Projeto gol dt-c
-
http://www.youtube.com/watch?v=ieh6wtx8u0s
video on bord no carro do xandele ta certo que da uma zica pra cima mas da pra ver como amarra de alta…. ele anda com 3 marchas( 4 marchas orignal mas ele larga de 2 pode ver que quando ele coloca a ré pra frente) oque pessoalmente eu gosto( so andei ate hoje de 3 marchas) apesar de todo mundo fala que 4 marchas vira melhor.
esse ano montei um 4 marchas sapinho no meu dt-b ai vou ver se é melhor ou pior.
-
calma aí, o regulamento é pro campeonato brasileiro, correto? leia-se spids, curitiba, velopark. esses nem vem em brasília e goiânia. o Único que é constante é o gustavo mas o carro dele é feito pelo lelo e nem pra brasília vem, já fica em sp. o léo da taf é pouco regular, o tuto pouco regular, o tchubas pouco regular… enfim... acho que o único mais regular é o jurere da região ou a saveiro do salomão que não anda faz tempos na arrancada.
o resto cara, chega no alinhamento vc não entende porque um preparador deixa um carro chegar naquelas condições no alinhamento, mas enfim… espero mesmo que esse ano mude, mês que vem terá um km lançado aqui perto, fico imaginando quem irá acelerar lá.
o regulamento é o do brasileiro que na verdade ta sendo chamado de unificado pq varias entidades vao usá-lo, mas nao vamos necessariamente correr o campeonato brasileiro nao.
eu moro em são luis-ma e o campeonato é daqui mesmo: www.ilharace.com.br
em turbos, quanto mais calor chegar na turbina mais energia… logo, o que puder revestir do coletor até a turbina é lucro... termotape funciona bem... revestimento cerâmico é o ideal, mas não atende ao requisito custo...
após a turbina, o quanto mais livre melhor... como escape é livre, o negocio é usar só um downpipe de umas 3 até sair do cofre e acabou
o cabeçote ideal depende de dois fatores... comando e turbina...
quanto de rotação a turbo-c aguenta sem restringir??? 7500 por ex???
tendo esses dados, que comando usar?? um 296, mas a potência máxima dele vem em qual rotação??? 7500 tb por ex???
tendo essas informações podemos dimensionar válvula de admissão e escape e saber o quanto de tamanho precisa ter os dutos...
como disse antes, o cabeçote original do ap 2.0 gira até 6500 com bom rendimento volumétrico... se a turbina tem potencial acima dessa rotação, retrabalho é interessante... se ela engasga acima dessa rotação, nem adianta alterar muito o cabeçote... só polir e equalizar dutos mesmo...
legal….juntando essas informaçoes então estou pensando em um cabeçote ap 2.0 original 40x33 com molas reforcadas algum comando desses da jpf http://www.indeco.co…racing.php&id=5 na faixa de 270 graus e enguadrado pra vir a potencia nessa faixa de 6500rpm.
o que acham é e esse 280x306 com 113 de lobe center é sera que traria alguma vantagem na saida de escape/turbina ?
o que eu vi de gráfico desses turbo-c era pico de potência(e pressão) em 6500, ou até menos… em motor 2.0...
com qual comando muriçoca ?
nesse caso o pessoal escalonava o cambio pra trocar com quantos rpm é 1000 acima da pot. max ???
É proibido usar controladores de ponto e pressão eletronico na turbo c.
acho que no regulamento nao tem nada proibindo diretmente, tem ?
vou ler direito…...mas tem uns negos procurando brechas por aí.......heheheee......
-
**#4.5 – sistema de ignição:
marca e tipos de velas, limitador de giro e cabos de alta tensão são livres.
a caixa de ignição deve ser original do veículo, e utilizada como única fonte de alimentação elétrica para a bobina.
proibido o uso de caixa de ignição (módulos) do tipo msd ou similar.
proibido o uso de ignição dupla, quando este sistema não for original do modelo do veículo.**
-
**#4.5 – sistema de ignição:
a caixa de ignição deve ser original do veículo, e utilizada como única fonte de alimentação elétrica para a bobina.
proibido o uso de ignição dupla, quando este sistema não for original do modelo do veículo.**
mas nao impede o uso de bobina não original, como a blaster 3 da msd.
a blaster 3 sozinha nao serve tambem como picotador de centelha ?
