-
tava reparando no coletor de escape de alguns motores e me pergunto: pq o 4x1 de ap, praticamente todos, é tão longo? que giro são sintonizados?
estou vendo pra comprar um pro meu gol e comecei observar de motores reconhecidamente eficientes. b16 e k20 honda. o b16 usa um coletor parecido com ap, saida de ferro fundido 4x2x1, já o k20 usa um 4x1 de cano mesmo. dá uma olhada nele:
-
tava pesquisando mais um pouco… pqp honda humilha...
com coletor de ferro fundido 4x2x1 olha oque o motorzinho faz:
displacement: 1,595 cc (97.3 cu in)
compression: 10.8:1
bore: 81 mm (3.2 in)
stroke: 77.4 mm
rod/stroke ratio: 1.84:1
rod length: 142.42 mm (5.607 in)
power: 136 kw (185 ps; 182 bhp) @ 8200 rpm & 16.3kgm @ 7500 rpm
redline: 8400 rpm
rev-limit: 9000 rpm
transmission: s4c with lsd
vtec engagement @ 6200 rpm
-
fabinho: pouco curso, alto giro, comandos altos , cabeçote 16v de alto fluxo, parte de baixo bem feitinha ja de fábrica = alta potência mesmo.
-
oi carol… pode crer... honda vtec rules...
entao... mas tipo prum motor de 7500 rpm não se aproveitaria melhor um coletor de primarios curtinhos, tipo o k20/si?
-
bom. estive analizando a bengala original do motor ( que fica depois do coletor ) e tou vendo que é mto bem acabada a peça, além de ser de aco inox. to pensado em fazer apenas o coletor, num estilo parecido com o do si, em aço inox, saindo do cabeçote e terminando na flange da bengala original, unindo os cilindros primos, mantendo assim o 4x2x1 e ficando com metade do escape de inox quase. que acham?
-
skyper nao sei voce ja viu, mas no melhores topicos tem um topico falando a respeito da construcao dos 4x2x1
e um pouco dificil de entender, mas eh muito interessante.
-
tava reparando no coletor de escape de alguns motores e me pergunto: pq o 4x1 de ap, praticamente todos, é tão longo? que giro são sintonizados?
estou vendo pra comprar um pro meu gol e comecei observar de motores reconhecidamente eficientes. b16 e k20 honda. o b16 usa um coletor parecido com ap, saida de ferro fundido 4x2x1, já o k20 usa um 4x1 de cano mesmo. dá uma olhada nele:
só uma correção, essa foto deve ser de um coletor aftermarket do k20 (pelo menos do si), pois o si utiliza um 4x2x1 de ferro fundido, parecido com o do civic vti