Turbina ihi ou ishi
-
exato, mas é bom lembrar que algumas pessoas diferenciam…qdo falam ishi é a turbina montada normalmente (empurrando ar pro carburador/corpo de injeção) e qdo falam ihi é qdo se referem ao sistema do meio da dácada de 80 que parecia um blower, puxando ar pelo carburador (num tinha injeção montada assim na época)... mas num é uma regra
-
isso tb lembra os kits da ihi dos anos 80, onde o carburador inteiro ficava dentro de uma caixa pressurizada. o sistema é muito bom, inclusive é usado em varios carros de pista hj em dia. o ruim é q pra mecher no carburador da um pouco mais de trabalho.
-
ka, vc num tá confundindo naum ?
o sistema ihi não ?ra o com caixa …?ra aquele que a turbina sugava o ar pelo carburador e empurrava direto no coletor de admissão a mistura já formada, servia pra emulsionar melhor a mistura (além de aquecer o que era bom praquelas épocas de alcool ainda sem muita técnica)
esse sistema que vc tá dizendo ?ra usado nos renault fuego turbo (motor 2.2 8 turbo), mas num ?ra propriamente ihi, se num me falha a memória o sistema era chamado simplesmente de inbox (literalmente na caixa ) e tinha alguns inconvenientes como fazer os acionamentos (cabo de acelerador ou a alavanca no caso desse renault) passarem pra dentro da caixa sem que houvessem vazamentos ou ficassem raspando....
-
ka, vc num tá confundindo naum ?
o sistema ihi não ?ra o com caixa …?ra aquele que a turbina sugava o ar pelo carburador e empurrava direto no coletor de admissão a mistura já formada, servia pra emulsionar melhor a mistura (além de aquecer o que era bom praquelas épocas de alcool ainda sem muita técnica)
esse sistema que vc tá dizendo ?ra usado nos renault fuego turbo (motor 2.2 8 turbo), mas num ?ra propriamente ihi, se num me falha a memória o sistema era chamado simplesmente de inbox (literalmente na caixa ) e tinha alguns inconvenientes como fazer os acionamentos (cabo de acelerador ou a alavanca no caso desse renault)? passarem pra dentro da caixa sem que houvessem vazamentos ou ficassem raspando....
[snapback]299148[/snapback]
não jr, lembro bem desse kits da ihi q to falando (conhecida popularmente como ishi turbo ) com kits pra cht com sistema in box , até saiu na 4r um comparativo entre um xr3 com esse kit x outro xr3 original (um vinho e um amarelo). estavam justamente falando desse novo sistema da ihi sem ser aquele onde o turbo sugava pelo carburador.
os mais antigos eram com o bura antes do turbo, e esse q citei era do tipo que conhe?emos, mas usando o carburador dentro de um caix?o , tipo como tb nos renault r12.
mesmo fabricante, porém dois sistemas diferentes.
-
esse sistema do carburador antes da turbina ( draw-through ) eu conhecia, inclusive o kit nacional para o xr3, mas esse do inbox é novo pra mim
-
esse sistema do carburador antes da turbina ( draw-through ) eu conhecia, inclusive o kit nacional para o xr3, mas esse do inbox ? novo pra mim
[snapback]299218[/snapback]
esse sistema foi largamente explorado pela ishi em propagandas de revistas como sendo uma novidade no final dos anos 80, pouco antes do piloto atilla sipos criar a larus turbo, q tb usou esse sistema por um tempinho.
-
bem, vejamos a história a partir de sua época, naquele momento os carburadores vazavam qdo pressurizados principalmente pela valvula de máxima que tinha um embolo (ou alavanca ou algo do g?nero) pra condicionar o movimento de abertura da borboleta a um enriquecimento.
pra evitar isso vc tinha 2 soluções:
1- não pressurizava, ou seja usava o sistema que até hoje eu conheão como ihi e que segundo conta a lenda foi usado nos zero da segunda guerra mundial
2- pressurizava o sistema todo equalizando a pressão dentro e fora do carburador, solução desenvolvida pelos ingleses (acho que rolls roice)
pelo menos foi o que me contaram a muito tempo atrás… talvez o que tenha sido publicado pela 4r tenha sido justamente a 1? tentativa da ihi de mudar o sistema de draw-through (literalmente arrastar pra dentro) pra inbox, porque o dt tem bastante desvantagens, entre elas diminuição da vida útil da turbina por contaminação do óleo, e cavitação das pos (embora tenha vantagens sobre o sistema que usamos hoje)
mas isso é mais história do que algo prático hehehehe
-
bem, vejamos a história a partir de sua época, naquele momento os carburadores vazavam qdo pressurizados principalmente pela valvula de máxima que tinha um embolo (ou alavanca ou algo do g?nero) pra condicionar o movimento de abertura da borboleta a um enriquecimento.
