É certo movimentar duas toneladas de aço e plástico e ocupar 10 metros quadrados da rua para buscar filhos na escola?
-
artigo muito legal publicado no bestcars, que mostra um pouco da mesquinharia individualista que nós vivemos…
outra coisa que caberia na pauta seria os preparados que se cagam pra poluição....
é pensar só no umbigo mesmo... e foda-se o futuro.
downsizing, mas de verdadeé certo movimentar duas toneladas de aço e plástico e ocupar
10 metros quadrados da rua para buscar filhos na escola?
por roberto agresti
o mundo do automóvel nos brinda, de quando em quando, com palavras que encerram significados, conceitos que engenheiros e marqueteiros querem fazer chegar a seus clientes via mídia. e lá vamos nós tentar explicar a vocês o que nos empurram como sendo a última cocada do tabuleiro. uma tarefa muito ingrata
um dos mais recentes exemplos é a palavra inglesa downsizing , que numa tradução simples significa reduzir dimensões em português. tal termo foi aplicado para definir a atual tendência de reduzir o tamanho dos motores, a cilindrada, visando a obtenção de menores emissões poluentes e consumo, enquanto se empregam outros meios para alcançar potência e torque semelhantes — ou mesmo maiores que os do motor de cilindrada superior. pode-se falar também em redução de custos, pois menos matéria-prima é necessária para construir um motor menor. mas não é certo que o pequeno propulsor será mais barato em termos do custo final de produção, pois a conta não considera apenas a quantidade de material usado, e sim — e principalmente — o tipo de material (o mais caro alumínio contra o mais barato ferro fundido, por exemplo) e a tecnologia empregada.
entre nós o downsizing tem um bom exemplo no fiat linea, que assumiu o lugar do marea como sedã médio da marca italiana no brasil. enquanto o marea usava na versão de topo um motor de cinco cilindros em linha e 2,45 litros, com potência de 160 cv e torque máximo de 21 m.kgf, o linea mais vigoroso usa um motor de 1,4 litro e quatro cilindros com turbocompressor, 152 cv e 21 m.kgf (o marea também oferecia uma versão turbo, de 182 cv, mas as citadas explicam melhor a tendência). é fácil perceber que, enquanto a potência decresceu levemente com a mudança, o torque permaneceu igual. e isso preserva as sensações positivas ao acelerador, mesmo usando um motor 1,0 litro menor. evidentemente, com 1,4 litro para encher , mesmo com turbo, a tendência é obter um motor de consumo e emissões menores do que aquele com 2,45 litros de capacidade.
mas o tema aqui, apesar deste preâmbulo, não é o downsizing no que tange a motores, mas o necessário e futuro downsizing de dimensões externas. assisti na tv a um filme publicitário do hyundai tucson onde uma jovem senhora e um rapaz se derretem, enaltecendo as características do utilitário esporte (suv) coreano, que definem como um carrão . tal filminho me serve para entrar no (polêmico, eu imagino) tema.
carrão? como assim? carrão pois luxuoso? carrão por ser tecnologicamente avançado? carrão por ser potente?
o tucson não caiu no gosto de boa parcela de brasileiros por conta de seus predicados técnicos, razoáveis, mas não excepcionais. tem um preço convidativo, mas suponho que, ao defini-lo como carrão , os citados se referem a um conluio entre tamanho externo e imponência. sim, a imponência... estes quesitos estão, aparentemente, ocupando as primeiras linhas das listas de prioridades de muitos consumidores na hora de escolher um automóvel, um exibicionismo inconsequente que se disfarça sob aspectos confessos e inconfessos.
aos confessos: carro grande é mais seguro ou preciso de carro grande pois levo muita bagagem ou é melhor sobrar espaço do que faltar ou me sinto mais segura(o) dirigindo em posição elevada ou (o mais popular, talvez) com tanto buraco, valeta ou lombada, só sendo quase um jipe para aguentar .
