Acerto com sonda wide em turbo
-
meu o golf 180 com up na turbina, bicos etc…. fica com lenta lisinha com lambda 1... meu finado omega turbo ficava também bem lambda 1....
ow zé, vc leu o que eu escrevi? dá pra deixar em lambda 1, mas no meu caso, não ficou legal o carro.
minha taxa é abaixo de 8, as camaras do cabeçote são diferentes das originais, o comando é mexido… etc etc.
ai no meu caso é melhor deixar um pouco mais gordo... mas se eu quiser deixar ele xoxo dá pra deixar em lambda 1 e pouco ponto (pra passar em alguma vistoria por exemplo).
boa explição
deixa eu ver si eu entendi intaum.. lenta lambda 1, sem carga no motor lambda 090 pra ñ ficar dando akeles tranquinhos wot pressurizado 0.80 isso? o ideal mesmo era fazer isso em cima de um dinamometro neh medindo a temperatura dos gases pra poder chegar num acerto ideal de combs e ponto.
abçs: jonathan
cuidado com dino pra acertar o carro, pois a carga que o rolo impõe é diferente do que acontece na rua, já vi um monte de carro que fez acerto no dino, e quando jogo na rua quebro… no dino tem que deixar um pouco mais gordo, e depois conferir na pista/rua, pra ver se está certo.
bico aberto na broca???? pode parar por aí, nunca tu vai conseguir uma lenta boa com bicos arrombados na broca….
já vi alguns casos que bico aberto na broca ficaram legais, mas não recomendo tb…
-
fazendo bem feito, bico aberto com broca fica bom e dá lenta perfeita sim…. o problema é conseguir fazer... alguém aqui já tentou furar a placa dos bicos com a dremel usando broca de 0,35 mm? tente e depois me conte o que achou....
na saveiro eu usava, depois montei no meu polo, e nunca tive nenhum tipo de problema com eles. curiosamente, esse polo 2003 meu convertido só nos bicos abertos na broca gastava menos que o meu atual, que é originalmente totalflex...
-
fazendo bem feito, bico aberto com broca fica bom e dá lenta perfeita sim…. o problema é conseguir fazer... alguém aqui já tentou furar a placa dos bicos com a dremel usando broca de 0,35 mm? tente e depois me conte o que achou....
na saveiro eu usava, depois montei no meu polo, e nunca tive nenhum tipo de problema com eles. curiosamente, esse polo 2003 meu convertido só nos bicos abertos na broca gastava menos que o meu atual, que é originalmente totalflex…
todo e qualquer carro original a alcool ou convertido decentemente para alcool gasta menos que os total flex.
o raca desgracada pra gastar combustivel…
-
continuando…
as bosch mais antigas tinha 3 conjuntos de curvas de combustivel e ponto um apenas para marcha lenta, um para meia carga e um para wot, obvio que é proque os fatores lambda necessários pra anteder estes casos são diferentes...
é nornal um motor pedir um fator lambda mais rico em marcha lenta porque precisa gerar torque suficiente pra manter o motor ligado... carros mais modernos (leia projeto mais moderno) consegue fazer isso com fator lambda sempre mais perto de 1..mas os mais antigos ou com menos taxa, desenho pior da câmara, comando mais agressivo, etc pode precisar realmente usar 0,95 ou mesmo 0,9... mais rico que 0,9 é difici, ai tem algum erro na concepção do motor...
-
fazendo bem feito, bico aberto com broca fica bom e dá lenta perfeita sim…. o problema é conseguir fazer...
uns anos atrás fui num cara em sb do campo
ele conseguia:positivo:
mas ele furava uns 300 bicos e depois ia passando na máquina e anotando a vazão.
ia montando grupos de 4 bicos c a vazão igual ou muito parecida
furar somente 4 bicos na furadeira e ficarem perfeitos acho impossível.
-
o meu motor, desde a lenta, até o final da fase aspro deixo com uns 0,94. até 1kg tento o alvo de 0,88. acima disso até 2 kg deixo com 0,84.
com mistura em 0,82 sinto o motor amarrando por excesso, a 0,78 ja da sintoma de querer apagar. (alcool como combustivel).
ando com curva igniçao avançadinha, quando se usa ponto bem conservado, da para alisar bem mais a mistura.