-
**#4.5 – sistema de igniÇÃo:
sim sim…...eu lí o regulamento e nao vi escrito nada que impeça o uso de algum dispositivo que controle a curva de ignicao.
assim como tambem não há escrito nada que impeca o uso de boosters, nem comuns nem eletronicos nem de marte.
ps: podia te devolver aquela piadinha do braço de caminhoneiro, heim é
-
sim sim…...eu lí o regulamento e nao vi escrito nada que impeça o uso de algum dispositivo que controle a curva de ignicao.
assim como tambem não há escrito nada que impeca o uso de boosters, nem comuns nem eletronicos nem de marte.
se não proíbe, logo é permitido.
-
então isso deu muito rolo nas utimas etapas… então realmente não sei se é liberado ou não as fueltech e outros pra controlar a curva de ponto.
mas tem como usar a fueltech na curva do ponto e continuar usando a a caixinha de ignição como única fonte de alimenção pra bobina???
poque na maioria dos carro que eu vi carburados que montavam ft pro ponto a caixa de ignição era removida... ou so ficava no lugar de figurante hehehe totalmente desligada.
sobre a ultima parcial dos c normamente tira 2.5 2.2 pra cima.
sobre devolver a piada pode ficar a vontade
-
então isso deu muito rolo nas utimas etapas… então realmente não sei se é liberado ou não as fueltech e outros pra controlar a curva de ponto.
mas tem como usar a fueltech na curva do ponto e continuar usando a a caixinha de ignição como única fonte de alimenção pra bobina???
poque na maioria dos carro que eu vi carburados que montavam ft pro ponto a caixa de ignição era removida... ou so ficava no lugar de figurante hehehe totalmente desligada.
sobre a ultima parcial dos c normamente tira 2.5 2.2 pra cima.
sobre devolver a piada pode ficar a vontade
pois é…....nao sei como é o esquema das ligacoes nao.........mas meu engenheiro fueltechnolísico daqui disse que podia e que tinha uns carros usando a ft pra controlar ponto, fazer corte de giro, datalogger e boost control.....mas sei lá........nao vou usar nada di$o me$mo.........
quanto aos tempo, pega o tempo total nos 402m e tira de 2.2 a 2.5 segundos pra saber os 300m ................é isso ?
e sobre as piadinhas foi so brincadeira gordim........tu ta ajudando pra caramba. valeu...
-
para de chorar, goiano.
vc que sumiu.
o que eu montaria.
2.0, cabecotinho bem feito, erson 441t
turbina cai nos limites do regulamento.
quente pelo menos .84
voce precisa ter força de baixa pra fazer boas parciais e ter um controle maior no pe (se for o caso).
com um motor pequeno mas girador vc vai ter que largar de cano cheio e pode perder com isso. se o carro apagar, piora ainda um pouco.
entao 2.0 aliviaddo e ja era.
tracao cai no que o mauricio falou (que é o que tinhamos no meu gol e no do resto da oficina)
ignicao nao pode usar ft. tem que ser o modulo original como dito no regulamento. nao é pq ta escrito que tem que ser usada como unica fonte de alimentacao pra bobina que o item é exclusivo pra isso.
se a ignicao vem da ft, ja nao é da original, gotcha?
o que voce pode fazer pra nao vir tudo de uma vez é usar boostcontroller da ft ou alguma outra empresa que tenha mapeamento por rampas.
isso o regulamento nao proibe
-
para de chorar, goiano.
vc que sumiu.
o que eu montaria.
