Gol giv 1.6 flex
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boa tarde
já faz um tempinho que estou comprando as peças para turbinar a goleta, oque falta é oque esta relacionado a linha de combustível(antes de ir direto ao assunto darei um panorama geral de como esta sendo feita a preparação), pretendo rodar com pressão baixa não superior a 1kg mais precisamente entre 0,6kg e 0,8kg utilizo o carro diariamente pego muita estrada e quero minimizar ao maximo os problemas(ou pelo menos tentar heheheh).
só para dar uma noção geral de como esta sendo feita a preparação.
-turbina é uma borgwarner k-16 compressor c/ refluxo e caixa quente 7 sem wastgate incorporada.
-coletor de escape tubular
-válvula de alivio
-válvula de prioridade blow off
-intercooler
-coletor de admissão com 4 bicos suplementares(pretendo utilizar mais 4 suplementares para ter uma mistura mais homogênea)
dai a duvida ou melhor as duvidas…..
os bicos que estou utilizando são os 4 originais do próprio gol mais 4 suplementares(de alta impedância) do astra 1.8 álcool com volume min. de 35ml e max. e 41ml (de acordo c/ a tabela da tecnomotor.) creio que darão conta do recado, oque vcs acham?????
tenho duvida quanto numero de bombas a serem utilizadas, se ha necessidade de substituição das mangueiras da linha(alimentação e retorno), se há necessidade, quais são as melhores marcas de mangueiras para esse fim?
a minha bomba retrabalhada aguenta o tranco(sozinha) de alimentar os 8 bicos????
e a linha de combustível(alimentação e retorno) as mangueiras devem ser substituídas????
utilizando apenas uma bomba(se der conta do tranco) penso no seguinte esquema
bomba, linha, dosador, adaptar um t após o dosador e direcionar para as duas bancadas?isso funcionara a pressão na linha será mantida???
ou
duas bombas em serie o resto do esquema será mantido como acima descrito.
ou
2 bombas independentes e portando 2linhas 2 dosadores alimentando cada uma das bancadas.
obs. favor levar em consideração a pressão que utilizarei.
abraço
leonardo
mais uma coisa, aceito sugestões e se mencionei algo errado favor me corrigir....
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tenho um gol ap totalflex montado exatamente do jeito que voce quer montar o seu…
diversao garantida essa turbina nesse motor
utilizo uma k16 e 8 bicos na alimentacao, todos iwp115 e eles alimentao ate 0.8 bar.
utilizo duas bombas de combustiveo, a original e outra gti em serie.
a minha k16 e area 7 e tem valvula incorporada....
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cuidado com coletores de tubo, ainda mais em uso diário.
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cuidado com coletores de tubo, ainda mais em uso diário.
pra não dar problema as flanges tem que ter 1/2 de espessura e usar tubos com no mínimo 3mm de parede.
se for bem soldado não quebra não… acho que o meu macktech é mais fácil de trincar do que um de tubo bem feito.
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tenho um gol ap totalflex montado exatamente do jeito que voce quer montar o seu…
diversao garantida essa turbina nesse motor
utilizo uma k16 e 8 bicos na alimentacao, todos iwp115 e eles alimentao ate 0.8 bar.
utilizo duas bombas de combustiveo, a original e outra gti em serie.
a minha k16 e area 7 e tem valvula incorporada....
boa tarde fabio
legal cara…
-linha de combustivel.
os bicos iwp115 são os do proprio gol 1.6 flex, certo???
e as mangueiras da alimentação e retorno vc as substituiu??????
quanto aos bicos suplementares como fez a flauta, alimentação e retorno?comprou pronto?
-gerenciamento
esta utilizando gerenciamento?qual?
alguem montou/regulou o carro pra vc????
abraço
leo
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pra não dar problema as flanges tem que ter 1/2 de espessura e usar tubos com no mínimo 3mm de parede.
se for bem soldado não quebra não… acho que o meu macktech é mais fácil de trincar do que um de tubo bem feito.
boa tarde carol, 16volts
quanto ao coletor esta bem feitinho….esou tranquilo quanto a isso.
ainda mais por ser aço carbono e não aço inox.
sendo aço carbono a probabilidade a trincas cai muito devido as próprias caracteristicas do material
abraço
leo
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boa tarde carol, 16volts
quanto ao coletor esta bem feitinho….esou tranquilo quanto a isso.
ainda mais por ser aço carbono e não aço inox.
sendo aço carbono a probabilidade a trincas cai muito devido as próprias caracteristicas do material
abraço
leo
sim… menor coef de dilatação etc... mas como o inox q o pessoal usa pra fazer os coletores é de parede grossa não tem problema.
e não precisa se preocupar com linha de combustível pra essa sua preparação. os turbo-b andavam com 600 - 700cv com a linha de 8mm.
se vc tiver muita bomba o que pode acabar restringindo é o dosador original, mas pra um feijão com arroz nem tem pq se preocupar.
tem um amigo meu que anda com uns 450cv e linha original, também sem problema.
eu no seu lugar me preocuparia mais com detalhes de montagem e ajustagem, pois são eles que tornam o resultado mais legal e com muito menos dor de cabeça.
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boa tarde fabio
legal cara…
-linha de combustivel.
os bicos iwp115 são os do proprio gol 1.6 flex, certo???
e as mangueiras da alimentação e retorno vc as substituiu??????
quanto aos bicos suplementares como fez a flauta, alimentação e retorno?comprou pronto?
