Turbocompressor
-
tenho um corsa 1.4 econoflex e pretendo monta-lo turbo, para andar com 200cvs dia-a-dia.
a lista preliminar é parecida com isso:
-coletor de escape tubular (binho)
-escape 2,5 (binho)
-intercooler
-valvula de prioridade silenciosa
agora chega a hora das dúvidas:
posso alimentar da seguinte forma:
**-his + clamper + bico monoponto
-fueltech turbo pro (já possui clamper integrado, correção de combustivel pela temperatura do ar na admissão) + bico monoponto
-piggyback aem** link (combustivel, map, ponto, correções, clamper, rev limiter, etc etc etc..) + bicos maiores no lugar dos originais. quanto a alimentação, estou entre fueltreco e aem, gostaria de ir de aem mas o valor do imposto encarece um pouco, se nao fosse isso sairia mais barato que os r$855,00 da fueltreco…se alguém tiver no eua e quiser trazer pra mim a aem, eu agradeço muito.
agora a dúvida real é a turbina.
sei que as k16 que tem aqui por r$1200,00 é para diesel e que apl240 é turbina diesel. será que durariam menos mesmo?
eu estava pensando na apl240 da biagio .42 .48 pulsativa...para pegar lá pelos 4000rpm...será?
ou então uma gt22 da biagio ou masterpower (é a turbina usada no video que postei do corsa econoflex 195cvs)...meu medo é só a durabilidade, e o fato de muitos falaram que está amarrando aquele motor (o video mostra que não está amarrando, e sim que a turbina casou perfeitamente no motor).
ouuuuuu então uma k04 original dos vw - audi que eu importaria. o que acham dessa turbina para o meu setupo para os 200cvs que quero, acho que seria usado 0,8 bar...
quero um carro que vá ate o corte (6300rpm) com força, mas tenha o menor lag possivel...aquele sonho eterno de quem tem carro turbo.
o que me dizem? alguém tem alguma opinião?
lembrando que é o 1.4 econoflex de 105cvs da gm..não dá para comparar com os outros 1.4 por ae...ele tem mais fluxo portanto acho esses kitzinhos para 1.4 com t2 não ficaria muito legal..
pra quem lembra, eu tinha um corsa 1.8 que pretendia montar aspirado, estava com todos os dados na mão, cabeçote quase na mão já mas comecei a ter probemas com o carro e pra variar bateram em mim hehehe...aí acabei pegando este 1.4 econoflex. é um projeto futuro pois como peguei o carro 0km, não quero perder a garantia tão cedo.
agradeço quem puder ajudar, ou dar opinião, ou me mandar para aquele lugar
vídeo do econoflex turbo com gt22 sem intercooler para quem não viu:
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/zph5jtamap4"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/zph5jtamap4" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>
http://www.youtube.com/watch?v=zph5jtamap4</center>
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/j3rj3xn-9uk"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/j3rj3xn-9uk" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>
http://www.youtube.com/watch?v=j3rj3xn-9uk</center>
valeu
-
só descartaria de cara a k-04…turbo muito pequeno pra render os 200 cv q vc pretende...rende isso no audi por causa do fluxo original bem alto, mas mesmo assim amarra um bocado de alta, tanto q a pressão cai à medida q o giro sobe, a partir de um certo patamar...pra chegar perto disso vc ia precisar de um cabeça 16v bem feito, pelo menos
pro q vc quer, uma apl 525 ou uma k-16 ia mto bem, somando-se a um bom coletor bipulsativo
-
apl525 não ficaria meio superdimensionada? pessoal usa em 1.8 / 2.0 essa turbina, trim 60. a apl240 tem trim 50…é uma bela diferença, não??
digo isso porque ja cansei de andar em ap1600 original @ 1bar com apl240 caixa quente 48 e não ficou ruim de alta.
e a k16? será que essas daqui para diesel não fumam rápido? rola pegar uma revisada na hzl?
valeu
-
não acho q a apl 525 fique superdimensionada pro q vc quer hj, e ainda te dá uma margem um pouco maior pra trabalhar caso vc resolva subir pressão, aumentar cilindrada, etc.
a diferença da apl 240 pra 525 é só o rotor que é coisa de 1 ou 2mm maior, o eixo continua o mesmo…
qto à essas k16, não sei te responder
-
apl525 não ficaria meio superdimensionada? pessoal usa em 1.8 / 2.0 essa turbina, trim 60. a apl240 tem trim 50…é uma bela diferença, não??
digo isso porque ja cansei de andar em ap1600 original @ 1bar com apl240 caixa quente 48 e não ficou ruim de alta.
e a k16? será que essas daqui para diesel não fumam rápido? rola pegar uma revisada na hzl?
valeu
não valeria a pena procurar uma k16 automotiva ou uma garrett ct26 de subaru ct26 de impreza wrx? um sócio aqui da empresa tem uma parada.
