Instalando barras estabilizadoras no novo corsa
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este sabado levei as barras estabilizadoras e as molas para instalar no carrinho.
os corsas desde 2008 estão vindo sem barras estabilizadoras, com molas mais duras e amortecedores mais firmes para compensar a falta das barras. obviamente é um remendo ja que nada substitui essas barras rs.
a lista de peças necessárias é essa, caso alguem mais tenha interesse:
na dianteira eu utilizei a barra da montana, que tem mesma geometria, mas diametro maior (não cheguei e medir as duas, mas visualmente é de maior diametro).
montana:
01 - 93384700 - barra estabilizadora dianteira;
02 - 90538865 - bucha de fixação;
02 - 93368453 - braçadeira;
04 - 93295333 - parafuso (para fixar a barra no quadro através das buchas e braçadeiras);
04 - 93251669 - porca (fixar as bieletas);
02 - 93338795 - liame da barra estabilizadora (bieleta).
a barra trazeira tem que ser a do corsa mesmo, e não há diferença entre elas, independente da motorização.
corsa:
01 - 93366794 - barra estabilizadora trazeira;
02 - 93299188 - porca;
02 - 93298876 - arruela;
02 - 93390846 - coxim;
02 - 93299899 - parafuso.
as molas são as cangoorun que ja estavam no meu outro corsa, foram transferidas para este novo.
provável que vão falar aqui sobre eibach e outras importadas. eu optei por essas molas da fabrini pois ja havia andado em um carro com essas molas e gostei muito do resultado. talvez com as eibach, numa pista, o carro fosse ligeiramente mais rápido, ou mais lento, vai saber né….mas o fato é que gosto muito do comportamente dinamico do carro com estas molas e o conforto é uma característica notável...
para um carrinho popular com um piloto longe de ser um massa da vida, estas cangoorun cumprem muito bem seu papel.
fotos: (não mostram muita coisa, mais para ilustrar o tópico haha)
barra trazeira:
as molas e barra trazeiras são ridiculamente simples de se colocar. o problema começa na parte dianteira.
é necessário tirar o agregado (ou quadro). nós não tiramos, apenas soltamos tudo (hahah) e baixamos um pouco, para que a barra entrasse no seu lugar.
é necessário:
-prender o radiador por cima com tire-up;
-soltar o suporte inferior do radiador;
-retirar os 2 coxins inferiores do motor;
-retirar o escapamento;
-soltar a caixa de direção;
-e finalmente soltar o agregado.
resultado:
bom, como era de se esperar o carrinho ficou bem melhor, mas infinitamente melhor curvador do que quando saiu da concessionária. o que falta agora são umas rodas 15 com bons pneus…já que as 16 para esse motorzinho (que por enquanto não vai ser mais turbo..) ficaram muito pesadas.
o carro ficou mais baixo do que eu esperava, no meu outro corsa eu tinha a impressão de não ter ficado tão baixo. o carro ficou mais confortavel de andar por incrível que pareça. ele está mais duro, sem duvidas, mas o impacto que o carro recebe de ondulações está de alguma forma menor. a suspensão faz muito menos barulho. a minha teoria é que as molas que a gm está colocando no carro atualmente são muito rigidas, e apesar de manter o carro alto, tem que ser duras para compensar a falta de barras estabilizadoras.
não sei se vou ficar com o carro nessa altura, vou andar um tempo com ele para ver o que acho. ja passei da fase de ficar andando devagar todo dia (o pavimento de são paulo está uma miséria)...hoje não tenho mais paciencia pra isso, então vamos ver.
é isso ae..
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esqueci que neste fórum não dá para editar os posts, e ficaram alguns erros de português como traseira com z e falta de acentuação…mas vamos relevar
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pronto, terminei o que queria fazer.
estou absrudamente satisfeito com o resultado do carro. não anda muito, mas é bem divertido de andar rápido.
[] s
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caramba… não sabia do lance das barras....
bom, mas se tratando da nossa querida gm nada mais me espanta...
colega montemor, poderia dizer qto foi gasto nas peças e mão de obra ?
tenho um corsinha parecido com o seu tb e fiquei interessado.
o meu está com 16 e também com as molas cangoorun.
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opa, então, foi gasto r$400,00 em peças e r$200,00 em m.o. incluindo ajuste da geometria da suspensão.
as peças todas originais gm compradas na accioly
show o corsinha hein, parabens
[] s