pra evitar isso vc tinha 2 soluções:
1- não pressurizava, ou seja usava o sistema que até hoje eu conheão como ihi e que segundo conta a lenda foi usado nos zero da segunda guerra mundial
2- pressurizava o sistema todo equalizando a pressão dentro e fora do carburador, solução desenvolvida pelos ingleses (acho que rolls roice)
pelo menos foi o que me contaram a muito tempo atrás… talvez o que tenha sido publicado pela 4r tenha sido justamente a 1? tentativa da ihi de mudar o sistema de draw-through (literalmente arrastar pra dentro) pra inbox, porque o dt tem bastante desvantagens, entre elas diminuição da vida útil da turbina por contaminação do óleo, e cavitação das pos (embora tenha vantagens sobre o sistema que usamos hoje)
mas isso é mais história do que algo prático ? hehehehe
[snapback]299282[/snapback]
pena que jogaram fora ( )algumas coleções de revistas q eu tinha, senão mostrava aqui em fotos escaneadas.
o phill com certeza tem isso arquivado.
ah, quem tinha fazia tb equema (2) era a bentley. rolls e bentley são primos n
-
ihi = ishikawagima heavy industries.
turbina mto boa e com eixo leve. excelente qualidade, mas não é barata.
[snapback]299024[/snapback]
legal saber desses dois sistemas…
no meu caso, será usada no corsa 1.0 mpfi
então sem erro de colocar ??
ouvi dizer que ela é roletada, é isso mesmo?
abraços
-
legal saber desses dois sistemas…
no meu caso, será usada no corsa 1.0 mpfi
então sem erro de colocar ??
ouvi dizer que ela é roletada, é isso mesmo?
abraços
[snapback]299390[/snapback]
pode escolher essa marca sem medo, é tida como uma das 3 melhores por quem manja do assunto.
não é rolamentada, somente algumas no exterior, que raramente vem parar aqui.
-
primeiramente…....................cara.........como vocês são velhos
d?cada de 80 o car@lh0.............
mas é o seguinte, a ihi fabrica turbos
normais .....só que a galera só lembra das aberrações que eles faziam em termos de pressurização............mas tudo bem.....
pelo que já presenciei na pratica, é que os turbos ihi tem eixos e rotores muito leves que ocasionam em respostas muito rapidas dos turbos. muita qualidade nas peças de fabricação e preão um pouco mais caro........$$$$$$$$$$$$$$
se vc quer um turbo pra rua que respnda rápido..........vai fundo...............................
-
olha, eu até tenho uma revistas aqui, mas to sem scanner, mas até onde eu sei minhas informações batem com a do caio.
a larus turbo usou o panelão de pressurização por um bom tempo, mas a pioneira mesmo foi a ishi, seguida do vinicius losacco (que montava um kit com turbina lacon).
se bem que dizem alguns que já nos anos 70 se mexia com turbo aqui no brasil. pode ser difácil, mas não impossível.
abraços
-
sim senhor…
primeiro carro turbo de minas e um dos primeiros do brasil foi em 76 um passat 0km do pai de um amigo.... mas pelo (pouco) que ele já me contou, era sistema convencional (e bebia pra caralho e rendia pouco comparado a hoje em dia)....
se bem que dizem alguns que já nos anos 70 se mexia com turbo aqui no brasil. pode ser difácil, mas não impossível.
abraços
[snapback]299411[/snapback]
-
olha, eu até tenho uma revistas aqui, mas to sem scanner, mas até onde eu sei minhas informações batem com a do caio.
a larus turbo usou o panelão de pressurização por um bom tempo, mas a pioneira mesmo foi a ishi, seguida do vinicius losacco (que montava um kit com turbina lacon).
abraços
[snapback]299411[/snapback]
grande felipe-historiador-mor hehehe
vi a pouco tempo o panelão em carro da motorfort e a um pouco mais tempo num gol de pista do keller.
o vinicius lossaco tb é prim?rdio em turbo no brasil, tanto ele qto o irmão dele (que corria de autorama a mil anos comigo) e tinham a mv turbo , famosa pelo preciosismo no acerto dos motores.
-
show…
pelas informações aqui coletadas, só me resta uma escolha.....
vou colocar a danada
o corsinha vai ser pra andar na rua mesmo, pra pegadas mais rápidas.
se essa turbina foi uma das pioneiras, pq é pouco utilizada nos dias atuaisó será por causa de ser made in japan e pelos seus custos serem altos $$$$$$$ ??
valew
abraços
-
? verdade q esse tipo de turbina naum da pra recondicionar ? ?
-
acho que na divagação da história acabamos esquecendo da resposta do topico
seguinte a turbina é igualzinha as outras, o que nos discutimos acima ?ra o sistema usado em cada época
qto a ser boa, si são excelentes, só que não costumam ter reparos…troquei uma rfh5 esses dias na oficina...fumou abraão joga fora...
-
acho
que na divagação da história acabamos esquecendo da resposta do topico
[snapback]299598[/snapback]
acho que não: