Dimensionando turbina…
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de certa forma eu sinto até um pouco de vergonha de postar isso aqui, face ao tanto que já foi discutido… ... mas brainstorm sempre é bom qdo a gente tá propenso a fazer cagada.
tô montando um motor pra mim. bloco de ap 1.8, bielas scat, pistões iasa de 83 mm (sim, vai ser 1.9), cabeçote original do ap flex (tucho hidráulico mesmo), e pretendo motor com taxa de aprox. 10:1.
eu já tenho uma turbina, porém para essa configuração eu acho q vai fica pequena. é uma biagio, turbina .58 pulsativa, compressor .42, eixo apl.
potência pretendida: até uns 350 cv. se vai precisar trabalhar cabeçote / trocar comando ou algo do gênero, isso não vem ao caso por enquanto.
tem tbm um tirinho de 70 cv de nitro, mas esse é só pra compensar lag (se tiver, claro).
perguntas:
1)- até que ponto eu consigo usar essa turbina minha trocando só a caixa quente por uma maior? (alguém lembra da configuração daquela turbina dos turbo-c?)
2)- no caso de usar uma outra, tô aberto à sugestões. lembrando que não pretendo elevar o limite de giro a ponto de ter que usar tucho mecânico, ou seja, a faixa útil seria limitada em 7000~7200 rpm.
[]s
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de certa forma eu sinto até um pouco de vergonha de postar isso aqui, face ao tanto que já foi discutido… ... mas brainstorm sempre é bom qdo a gente tá propenso a fazer cagada.
tô montando um motor pra mim. bloco de ap 1.8, bielas scat, pistões iasa de 83 mm (sim, vai ser 1.9), cabeçote original do ap flex (tucho hidráulico mesmo), e pretendo motor com taxa de aprox. 10:1.
eu já tenho uma turbina, porém para essa configuração eu acho q vai fica pequena. É uma biagio, turbina .58 pulsativa, compressor .42, eixo apl.
potência pretendida: até uns 350 cv. se vai precisar trabalhar cabeçote / trocar comando ou algo do gênero, isso não vem ao caso por enquanto.
tem tbm um tirinho de 70 cv de nitro, mas esse é só pra compensar lag (se tiver, claro).
perguntas:
1)- até que ponto eu consigo usar essa turbina minha trocando só a caixa quente por uma maior? (alguém lembra da configuração daquela turbina dos turbo-c?)
2)- no caso de usar uma outra, tô aberto à sugestões. lembrando que não pretendo elevar o limite de giro a ponto de ter que usar tucho mecânico, ou seja, a faixa útil seria limitada em 7000~7200 rpm.
[]s
bom eu acho q essa sua ai com eixo apl vai ficar pequena para vc.. eu to usando uma master power 50/70 pulsativa rotor frio 52.2mm e eixo 52.5mm ja em 3.500rpm começa vim preção com 6k ja tem 1.2k e a preção vem pogressiva ñ da akela patada de uma vez.. akela q as homocineticas e cambio ñ si dão muito bem rsrsr to muito satisfeito com ela..
abçs: jonathan
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ahhh meu sonho era ter um software de simulação de turbinas…
ja o meu (alias, um dos meus ex-sonhos) era ter um dinamometro de bancada pra poder fazer os ensaios necessários de forma a usar os mapas/fórmulas de dimensionamento de turbo-compressores.
só assim pra vc ter a variavel-chave e conseguir utilizar os mapas e a fórmula apropriada.
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http://www.turbofast.com.au/tfcalc.html
neste mesmo site tem um software de simulação de turbos
to instalando aqui e vou testar pra ver qual que é…
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http://www.turbofast….au/tfcalc.html
neste mesmo site tem um software de simulação de turbos
to instalando aqui e vou testar pra ver qual que é…
muita variável chutada nos cálculos… sei não se tem muita serventia.
pensei em só trocar a caixa quente por uma .70 ou .82 ...
assim pelo menos se desse **rda eu teria gasto pouco.
