Aliviar peso do volante do motor
-
valeu mesmo…......me passe tudo
hj arrumei uns 3 volantes de motor original de fábrica
vou passá-los na máquina de balancear rodas...........se estiverem precisando de pouco chumbo q nem o meu (coisa de 10 a 20 gramas) vou colocar o meu direto sem balancear nada
se original de fábrica é assim.............não serei enganado .
gaucho falei com ele e me passou o seguinte:
a leitura começa a ser feita a partir de 1.000 rpm e vai ate 10.000 rpm
preço 245,00
balanceia eixo, volante, plato e polia (é preciso levar tudo isso, inclusive os parafusos)
balanceia tudo individualmente e depois o conjunto, para se houver possiveis trocas de um dessas peças não ser necessario o balanceamento do conjunto de novo
tel: 2481-6029 (sr. antonio) fala que foi o cesar (eu)
pode pedir para ver que ele te leva lá na máquina.
o coroa é muito fera no que faz.
-
tem um cliente meu que faz as polias dos gm´s entre outros.
fui la ver como era feito o balanceamento da polia da roda fonica da montana. eh um negocio mt nas coxas, então eh normal mesmo ter diferença no balanceamento… mas tem que ver tb se essa maquina de balancear roda tem precisão pra esse tipo de peça ne.
passei outros volantes originais na máquina de balancear rodas…........e todos pediram chumbos
to achando q vou montar o meu como tá.
-
eu sinceramente nao acredito que mude alguma coisa significante o alívio de peso do volante do motor, a não ser que seja pra pisar com o carro desengatado…
pq?
pensando pela lógica:
direto no vira, vem, em sequência: o proprio peso do vira, o volante, platô, embreagem, câmbio, eixos, discos de freio, rodas e pneus...
isso tudo tá ligado direto no vira, pq engrenagem não patina, e a única coisa que pode patinar ai é a embreagem, mais em preparados se cuida pra não acontecer.
agora vamos lá: quanto pesa tudo isso? o alivio de peso do volante acho que não chegaria nem a décimos do peso total desse conjunto de peças móveis que vai pendurado no motor e que ele tem que fazer força pra girar
o que acham?
-
eu sinceramente nao acredito que mude alguma coisa significante o alívio de peso do volante
agora vamos lá: quanto pesa tudo isso? o alivio de peso do volante acho que não chegaria nem a décimos do peso total desse conjunto de peças móveis que vai pendurado no motor e que ele tem que fazer força pra girar
só de volante e polia de alumínio, aliviei/tirei + de 2kg
-
só de volante e polia de alumínio, aliviei/tirei + de 2kg
sim, mais pensa comigo, 2 kg do volante e polias (tinha me esquecido delas tb, como esqueci de alternador, bomba d´agua, etc..)
qto pesa +/- o resto das coisas que vão penduradas no motor ali?
eu sei que qdo um carro esta realmente no limite da preparação, que nao se tem mais de onde tirar potencia, qq cabelinho é bem vindo e tal, mais eu acredito que se nao for esse o caso, alivio de volante pelo que ganha, o custo beneficio é péssimo.
to falando q eu ja experimentei trocar o volante do mi pelo dos carburados, que é mais leve nao me lembro oquanto, e realmente nao vi diferença nenhuma… fiz pq tava jogado la na oficina, se tivesse pago por isso teria ficado puto...
-
to falando q eu ja experimentei trocar o volante do mi pelo dos carburados, que é mais leve nao me lembro oquanto, e realmente nao vi diferença nenhuma… fiz pq tava jogado la na oficina, se tivesse pago por isso teria ficado puto...
quanto mais leve é esse volante? passou no dinamômetro pra conferir suas suspeitas?
-
quanto mais leve é esse volante? passou no dinamômetro pra conferir suas suspeitas?
eu tinha uma tabela com os pesos, nao lembro de cabeça, mais se nao me engano era 9.8 kg do mi e 7.5 kg o do carburado… nao tenho certeza
dinamometro nao passei pq o mais perto fica a uns 250 km, e sai 150 reais a hora... to de boa
mais eu tenho g-tech pro, e sempre meço o tempo do carro... nao mudou nada
-
eu tinha uma tabela com os pesos, nao lembro de cabeça, mais se nao me engano era 9.8 kg do mi e 7.5 kg o do carburado… nao tenho certeza
dinamometro nao passei pq o mais perto fica a uns 250 km, e sai 150 reais a hora... to de boa
mais eu tenho g-tech pro, e sempre meço o tempo do carro... nao mudou nada
**acho que vc comparou com pouco peso, embora 2kg a 7000rpm é muito peso, somente um dinamometro lhe diria o quanto rendeu de diferença tendo um antes e um depois.
acho que no achômetro ou mesmo no g-tech não lhe dá um bom parâmetro.**
-
mas vc ja viu o que 200 kg faz de diferença num carro aspirado? eh pouco cara. uma forma de ver essa melhora tb era com um gtech da vida…
200kg, principalmente em um carro aspirado, fazem toda a diferença do mundo anda em um carro só com você como motorista e depois com mais três adultos dentro pra ver a diferença digo mais, tirar 200kg de peso é melhor que aumentar 20cv na potência do motor, até mais.
