[dúvida] avanço de ponto a vácuo x baixa pressão turbo
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eu abaixei a pressão pra 0,6 kg de pressão e o ponto mantive em 18º inicial e 24º final, antes, o avanço a vácuo estava desligado e agora liguei ele pra ficar melhor de andar.
como o mecanico que eu costumo levar está sem a pistola de ponto que marca avanço, eu não sei qto de ponto o avanço a vácuo está adiantando.
alguém sabe me dizer qtos graus o avanço a vácuo adianta e até qtos rpm ele ainda está avançando?
será que dá alguma zica andar com o avanço a vácuo com essa pressão de turbo?
levando em consideração que a taxa atual é de 8,5:1 e pistões forjados rodando com 0,6kg de pressão, dá pra adiantar mais de 24º final sem o risco de quebra?
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com certeza.
mas qto o avanço a vácuo adianta? mesmo com essa taxa é perigoso?
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pode ligar o avanço tranquilamente…
o avanço a vacuo do gts até 89 avança 10º...
ele funciona só com vacuo, e a medida q o mesmo diminui ou entra pressao positiva ele vai perdendo o seu avanço.
no meu carro com 10,5:1 de taxa, 1,3bar de turbo e ponto final em 23º andei um bom tempo com ele ligado e nada de quebras…
ainda bem q dá com essa pressão, fica muuuiito melhor andar com o avanço a vácuo
será q dá pra colocar mais de 24º de ponto final com 0,6 de pressão com 8,5:1 de taxa?
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meudeus . tirei o avanço a vacuo do meu , ai os caras falaram que mesmo assim , ia bera 40º de ponto final , dae queimo a junta ( certeza por 1,2 bar nos pistes retos ) ja não sei se fooi por ponto. mais nao tava çligado o avanço a vacuo , e fico um canhão de anda.
neim deu vontade de trava
axo que pode siim anda com o avanço a vacuo e 0,6 de press. na boa .( axo )
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meudeus . tirei o avanço a vacuo do meu , ai os caras falaram que mesmo assim , ia bera 40º de ponto final , dae queimo a junta ( certeza por 1,2 bar nos pistes retos ) ja não sei se fooi por ponto. mais nao tava çligado o avanço a vacuo , e fico um canhão de anda.
o problema maior é o avanço centrifugo, esse avança de 15º a 20º… isso somado ao ponto inicial ainda, vai longe... aí ja viu o tamanho da encrenca né...
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12º inicial / se não me engano fooi voce mesmo né smk , que postou os valores de avanço no meu topico é 20º centrifugo snme , então , beirou 35º/40º final , ando muuuito.
e ainda num montei com junta de papelão normal pra ve se quebro canaleta ,
a hora que a junta queimo tava a 7 mil rpm+ dae rajo .. pode se que as canaletas tmb abraçaram .. vo monta com junta de papelão agora
a quanto ao 2.0 com avanço , deve te ficado o capeta auwhuawhuhwhauwhuaw
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eu usei bastante tempo avanço a vacuo no carburado carburado turbo que tive
fica bem melhor de baixa….
não tive problemas não...
milho , era ao menos limitado o avanço centrifugo ou não é porque se não vo anda sem limita , tem um loco aqui que anda sem limita ponto e com o pé embaixo . 7.500 rpm direto e segura
ainda , eu usei o ponto sem travar , só tirei o avanço a vacuo.na verdade o ap , usa os 2 avanços de uma vez né é centrifugo de +/- 20º + a vacuo de +/- 10º certo ?
quando voce fala que usou avanço a vacuo , o centrifugo era limitado ou não ?
essa é a duvida. se usava só a vacuo ou tmb o centrifugo;
com o ponto destravado , ( sem limite ) ele não da aquelas cabeçadas em baixa né ..
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leandrinho o avanço a vacuo funciona só com vacuo, qdo a turbina começa a mandar ar pra dentro do motor ele deixa de funcionar… e o avanço centrifugo funciona pela rotação do motor, dos 3500 a 5500rpm ele já está com o avanço maximo dependendo da distribuição...
ou seja, vc liga o motor com o ponto inicial(por ex. 9º), quando o motor pega o movimento de descida do pistao cria uma depressao/vacuo, essa sucção faz o avanço a vacuo levantar o ponto em mais 10º...
supondo que o ponto inicial é 9º, mais os 10º do avanço a vacuo vai pra 19º em lenta, a medida que o giro vai subindo o avanço a vacuo vai deixando de funcionar e o avanço centrifugo vai começando a aparecer... como o avanço centrifugo avança cerca de 20º, vc soma o ponto inicial ao centrifugo, e ignora o a vacuo(pois ele nao funciona na fase turbo)... nesse caso com ponto inicial em 9º, em alta o ponto vai ser de 29º
em um motor turbo o avanço que mais faz quebrar canaleta é o centrifugo, o avanço a vacuo só funciona em baixo giro, ou enquanto a turbina nao entra
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da pra usar perfeitamente turbo sem limitar o avanço centrifugo, é só deixar o ponto inicial bem baixo… com isso vai ter a turbina entrando bem cedo, só que em compensação vai ter um motor xoxo em baixa... minha primeira config era com o avanço centrifugo original avançando 20º e ponto inicial ligeiramente baixo... andei meses sem quebra, posteriormente derreti um pistao porque nao tinha sonda e segurei pé embaixo com a mistura pobre... rsrsrs
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da pra usar perfeitamente turbo sem limitar o avanço centrifugo, é só deixar o ponto inicial bem baixo… com isso vai ter a turbina entrando bem cedo, só que em compensação vai ter um motor xoxo em baixa... minha primeira config era com o avanço centrifugo original avançando 20º e ponto inicial ligeiramente baixo... andei meses sem quebra, posteriormente derreti um pistao porque nao tinha sonda e segurei pé embaixo com a mistura pobre... rsrsrs
mas se for pra fazer assim compensaria adiantar o ponto inicial e travar o final pra não perder a baixa rotação, não é?
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entendi, é verdade, tinha me esquecido desse detalhe…
está decidido, vou deixar com o avanço a vácuo ligado.
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milho , era ao menos limitado o avanço centrifugo ou não é porque se não vo anda sem limita , tem um loco aqui que anda sem limita ponto e com o pé embaixo . 7.500 rpm direto e segura
ainda , eu usei o ponto sem travar , só tirei o avanço a vacuo.na verdade o ap , usa os 2 avanços de uma vez né é centrifugo de +/- 20º + a vacuo de +/- 10º certo ?
quando voce fala que usou avanço a vacuo , o centrifugo era limitado ou não ?
essa é a duvida. se usava só a vacuo ou tmb o centrifugo;
com o ponto destravado , ( sem limite ) ele não da aquelas cabeçadas em baixa né ..
não é sem limite. vacuo e centrifugo formam juntos uma curva de correção por depressão e por rotação. distribuidores a alcool tem um avanço centrifugo que sobe rapido mas em proporção menor que os a gasolina, mesmo assim, ambos estão limitados. acho que nenhum avança muito mais que 20º.
lembrando que existem várias configurações originais. teve epoca que os ap carburados sairam com 6º inicial os motores a alcool e 9º inicial os motores a gasolina. teve epoca ( meu caso ) que sairam com 12º inicial os motores a alcool e 15º inicial os motores a gasolina. consequentemente os avanço destes dois, tanto em progressão quanto em quantidade deve ser bem diferente.