aos inconfessos: que bom olhar os outros de cima para baixo, impõe respeito ou quero ver alguém me dar uma fechada com esse para-choque nesta altura ou se alguém for encostar em mim estacionando vai se ferrar ou com todo esse tamanho, vão pensar que custa mais do que o que paguei .
entendemos, todos, a humana necessidade de sermos invejados. a quem se apressa para dizer eu não , traduzo em outras palavras, de teor mais suave: quem não gosta de ser visto com admiração? pois é. todos nós, sem exceção. mas a sociedade, seja pela propaganda, seja por outras particularidades de nosso tempo, incute desejos que não resistem a uma análise lógica dos fatos, a um pensamento mais coerente, coordenado por valores mais essenciais do que pueris, menos imbuídos de sentimentos como vaidade, soberba, futilidade ou leviandade.
transeunte de ruas onde pululam escolas para pimpolhos das classes consideradas média-alta e alta de são paulo, me espanta verificar a quantidade de monstrengos 4x4 dirigidos por senhoras, muitos deles blindados, e na sua totalidade dotados de películas nos vidros que, de tão escuras, fariam o lado escuro da lua parecer a broadway. alguns desses veículos, de tão largos, mereceriam multas de estacionamento em fila-dupla mesmo quando corretamente parados junto ao meio-fio. e aí me pergunto: precisa mesmo de tudo isso? desse tamanhão todo?
e os motoristas?
nesse bizarro cenário (onde o tucson é um dos menores problemas ) me arrisco mais: será que esses e essas motoristas estão efetivamente habilitados à condução destes paquidermes, onde habilitado não significa autorizado pela lei mas sim capaz de controlá-lo decentemente ? mesmo quem se julga um tremendo motorista há de concordar: circular com tantos metros quadrados de lata em volta não é tarefa das mais fáceis numa cidade como são paulo, metrópole bem diferente de uma brasília — ou das grandes cidades norte-americanas —, onde as ruas são largas e há espaço para dar e vender. mesmo onde moro, bairro tranquilo e onde não faltam vagas, percebo vizinhos entrando em sinucas de bico tirando e pondo seus utilitários esporte da garagem. ora, isso é qualidade de vida?
não vou cair na fácil armadilha que é estender meu discurso contra o automóvel de um modo geral e suas deformadas utilizações, apesar de entender que é realmente estranho verificar que a maioria dos carros circula apenas com seus motoristas a bordo, ou seja, com uma ociosidade de ocupação de 80%, que faria quebrar hotéis ou companhias aéreas. mas não tratamos aqui de negócios ou de um mundo ideal, politicamente correto. tratamos, sim, de uma sociedade — gostemos ou não — baseada no transporte individual e que tem uma relação nada racional com seus carros, mas sim plena de emotividade e simbologias.
carro é status. carro é poder. carro é prazer. mas... menos, gente, bem menos.
o hummer e seus 2 km/l de gasolina não é correto, mas não precisamos ir tão longe e nem sermos tão exóticos. incorreto também é o picape de cabine dupla ou utilitário esporte empurrado por caros e duráveis motores a diesel, sub-utilizados para percorrer sim ou não 1.000 quilômetros ao mês. e cuspindo a fuligem de um combustível que fábricas e governo insistem em manter num padrão de terceiro mundo. esses aspectos — a valorização dos utilitários e dos motores a diesel para uso em baixa quilometragem — são as trevas de uma sociedade individualista como poucas. e muito ignorante também.
mesmo na terra do tio sam, os estados unidos, berço das banheiras gastonas e dos utilitários de grande porte, boa parcela da sociedade já não quer saber desses símbolos de uma época que passou, perdulária e ambientalmente agressiva. quem raciocina, por lá, ou quer um carro pequeno e econômico ou, idealmente — apesar do preço elevado —, um híbrido, para mostrar que se preocupa e muito com o futuro do planeta. e não só na teoria. na europa os utilitários não chegaram a ter um verdadeiro apogeu, pois em muitos lugares do velho continente é praticamente impossível ter um veículo de grandes dimensões para circular em ruas medievais, projetadas para homens e seus burros puxando pequenas carroças, e não burros dirigindo grandes carroças...
