aqui...com +- 2000 reais, teria comando, cabeçote e tentar fazer um 6x2....com esses mesmos 2000 reais, não seria mais interessante o turbo?
e pra diminuir o torque um pouco e ganhar algum giro, ainda tenho um virabrequim do motor 3.8 aqui, se acharem boa idéia...
hj possuo uma holley bijet de 280cfm, com coletor argentino gm, muito bem feito, melhor até que o da engine...
mais uma vez obrigado pela ajuda de todos
abraços
-
certamente , eu quero ve muuuitos viideos desse carro turbo. algum opalero ae pra fala que turbina por no 4.1 soprado aki é boa sorte sérgiãoo.
-
olá amigos sabem de algum kit turbo para esse motor 4.1 que seja bom?, pq sempre ouço falar que muitas peças vc tem de comprar por fora para ter qualidade.
o carro é de rua, já retirei o hidrovacuo e mudei de lugar o alternador visando mais espaço para o kit....
podem me ajudar?
obrigado
boa noite sergio cara diferencial aconselho 3:07,1 do 92,com freios a disco traseiros.amortecedores recalibrados ou turbogás e verificação das barras panhard,que se não tiverem no lugar recomendo sua instalação.recomendo recolocação do hidrovácuo.taxa está legal para rodar no álcool.3e dá conta sim,desde que bem acertado e que não seja muita a pressão utilizada.turbina,uma super 70 vai legal,ou alguma outra com eixo to4.tuchos hidraulicos,não vejo necessidade de alterar para mecânico.a não ser que for usar um comando com perfil que exija tais tuchos.em matéria de carburação tem muitas opções.o 3e,weber 40 ou até mesmo um carburador quadrijet holley 560 cfm ou a 600,em companhia de um coletor clifford ou engine.o problema desses 2 últimos é trabalhar no álcool,pois teria que dar um banho especial para que o álcool não férre com o bura,antes de usar álcool.já ví gente usando weber sem banhar para uso do álcool,mas…. no demais estamos ai,qualquer dúvidas dá um tok,ok?forte abraço
-
no seu caso realmente eu iria de aspro.
mas falar que 4.1 turbo nao vira e sacanagem.
afinal de contas, um desses bem feito vira, vira vc do avesso de tao brutal que e.
-
em comparacao ao 4.1 do omega é um super motor, andei pouco na minha viatura turbo (1.6 t), mas outro dia vi um omega com algum trabalho roncando forte e vou te falar, eu acho q mesmo de turbo me daria trabalho pra acompanhar o omega roncador, sem contar q o andar dele aspro é lindo ele abaixa e vem alizando o asfalto, diferente do turbo muito violento q como no meu caso tende a passarinhar em alta (so testei o meu até final de 3°)
-
putz entro um chepala turbo la na oficina esses dias, ele vai trocar a 3e por uma w40… ta usando um turbo super 70 com caixa quente enorme, e coletor de canos feito no tico aqui em cps...
cambio 5 marchas e diferencial original de chevette, o carro não tem chão em nenhuma marcha... com a 3e, falaram q tinha um pouco de chão, mas com a weber, ficou mt bruto
-
amigos, a pressão que eu usaria realmente seria muito baixa..coisa de 0,6 ou 0,8…nessa pergunto à vcs, vale nesse caso o turbo, ou o aspro seria mais aproveitável?, isso claro, contando que o escape do aspirado seria o coletor original, com cano de 2,25 de diametro até o diferencial.
minha meta é realmente coisa de 270cv no turbo, mas claro, me contentaria com coisa de 230/240cv, tanto aspirado quanto turbo.
buddy guy, valeu pelos conselhos de segurança, realmente tenho de rever esse lado..., quadrijet pra mim tb não rola, já tive coletor offenhauser e clifford pra esses holleys e simplesmente não encaixam no cabeçote por causa do aperto que tenho no 6 cilindro em relação à parede de fogo...nem cortando dá, pois teria de modificar muito.
galera vcs estão me ajudando um bocado , valleu mesmo
abraços
-
como da parte técnica não manjo vai uma solução mais radical, um v6 de blazer. é um motor mais leve e menor e não é difícil a adaptação.
eu mesmo já postei esse link: http://autoentusiastas.blogspot.com/2009/0…-estragada.html
-
amigos, a pressão que eu usaria realmente seria muito baixa..coisa de 0,6 ou 0,8…nessa pergunto à vcs, vale nesse caso o turbo, ou o aspro seria mais aproveitável?, isso claro, contando que o escape do aspirado seria o coletor original, com cano de 2,25 de diametro até o diferencial.
minha meta é realmente coisa de 270cv no turbo, mas claro, me contentaria com coisa de 230/240cv, tanto aspirado quanto turbo.
