Escapamento para turbo de rua
-
pessoal,
venho com uma duvida e/ou sujestao:
ja li reportagem em que fizeram varios testes com turbinas turbo c , testaram varios modelos de turbocompressores no mesmo motor para ver quem rende mais…
o que eu estou sugerindo, é tentar quebrar alguns tabus sobre escapamento de rua, pelomenos comigo, foi um dos maiores problemas com meus vizinhos e/ou acomodacao no carro e/ou lombadas (o meu caiu na local da av. agamenon (a maior) por completo uma vez, so ficou os 80cm da descarga
algumas pessoas pensam completamente diferente das outras, por exemplo:
eu acredito que na saida do compessor, os gases estao em expansao e veloses portanto o tubo tem que ser mais largo... depois pode por em 2.5 pol e de boa...
ja o farelo acha que pela potencia da exaustao, no inicio pode ser, por exemplo, 2.5 pol, e depois pode ser de 3.0, pois nao oferece mais resistencia...
ja tem pessoas que acreditam que escape direto rouba porencia ao montes (mais ninguem me explicou ao certo), entao existe uma relacao direta de quantidade de abafadores diretos versus potencia roubada....
enfim...
passamos por epocas que turbo pequeno era o melhor, depois quanto mais taxa melhor, carburado melhor que injetado, presao sem controle é o que interessa, ap 2.0 nao presta pra turbinar e o escambau...
concordo que se vc trocar um escapamento total de 2.5 para 3.0 pol é um ganho significativo em qualquer preparacao de rua (pista nem cogito), porem a perda de conforto é grande, principalmente em gol ou em carro que vc queria deixar bem confortavel...
concluindo...
que tal convocarmos alguma revista de preparacao para testar em dina uma combinacao de:
mesmo motor, mesma turbina, porem com combinacoes de escapamentos diferentes?
sugiro
3 pol:
direto ate o final,
um abafador,
2 abafadores,
2.5 pol:
direto ate o final,
um abafador,
2 abafadores,
misto (saida (80cm)/ 1ro abafador ou cano / 2ndo abafador ou cano):
3 pol saida + cano 2.5 direto + cano 2.5 direto
3 pol saida + abafador 2.5 + cano direto
3 pol saida + abafador 2.5 + abafador 2.5 (esse é o que eu acredito funcionar melhor em relacao a ruido/potencia)
e pra quebrar tabu:
2.5 pol saida + cano 3.0 direto + cano 3.0 direto
2.5 pol saida + abafador 3.0 + cano 3.0 direto
2.5 pol saida + abafador 3.0 + abafador 3.0
eu estou disposto a cooperar, podendo por exemplo: com uma ajuda do pessoal aqui do forum, ou juntarmos leitores para realizar essa reportagem, ou ate mesmo, levantarmos o custo e racharmos com todos aqui para sabermos o que vale o nao a pena...
tenho certeza que se racharmos entre os interessados aqui o farelo dispoe do carro dele (hoje com 3 pol e 2 abafadores diretos) irmos ao dina aqui com pedacos de escapamento de encaixe e fazer as medicoes...
-
eu já andei:
-
escape inteiro de 2,5 , com 1 abafador
-
saída de 2,5 e o resto de 3 com 1 abafador
-
saída de 2,5 e mais nada ehheheheh, está assim atualmente.
já fica em ordem do pior pro melhor.
conlusões?
pra turbo (se a turbina estiver corretamente dimensionada), quanto mais livre o escape, melhor. não tem o que discutir.
lógico que vai ter um limite, tipo, 2,5 pra 3 melhora 50% (exemplo), de 3 pra 3,5 , melhora 20%… de 3,5 pra 4 melhora 10%... e vai chegar uma hora que nao vai haver melhora por motivos óbvios
-
-
só andei com duas configuraçoes… só no downpipe(2,5 ) e com escape de 2,5 e 1 abafador...
o meu caso a diferença de potencia entre uma e outra era nitida...
com escape ficava uma bosta, o motor amarrava em alta e perdia alguns pôneis.
tirava e deixava só na saida da turbina, o carro mudava da agua pro vinho.
-
estou tentando arrumar uma combinacao de escape mais silencioso possivel versus menos restritivo possivel..
-
bom to nessa faze tbm de fazer o escap, montei meu carro soh q num cheguei a anda sem escap.. so funcionei mesmo achava o barulho lindo.. mais como tinha casas em volta da oficina.. e o carro fico um bom tempo lah e movimentava ele direto.. ai coloquei um quebra galho q veio no kit q tinha comprado um escap de 2.5 cheio de solda.. e curvas..q vai ateh o meio do carro com um turbal na ponta;; o carro em questão eh um passat, oq vcs acham.. queria um bem silencioso.. mais ñ queria perde potencia tbm rsrs.. oq vcs acham? no passat acho q soh vai da pra coloca um abafador me falaram da kombi oq vcs acham? faço de 2.5 ou 3 ?
abçs: jonathan
-
escapeé um pesadelo dá vontade de voltar o original e por uma borboleta na saida e quando eu for acelerar eu abro eu achoq ue escape sempre vai roubarpotencia no meu caso até 2 bar até que vai bem mas deve ser pq meu motor é pequeno queima um volume bem menor 1.600cc
-
flavio, como assim mais ninguem me explicou ao certo ?
ja foi falado sobre isso vaaaaaarias vzs aqui dentro…
de toda forma, vc sabe como funciona um turbocompressor, certo? sendo assim, vc sabe qual a resposta para a sua pergunta.
