Aliviar peso do volante do motor
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ja tinha lido algo parecido com isso…mas este texto está muito bom para quem nunca tinha parado para pensar por este lado (muita gente).
[] s
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não li tudo mas o que deu pra tirar foi o seguinte:
um volante aliviado tem menos inércia por, ou seja, é mais fácil de ser girado e faz as acelerações e reduzidas serem mais rápidas. pura física.
e menos inércia = menos esforço.
até o desgaste e consumo diminem alguma coisa, principalmente se balancear pistões, virabrequim, etc.
o lado ruim é que o carro ficará mais arisco e se terá de dosar mais o acelerador justamente pelo motor subir e descer mais fácil os giros, então tem que dosar mais o pé.
o west me explicou alguma coisa uma vez e ainda disse que se for fazer alguma alteração pequena num motor original que seja alívio de volante. era o que tinha no falecido corsa 2.0 dele.
se falei alguma besteira alguém me corrija.
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me senti mais burro ainda
o joel deu uma resumida ai em cima.
concordo contigo, nosso idioma é o português, legal quando as pessoas expoem seus conhecimentos, de forma clara e de facil compreensão.
respostas baseadas em ctrl+v e ainda por cima em outro idioma realmente poderiam ser de melhor serventia caso ao menos tivessem sido explanadas (em nosso idioma) pelo autor do post.
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o joel deu uma resumida ai em cima.
concordo contigo, nosso idioma é o português, legal quando as pessoas expoem seus conhecimentos, de forma clara e de facil compreensão.
respostas baseadas em ctrl+v e ainda por cima em outro idioma realmente poderiam ser de melhor serventia caso ao menos tivessem sido explanadas (em nosso idioma) pelo autor do post.
e não citou nem a fonte…
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_nada mais revoltante do que um motor lerdo, sem reposta você pisa no acelerador e parece que o virabrequim está recolhendo uma âncora… na verdade um volante pesado.
ultimamente as montadoras vêm fazendo muitos motores deste tipo: eles são ótimos para dobrar esquinas confortavelmente, ou facilitar o controle de embreagem na rampa do estacionamento do supermercado, mas pra que quer ver o oco, volantes pesados são como bigornas rotativas.
volantes existem para armazenar energia, assim disponibilizando força suficiente para o motor manter-se em marcha lenta e também para recolher e entregar individualmente a força de cada cilindro.
existe uma regra dentre os preparadores que adicionar peso a algo que gira, é muito mais prejudicial à performance, do que acrescentar peso a carroceria.
isso e a mais pura verdade objetos que rotacionam, sofrem influencia do fenômeno físico chamado de inércia assunto supreedentemente complexo, mas incrivelmente capaz de melhorar o desempenho do seu carro.
qualquer corpo em movimento tem energia cinética que e´o trabalho necessário para tirar aquela massa do repouso e colocá-la a uma determinada velocidade
quanto menos trabalho for empregado para girar o volante (poderia ser também uma roda) maior será a disposição de força para gerar cavalos a pergunta e quanta força será necessária para girar o seu volante
momento de inércia
a força necessária não depende apenas da massa do volante, mas principalmente de como essa massa esta distribuída no corpo. por cálculos complexo e possível descobrir exatamente a ação do peso do volante sobre o carro, mas para tanto é preciso conhecer o momento de inércia do volante como e virtualmente impossível para entusiastas medir esse momento o importante e saber que ele cresce ao quadrado do raio. quanto menor o momento inércia mais leve será seu carro .por exemplo mun. dinamômetro honesto de volante o acréscimo de 500 gramas próximo ao diâmetro externo tem mais peso que um quilo na carroceria do carro.
na medida em que caminhamos em direção ao centro do volante, o efeito cinético rotacional diminui ate que 500 gramas valem realmente 500 gramas.
motores com volantes pesados a altos momentos de inércia consomem grande parte da potencia do motor, ao invés de libertarem os preciosos cavalos para rodas. outro ponto negativo é na troca de marchas, de primeira para segunda, por exemplo, o motor tende a demorar a perder rotação, ao invés de diminuí-la rapidamente até onde possa casar com a velocidade da próxima marcha. a formula abaixo e capaz de estimar a ação do peso do volante o carro mas este valor pode variar com o momento de inércia da peça.