-gerenciamento
esta utilizando gerenciamento?qual?
alguem montou/regulou o carro pra vc????
abraço
leo
sim, os iwp 115 são os próprios do 1.6 totalflex. as mangueiras da linha de combustíveis permaneceram originais, só modifiquei o final delas, que chegam até o cofre do motor por mangueiras ao invés do original que é tecalon, pois facilita o uso com espigões e abracadeiras.
o coletor, eu mesmo peguei um mi original e fiz todo o trabalho. a flauta ídem.
gerenciamento está sendo feiro com um piggyback smt6 da perfect power, que se encarrega de cuidar do sinal do map, do atraso e adiantamento de ponto e de injeção suplementar de combustível.
eu mesmo montei tudo e calibrei… o coletor de escape é um tmw14 da spa, modelo superflow. também uso intercooler spa frontal no parachoque e recomendo
como voce pensa em gerenciar os seus suplementares?
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sim, os iwp 115 são os próprios do 1.6 totalflex. as mangueiras da linha de combustíveis permaneceram originais, só modifiquei o final delas, que chegam até o cofre do motor por mangueiras ao invés do original que é tecalon, pois facilita o uso com espigões e abracadeiras.
o coletor, eu mesmo peguei um mi original e fiz todo o trabalho. a flauta ídem.
gerenciamento está sendo feiro com um piggyback smt6 da perfect power, que se encarrega de cuidar do sinal do map, do atraso e adiantamento de ponto e de injeção suplementar de combustível.
eu mesmo montei tudo e calibrei… o coletor de escape é um tmw14 da spa, modelo superflow. também uso intercooler spa frontal no parachoque e recomendo
como voce pensa em gerenciar os seus suplementares?
estou no mesmo esquema que vc, sou eu quem estou montando praticamente tudo….
quanto ao gerenciamento tenho um amigo que esta bolando o sistema por inteiro parte de software e hardware por acaso o nome dele tb é fabio....
-quanto investiu no sistema de gerenciamento?
-ic tem ideia da temp. do ar na adm?
-map, quando esse motor lê pressão positiva, ele entra em modulo recovery? me disseram que para o map conseguir ler pressão positiva basta fazer uma adptação com um equipamento da motorola, da uma olhada no topico sobre map, aqui mesmo no forum...
-bomba de combustivel do gti, vc retrabalhou os componetes internos, pois é feita pra rodar com gasolina, ha algum problema quanto a isso?
ele é externa certo??
-de onde vc é aqui em sampa
-é o seu primeiro carro turbo?
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ah…
uma dica para o gerenciamento. monta com 4 bicos que é a melhor coisa que vc faz. já tem peak n hold embutido, encaixa no chicote original sem nenhuma modificação. só precisa alterar o map (por um positivo).
manda uma mp p/ o ricardo daqui do fórum q ele pode te ajudar com a injeção e map.
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ah…
uma dica para o gerenciamento. monta com 4 bicos que é a melhor coisa que vc faz. já tem peak n hold embutido, encaixa no chicote original sem nenhuma modificação. só precisa alterar o map (por um positivo).
manda uma mp p/ o ricardo daqui do fórum q ele pode te ajudar com a injeção e map.
obrigado
aquela placa que vc mandou foto é o gerenciamento????
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estou no mesmo esquema que vc, sou eu quem estou montando praticamente tudo….
quanto ao gerenciamento tenho um amigo que esta bolando o sistema por inteiro parte de software e hardware por acaso o nome dele tb é fabio....
-quanto investiu no sistema de gerenciamento?
-ic tem ideia da temp. do ar na adm?
-map, quando esse motor lê pressão positiva, ele entra em modulo recovery? me disseram que para o map conseguir ler pressão positiva basta fazer uma adptação com um equipamento da motorola, da uma olhada no topico sobre map, aqui mesmo no forum...
-bomba de combustivel do gti, vc retrabalhou os componetes internos, pois é feita pra rodar com gasolina, ha algum problema quanto a isso?
ele é externa certo??
-de onde vc é aqui em sampa
-é o seu primeiro carro turbo?
investi em torno de r$1500 na época em todo sistema.
o map a própria smt6 controla ele. eu digito a voltagem máxima que ele deve chegar e daquilo nao passa, ou seja, pra central original o carro não recebe pressão positiva. você pode comprar um aparelho chamado clamper que faz a mesma coisa…
bomba de gti comprei na dinâmica a muito tempo atraz. é preparada pro etanol já e nunca deu problema.
sou do interior paulista e não é meu primeiro carro turbo.
assim como o amigo 16volts mencionou acima, te indico também as injeções megasquirt e você pode procurar nosso amigo ricardo aqui no forum para comprá-las. tendo um pouco de paciencia e dedicação, o acerto é perfeito
eu fiz questão de manter minha injeção original porque meu gol totalflex tem abs e airbag, e esses trabalham em conjunto com a ecu. também, por ser original. não tive que me preocupar com a calibração do carro na fase aspro, e isso proporciona uma facilidade além de manter meu carro totalmente original quando sem pressão positiva, inclusive com o seu consumo.
a temperatura do ar com o ic não passa dos 40°c... isso em qualquer situação, mesmo segurando final por um bom tempo...