-
bico aberto na broca???? pode parar por aí, nunca tu vai conseguir uma lenta boa com bicos arrombados na broca….
bom estou trocando eles por 4 bicos de astra flex originais.. ai sim..
ow zé, vc leu o que eu escrevi? dá pra deixar em lambda 1, mas no meu caso, não ficou legal o carro.
minha taxa é abaixo de 8, as camaras do cabeçote são diferentes das originais, o comando é mexido… etc etc.
ai no meu caso é melhor deixar um pouco mais gordo... mas se eu quiser deixar ele xoxo dá pra deixar em lambda 1 e pouco ponto (pra passar em alguma vistoria por exemplo).
cuidado com dino pra acertar o carro, pois a carga que o rolo impõe é diferente do que acontece na rua, já vi um monte de carro que fez acerto no dino, e quando jogo na rua quebro... no dino tem que deixar um pouco mais gordo, e depois conferir na pista/rua, pra ver se está certo.
já vi alguns casos que bico aberto na broca ficaram legais, mas não recomendo tb...
hm.. vlw pela dica..
o meu motor, desde a lenta, até o final da fase aspro deixo com uns 0,94. até 1kg tento o alvo de 0,88. acima disso até 2 kg deixo com 0,84.
com mistura em 0,82 sinto o motor amarrando por excesso, a 0,78 ja da sintoma de querer apagar. (alcool como combustivel).
ando com curva igniçao avançadinha, quando se usa ponto bem conservado, da para alisar bem mais a mistura.
cara vou falar oq ta acontecendo com o meu carro tipo chego nos 6k com 1k de preção o carro amarra e ñ vai mais, e com a sonda wide percebi q nessa faixa chega marca lambda 0.65 as veses marca rico ateh para de marca os numero, e vc falando do seu carro carro com 0.78 ja começa a amarra ja fiquei mais feliz.. o soda q nem deu tempo de acerta o carro pq sexta aprenderam meu documento, mais assim q acerta essa parte vo tentar deixar o meu com lambda 085 na alta pra ve se ele desenvolve mais..
abçs: jonathan
-
meu carro já fiz testes deixando lenta em lambda 1 e 9° de ponto, mas fica uma caca… eu cheguei a conclusão de que isso é pra carro original, os mais frescos podem querer isso, mas meu carro é preparado não precisa disso não.
bem isso. acerto bom é o acerto que funciona. nada de ficar buscando tabelas de acertos . cada caso é um caso. dois casos iguais são dois casos diferentes.
-
qual amplificador de faiscas vc usa? quanto de gap nas velasó quanto de taxa? qual o comando? qual eixo vc usa na turbina?
-
bem isso. acerto bom é o acerto que funciona. nada de ficar buscando tabelas de acertos . cada caso é um caso. dois casos iguais são dois casos diferentes.
eu ia falar isso agora.
obvio que a sonda wide é algo show de bola, q funciona e que é confiável.
…mas não dá pra brincar de motor igual se brinca de upgrades em joguinho de corrida.
alí é um parâmetro pra se olhar (principalmente) após o carro acertado e observar eventuais mudanças...
acerto é feeling e cor de vela. (e sempre vai ser)
-
eu ia falar isso agora.
obvio que a sonda wide é algo show de bola, q funciona e que é confiável.
…mas não dá pra brincar de motor igual se brinca de upgrades em joguinho de corrida.
alí é um parâmetro pra se olhar (principalmente) após o carro acertado e observar eventuais mudanças...
acerto é feeling e cor de vela. (e sempre vai ser)
cara, eu ouvi de uma pessoa muito ligada ao mundo do automobilismo que a era de acertar motor no ouvido já foi.
com uma sonda lambda e um pirômetro (1 por cilindro) vc faz - praticamente - o que quiser com relação ao acerto com precisão muito maior do que olhar uma vela
-
cara, eu ouvi de uma pessoa muito ligada ao mundo do automobilismo que a era de acertar motor no ouvido já foi.
com uma sonda lambda e um pirômetro (1 por cilindro) vc faz - praticamente - o que quiser com relação ao acerto com precisão muito maior do que olhar uma vela
então manda bala… compra 4 pirômetros e corre pro abraço
obvio que um pirômetro por cilindro é o ideal...
mas eu, no meu carro de rua, vou continuar olhando vela e indo no feeling... melhor custo benefício não há.
você me dizer que com uma wide e 4 (5, 6 ou mais) pirometros voce acerta o carro não é novidade..
mas você vai me dizer que isso é viavel?