peso = _____ 1______ peso do ( raio do volante x relação da marcha x relação final)
efeito 2 volante raio do pneu
estudos realizados em um ford focus pelo engenheiro americano dave coleman, cientista de foguetes da revista americana sport compact car, quantifica o poder dessa formula.
dave trocou um volante de 9,7kg por um de 4 kg, mantendo o restante do carro intocado fazendo as contas com a relação de primeira marcha 3.667:1 e final 3,82: 1,chegou se a conclusão de que o carro fica 118 kg “mais leve” nessa marcha.na segunda foram 43,1kg a “menos” ,de terceira “pouco mais de 22 kg mas o grande beneficio segundo dave ,foi à melhoria da dirigibilidade .
‘basta relar no acelerador e o giro realmente sobe, alem das marchas entrarem na veia sem aquele lag insuportável “relata o cientista de foguetes sobre rodas.
durabilidade
como o volante e responsável por receber o atrito da embreagem, a carga de esforços
sobre a peça é enorme. os materiais de construção mais resistente e duráveis são :
alumínio fortal, cromo-molibdenio e aço forjado as peças extremamente leves feitas a partir de modelos originais em ferro fundido, merecem acompanhamento periódico._
reportagem tirada da revista autopower nº 59
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gaucho, tem uma matéria na auto power e na fullpower que fala bem um teste feito num focus. tiraram um volante original de 9kg e colocaram um de 5kg, a 6000rpm de 2º marcha equivale a 170kg de peso morto (bancos, painel, lata), em 3º marcha a 6000rpm equivale a uns 60kg de peso morto, por isso é interessante um alívio de peso inercial inteligente.
na prática não funciona bem assim, fizemos esse teste em um focus sedan trocando o volante original (9,8kg) por um de alumínio (3,8kg), no teste de arrancada contra outro carro de parâmetro o ganho foi muito pequeno, retomada idem.
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na prática não funciona bem assim, fizemos esse teste em um focus sedan trocando o volante original (9,8kg) por um de alumínio (3,8kg), no teste de arrancada contra outro carro de parâmetro o ganho foi muito pequeno, retomada idem.
comparar 2 carros iguais é complicado
de repente 1 deles já andava + q o outro…....... mesmo sendo 100% originais.
vou trocar o volante e postarei aqui minhas opniões/impressões.
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na prática não funciona bem assim, fizemos esse teste em um focus sedan trocando o volante original (9,8kg) por um de alumínio (3,8kg), no teste de arrancada contra outro carro de parâmetro o ganho foi muito pequeno, retomada idem.
**tu viu a matéria que postei?
se bem que nem sei se o cara é engenheiro da nasa ou de kart, postei por ter uma matéria, supondo que seja verdadeiro, ali não diz potencia e sim o equivalente a peso.**
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antes de tudo: concordo com a carol em relação ao post copiado de um site gringo. ou escreve em português com suas próprias palavras ou deixa o link pra quem quiser ver.
voltando ao assunto: volante aliviado deixa o carro muito arisco, como bem diz a matéria.
o giro sobe e desce com maior rapidez. é bom por deixar o carro com respostas mais imediatas, além do incremento de aceleração.
porém o carro fica pior pro dia a dia e apresenta desgaste precoce das peças.
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comparar 2 carros iguais é complicado
de repente 1 deles já andava + q o outro…....... mesmo sendo 100% originais.
vou trocar o volante e postarei aqui minhas opniões/impressões.
comparação foi feito com carros diferentes, um focus sedan zetec aspro, outro focus hatch duratec original. o parâmetro foi tomado antes e depois de colocar o volante de alumínio, houve melhor sim, mas longe de ser uma melhora equivalente ao alívio de quase 200kg no carro.
