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Instalando barras estabilizadoras no novo corsa

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    rbsmontemor
    escreveu em última edição por
    #1

    este sabado levei as barras estabilizadoras e as molas para instalar no carrinho.

    os corsas desde 2008 estão vindo sem barras estabilizadoras, com molas mais duras e amortecedores mais firmes para compensar a falta das barras. obviamente é um remendo ja que nada substitui essas barras rs.

    a lista de peças necessárias é essa, caso alguem mais tenha interesse:

    na dianteira eu utilizei a barra da montana, que tem mesma geometria, mas diametro maior (não cheguei e medir as duas, mas visualmente é de maior diametro).

    montana:

    01 - 93384700 - barra estabilizadora dianteira;

    02 - 90538865 - bucha de fixação;

    02 - 93368453 - braçadeira;

    04 - 93295333 - parafuso (para fixar a barra no quadro através das buchas e braçadeiras);

    04 - 93251669 - porca (fixar as bieletas);

    02 - 93338795 - liame da barra estabilizadora (bieleta).

    a barra trazeira tem que ser a do corsa mesmo, e não há diferença entre elas, independente da motorização.

    corsa:

    01 - 93366794 - barra estabilizadora trazeira;

    02 - 93299188 - porca;

    02 - 93298876 - arruela;

    02 - 93390846 - coxim;

    02 - 93299899 - parafuso.

    as molas são as cangoorun que ja estavam no meu outro corsa, foram transferidas para este novo.

    provável que vão falar aqui sobre eibach e outras importadas. eu optei por essas molas da fabrini pois ja havia andado em um carro com essas molas e gostei muito do resultado. talvez com as eibach, numa pista, o carro fosse ligeiramente mais rápido, ou mais lento, vai saber né….mas o fato é que gosto muito do comportamente dinamico do carro com estas molas e o conforto é uma característica notável...

    para um carrinho popular com um piloto longe de ser um massa da vida, estas cangoorun cumprem muito bem seu papel.

    fotos: (não mostram muita coisa, mais para ilustrar o tópico haha)

    barra trazeira:

    as molas e barra trazeiras são ridiculamente simples de se colocar. o problema começa na parte dianteira.

    é necessário tirar o agregado (ou quadro). nós não tiramos, apenas soltamos tudo (hahah) e baixamos um pouco, para que a barra entrasse no seu lugar.

    é necessário:

    -prender o radiador por cima com tire-up;

    -soltar o suporte inferior do radiador;

    -retirar os 2 coxins inferiores do motor;

    -retirar o escapamento;

    -soltar a caixa de direção;

    -e finalmente soltar o agregado.

    resultado:

    bom, como era de se esperar o carrinho ficou bem melhor, mas infinitamente melhor curvador do que quando saiu da concessionária. o que falta agora são umas rodas 15 com bons pneus…já que as 16 para esse motorzinho (que por enquanto não vai ser mais turbo..) ficaram muito pesadas.

    o carro ficou mais baixo do que eu esperava, no meu outro corsa eu tinha a impressão de não ter ficado tão baixo. o carro ficou mais confortavel de andar por incrível que pareça. ele está mais duro, sem duvidas, mas o impacto que o carro recebe de ondulações está de alguma forma menor. a suspensão faz muito menos barulho. a minha teoria é que as molas que a gm está colocando no carro atualmente são muito rigidas, e apesar de manter o carro alto, tem que ser duras para compensar a falta de barras estabilizadoras.

    não sei se vou ficar com o carro nessa altura, vou andar um tempo com ele para ver o que acho. ja passei da fase de ficar andando devagar todo dia (o pavimento de são paulo está uma miséria)...hoje não tenho mais paciencia pra isso, então vamos ver.

    é isso ae..

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    • R Offline
      R Offline
      rbsmontemor
      escreveu em última edição por
      #2

      esqueci que neste fórum não dá para editar os posts, e ficaram alguns erros de português como traseira com z e falta de acentuação…mas vamos relevar :p

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        AnD_20V
        escreveu em última edição por
        #3

        legal, e realmente ficou bem baixo para molas cangoo

        agora não sabia que a gm tirou as barras estabilizadoras até do corsa…froids

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          Rix
          escreveu em última edição por
          #4

          os palio fire tb não tem mais as barras… o carro ficou mole de mais nas curvas.... dependendo, ele chega a dar rebote nas curvas... bizarro.

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lee
            escreveu em última edição por
            #5

            ficou top.

            as cangoorun baixaram legal heim.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              rbsmontemor
              escreveu em última edição por
              #6

              pronto, terminei o que queria fazer.

              estou absrudamente satisfeito com o resultado do carro. não anda muito, mas é bem divertido de andar rápido.

              [] s

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              • E Offline
                E Offline
                erlon
                escreveu em última edição por
                #7

                caramba… não sabia do lance das barras....

                bom, mas se tratando da nossa querida gm nada mais me espanta...

                colega montemor, poderia dizer qto foi gasto nas peças e mão de obra ?

                tenho um corsinha parecido com o seu tb e fiquei interessado.

                o meu está com 16 e também com as molas cangoorun.

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  rbsmontemor
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  opa, então, foi gasto r$400,00 em peças e r$200,00 em m.o. incluindo ajuste da geometria da suspensão.

                  as peças todas originais gm compradas na accioly ;)

                  show o corsinha hein, parabens :)

                  [] s

                  1 Resposta Última resposta

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