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Motor taurozzi .

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    Fiasa Power
    escreveu em última edição por
    #1

    ultimamente tenho pesquisado sobre máquinas térmicas alternativas e encontrei esse curioso invento do engenheiro argentino eduardo taurozzi .

    trata-se de um motor com clindros toroidais , ou seja , curvilíneos , o que possibilita que um mecanismo de guia oriente a trajetória do pistão durante os movimentos ascendentes e descentes . essa versão que postarei o vídeo abaixo é bem parecida com um motor convencional , salvo o formato dos cilindros . porém o conceito pode ser aplicado a motores rotativos .

    e qual a vantagem desse sistema é muito simples , como a trajetória do pistão é orientada pelo mecanismo de guia , esse é um motor de pistão livre . ou seja , dispensa anéis e não há atrito em relação as paredes do cilindro . o que causa grande perda de eficiencia em motores otto e diesel .

    nessa disposição há uma certa semelhança com os motores de ciclo stirling na configuração gama , porque a fixação das bielas no virabrequim é no mesmo ponto sendo a defasagem de funcionamento entre os pistões ditada pelo ângulo de disposição entre os mesmos . além é claro da semelhança por ser um sistema de pistão livre .

    lembrando que já foram montados protótipos práticos desde bastante tempo .

    <center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/9o6mloevnqk"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/9o6mloevnqk" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>

    http://www.youtube.com/watch?v=9o6mloevnqk</center>

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    • F Offline
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      Fiasa Power
      escreveu em última edição por
      #2

      <center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/pcpedjx-dro"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/pcpedjx-dro" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>

      http://www.youtube.com/watch?v=pcpedjx-dro</center>

      motor montado do zero segundo esse princípio de funcionamento .

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        guabiroba
        escreveu em última edição por
        #3

        tem algum desenho ou specs disso fiasa?

        1 Resposta Última resposta
        • Z Offline
          Z Offline
          Zé chedid
          escreveu em última edição por
          #4

          <center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/pcpedjx-dro"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/pcpedjx-dro" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>

          http://www.youtube.com/watch?v=pcpedjx-dro</center>

          motor montado do zero segundo esse princípio de funcionamento .

          porque não sau anésó como fica vedação da camara de compressão e da parte de lubrificação?

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #5

            porque não sau anésó como fica vedação da camara de compressão e da parte de lubrificação?

            não tem anéis e nem saia porque o pistão tem um guia pendular . como não há atrito , não existe ovalização .

            a vedação é feita pela própria disposição do pistão com a parede do cilindro . claro que não é perfeita , mas até aí , as atuais também não são . imagino que ele tenha usado materiais com menor coeficiente de dilatação e a própria ausencia de atrito ajuda nisso .

            a vedação parece ser eficiente , uma vez que esse mesmo engneheiro tem uma firma de compressores na argentina que usam o mesmo princípio .

            lubrificação nas paredes do clindro não existe , porque o pistão é livre .

            sobre specs , não tenho nao .

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              rbsmontemor
              escreveu em última edição por
              #6

              não da pra produzir muita potencia. o sentido da carga na biela faz com que a mesma não suporte a mesma potencia que uma biela que sofre carga axial , compressão, suporta.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fiasa Power
                escreveu em última edição por
                #7

                pode chamar de biela mesmo que é isso que ela é .

                agora devemos nos lembrar que o que vale para o motor axial não vale , pelo menos integralmente , para esse . a trajetória das forças é diferente .

                se é possível produzir bielas resistentes o suficiente para suportar as forças combinadas de expansão , compressão e atrito dos pistões , porque o mesmo não vale para esse modelo é nada impede que haja uma zona de torção suficientemente resistente para suportar os braços de força que atuarão , sobretudo , no centro da biela .

                a paz .

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  smk. 0
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  interessante…

                  tenho minhas duvidas qto a vedação da camara de compressao... mas qual a grande vantagem desse motor, como ficaria o giro, potencia e consumo?

                  os wankel comparados com os ciclo otto sao giradores, mas tambem se desgastam rapidamente e bebem muito bem...

                  1 Resposta Última resposta
                  • J Offline
                    J Offline
                    Joel_RS
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    muito iteressante, não conhecia esse tipo de motor.

                    um colega começou a montar um stirling em casa.

                    éder, legal essa foto do felix wankel.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fiasa Power
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      muito iteressante, não conhecia esse tipo de motor.

                      um colega começou a montar um stirling em casa.