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o joel deu uma resumida ai em cima.
concordo contigo, nosso idioma é o português, legal quando as pessoas expoem seus conhecimentos, de forma clara e de facil compreensão.
respostas baseadas em ctrl+v e ainda por cima em outro idioma realmente poderiam ser de melhor serventia caso ao menos tivessem sido explanadas (em nosso idioma) pelo autor do post.
sua opnião e bem vinda
a minha e se quer saber mais, estude mais
knowledeg is horsepower
sobre o control+v eu escrevi coisa nesses post tambem
um livrinho que ajuda bem
bosch automotive handbook
ahhh tem em portugues tambem
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sua opnião e bem vinda
a minha e se quer saber mais, estude mais
knowledeg is horsepower
sobre o control+v eu escrevi coisa nesses post tambem
um livrinho que ajuda bem
bosch automotive handbook
ahhh tem em portugues tambem
colega, para sua informação, falo inglês desde os 14 anos (atualmente tenho 36). só não tenho total fluência porquê não uso o tal idioma no dia a dia. porém não estou sozinha no forum e penso nas outras pessoas, que talvez não possuam o mesmo entendimento sobre a língua inglesa.
quanto a estudar mais , isso é útil para toda e qualquer pessoa. conhecimento nunca é demais da mesma forma que ninguem sabe absolutamente sobre tudo.
quanto ao assunto em questão, conheço a anos (praticamente décadas) e ja cansei de explicar os porques e falar sobre antes e depois do tal serviço de alívio, aqui no pp mesmo, basta usar o mecanismo de busca. desnecessário é, no meu caso, copiar e colar textos de qualquer tipo e/ou espécie para dizer que conheço sobre algo ao qual estou debatendo. e quanto a faze-lo em outro idioma, me desculpe, mas além de falta de conhecimento técnico em realmente explicar sobre o tema, aparenta algo como eu sei e ainda por cima em outro idioma, sou melhor do que você , ou seja, infantilidade, carência, necessidade de auto-afirmação ou algo do gênero.
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não cheguei a aliviar o volante, mais aliviamos o vira, para meu carro, 2.0 16v ficou ruim, o carro ate fecha velocimetro mais rápido, mais perdemos muito em baixa, o que não compensou a pouca melhora em alta, nos 60 pes ficou bem ruim, por isso estamos voltando ao que era antes.
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não cheguei a aliviar o volante, mais aliviamos o vira, para meu carro, 2.0 16v ficou ruim, o carro ate fecha velocimetro mais rápido, mais perdemos muito em baixa, o que não compensou a pouca melhora em alta, nos 60 pes ficou bem ruim, por isso estamos voltando ao que era antes.
seu motor é um esportivo de fábrica . nada dificil que o volante dele ja seja um pouco mais leve do que os outros modelos, tipo leve quase no ponto limite . ai no caso vc aliviou e passou do limite deixando o carro meio que quadrado pro dia a dia.
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parabens acabaram com o tópico por nada
eu acho que toda informação é bem vida na lingua em formado que for. inglês é o padrão hoje em dia e quem não sabe infelismente está em uma situação delicada.
não acho errado o cara postar em inglês, visto que é uma informação. quem não sabe a lingua, use um tradutor.
não acho que ninguém é pior que o outro por isso…só acho que não se deve jogar pedras em alguém por ter colocado info em inglês. o cara não tem obrigação nenhuma em traduzir, e quem não quiser usar o tradutor vai ficar sem absorver a informação colocada, cabou, simples.
temos nosso abnt, tem o si (sistema internacional) mas mesmo assim usamos o sistema inglês..
qual é o escape do carro de vocês?? 3 ??? ahhh...ta errado, tem que ser 76,2 milimetros...e nunca mais poste nada em polegadas pelo amor...
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alívio de peso do volante é uma faca de dois gumes . o volante do motor é um acumulador de inércia e não um consumidor , além disso é uma das peças fundamentais que viabiliza o funcionamento do motor alternativo . o porque acho desnecessário comentar em um fórum deste nível tecnico .
eu particlarmente acho mais útil o balanceamento dinâmico , embora reconheça que em alguns casos e de forma sensata o alívio do volante é uma providencia benéfica .
a paz .