é evidente que picapes, grandes e médios suvs e os 4x4 de um modo geral têm sua utilidade, seu ambiente ideal de ação, e chegam a ser insubstituíveis para certas tarefas. mas que não é levar filho na escola nem executivo para lá e para cá na urbe superlotada. cedo ou tarde, gostaria que a ficha desse povo que mora nas grandes cidades brasileiras caísse e que chegássemos à óbvia conclusão de que imponência é algo brega, que ser perdulário é prejudicar o futuro de todos, é crime de lesa-humanidade.
imaginem só, são paulo cheia de smarts, fiats 500, minis, c3 e outros pequenos carros, moderninhos e cheios de tecnologia. que beleza
downsizing já menos é mais desde sempre.
data de publicação: 15/5/10
© copyright - best cars web site - todos os direitos reservados
-
velho, os carros não tem que diminuir… as ruas que tem que serem aumentadas
caraio, pagamos uma penca de imposto pra esses fdp s... faz 50 anos que existe montadora de carro no brasil fabricando carro a rodo, e nenhuma rua/avenida/estrada é ampliada...
agora começam com essa putaria de downsizing... downsizing o caraio, as estradas é que tem que serem ampliadas seguindo o mesmo ritmo da frota de veículos porra, trabalho 5 meses pra pagar imposto
vai pros eua... lá auto-estrada tem 6 pistas... aqui quando tem 2 os indios acham uma maravilha...
-
interessante.
mas eu queria uma d20, cherokee antiga, ou ate jeep para rodar na cidade, na minha cidade. pq? pq aqui so tem analfa no transito e já bate até sp em quantidade de carro por habitante.
nas ruas so se ve hilux, pajeros, santa fe, ram 52000, cayenne, x5, x6, ou seja, so carrão de burgues. e é nesse tipo da reportagem, grande maioria dirigida por madames que ao fecharem o vidro esquecem que existe mundo la fora. te fecha numa boa, seja em reta ou curva e estão nem ai.
agora imagina uma d20, cherokee com suspensão elevada, pneus semi big food, ia fazer frente a esses burgues deboa.
-
se eu tivesse filho ia mandar ele de van. pq cabe mais gente e economiza espaço nas ruas… alem de nao ter que botar meu carro pra rodar com minha mulher dirigindo...
sobre a segurança, ela sabe atirar ;-)
é sempre o mesmo discurso individualista... alias, que no texto o cara descreveu como incrédulos ehehehe
não é questão de um ou outro, e sim todos. no brasil o sonho de cada um é ter um carro.. mesmo sem ter grana pra dar manutenção correta, as vezes nem grana pra pagar as prestações, mais nego compra carro morando de aluguel, só pra ter...
é um caso a se pensar... não sou hipócrita, nem quero mudar o mundo (alias, quero que o mundo se foda)
eu só to andando de moto o dia inteiro, pq nao suporto andar de carro.. um bando de filho da puta, com suv´s, corollas, civics, ram´s, s-10 duplas, dirigindo essas merdas no meio da rua, onde deveriam caber 3 carros, mal cabem 2.
sem contar a velocidade...
os imbecis que desfilam nas avenidas à 20, 30 km/h... se tiver lombada eletronica de 40km entao? ? passam a 20
não tem pressa? vá de ônibus, a pé... de bicicleta. faz bem pra saúde, pro bolso e pro planeta.
-
espaço… temos 10 mil metros de altura disponível para construção de estradas... se não puder aumentar pros lados aumente pra cima...
aqui no rs o metro teve sua primeira obra em 1987, ligado sapucaia do sul a porto alegre... em 2000, decidiram executar a fase 2, ampliando de sapucaia até são leopoldo...
mas os anos se passaram, malditas invasões tomaram conta do espaço... por onde vai passar o metro???
por cima
agora já estão quase ampliando novamente de são leopoldo até novo hamburgo... tb será tudo aéreo, e a ampliação dentro da cidade de porto alegre tb nos mesmos moldes...
dinheiro tem... é só querer fazer... agora essa merda de politicamente correto, downsizing, trasnporte publico eficiente, toma no cu vo anda de caminhão no centro da cidade pq é um direito meu andar onde me sinto bem, pago milhares de impostos pra isso...
a grande merda do mundo é essa... as pessoas vem com esse bla bla bla do que é certo... porra certo é eu ter direito e não dever... dever de ter um carro ridiculo e minusculo...