-
não acho q a apl 525 fique superdimensionada pro q vc quer hj, e ainda te dá uma margem um pouco maior pra trabalhar caso vc resolva subir pressão, aumentar cilindrada, etc.
a diferença da apl 240 pra 525 é só o rotor que é coisa de 1 ou 2mm maior, o eixo continua o mesmo…
qto à essas k16, não sei te responder
não pretendo subir a pressão, se for utilizar pressão maior vou ter que destaxar o motor, trocar coletor de admissao, biela, pistão…pretendo ficar nos 200cvs mesmo. se um dia for fazer isso tudo, vou usar uma turbina boa.
não valeria a pena procurar uma k16 automotiva ou uma garrett ct26 de subaru ct26 de impreza wrx? um sócio aqui da empresa tem uma parada.
qual o estado da turbina? qual o valor que ele quer? pode me passar mais detalhes?
k16 automotiva eu nunca vi aqui pra vender, só nos eua (ebay, quando alguém lá faz upgrade em 911t)
a de subaru é uma boa alternativa
só que a k16 automotiva lá é mais cara que uma gt2560r
valeu
-
o preço da k04 tb não fica mto longe disso…
rola de comprar usadinha, sai mais em conta, mas ainda assim caro pra caramba...a melhor pedida em termos de custo/benefício é a apl mesmo
e a gt22? é para ciclo otto mesmo.
eu tava olhando sobre a ct26, é toyota né??
-
pootz, estava comentando com minha esposa exatamente isso hj, turbinar o corsa econoflex dela, mas seria algo mais conservador do que o seu rbsmontemor.
seria algo pra deixar ele mais animado em baixa, pq os 13.4 kgfm @ 2800 é pouco para os mais de 1100kg (4p completo), estamos pensando em um rendimento próximo do punto tjet, com uns 20 kgfm de torque o quanto antes e até uns 160 cv no máximo.
talvez no meu caso usar uma turbina com as dimensões parecidas com a do punto resolva, no seu como quer uma pegada mais pra cima (4000 rpm) e 200cv, seja interessante a k16 mesmo.
-
pootz, estava comentando com minha esposa exatamente isso hj, turbinar o corsa econoflex dela, mas seria algo mais conservador do que o seu rbsmontemor.
seria algo pra deixar ele mais animado em baixa, pq os 13.4 kgfm @ 2800 é pouco para os mais de 1100kg (4p completo), estamos pensando em um rendimento próximo do punto tjet, com uns 20 kgfm de torque o quanto antes e até uns 160 cv no máximo.
talvez no meu caso usar uma turbina com as dimensões parecidas com a do punto resolva, no seu como quer uma pegada mais pra cima (4000 rpm) e 200cv, seja interessante a k16 mesmo.
fale antes com o overspeed aqui do forum.
este motor (centralina) tem uma curva só de ponto para alcool e gasolina, e tem pouco ponto em baixa rotação.
se você abrir mão do flex (rodar só no alcool) o over consegue melhorar muito isso ae…alterando o ponto para desempenho no alcool e principalmente o fato de nao ter ponto em baixa.
tenta isso antes...veja se o resultado ja vai te satisfazer
k16 nova = 1900 reais...eu vou numa gt22 ou gt25 mesmo. não preciso de uma turbina de 2000 reais...nao creio que ficaria melhor do que nos videos, não para valer a pena o dobro do valor.
-
fale antes com o overspeed aqui do forum.
este motor (centralina) tem uma curva só de ponto para alcool e gasolina, e tem pouco ponto em baixa rotação.
se você abrir mão do flex (rodar só no alcool) o over consegue melhorar muito isso ae…alterando o ponto para desempenho no alcool e principalmente o fato de nao ter ponto em baixa.
tenta isso antes...veja se o resultado ja vai te satisfazer
k16 nova = 1900 reais...eu vou numa gt22 ou gt25 mesmo. não preciso de uma turbina de 2000 reais...nao creio que ficaria melhor do que nos videos, não para valer a pena o dobro do valor.
o over sempre será consultado e também o possível preparador, rs. faz uns anos que to ensaiando de levar um injetado pra turbinar lá.
vou ver com ele esse lance do ponto, meu corsa deu problema na partida, não sei se vc ouviu falar já, ele não pegava de jeito nenhum de manhã, só depois de 8 meses de briga com a gm, várias peças trocadas e usando um óleo mais grosso que o carro pega normal, porém ficou mais fraco ainda.
será q com uma gt22 ou gt25 eu teria o que quero tb? ou será que ia enxer tarde demais?