                      éder, legal essa foto do felix wankel.

                      eu também não . o mundo é muito grande e muita gente tem boas idéias . muito mais há , entre o céu e a terra , que os formatos que conhecemos .

                      o motor stirling é uma das maiores invenções da humanidade , junto com a privada e o papel higienico . e existe antes que qualquer motor a combustão interna . em países sérios como a suécia e a noruega ele é amplamente utilizado , inclusive para a propulsão de submarinos . qualquer fonte térmica pode ser aproveitada para gerar movimento , fazendas na alemanha e holanda o usam para gerar energia elétrica , movimentar moinhos e bombear água a partir do sol . o fato de não ser usado amplamente em aplicações industriais , ainda que auxiliares , aproveitando energia térmica que é literalmente jogada no lixo , mostram claramente como a humanidade é formada pelo substrato rejeitado da pastosidade da merda .

                      quanto ao camarada aí , ele alega que por não haver óleo entre as paredes do cilindro , a poluição é menor . e faz sentido porque todo motor , por melhor que seja sua tecnologia de vedação , precisa consumir uma certa quantidade de óleo . e todo motor , por melhor que seja sua vedação por anéis , tem indice de contaminação do óleo por combustível .

                      vamos ver se alguma montadora vai comprar a idéia do tiozinho .

                      es lebe der wankelmotor …

                      a paz .

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        rafaminc
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        nesta questão de atrito, eu montei um esquema parecido com um motor boxer.

                        um dia ainda sobra uma graninha para fazer um protótipo.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fiasa Power
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          interessantíssimo , mincato .

                          de certa forma (ao contrário) , se assemelha ao motor-compressor pescara e o sistema de transmissão rômbica alternativa ao sistema biela-manivela .

                          aguardo ansioso por ver o protótipo prático construído .

                          a paz .

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
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                            Adriano Sushi
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            pode ser q funcione, mas tem bastante coisa ali pra fazer perder eficiencia…

                            a vedação nem eh o problema, carrinhos rc não usam aneis e tem boa vedação, mas precisa de um lubrificante, e esse do esquema tb vai precisar, não adianta ele falar q não usa pq usa, não tem como.

                            esse motor vai ter q empurrar tudo q um otto empurra, e ainda vai ter q movimentar esse guia. sei não...

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fiasa Power
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              adriano , segundo o que eu andei consultando o camarada bolou um esquema para circulação de óleo lubrificante (refrigerante) no interior do pistão .

                              a paz .

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                Adriano Sushi
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                hum, ai sim, pq não tem como, sempre vai haver algum atrito, e se não tiver um lubrificante, o desgaste e o calor vai nas alturas….

                                uma coisa q eu estava imaginando, eh que esse motor deve gerar bastante torque... o caminho que o pistão faz, favorece isso...

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Fiasa Power
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  também acho . ficou claro o grande braço de força em cima do centro da biela .

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
                                    R Offline
                                    rafaminc
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    pode ser q funcione, mas tem bastante coisa ali pra fazer perder eficiencia…

                                    a vedação nem eh o problema, carrinhos rc não usam aneis e tem boa vedação, mas precisa de um lubrificante, e esse do esquema tb vai precisar, não adianta ele falar q não usa pq usa, não tem como.

                                    esse motor vai ter q empurrar tudo q um otto empurra, e ainda vai ter q movimentar esse guia. sei não...

                                    essa minha idéia não dispensaria anéis e lubrificação.

                                    as únicas vantagens que vejo seriam:

                                    1 eliminar o atrito (pistão x camisa) e desgaste lateral dos pistões devido ao movimento alternativo das bielas;

                                    2 retirada da saia dos pistões para alívio de peso;

                                    3 melhor distribuição da força no momento da explosão;

                                    4 alívio de peso com a substituição das bielas por uma haste cilindrica, que poderia ser um tubo de parede fina com banho de cromoduro.

                                    para os mancais da guia poderia ser estudado o uso de buchas de bronze ou então guias roletadas com lubrificação permanente e os dois virabrequins rolamentados.

                                    um problema que poderia surgir derrepente seria o desbalanceamento do motor e também a alta inércia dos dois pistões no momento da inversão do deslocamento.

                                    bom, tudo isso é uma teoria minha sem aprofundamento. vai saber…

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      Fiasa Power
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      mincato , existem sistemas de transmissão rômbica através de engrenagens convergentes . ou no caso até mesmo semi-eixos excêntricos podem ser usados . basicamente bastaria a voce ajustar o sincronismo entre os tempos de cada pistão . o resto do trabalho , como no sistema biela-manivela , caberia a inércia realizar para manter tudo girando no mesmo sentido .

                                      a paz .

                                      1 Resposta Última resposta

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