e outra... voce compra toda essa parafernalha, gasta rios de dinheiro pra acertar um carro de rua... ai senta no banco do motorista e olha 5 leituras... e?????????
ainda bem que o over entrou aqui pra defender que nem sempre a leitura de sonda tem q ficar em 1 na marcha lenta... senão seriam 3 (sushi, carol e eu) ignorantes x os letrados .
eu tenho uma wide aqui... prontinha pra instalar no golf (quando for voltar aa ativa com ele).
agora... se você acha que vou parar de olhar as velas pra comprar 4 pirometros... e descartar meu feeling... é ruim hein... meu dinheiro não nasce em arvore não...
talvez quando isso tudo ficar muito barato... ou se algum dia eu resolver praticar isso como esporte (o que eu duvido muito, porque cada dia acho menos graça nisso), eu faça como o seu conhecido muito ligado ao mundo do automobilismo .
eu acho graça.. um dia vamos chegar à um nível q quando um desses sensores der pau, vamos procurar os oráculos das oficinas aposentados... porque só sabemos olhar pra reloginhos... madmax estaile.
-
tche, uma vez mesmo jah disse aqui que confio mais no feeling do que o que mostram os relóginhos… inclusive a carol assinou em baixo...
porém tb não podemos ser cabeça dura e não abrir espaço para as novas tecnologias... elas estão aí para auxiliar...
imagina acertar uma injeção 100% programavel na cor da vela... onde as vezes trabalha com 1,1 de lambda e as vezes com 0,8... como definir na cor da vela se andando de boa tá levemente pobre pra economizar e pisando tá bem rico pra não quebrar???? é bem trabalhoso... com uma sonda wide, faz isso em 2 toques...
no final do acerto é claro, é indispensável tirar as velas e dar aquela conferida na cor e nos particulados derretidos nela... mas agora tirar vela a cada volta na quadra é bem complicado
-
mas eu nao to me fechando pras tecnologias
eu mesmo falei que tenho uma sonda wide
vou usar porque realmente é util.
se eu tivesse arvore de $$$ ia comprar 4 pirometros e socar um em cada cilindro sem dúvida
bem.. eu tiro as velas do carro toda hora.. sem estresse.. (mas eu sou bem old school… e doido tb, como voces preferirem)
alias.. se forem fazer isso e quiserem saber como está o carro em alta.. o correto eh desligar o carro em alta (brabo eh que tem que ser em lugar q de pra freiar com o motor desligado.. rs rs rs)
pq ai voce pega as velas como elas vinham vindo... se vier parando o carro com o motor ligado ja perdeu tudo...
agora.. mesmo a cor das velas eh pra corrobrar algo q o feeling ja disse...
na epoca do astra (q cada dia parecia q estava com um humor) eu sabia se o carro tava magro ou gordo e acertava o carro sem nem olhar pra nada... e isso pq eu sou beeeeem ruinzinho pra acertar carro no feeling... (perto dos mestres)
-
mas eu nao to me fechando pras tecnologias
eu mesmo falei que tenho uma sonda wide
vou usar porque realmente é util.
se eu tivesse arvore de $$$ ia comprar 4 pirometros e socar um em cada cilindro sem dúvida
bem.. eu tiro as velas do carro toda hora.. sem estresse.. (mas eu sou bem old school… e doido tb, como voces preferirem)
alias.. se forem fazer isso e quiserem saber como está o carro em alta.. o correto eh desligar o carro em alta (brabo eh que tem que ser em lugar q de pra freiar com o motor desligado.. rs rs rs)
pq ai voce pega as velas como elas vinham vindo... se vier parando o carro com o motor ligado ja perdeu tudo...
agora.. mesmo a cor das velas eh pra corrobrar algo q o feeling ja disse...
na epoca do astra (q cada dia parecia q estava com um humor) eu sabia se o carro tava magro ou gordo e acertava o carro sem nem olhar pra nada... e isso pq eu sou beeeeem ruinzinho pra acertar carro no feeling... (perto dos mestres)
vw,
pirômetro ajuda pq dá pra vc tirar o suco do suco, e na boa, mesmo que seja um só antes do turbo já tá de muitíssimo bom tamanho
acho que ninguém aqui pregou que na lenta lambda = 1.0. tanto que eu notei na prática que a lenta fica mais estável se deixar ligeiramente mais gordo (0.92 ~ 0.95) usando a programável no meu carro (ap 8v). só que as montadoras fazem isso por emissões, funcionamento do catalisador. tem gente que deixa até mais pobre, e funciona. mas pq deixar rico, gastar mais combustível e contaminar o óleo? então o negócio é deixar sempre no limite do que funciona bem e gasta menos.
agora me desculpe, acertar no feeling pode até funcionar, e se vc casar a eletrônica com ele vai tirar vantagem; mas dizer que vc consegue fazer o acerto de uma injeção programável do zero sem sonda em todos os regimes deixando o carro economico - liso pode até ficar - acho bem difícil, pra não dizer impossível. ao menos eu prezo pelo uso do carro nas mais diversas situações.
meus 2c.
