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Acerto com sonda wide em turbo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • S Offline
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    satelite
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    #47

    o meu tá complicado de acertar, pra dar lenta com o que tenho é só na faixa de 0,65 ~ 0,70.

    0,04 ms a menos que eu coloque na pandoo o carro morre, acredito ser pelos bicos grandes. quando diminuo a pressão de comb. melhora um pouco.

    1.8, pistões do mi, cabeçote ainda hidráulico, pandoo com p&h, 1 bomba gti, 4 bicos bosch 160lbs.

    o cabeçote mecânico está à caminho… e talves outros 4 bicos, só que iwp originais pra fase aspro.

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    • M Offline
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      menegotto
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      #48

      satelite, o que acontece no seu caso é o seguinte…

      a maioria dos bicos tem o dead time (tempo q ele demora p/ abrir e mandar combustivel) de 1ms

      se eles forem muito grande para seu projeto, na lenta fica digamos com 1,1ms... logo, somente 0,1ms ele injeta combustível e isso já demais para a lenta do seu pequeno motor...

      solução: bicos menores ou usar um dosador para regular a pressão na lenta

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      • S Offline
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        satelite
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        #49

        ok, vou tentar fazer uma jogada com válvulas pneumáticas para o mesmo dosador regular a fase aspro e a turbo, o desafio é fazê-lo não dar muita entrada de ar falsa .

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        • R Offline
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          Ricardo
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          #50

          olha, com bico de 160 lbs, mesmo que você abaixe a pressão pra 1 bar não vai obter resultado satisfatório. é muita vazão pra muito pouco tempo de abertura. nem perca tempo com essa experiência, já parte pra duas bancadas de cara, com bicos pequenos na 1a.

          fazendo uma comparação esdrúxula, alimentar um motor pequeno com bicos de 160 lbs/hr seria mais ou menos a mesma coisa que você querer encher (com água) uma xícara de café abrindo o registro de uma caixa d água dessas de um milhão de litros. qualquer abridinha no registro já vaza um volume de líquido muito maior do que aquele que você queria.

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          • R Offline
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            Ricardo
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            #51

            em tempo: nem sempre a marcha lenta é o calcanhar de aquiles do acerto. às vezes é mais difícil ainda acertar a parte de baixa carga x baixo rpm do mapa, aqueles momentos em que você só está relando o pé no acelerador (e consequentemente com leitura de map baixa) e a rotação está entre 1500 ~ 3000 rpm.

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            • S Offline
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              satelite
              escreveu em última edição por
              #52

              ok, o coletor que tenho é mi, mando fazer a abertura dos bicos no cabeçote, ou é melhor soldar na parte de trás do coletor, igual ao da crestana? se furar o cabeçote, cabe as duas flautas ali?

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              • S Offline
                S Offline
                satelite
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                #53

                outra coisa o menegotto disse . . . para a lenta do seu pequeno motor . . . , voce ricardo . . . alimentar um motor pequeno com . . .

                digamos então que se motor 1.8 é pequeno, 1.0 é mini ou até mesmo não existe . . . porque acredito que a maioria aqui vai de 1.8, 2.0 ou 2.2, então motor médio é o v8 e o grande um de navio de 6.000 cv s é . . . é só pra entender.

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                • M Offline
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                  menegotto
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                  #54

                  realmente motor 1.0 ao meu ver não existe…

                  pra mim motor começa no 1.6...

                  a maioria vai de 1.8 e 2.0 pq é o que tem disponível no brasil... se for ver não são motores grandes , quando temos por exemplo v6 4.3 andando aos montes pelas ruas...

                  pequeno não quer dizer que seja fraco, ok?

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                  • S Offline
                    S Offline
                    satelite
                    escreveu em última edição por
                    #55

                    blz, e quanto ao lugar da segunda bancada de bicos?

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Ricardo
                      escreveu em última edição por
                      #56

                      rsrsrsrs…. qdo eu me referi a motor pequeno , me referia ao fato de que os bicos são grandes demais para alimentar ele, tendeu? :teteto:

                      160 lbs é bico para alimentar motor de mais de 500cv

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
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                        Ricardo
                        escreveu em última edição por
                        #57

                        eu já vi montado duas bancadas sendo uma no coletor dos mi e outra no cabeçote dos 2.0 antigos. ficar bem apertado hein.

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                        • G Offline
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                          gti-xxe
                          escreveu em última edição por
                          #58

                          o meu tá complicado de acertar, pra dar lenta com o que tenho é só na faixa de 0,65 ~ 0,70.

                          0,04 ms a menos que eu coloque na pandoo o carro morre, acredito ser pelos bicos grandes. quando diminuo a pressão de comb. melhora um pouco.

                          1.8, pistões do mi, cabeçote ainda hidráulico, pandoo com p&h, 1 bomba gti, 4 bicos bosch 160lbs.

                          o cabeçote mecânico está à caminho… e talves outros 4 bicos, só que iwp originais pra fase aspro.

                          pra ajuda, o meu esta montado hoje com 4 bicos de 160lbs p&h, 2 bombas de gti e trabalha com pressao de combustivel em 3bar com deat time de 0,60(recomendado pelo fabricante dos bicos) uso comando 274º e tenho lenta e ando com o carro liso, pra isso andei um bocado pra assertar, mas para isso nao da nem pra olhar para a sonda ela so atrapalha nesta hora kkkkk

                          em uma parati que montamos com bicos de 75lbs tive que fazer o mesmo asserto que fiz no meu e trabalhar com pressao de combustivel em 1,5bar, acredito que usando 3 bar nos de 160 fique melhor

                          qualquer coisa manda uma mp

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            satelite
                            escreveu em última edição por
                            #59

                            valeu gti-xxe, mas agora tô esperando chegar 4 bicos do astra do m.l. . . . vou mandar fazer a adaptação no meu coletor mesmo na belquip ou super cooler, pois minha intenção é um carro com aprox. 300 a 350 cv, (por enquanto…) e o mais econômico possível andando de boa ok. com a configuração que está, andando na pista à 120 só casqueando não pressuriza e a sonda (antes desses bicos grandes) marcava valores bons pra economia, com o motor em temp. normal.