-
você viu o video que poste ali em cima? vendo o grafico pelo site da mvs, da pra ver claramente que a 2800rpm dá o pico de torque original que é 13,6 acho.
depois deste ponto a curva de torque cresce no mesmo angulo até atingir 25kg de torque. o que dá para perceber é que até o torque maximo do motor original…ele é um original. a partir daí (3000rpm) o torque sobe ate se manter quase constante até atingir o limitador.
ele está usando uma gt22 .47 .48 da masterpower e na minha opinião ficou simplemte perfeita. se fosse a gt25 creio eu que entraria mais tarde coisa de 3500rpm a 4000rpm só que a curva de torque nao ficaria plana lá em rotações altas...seria sempre uma curva ascendente fazendo com que a potencia maxima fosse maior, mas o tempo de torque alto seria mais baixo, ja que a turbina entraria mais tarde.
se fosse você eu iria com a gt22 ou similar porque se tiver uma t2 que vai entrar mais cedo, você vai ter um carro que gasta muito. porque o bico extra ou seja lá o que voce for fazer para alimentar vai estar sempre aberto (quando tiver pressao positiva claro), consumindo bem mais combustivel.
já se ela começasse a dar sinal de vida a 3000rpm (como no vídeo) voce só teria esse torque extra ( e consumo extra) nos casos que fosse necessário, como em ultrapassagem ou mesmo quando voce quiser acelerar forte.
-
http://www.mvspreparacoes.com.br/corsa14gt22/fotos2n.htm
essa foto mostra as curvas.
olhando para essa curva de torque, lembrando que a intenção não é um carro turbo pra mim e sim pra minha mulher*, ter 25 kgfm @ 5000 não é o ideal, pelo gráfico, @ 3700 ele atinge 20 kgfm, nesse caso eu quero ter isso em torno de 3200 e não precisa passar de 20 kgfm, assim como a potência pode estabilizar na casa dos 160cv, assim resolveria a preguiça dele abaixo de 3500rpm.
pelo visto um kit pouca coisa menor e com menos pressão (0.6) já faça isso.
- disse isso porque se fosse turbinar o meu carro hj (ka 1.6) deixaria ele até 3500 totalmente original pois sobra força e cambio, aí colocaria uma turbina pra empurrar bonito até os 7000 limitando o projeto @ 300 cv.
-
http://www.mvspreparacoes.com.br/corsa14gt22/fotos2n.htm
essa foto mostra as curvas.
olhando para essa curva de torque, lembrando que a intenção não é um carro turbo pra mim e sim pra minha mulher*, ter 25 kgfm @ 5000 não é o ideal, pelo gráfico, @ 3700 ele atinge 20 kgfm, nesse caso eu quero ter isso em torno de 3200 e não precisa passar de 20 kgfm, assim como a potência pode estabilizar na casa dos 160cv, assim resolveria a preguiça dele abaixo de 3500rpm.
pelo visto um kit pouca coisa menor e com menos pressão (0.6) já faça isso.
- disse isso porque se fosse turbinar o meu carro hj (ka 1.6) deixaria ele até 3500 totalmente original pois sobra força e cambio, aí colocaria uma turbina pra empurrar bonito até os 7000 limitando o projeto @ 300 cv.
agora eu saquei bem o que voce quer.
voce gastaria uns 3000 reais pra fazer isso ae eu chuto. para esse objetivo, eu compraria um motor 1.8 com nota, que sai 2500 reais. tem 19kg de torque quase a 2800rpm…é um trator, eu tinha um até o mês passado....é uma delicia na cidade e para acelerar em semaforo...pena que depois de 5500rpm a curva de torque cai absurdamente.
com o cambio de 1.4 original ficaria um foquetinho...e é plug and play. só precisaria depois levar para o over para ele acertar a curva de combustível. os coletores são iguais...tudo igual mesmo, sensores etc..
-
vai convencer minha mulher de trocar o motor do carro quase zero km dela. huahuahuahuahu
entendo seu ponto de vista pena que não gosto desse 1.8 powertrain, acho aspero e beberrão. preferimos gastar os 3k com turbo mesmo, até pq ela já teve carro turbo e gosta.
só que acho que vai mais grana, pq só o módulo pra controlar o aux. e ponto custa mais de 1k.
vi em outro lugar o over falar da k14 para o motor 1.4. talvez seja uma boa medida tb.
vc é de sp né, qual bairro da zo? acho que moramos perto. quero ver se dou uma passada na mvs pra ouvir o que os caras tem pra falar.
-
moro aqui no corifeu, perto do portão 3 da usp.
legal cara a sua mulher curtir
fueltech turbo pro r$850,00
bico monza r$150
kit com t2, coletor, pressurização, valvulas, etc..r$1350,00
com 0,8bar não estão usando gerenciador de ponto nenhum…e o chip original.
no seu caso com menos pressão ainda creio que não haverá problemas.