2.0, cabecotinho bem feito, erson 441t
turbina cai nos limites do regulamento.
quente pelo menos .84
voce precisa ter força de baixa pra fazer boas parciais e ter um controle maior no pe (se for o caso).
com um motor pequeno mas girador vc vai ter que largar de cano cheio e pode perder com isso. se o carro apagar, piora ainda um pouco.
entao 2.0 aliviaddo e ja era.
tracao cai no que o mauricio falou (que é o que tinhamos no meu gol e no do resto da oficina)
ignicao nao pode usar ft. tem que ser o modulo original como dito no regulamento. nao é pq ta escrito que tem que ser usada como unica fonte de alimentacao pra bobina que o item é exclusivo pra isso.
se a ignicao vem da ft, ja nao é da original, gotcha?
o que voce pode fazer pra nao vir tudo de uma vez é usar boostcontroller da ft ou alguma outra empresa que tenha mapeamento por rampas.
isso o regulamento nao proibe
noooooooosssaaaaaa frrrufffaaaaaaaa ….........to tao emocionado de ver voce no meu topico que acho que vou até chorar........
mas deixando a baitolagem de lado, eu ja usei esse erson aí.......muito bom mesmo.....sabe onde consigo um novo ou usado mesmo é e sobre o crower 7013 o que achas ?
deixando ft de lado, tem um esquema que faz o distribuidor vir atrasando o ponto......tipo sai com uns 30 ou mais (depende do distribuidos) e a medida que o giro sobe ele vai atrasando pra casa dos 20 graus......
no mais, muito obrigado e responde quando eu te chingar no msn
-
mas tem uma era que vc nao me manda msg no msn, viado
se mandar eu respondo, ne.
o que da pra fazer com o esquema do ponto é o que eu tinha no gol antigo. carburadao e o modulo eec controlando tudo. metia ponto inicial e ele atrasava pra 18 ou 20 graus final, nao lembro ao certo. hehehehe
o comando acho que o kleber tem um ainda que era meu e o sushi tem outro q tb era meu. tem que confirmar com os dois.
o 7013 é quase a mesma coisa do 441t, acho que pouca coisa mais de levante. vai bem também.
-
noooooooosssaaaaaa frrrufffaaaaaaaa ….........to tao emocionado de ver voce no meu topico que acho que vou até chorar........
no mais, muito obrigado e responde quando eu te chingar no msn
viu velho… viagem tua... hehehe... o fluff tá ai...
fluff.... sabe que lembrei agora o que li numa ap antiga, desse lance do torque, de manter giro no pé com motor grande, fica bem mais fácil mesmo, motor grande e 1ª marcha curta, pode não virar os sonhados 1.8s de 60pés, mas consegue ser constante nos 2s.... muito melhor nesse sistema de eliminatórias... eu tava puxando pro 1.8 imaginando girar 8k rendendo.... mas a curva mais plana de potência vc vai conseguir com o 2.0 mesmo... bom é que a turbina pega cedo e vc controla em alta no acerto....
arruma um boostcontroller aí, ou compre uma waste-gate boa e faz no dedão mesmo....
-
entao….. o motor aqui é um 2.032cc..........grandinho pro meu gosto mas tai....
comando to procurando um pequeno que preste.....tipo o erson 441t ou crower 7013 mas ta dificil achar usadinho bbb.........
(ninguem olhou o link com os comandos jpf ??? )
sobre o boost controler eu ja tenho aqui: são 2 solenoides velhos de ar-condicionado regulados por torneirinhas de gás da feira e ligadas a uma valvula de alivio do seculo passado que foi devidamente atualizada (arrombada) para melhor fluxo de saida no alivio.
acho que esse turbo-c vai dar trabalho...........
-
jpf/indeco e sobe sao lixo.
corre disso.
a nao ser que vc queira cames com medidas diferentes, eixo com medida diferente em cada mancal, comando arredondando na primeira etapa, etc, etc…
2.0, 10.5 de taxa (pra ajudar no rendimento com essa turbina limao) e seja feliz.
e a primeira nao pode ser curta nao senao nao sai do lugar.