                            um abraço.

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              satelite
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                              #60

                              fiz uns testes hoje e descobri que tá tudo loco aqui.

                              coloquei os bicos do astra original que estão com 40 ml de vazão à 3 bar equalizados. o que aconteceu foi o seguinte, tentei deixar em lambda 1 mas não dá o carro morre se tiver acima de 0,85. a pressão no coletor baixei pra 0,6, e com pé no fundo nessa pressão estando lambda em 0,85 sinto o carro amarrado. agora nessa mesma pressão e engordando pra 0,65 fica um veneno o bixo.

                              pergunta, será que a sonda ou o controlador raptor da odg que tenho estão com problema?, será o posicionamento da sonda errado? está 15 cm depois da turbina e com inclinação da vertical de aprox. 15º. seria o cabeçote que é hidráulico original que não presta?

                              o que voces acham?

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
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                                overspeed
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                                #61

                                fiz uns testes hoje e descobri que tá tudo loco aqui.

                                coloquei os bicos do astra original que estão com 40 ml de vazão à 3 bar equalizados. o que aconteceu foi o seguinte, tentei deixar em lambda 1 mas não dá o carro morre se tiver acima de 0,85. a pressão no coletor baixei pra 0,6, e com pé no fundo nessa pressão estando lambda em 0,85 sinto o carro amarrado. agora nessa mesma pressão e engordando pra 0,65 fica um veneno o bixo.

                                pergunta, será que a sonda ou o controlador raptor da odg que tenho estão com problema?, será o posicionamento da sonda errado? está 15 cm depois da turbina e com inclinação da vertical de aprox. 15º. seria o cabeçote que é hidráulico original que não presta?

                                o que voces acham?

                                uhm…se em marcha lenta acima de 0,85 morre vamos supor que seja na realidade mais do que 1,0 (em geral fica entre 0,98 e 1,02 na maioia dos carros originais pra poder passar em emissões).

                                o marcador estaria indicando 0,15 a menos do que o real.

                                em plena carga estes 0,65 seriam algo como 0,80... fica bem plausível sim...

                                mas antes de achar que é realmente isso, que tal usar uma sonda narrow e a cor das velas só pra ter uma noção ?

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  menegotto
                                  escreveu em última edição por
                                  #62

                                  perae, tirar a wideband e por uma narrow pra ver se a wide está medindo certo????

                                  por favor deus eu não li isso….

                                  a sugestão da cor das velas salvou o dia... agora sonda narrow serve de enfeite....

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
                                    O Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #63

                                    como ele esta na duvida se a sonda/controlador está ou não com defeito, o jeito de confirmar isso é aliando cor das velas a uma sonda narrow (se ele tive acesso a outra wide com gerenciador melhor ainda)…assim se a cor da vela confirmar o que a narrow diz (mistura rica, com tensão acima de 800~850mv) é sinal de que a wide realmente tem problema...

                                    alias... narrow num é enfeite... era a unica opção até uns 5~6 anos atrás...e funcionou bem dentro de suas limitações... é que wide é muito superior...como comparar um carburador com uma injeção eletrônica multiponto, mapeada... ou seja num quer dizer que o carburador num funcione, apenas que tem como fazer melhor e mais corretamente do ponto de vista técnico.

                                    obvio que uma wide é o canal pra se acertar..mas como qualquer aparelho de medição, se estiver descalibrado só atrapalha em vez de ajudar.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      #64

                                      se estiver descalibrado só atrapalha em vez de ajudar.

                                      e uma sonda narrow marcando 880mv, está calibrada ???

                                      880mv com 10º de avanço ou 40º de avanço são o mesmo fator estequiométrico???

                                      880mv corresponde a qual lâmbda, 0.85?????

                                      a cor das velas nessa hora é fundamental… aí que entra a diferença entre ler um monte de reloginho e entender um motor... olhando na vela de cara sabe o que se passou na mistura.... agora a da sonda narrow foi forte.... confio 10x na cor da vela e nenhuma nos 880mv da narrow em motor turbo...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
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                                        Adriano Sushi
                                        escreveu em última edição por
                                        #65

                                        só uma coisa, minha wide tava marcando cada vez mais pobre, e como tá com correção por sonda, o carro estava ficando pesado . ai ontem sai pra dar uma volta mais animada, e a porcaria deu pau de vez, ta marcando erro 08… vou ter que mandar pra ft pra ver o que deu...

                                        pqp nem 6 meses de uso, e se for ver, não rodou nem 1k km... negocio meio descartavel heim...

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                                        • R Offline
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                                          Ricardo
                                          escreveu em última edição por
                                          #66

                                          só uma coisa, minha wide tava marcando cada vez mais pobre, e como tá com correção por sonda, o carro estava ficando pesado . ai ontem sai pra dar uma volta mais animada, e a porcaria deu pau de vez, ta marcando erro 08… vou ter que mandar pra ft pra ver o que deu...

                                          pqp nem 6 meses de uso, e se for ver, não rodou nem 1k km... negocio meio descartavel heim...

                                          reparo que em ambiente mais agressivo ela costuma durar menos mesmo.

                                          adriano, se vc tiver como, a título de teste, nem mande o controlador pra ft ainda, substitua só a sonda… no meu caso deu certo (apesar do controlador ser uma innovate lc1).

                                          1 Resposta Última resposta

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