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muita variável chutada nos cálculos… sei não se tem muita serventia.
pensei em só trocar a caixa quente por uma .70 ou .82 ...
assim pelo menos se desse **rda eu teria gasto pouco.
intaum ricardo lembra dakele rapaz q foi comigo ai akele dia busca o mapo intaum no carro dele ap 1.8 basico ele roda com uma apl 50/106 diz ele q fica muito bom de alta.. mais sei lah eu acho q deve amarrar um pouco ainda por causa do rotor da turbina.. mais testa pra ve isso vai mais do seu gosto de patada violenta ou pogressiva.. pra rua ou pra pista etc..
abçs
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software de simulação prever 100% das variáveis é impossível… algo sempre será chutado...
uma simples e milagrosa curva de ponto por exemplo não é considerada no software... porém sabemos que um acerto de ponto faz milagres
serve como referência... mas nunca será 100% definitivo uma simulação
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por isso que precisa de um dino pra poder fzr um calculo desse tipo. sem dino, qualquer calculo não passa de um chute sofisticado .
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ricardo, golf tem cabeçote 20v. vem potência muuuuito mais facilmente.
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então ricardo, isso de faixa de potência é relativo à eficiência do motor em sí.
o q gera xxx cvs num 20v, pode não gerar num 8v.
tem o fator fluxo do cabeçote, comandos diferentes e etc. nisso q insisto: não tente comparar os resultados em motores tão diferentes.
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estive dando uma analisada, e cheguei à seguinte conclusão: no meu caso o maior fator limitante de potência é o compressor .42, pq mesmo q eu troque a caixa quente vou continuar com o fluxo restringido. ou seja, acho q essa minha não vai servir mesmo…
tava dando uma olhada naquele teste das turbinas da turbo c, e com a biagio, a curva de potência ficou mais ou menos dentro daquilo q eu procuro - potência máxima pouco antes de 6krpm, isso usando uma caixa quente 1.06.
claro, lá tem um puxa cabeçotão, mas acho q reduzindo essa caixa quente pra .82 vai ficar dentro daquilo que procuro.
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voce tem o mapa dessa turbina?
como mapa da turbina da para ir fazendo os calculos e verificar se esta de acordo para o que voce pretende
http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/tech_center/turbo_tech101.html
http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/tech_center/turbo_tech102.html
http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/tech_center/turbo_tech103.html
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so referente a pergunta q a carol ja esclareceu nao servir como base
mas pra ficar até uns 350cvs o pessoal nos vag 1.8t parte pra kkk04, parece q original seria as kkk03, nao tenho menor ideia sobre mudanca de medidas
mas como se trata de um bloco ap ainda se torna possivel o cross dos 1.8t e ai teria 20v tmb, ja to plantando a maldade no seu coração
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kkk tá fora da minha realidade por enquanto. kkkaro pra kkkraio.
pensando bem, ainda referente aquele teste da turbo c… negada tirou 380 cv com uma aplzinha só trocando a caixa quente... (se é que tem verdade nisso, pq te$te de revi$ta... $abe como é ne...)
acho q vou é fazer a mesma coisa, tirar a .58, vestir uma .70 ou .82, e deu.
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kkk tá fora da minha realidade por enquanto. kkkaro pra kkkraio.
pensando bem, ainda referente aquele teste da turbo c… negada tirou 380 cv com uma aplzinha só trocando a caixa quente... (se é que tem verdade nisso, pq te$te de revi$ta... $abe como é ne...)
acho q vou é fazer a mesma coisa, tirar a .58, vestir uma .70 ou .82, e deu.
ricardo, os motores da turbo-c não são nem de longe turbos básicos . ali tem preparação em tudo de tudo. tão preparados quanto um turbo-a, só limitados pela alimentação e pelo turbo-compressor.
atingir a mesma potência que o pessoal de pista divulga, só mesmo com muita preparação no seu motor, mas muita mesmo. preparação e pressããããooo, a ponto de nem sequer instalar valvula de alívio…