Tipo fivetech
-
revista oficina mecânica - novembro 1992, edição n 75.
corrigindo então, gol caixa tem 860 kg… os 20 kg de diferença desconta na gordura do piloto do uno
uno/gol caixa são de papel... isso é fato
gol 1.0 cht.
pegue o peso de um gol cl ap.
915 quilos, na versão básica.
-
??
-
a lata de ambos é a mesma das versões mais elevadas . o peso a menos é fruto de motor e acabamento .
a lata do uno ficou de papel após a versão 96 . antes disso era boa , tanto que vê muito eletronic e elx muito melhor que mais novos .
-
teteto, o problema do seu foi ter sido aberto por profissional não qualificado… fechar um fivetech exige alguns conhecimentos específicos...
rapaz…acho difícil...
o mecânico que fechou o motor do meu pai foi o 1o de bsb fora concessionárias que fez curso na fábrica e adquiriu ferramental para dar manutenção em fivetech...fora q o próprio pessoal das concessionárias fiat daqui deixavam o carro lá pra fazer manutenção (isso eu vi )
até pq eu não postaria aqui que meu pai cuida bem dos carros dele se ele levasse num boca de porco pra fazer as revisões...
na mesma época q deu essa zica no carro do meu pai ele tava retificando um 2.4 com 120.000 km rodados que deu borra
-
tio , não entendo.
vejo esse motor como sendo uma verdadeira obra em termos de desempenho.
mas pq q tanta gente se queixa?
seu pai cuidava bem do carro, mas mesmo assim deu problema.
ja o do streit era castigado e sempre rodou numa boa.
qual a explicação?
até hj tenho como ícone de resistência o cht (que rodam 400.000 kms sem dar dores de cabeça, desde que bem cuidados), mesmo não sendo o melhor em performance.
quem se queixa é quem acham ruim pagar r$ 150,00 numa troca de oleo mais filtro. quem se queixa é quem acha ruim o kit de correias custar perto de r$ 1.000,00 para trocar (mão de obra inclusa).
sim esses motores são uma obra , mas exigem cuidado e manutenção preventiva. não da pra remendar com arame como se faz nos fuscas. não existe meia boca neste caso.
eu tenho um fivetech que anda todos os dias. na minha mão já fez 110 mil kms. oleo e filtros. já fiz uma troca de correias e está na hora de fazer outra.
sabe o que é o mais legal? o barulho.
o ronco desse motor enchendo é algo delicioso de se ouvir.. é o mesmo prazer que se sente ao acelerar um v8 bem saudável.
uma pena o marea ser pesado e esse motor não ser tão potente quanto poderia. mas fico imaginando um fivetec bem preparadinho num carrinho leve como uno ou tipo… um brinquedo e tanto.
o barulho deste motor no escapamente é uma das coisas mais fodasticas da face da terra. o meu tem coletor de escape com canos dobrados (quase um dimensionado 5x1), catalizador e um turbao traseiro. é lindo demais.
motores no brasil sempre vem capados . mas, voce já dirigiu um 2.4 que tem coletor de admissao variavel e variador de fase do comando de valvulas?? motor muito elastico e torcudo a partir de 1500 rpm. em 4000 rpm ele aciona os variadores e da mais uma estilingada. remapeados ficam com desempenho proximo aos marea turbo originais.
rapaz…acho difícil...
o mecânico que fechou o motor do meu pai foi o 1o de bsb fora concessionárias que fez curso na fábrica e adquiriu ferramental para dar manutenção em fivetech...fora q o próprio pessoal das concessionárias fiat daqui deixavam o carro lá pra fazer manutenção (isso eu vi )
até pq eu não postaria aqui que meu pai cuida bem dos carros dele se ele levasse num boca de porco pra fazer as revisões...
na mesma época q deu essa zica no carro do meu pai ele tava retificando um 2.4 com 120.000 km rodados que deu borra
borra acontece pela combinação de combustivel ruim e trocas de oleo muito espaçadas (se o carro for utilizado em trechos curtos, pior ainda).
a maior culpada de tudo isso, é a fiat que escreveu no manual para efetuar as trocas de oleo de 20 em 20 mil kms. resultado?? filas de marea para fazer o motor por borra.
[]s
-
o marea daqui troca óleo a cada 20mil, usa o óleo que estiver na promoção do mês e é consertado com arame e durepox.
dia desses arrebentou alguma coisa da suspensão dianteira, que fez a frente do carro sentar no chão. teve que trocar buchas e várias peças, não sei quais.
mas o motor… meu amigo, esse não bate nada, não faz um barulhinho estranho sequer e nada de soltar fumaça.
só sei que to juntando um dinheiro pq mais cedo ou mais tarde vão querer vender esse carro, ai ja viu o novo brinquedo..
-
streit, mas o marea dai não é utilizado para ir até a padaria da esquina comprar pão de manha e uma rosquinha a tarde, certo?
é um carro que anda bastante, pelo que pude perceber. carro quanto mais andar, menos incomodar (mim índio).
o meu tambem anda bastante, mas não faço as trocas com 20 mil nao. costumo fazer de 3 em 3 meses e, isso da de 10 a 12 mil kms.
[]s
-
cara, faz de tudo. tiros rápidos, viagens longas. as vezes fica por dias largado no tempo.
aquele slogan que fizeram pro gol um tempo atrás use sem dó , se encaixa perfeitamente pra ele.
pra falar a verdade, eu tenho medo de sair com esse carro, pois toda vez que pego o volante penso que pode ser esse o dia que o motor vai virar mingau. to esperando pra ver.
-
borra acontece pela combinação de combustivel ruim e trocas de oleo muito espaçadas (se o carro for utilizado em trechos curtos, pior ainda).
a maior culpada de tudo isso, é a fiat que escreveu no manual para efetuar as trocas de oleo de 20 em 20 mil kms. resultado?? filas de marea para fazer o motor por borra.
[]s
com certeza…
o motor do hlx do meu pai tava limpo qdo tirou o cabeçote...ele trocava de óleo num prazo bem mais curto que o recomendado pela fiat, e só teve problema com comb ruim 1 vez....mas depois q essa mangueira do sistema de arrefecimento rachou, o carro nunca mais foi o mesmo...daí meu pai ficou grilado e vendeu o carro
-
eu sempre tive o fivetech como uma bola fora da fiat . foi o motor errado em hora e local errado .
mas isso felizmente foi consertado com a nova geração .
a paz .