-
sair construindo pra cima não é a solução. o minhocão de são paulo que querem mais um vez demolir é prova disso. se fosse tão bom assim, boston estava construindo mais passagens elevadas ao invés de demoliar a que tinham.
o direito das pessoas acaba onde começa o direita das outras, há de se respeitar os outros quando se vive em sociedade, pois mais importante que o direito que cada pessoa tem é o fato que são todos iguais perante a lei. se todo mundo quiser ir trabalhar de caminhão no centro da cidade seria um caos, é inviável.
investir em transporte de massa não é blablabla ou papo de ecochato, é a saída que tem se mostrado mais viável.
concordo com você em uma coisa, dinheiro pra investir tem e muito, só falta é acabar com o joguinho de interesses que existe neste país .
-
caraio, pagamos uma penca de imposto pra esses fdp s... faz 50 anos que existe montadora de carro no brasil fabricando carro a rodo, e nenhuma rua/avenida/estrada é ampliada...
agora começam com essa putaria de downsizing... downsizing o caraio, as estradas é que tem que serem ampliadas seguindo o mesmo ritmo da frota de veículos porra, trabalho 5 meses pra pagar imposto
vai pros eua... lá auto-estrada tem 6 pistas... aqui quando tem 2 os indios acham uma maravilha...
espaço… temos 10 mil metros de altura disponível para construção de estradas... se não puder aumentar pros lados aumente pra cima...
aqui no rs o metro teve sua primeira obra em 1987, ligado sapucaia do sul a porto alegre... em 2000, decidiram executar a fase 2, ampliando de sapucaia até são leopoldo...
mas os anos se passaram, malditas invasões tomaram conta do espaço... por onde vai passar o metro???
por cima
agora já estão quase ampliando novamente de são leopoldo até novo hamburgo... tb será tudo aéreo, e a ampliação dentro da cidade de porto alegre tb nos mesmos moldes...
dinheiro tem... é só querer fazer... agora essa merda de politicamente correto, downsizing, trasnporte publico eficiente, toma no cu vo anda de caminhão no centro da cidade pq é um direito meu andar onde me sinto bem, pago milhares de impostos pra isso...
a grande merda do mundo é essa... as pessoas vem com esse bla bla bla do que é certo... porra certo é eu ter direito e não dever... dever de ter um carro ridiculo e minusculo...
opa tá certinho hein estamos nessa merda hoje pq a maioria pensa igual voce.
não é questão de tamanho, downsizing, upsizing ou a pqp… o problema é educação.. e isso, infelizmente vem de berço.
pai e mãe idiota, tem 99,8% de chance de ter um filho idiota igual. que acha que pq paga imposto pode fazer o que bem entender.
infelizmente vivemos numa democracia, onde quem manda (pelo menos em teoria) é a lei da maioria...
se a maioria fosse politicamente e moralmente educada, não precisariam de leis. todo mundo sabe o que é certo e o que é errado, voce não precisa ler o código penal pra saber que não pode pegar alguma coisa que não lhe pertence, precisa??
anda de caminhão pq é um direito seu, ai como tambem é direito seu andar no mínimo à metade da velocidade maxima estipulada na via, voce vai passeando com seu caminhão à 30 km/h durante a semana ocupando as 2 pistas de uma avenida.... ai as pessoas que estão atras d voce, que trabalham e tem horarios à cumprir, são obrigados à andar a 30 km/h.
acha certo isso?