buddy guy, valeu pelos conselhos de segurança, realmente tenho de rever esse lado..., quadrijet pra mim tb não rola, já tive coletor offenhauser e clifford pra esses holleys e simplesmente não encaixam no cabeçote por causa do aperto que tenho no 6 cilindro em relação à parede de fogo...nem cortando dá, pois teria de modificar muito.
galera vcs estão me ajudando um bocado , valleu mesmo
abraços
cara este motor turbo fica ignorante. com 0.6 já terá próximo de 300hp com torque cavalar desde baixas rpms.
eu usava um coletor da spa (não recomendo por causa do problema de não baixar pressão de turbo) e uma super 70 (.84) da master power. isso no 4.1 no omega e turbina pega em 2500 rpm e socava até os 6 mil rpm
-
joel-rs, esse motor realmente é menor, mas só coisa de 15/20kg mais leve, se meu carro não fosse cortado á pra esse motor 4.1, com certeza partiria pra ele, existe muita opção de veneno pra ele
zé chedid, será que consigo então 270/280cv com uma 3e e 0.6 de pressão? ainda tenho a opção do virabrequim 3.8 pra diminuir o torque quebrador de caixas rs….
me diz o que é isso do coletor não baixar a pressão de turbo ?, tem um amigo aqui que é bom torneiro, vou ver com ele quanto ficaria pra fazer um coletor de tubos pra turbo...., melhor mono ou pulsativo?
abraços
-
eu vi apenas vi um opala na oficina com uma mp .66 foi que foi mas tinha cabeçote também dava até medo e andava de webber mas nao sei se era 40 ou 44 sei lá
-
o meu mecanico tem um opala brutal lá
da pra conseguir uns 250cv aspro com comando, tuchos mec, weberzinha, e um dimencionado, ja que vai fazer um pra turbo pq nao um pra aspro?
caso turbine recomendaria uma .70.106 pulsativa com coletro pulsativo com o motor do geito que esta com o 3e
o do meu mecanico é injetado com ft e anda com 0,7/0,8k turbina .70.84 pulsativa comando turbo e passa bem dos 350cv
posta umas fotos da marajo pra nos, ela deve ser seu chodo
-
joel-rs, esse motor realmente é menor, mas só coisa de 15/20kg mais leve, se meu carro não fosse cortado á pra esse motor 4.1, com certeza partiria pra ele, existe muita opção de veneno pra ele
zé chedid, será que consigo então 270/280cv com uma 3e e 0.6 de pressão? ainda tenho a opção do virabrequim 3.8 pra diminuir o torque quebrador de caixas rs….
me diz o que é isso do coletor não baixar a pressão de turbo ?, tem um amigo aqui que é bom torneiro, vou ver com ele quanto ficaria pra fazer um coletor de tubos pra turbo...., melhor mono ou pulsativo?
abraços
cara, quanto a 3e num tenho conhecimento.
quanto ao coletor vou te dizer o motivo. o que eus usava era pulsativo da spa (pelo que sei todos são iguais independente de marca), porém a válvula de alívio sé é conectada em 3 cilindros, alivinando só a pressão dos 3, os demais 3 clindros ficam sempre jugando a saída do escape na turbina. desta forma eu nunca consegui baixar de 2k de pressão com uma super 70. 0.84 (ao meu ver turbina ideal.
ai mandamos num torneiro alterar o coletor, abrir uma saída para os outros 3 cilindros. abrimos e puxamos um cano e fizemos uma junção com o alívio dos demais clindros. tivemos o cuidado de manter pulsativo, fizemos um esquema que depois te explico se precisar.
contudo mesmo assim vinha 1k4 de pressão. trocamos a valvula de alívio por maior e nada de baixar a pressão de 1k4. liguei para os p#@@##@#@ da spa e eles faram que era tava tudo certo, (alias bando de sem vergonhas eles) mas todas as pessoas que eu sei que usaram este coletor em omega tiveram o mesmo problema.
uma saída seria usar uma valvula pop-off (acho que é esta) que ai vc abaixa a presão também na pressurização, mas dizem que esta valvula varia as vezes e que pode foder a turbina, realmente não acredito que ofa principalmente se usar a de alívio junto com pop-off (ñão sei se é nome certo, mas é valvula que baiuxa pressão na pressurização).
sei lá, no seu lugar mandava fazer um coletor bom de cano e bem feito nem se ferrava com isso.
turbo a coisa é cavalar. cambio no seu lugar dá até pena. apensar que isso vai depender como seu carro vai tracionar.
no omega como traciona muito, quebrava direto com 380 cavalos, mas ai é 4.1.
-
então o esquema pra mim seria fazer um coletor mono certo?, iria ser mais simples e tambem diminuiria o torque em baixa?
aliás, se o motor do opala já possui tanto torque, pq que todo mundo usa o pulsativo?
abraços