-
flavio, como assim mais ninguem me explicou ao certo ?
ja foi falado sobre isso vaaaaaarias vzs aqui dentro…
de toda forma, vc sabe como funciona um turbocompressor, certo? sendo assim, vc sabe qual a resposta para a sua pergunta.
carol, e o que tu achas com relacao ao supercharger que eh acionado por correia? como disse antes quero chegar de 200cv num 1600 e uns 270cv num 2300 com um m62 e ontem fui fazer o orcamento dos tubos pra fazer o escape de inox, fiquei pensando em fazer o escape pro 1600 com 4 tubos de 5/8 ou 3/4 e no final fazer em 2.5 ou 3pol.
-
carol, e o que tu achas com relacao ao supercharger que eh acionado por correia? como disse antes quero chegar de 200cv num 1600 e uns 270cv num 2300 com um m62 e ontem fui fazer o orcamento dos tubos pra fazer o escape de inox, fiquei pensando em fazer o escape pro 1600 com 4 tubos de 5/8 ou 3/4 e no final fazer em 2.5 ou 3pol.
nando, seu caso é diferente, como se vc tivesse um motor aspirado de alta potência. ai precisa tomar cuidado com tubulação larga demais, mesmo com o compressor ali pressurizando e dificultando vc sentir a perda de torque devido a um escape mal dimensionado.
-
a impressão que eu tive é que vale muito mais a pena investir mais num bom coletor antes da turbina do que gastar um monte de dinheiro num escapamento gigante.
o que eu usava era um abafador com escape 2,5 mais comprido até depois do parachoque.
ps: aqueles coletores de ferro fundido da spa por exemplo, são uma piada de mau gosto.
-
nando, seu caso é diferente, como se vc tivesse um motor aspirado de alta potência. ai precisa tomar cuidado com tubulação larga demais, mesmo com o compressor ali pressurizando e dificultando vc sentir a perda de torque devido a um escape mal dimensionado.
foi exatamente o que pensei, vou me basear nos aspirados entao
acho que vou acabar indo de coletor de 1 5/8 e final de 2.5 com abafador no mileseis, mas vou pesquisar melhor sobre os aspirados a ar tops.
obrigado
-
escape em turbo é uma faca de 2 gumes…
o maior rendimento vai vir só com uma curvinha de nada na saída de turbina...
em compensação o ruído vai ser horrível...
eu tenho no meu carro 2,5 reto até atrás e um abafador específico pra turbo... ele não é reto por dentro, faz tipo um s bem suave... tu olha e encherga a saída do outro lado, mas faz uma curvinha...
resultado: ronco grave quando abre a borboleta, gostoso de ouvir... andando de boa tá mais silencioso do que o original... prefiro perder 10-20 cv em escape e ter conforto para viajar...
-
foi exatamente o que pensei, vou me basear nos aspirados entao
acho que vou acabar indo de coletor de 1 5/8 e final de 2.5 com abafador no mileseis, mas vou pesquisar melhor sobre os aspirados a ar tops.
obrigado
lembre-se q o escape do fusca é curto, e com isso tenha muito cuidado ao pensar em grandes diâmetros.
-
ps: aqueles coletores de ferro fundido da spa por exemplo, são uma piada de mau gosto.
vc achou a designação perfeita
o q mais se tem hj em dia no mercado de performance são piadas de mal gosto pra cima dos consumidores, q na maioria são leigos e/ou recentes adeptos do faça vc mesmo .
-
lembre-se q o escape do fusca é curto, e com isso tenha muito cuidado ao pensar em grandes diâmetros.
entendo carol, mas tem que ver que é curto a parte depois da junção, pois antes dela os tubos são relativamente compridos pois tem voltas a fazer pra ficarem com o aproximadamente o mesmo comprimento e teoricamente com a mesma resistencia.
pelo que andei pesquisando em sites e no youtube fuscas 1600 o povo usa 1 1/2, até os 1900 usam 1 5/8 e nos 2300 com seus 160cvs até 220cvs o povo anda usando 1 3/4.
pro meu 1600 então devo usar o 1 3/4 mesmo, já que pretendo chegar +ou- nessa potencia.
agora tenho que pensar como vou fazer o abafador também de inox pra ficar silencioso em baixa e ronco grave em alta, se tiver alguma dica pra se fazer abafador eu fico grato
-
ah sim, o diâmetro das saidas nos cabeçotes (coletores) devem manter a relação com os dutos.
-
ah sim, o diâmetro das saidas nos cabeçotes (coletores) devem manter a relação com os dutos.
queres dizer que o diametro do tubo do coletor de escape deve ser o mesmo do duto de escape do cabeçote? se for assim eu vou ter que ver o que consigo alargar do cabeçote do fusca, eu tava abrindo as camaras para uma mistura de hemisférica com ap, abrindo de leve e deixando o mais reto possivel, mas minha dremel queimou, tenho que achar a nota fiscal pra levar na garantia. =(