Acertar o ponto de ignição no ap sem o uso de pistola…
-
visto que tem muita gente que mexe na distribuição as cegas, em casa, sem pistola de ponto vou tentar explicar aqui o procedimento de acertar o ponto de ignição do motor ap sem pistola… provavelmente(com suas devidas diferenças) se aplica a outros motores tambem.
primeiro de tudo, deixe o motor no ponto...
-
punção atrás da polia do comando rente a tampa de valvulas, do lado das velas...
-
volante do motor em ot.
-rotor da distribuição apontando para a marca na carcaça da distribuição.
obs.: olhe no volante do motor, lá tem alguns numeros...
9º, 12º, 15º e 18º...depois do 18 nao há mais numeros, mas pontos, cada ponto desse equivale a 3º... ou seja, depois do 18º o primeiro ponto equivale a 21º o proximo a 24º e assim por diante...
sabendo disso, conferindo no volante do motor, volte um pouco o motor de modo a passar de todos os numeros... e agora tocando o motor no seu sentido de rotação(para descontar a folga na correia dentada) ache o ponto inicial que voce quer deixar seu motor... feito isso solte a distribuição e faça a carcaça apontar para o rotor... aperte o parafuso 13mm e tá feito... o motor está no ponto e o ponto de ignição correto(ou mais correto que acertar na mao)...
a ordem de ignição dos cabos é 1-3-4-2 partindo de onde o rotor vai estar apontado.
-
-
esta forma de acertar o ponto inicial então é mais precisa do que com a pistola?
-
não sei se funciona nos carros com injeção eletrônica, mas no santana quando carburado eu fazia esse procedimento aí mas um pouco diferente:
-
colocava o motor no avanço que eu queria (vendo os numeros no volante),
-
deixa a chave ligada na posição da bateria,
-
vira o distribuidor devagar até soltar a faísca na vela. (dá pra ouvir).
assim ele fica certinho, pois nem sempre a faísca saí quando tá exatamente alinhado. pode pular um pouco antes.
-
-
não sei se funciona nos carros com injeção eletrônica, mas no santana quando carburado eu fazia esse procedimento aí mas um pouco diferente:
-
-
-
assim ele fica certinho, pois nem sempre a faísca saí quando tá exatamente alinhado. pode pular um pouco antes.
perai
1 - acerta tudo no ot
2 - vira o volante até a amrcação desejada (18º por exemplo)
3 - ligar a chave
4 - girar o distribuidor até estalar, estalou só apertar na chave 13 e depois medir com a pistola vai dar os 18º inicial?
-
-
perai
1 - acerta tudo no ot
2 - vira o volante até a amrcação desejada (18º por exemplo)
3 - ligar a chave
4 - girar o distribuidor até estalar, estalou só apertar na chave 13 e depois medir com a pistola vai dar os 18º inicial?
isso mesmo.
vai dar algo próximo a 18 graus, provavelmente o mais próximo que se consiga sem a pistola…
-
-
-
-
esse procedimento já vi em carros com platinado, nos distribuidores mais modernos sem platinado eu acredito que não funcione não.
-
-
esta forma de acertar o ponto inicial então é mais precisa do que com a pistola?
funcionar funciona, mas não é tão preciso assim, já regulei muito meu carro quando era aspirado assim, mas nunca consegui deixar exato com a pistola de ponto.
a parte que o ktulu falou que liga a chave realmente parece ser mais precisa, e desse modo nunca tentei, mas parece ser mais preciso.
agora eu não deixaria de passar em um mecanico e conferir o ponto inicial e principalmente o final depois, a maioria dos mecanicos nem cobram por isso…
-
-
-
-
como assim deixa a chave ligada na posição da bateria ???é so girar a chave de ignição para acender as lizes do painel?não se liga o carro certo?
-
-
-
-
-
nesta parte de virar o distrbuidor ate soltar a faisca tem que se desconectar algum cabo de vela?
-
-
nesta parte de virar o distrbuidor ate soltar a faisca tem que se desconectar algum cabo de vela? [2]
-
deixa eu aproveitar o tópico pra tirar uma duvida minha, meu gol quando ponho 20graus inicial ele fica pesado pra dar a partida, ele quando ponho 15 fica normal, aguem sabe pq?
o arranque ja foi revisado, bateria com carga.
pra entender essa parte voce tem q saber que a queima do combustivel demora certo tempo pra acontecer…
e para ser aproveitado o maximo de potencia dele a faisca é solta antes do pistao chegar no ponto morto superior... ou seja se o ponto está em 12º a faisca é solta 12 graus (de 360º - que é o giro completo do virabrequim)...
entao toda vez que voce adiantar o ponto voce está antecipando mais ainda a faisca, dificultando a subida do pistao contra a explosao... e na hora de ligar vai forçar mais o motor de arranque, que vai ter q virar o motor indo contra essa explosao...
-
nesta parte de virar o distrbuidor ate soltar a faisca tem que se desconectar algum cabo de vela? [2]
?????????????
-
amigos, me deem uma luz.
e no caso do meu volante que não tem numeração nenhuma, só uma marca de talhadeira que deve ser o ot, como procedo?
esse tipo de volante existe uma marcação diferente pra identificar o avanço? preciso colocar 9º e não sei como, tenho pistola sem ajuste de avanço.
abraços
-
segue uma foto bem nítida de meu volante como aparece no buraco da caixa de cambio.
como podem ver as marcações são bem diferentes, onde estaria provavelmente o ot, e 9º ?
alguém jã manipulou este tipo de volante pra me dar uma luz?
dá pra notar que próximo ao primeiro risco de cima pra baixo, existe alguma marcação, mas mesmo limpando não dá pra ler de jeito nenhum.
tenho lampada de ponto porém sem ajuste de avanço.
desculpem encher o saco