-
olha sinceramente, em um carro fraco vc sente mt a diferença de 200 kg, mas num carro mais fortinho 200 kg nem da pra sentir quase…
em aspirado não tem milagre... faz um monte de coisa pra tirar um pelinho a mais de performance.
-
olha sinceramente, em um carro fraco vc sente mt a diferença de 200 kg, mas num carro mais fortinho 200 kg nem da pra sentir quase…
em aspirado não tem milagre... faz um monte de coisa pra tirar um pelinho a mais de performance.
o que seria mais fortinho?
-
um exemplo porco, mas que eh verdadeiro.
no siena 1.0 do meu pai, se coloca 3 pessoas dentro do carro, vc sente mt a diferença. mas na minha saveiro 1.8 se eu coloco 500 kg na caçamba nem sente.
-
eu sei.
uma vez testando um punto turbo, estava-mos em 3 dentro do carro, eu, o mecanico e o dono do carro.. pisando de 0-60 mph com o g-tech…
7.5, 7.45, 7.49
tiramos o dono do carro de dentro, que pesava 75 kg
o tempo baixou para 7.12, 7.15, 7.17
e meu carro, com os 200 kg a menos nao baixou nem 0.10s, então isso acho que é mito pro mithbusters mesmo...
-
um exemplo porco, mas que eh verdadeiro.
no siena 1.0 do meu pai, se coloca 3 pessoas dentro do carro, vc sente mt a diferença. mas na minha saveiro 1.8 se eu coloco 500 kg na caçamba nem sente.
então se vc acelerar sua saveiro 1.8 com 500kg na caçamba contra outra saveiro 1.8 vazia, vai ser igual?
se é pra comparar, as comparações devem ser iguais.
-
f=m x a
ou seja pra uma mesma força (pode enxergar como potencia) se vc diminui a massa, vc aumenta a aceleração.
obvio que pra carro isso tem algumas diferenças cruciais em relação a tração (por isso gol caixa de arrancada vive cheio de chumbo dentro do parachoque, pra poder colocar peso na roda de tração e compensar a transferencia de peso qdo arranca) mas basicamente se vc diminui o peso vc melhora muito a aceleração (e muito pouco a velocidade final)
-
eu sei.
uma vez testando um punto turbo, estava-mos em 3 dentro do carro, eu, o mecanico e o dono do carro.. pisando de 0-60 mph com o g-tech…
7.5, 7.45, 7.49
tiramos o dono do carro de dentro, que pesava 75 kg
o tempo baixou para 7.12, 7.15, 7.17
e meu carro, com os 200 kg a menos nao baixou nem 0.10s, então isso acho que é mito pro mithbusters mesmo...
**mito? vc mesmo relatou que houve diferença se 0.38s não é nada pra vc, é o suficiente pra dt-a entrar na casa dos 9s altos.
vc fez o mesmo teste dentro do seu carro? qual foi a parcial?**
-
então se vc acelerar sua saveiro 1.8 com 500kg na caçamba contra outra saveiro 1.8 vazia, vai ser igual?
se é pra comparar, as comparações devem ser iguais.
não tem nada mais diferente que 2 carros iguais
claro que não vai ser igual, mas a diferença eh bem pequena. pra falar com absoluta certeza, eu teria que colocar no minimo numa pista demarcada, com cronometragem.
mas a minha saveiro se comporta mais ou menos igual. com peso ou sem…
o que quis falar, eh que a pessoa tem que ter um felling mt grande pra falar q x kg vai mudar o carro da agua pro vinho... opinião minha isso.
-
não tem nada mais diferente que 2 carros iguais
claro que não vai ser igual, mas a diferença eh bem pequena. pra falar com absoluta certeza, eu teria que colocar no minimo numa pista demarcada, com cronometragem.
mas a minha saveiro se comporta mais ou menos igual. com peso ou sem…
o que quis falar, eh que a pessoa tem que ter um felling mt grande pra falar q x kg vai mudar o carro da agua pro vinho... opinião minha isso.
acho que tem que ter é bom senso pra não falar que 500kg não muda nada, ou até mesmo ter uma diferença pequena.