-
aqui eu vou e volto de metrô p/ trabalho. 30 minutos e mais barato que pagar o estacionamento.
mas isso porque eu moro perto do metrô e o trampo também é perto do metrô. mas se eu preciso sair depois das 21:00… preciso ir de carro porque a rua não é segura, mesmo tendo uma base da policia a 3 quadras de casa. já fui assaltado e eu ouvi dos policiais a rua está perigosa .
o trampo vai mudar para uma região que não tem metrô. solução? carro.
ônibusó na região para aonde eu vou, não é seguro ficar parado no ponto de ônibus e precisa de 2 conduções.
como eu disse, eu não julgo.
van escolar é uma boa solução? talvez... precisa de confiança. como eu disse, se voce tem muita grana, qual será a sua opção? andar de coletivo? deixar seu filho na van? ta... ok...
entre o certo e o errado, tem a realidade antes.
-
se eu tivesse filho ia mandar ele de van. pq cabe mais gente e economiza espaço nas ruas… alem de nao ter que botar meu carro pra rodar com minha mulher dirigindo...
é sempre o mesmo discurso individualista… alias, que no texto o cara descreveu como incrédulos ehehehe
não é questão de um ou outro, e sim todos. no brasil o sonho de cada um é ter um carro.. mesmo sem ter grana pra dar manutenção correta, as vezes nem grana pra pagar as prestações, mais nego compra carro morando de aluguel, só pra ter...
é um caso a se pensar... não sou hipócrita, nem quero mudar o mundo (alias, quero que o mundo se foda)
eu só to andando de moto o dia inteiro, pq nao suporto andar de carro.. um bando de filho da puta, com suv´s, corollas, civics, ram´s, s-10 duplas, dirigindo essas merdas no meio da rua, onde deveriam caber 3 carros, mal cabem 2.
os imbecis que desfilam nas avenidas à 20, 30 km/h... se tiver lombada eletronica de 40km entao? ? passam a 20
não tem pressa? vá de ônibus, a pé... de bicicleta. faz bem pra saúde, pro bolso e pro planeta.
ela sabe atirar
e no mais acho que se liberassem carteira de outra categoria para vc poder comprar seu proprio blindado de guerra, seria um direito, direito de ir e vir…
sairiam pessoas que pudessem comprar um m1a2 numa boa pela avenida... e dai seria direito dela...
-
aqui eu vou e volto de metrô p/ trabalho. 30 minutos e mais barato que pagar o estacionamento.
mas isso porque eu moro perto do metrô e o trampo também é perto do metrô. mas se eu preciso sair depois das 21:00… preciso ir de carro porque a rua não é segura, mesmo tendo uma base da policia a 3 quadras de casa. já fui assaltado e eu ouvi dos policiais a rua está perigosa .
ônibusó na região para aonde eu vou, não é seguro ficar parado no ponto de ônibus e precisa de 2 conduções.
van escolar é uma boa solução? talvez... precisa de confiança. como eu disse, se voce tem muita grana, qual será a sua opção? andar de coletivo? deixar seu filho na van? ta... ok...
com certeza pietro.. eu não to generalizando… essa parte de transporte público, necessidade, já entra em um escopo mais profundo dessa discussão...
como disse, não sou hipócrita... e tambem nao sou burro em relação aos problemas que nós temos que enfrentar...
se tivessemos transporte publico, se tivéssemos segurança... talvez, seria diferente... e digo talvez, pois a mentalidade que o brasileiro tem em relação ao mundo e ao próximo, beira a de animais irracionais...
é sempre o mesmo discurso individualista… alias, que no texto o cara descreveu como incrédulos ehehehe
ela sabe atirar
e no mais acho que se liberassem carteira de outra categoria para vc poder comprar seu proprio blindado de guerra, seria um direito, direito de ir e vir…
sairiam pessoas que pudessem comprar um m1a2 numa boa pela avenida... e dai seria direito dela...
espero que tenha entendido a piada…
sobre à andarem com um tanque na avenida...se tivéssemos esse direito... beleza... sorte de quem puder ter o seu.
desde que, não me atrapalhe e não atrase meu caminho com essa merda na avenida, pois o seu direito termina onde começa o meu.
