Motor taurozzi .
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ultimamente tenho pesquisado sobre máquinas térmicas alternativas e encontrei esse curioso invento do engenheiro argentino eduardo taurozzi .
trata-se de um motor com clindros toroidais , ou seja , curvilíneos , o que possibilita que um mecanismo de guia oriente a trajetória do pistão durante os movimentos ascendentes e descentes . essa versão que postarei o vídeo abaixo é bem parecida com um motor convencional , salvo o formato dos cilindros . porém o conceito pode ser aplicado a motores rotativos .
e qual a vantagem desse sistema é muito simples , como a trajetória do pistão é orientada pelo mecanismo de guia , esse é um motor de pistão livre . ou seja , dispensa anéis e não há atrito em relação as paredes do cilindro . o que causa grande perda de eficiencia em motores otto e diesel .
nessa disposição há uma certa semelhança com os motores de ciclo stirling na configuração gama , porque a fixação das bielas no virabrequim é no mesmo ponto sendo a defasagem de funcionamento entre os pistões ditada pelo ângulo de disposição entre os mesmos . além é claro da semelhança por ser um sistema de pistão livre .
lembrando que já foram montados protótipos práticos desde bastante tempo .
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http://www.youtube.com/watch?v=pcpedjx-dro</center>
motor montado do zero segundo esse princípio de funcionamento .
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motor montado do zero segundo esse princípio de funcionamento .
porque não sau anésó como fica vedação da camara de compressão e da parte de lubrificação?
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porque não sau anésó como fica vedação da camara de compressão e da parte de lubrificação?
não tem anéis e nem saia porque o pistão tem um guia pendular . como não há atrito , não existe ovalização .
a vedação é feita pela própria disposição do pistão com a parede do cilindro . claro que não é perfeita , mas até aí , as atuais também não são . imagino que ele tenha usado materiais com menor coeficiente de dilatação e a própria ausencia de atrito ajuda nisso .
a vedação parece ser eficiente , uma vez que esse mesmo engneheiro tem uma firma de compressores na argentina que usam o mesmo princípio .
lubrificação nas paredes do clindro não existe , porque o pistão é livre .
sobre specs , não tenho nao .
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não da pra produzir muita potencia. o sentido da carga na biela faz com que a mesma não suporte a mesma potencia que uma biela que sofre carga axial , compressão, suporta.
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pode chamar de biela mesmo que é isso que ela é .
agora devemos nos lembrar que o que vale para o motor axial não vale , pelo menos integralmente , para esse . a trajetória das forças é diferente .
se é possível produzir bielas resistentes o suficiente para suportar as forças combinadas de expansão , compressão e atrito dos pistões , porque o mesmo não vale para esse modelo é nada impede que haja uma zona de torção suficientemente resistente para suportar os braços de força que atuarão , sobretudo , no centro da biela .
a paz .
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interessante…
tenho minhas duvidas qto a vedação da camara de compressao... mas qual a grande vantagem desse motor, como ficaria o giro, potencia e consumo?
os wankel comparados com os ciclo otto sao giradores, mas tambem se desgastam rapidamente e bebem muito bem...
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muito iteressante, não conhecia esse tipo de motor.
um colega começou a montar um stirling em casa.
éder, legal essa foto do felix wankel.
eu também não . o mundo é muito grande e muita gente tem boas idéias . muito mais há , entre o céu e a terra , que os formatos que conhecemos .
o motor stirling é uma das maiores invenções da humanidade , junto com a privada e o papel higienico . e existe antes que qualquer motor a combustão interna . em países sérios como a suécia e a noruega ele é amplamente utilizado , inclusive para a propulsão de submarinos . qualquer fonte térmica pode ser aproveitada para gerar movimento , fazendas na alemanha e holanda o usam para gerar energia elétrica , movimentar moinhos e bombear água a partir do sol . o fato de não ser usado amplamente em aplicações industriais , ainda que auxiliares , aproveitando energia térmica que é literalmente jogada no lixo , mostram claramente como a humanidade é formada pelo substrato rejeitado da pastosidade da merda .
quanto ao camarada aí , ele alega que por não haver óleo entre as paredes do cilindro , a poluição é menor . e faz sentido porque todo motor , por melhor que seja sua tecnologia de vedação , precisa consumir uma certa quantidade de óleo . e todo motor , por melhor que seja sua vedação por anéis , tem indice de contaminação do óleo por combustível .
vamos ver se alguma montadora vai comprar a idéia do tiozinho .
es lebe der wankelmotor …
a paz .
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interessantíssimo , mincato .
de certa forma (ao contrário) , se assemelha ao motor-compressor pescara e o sistema de transmissão rômbica alternativa ao sistema biela-manivela .
aguardo ansioso por ver o protótipo prático construído .
a paz .
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pode ser q funcione, mas tem bastante coisa ali pra fazer perder eficiencia…
a vedação nem eh o problema, carrinhos rc não usam aneis e tem boa vedação, mas precisa de um lubrificante, e esse do esquema tb vai precisar, não adianta ele falar q não usa pq usa, não tem como.
esse motor vai ter q empurrar tudo q um otto empurra, e ainda vai ter q movimentar esse guia. sei não...
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adriano , segundo o que eu andei consultando o camarada bolou um esquema para circulação de óleo lubrificante (refrigerante) no interior do pistão .
a paz .
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hum, ai sim, pq não tem como, sempre vai haver algum atrito, e se não tiver um lubrificante, o desgaste e o calor vai nas alturas….
uma coisa q eu estava imaginando, eh que esse motor deve gerar bastante torque... o caminho que o pistão faz, favorece isso...
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também acho . ficou claro o grande braço de força em cima do centro da biela .
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pode ser q funcione, mas tem bastante coisa ali pra fazer perder eficiencia…
a vedação nem eh o problema, carrinhos rc não usam aneis e tem boa vedação, mas precisa de um lubrificante, e esse do esquema tb vai precisar, não adianta ele falar q não usa pq usa, não tem como.
esse motor vai ter q empurrar tudo q um otto empurra, e ainda vai ter q movimentar esse guia. sei não...
essa minha idéia não dispensaria anéis e lubrificação.
as únicas vantagens que vejo seriam:
1 eliminar o atrito (pistão x camisa) e desgaste lateral dos pistões devido ao movimento alternativo das bielas;
2 retirada da saia dos pistões para alívio de peso;
3 melhor distribuição da força no momento da explosão;
4 alívio de peso com a substituição das bielas por uma haste cilindrica, que poderia ser um tubo de parede fina com banho de cromoduro.
para os mancais da guia poderia ser estudado o uso de buchas de bronze ou então guias roletadas com lubrificação permanente e os dois virabrequins rolamentados.
um problema que poderia surgir derrepente seria o desbalanceamento do motor e também a alta inércia dos dois pistões no momento da inversão do deslocamento.
bom, tudo isso é uma teoria minha sem aprofundamento. vai saber…
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mincato , existem sistemas de transmissão rômbica através de engrenagens convergentes . ou no caso até mesmo semi-eixos excêntricos podem ser usados . basicamente bastaria a voce ajustar o sincronismo entre os tempos de cada pistão . o resto do trabalho , como no sistema biela-manivela , caberia a inércia realizar para manter tudo girando no mesmo sentido .
a paz .