-
vw,
pirômetro ajuda pq dá pra vc tirar o suco do suco, e na boa, mesmo que seja um só antes do turbo já tá de muitíssimo bom tamanho
acho que ninguém aqui pregou que na lenta lambda = 1.0. tanto que eu notei na prática que a lenta fica mais estável se deixar ligeiramente mais gordo (0.92 ~ 0.95) usando a programável no meu carro (ap 8v). só que as montadoras fazem isso por emissões, funcionamento do catalisador. tem gente que deixa até mais pobre, e funciona. mas pq deixar rico, gastar mais combustível e contaminar o óleo? então o negócio é deixar sempre no limite do que funciona bem e gasta menos.
agora me desculpe, acertar no feeling pode até funcionar, e se vc casar a eletrônica com ele vai tirar vantagem; mas dizer que vc consegue fazer o acerto de uma injeção programável do zero sem sonda em todos os regimes deixando o carro economico - liso pode até ficar - acho bem difícil, pra não dizer impossível. ao menos eu prezo pelo uso do carro nas mais diversas situações.
meus 2c.
cara… obvio que eh o mais facil... e até é o mais preciso... (desde que se saiba o que fazer com os numeros e se instale tudo certinho)
agora... não é o melhor custo benefício nunca...
eu sei pra que serve um pirômetro.. faz uns 6 anos, na epoca que ninguem tinha, eu ja tinha um no carro... (que instalei errado, diga-se de passagem.. hahahaha)
quanto aa acertar o carro estou pra provar que sim, que consigo... é só ter tempo e dinheiro pra montar o segundo carro como quero...
obvio que a economia pode ficar prejudicada num acerto sem pirometro... mas aí quem truca sou eu que nao consigo deixar liso... estou cansado de derrubar apostas desse tipo...
sobre o carro pra uso nas mais diversas situações... quem me conhece sabe o uso que dou pros meus carros... rs... o uso diário inclui comprar pão, ir trabalhar todo dia, levar sogra, colocar móveis dentro do carro e viagens brasilia-rio soh desligando o carro pra abastecer.
a questão que eu digo (mais uma vez) é: quanto mais nos prendemos a sensores mais reféns estamos... quando eles leem errado é que despontam as pessoas que sabem se virar sem eles...
aí aparecem as dúvidas do tipo: meu carro está com falta... ou então está com excesso... bom ele não está que estou sentindo (hahahah)
-
as grandes montadoras só acertam carros assim
2 mecânicos, 1 antigo e outro novinho
o novinho retira as velas e o antigo olha a cor
esse é o melhor acerto q tem
puts.. era só o que faltava..
eu confesso que até ri… não fosse a ironia e a babaquice que tornaram o teu post uma chuva de lerda..
hahahahaha
que grande babaquice...
-
as grandes montadoras só acertam carros assim
2 mecânicos, 1 antigo e outro novinho
o novinho retira as velas e o antigo olha a cor
esse é o melhor acerto q tem
ps. se vocês querem se fechar pras coisas mais primordiais (que são feeling e cor de vela) que existem eu não posso fazer nada…
vão em frente... recomendem gastar rios de dinheiro em peças, sigam receitinhas (tipo lambda = 1 pra todos os casos, o que foi dito sim aqui no tópico.. n vezes) e sejam felizes...
tem gente tão prepotente aqui que não sei o que faz em um fórum...
-
ainda bem que o over entrou aqui pra defender que nem sempre a leitura de sonda tem q ficar em 1 na marcha lenta… senão seriam 3 (sushi, carol e eu) ignorantes x os letrados .
certas vezes eu acho gozado como as coisas funcionam por aqui viu…
a gente vem, faz um post tentando ajudar o cara usando exemplo do quase nada que sei (e que tô aprendendo na prática, pois nunca trabalhei com isso) e tem que ler coisas desse tipo depois... é soda.