-
tem nego que paga muita moral de mela cueca…
1º: se tem algum pai idiota, é o pai de um filho da puta que da moral de mela cueca de educação mas ofende os outros...
2º: se tem algum filho idiota, é o mesmo filho da puta que da moral de mela cueca de educação e ofende os outros...
sem mais, com muita educação
eu
-
tem nego que paga muita moral de mela cueca…
1º: se tem algum pai idiota, é o pai de um filho da puta que da moral de mela cueca de educação mas ofende os outros...
2º: se tem algum filho idiota, é o mesmo filho da puta que da moral de mela cueca de educação e ofende os outros...
sem mais, com muita educação
eu
não entendi muito bem o que quis dizer, mas se voce se sentiu ofendido pelo meu outro post, não era essa a intenção
-
miozão, desculpe cara, mas discordo quanto o que se fodam o futuro tenho me preocupado mais agora que minha filha esta aqui neste mundo, me preocupo com o bem estar dela daqui a 50 anos, mas não posso esquecer que eu estou vivo e que depois de trabalhar 9 horas por dia, durante 5 dias na semana, espero poder chegar ao fim do mês e gastar meu dinheiro da maneira que eu quero, com consciencia, mas que me traga algum prazer, tenho minha banheira apesar de nunca gostar de carro grande, mas hoje preciso de um, uma filha prestes a completar 1 ano de idade, tem carrinho pra carregar, bolsa com fraudas e roupas extras, shampoo, sabonete, briquedos… isso pra ir na casa dos avós, depois seram viagens, ai será velotrol, mala de viagem minha e de minha esposa, fora a da minha filha... quem tem filho sabe o perrengue que é carregar essa porrada de tralha, mas meu carro polui pouco, porque é gnv, e por isso mesmo preciso de um carro ainda maior (tanto que to pra troca-lo num 406) pra caber alem do tanque de gnv, as tralhas da minha familia, o que acho ridiculo (e o texto deixa isso bem claro) são essas filhas das putas dessas piranhas que acham que podem pegar esses rinocerontes sobre rodas e empurrar em cima dos outros e parar em qualquer lugar pra pegar seus filhos, aqui na minha rua tem 3 colegios e quando chego do trabalho ta tudo parado e minha rua é cruzamento com uma avenida e sempre prende o fluxo dessa avenida, eu tenho vontade de ter uma 357 e dar uns tiros no bloco de uma merda dessas, talvez assim essas vagabundas com roupa cara aprendam.
questão de berço, educação que no brasil não existe, politico pensa primeiro no bolso dele, em segundo no bolso e em terceiro o bolso, por fim, para não dizer que ele não pensa no povo, ele pensa em mais uma maneira de fuder o povo, infraestrutura é coisa de povo rico, brasil não é rico e bla bla bla…
interessante.
mas eu queria uma d20, cherokee antiga, ou ate jeep para rodar na cidade, na minha cidade. pq? pq aqui so tem analfa no transito e já bate até sp em quantidade de carro por habitante.
nas ruas so se ve hilux, pajeros, santa fe, ram 52000, cayenne, x5, x6, ou seja, so carrão de burgues. e é nesse tipo da reportagem, grande maioria dirigida por madames que ao fecharem o vidro esquecem que existe mundo la fora. te fecha numa boa, seja em reta ou curva e estão nem ai.
agora imagina uma d20, cherokee com suspensão elevada, pneus semi big food, ia fazer frente a esses burgues deboa.
penso o mesmo, mas acaba virando uma bola de neve, tambem quero uma d20, mas armada com um rollcage, ate nos parachoques e um motor com torque pra girar a terra e não sair do lugar, mas penso se isso me ajudaria ou me atrapalharia, sempre tem alguem tão ou mais doido que nois.
eu não julgo porque, pegando sp como exemplo, a violência é foda.
se voce tivesse grana e precisasse levar o seu filho na escola, voce ia preferir a sua esposa indo de carro pequeno, sem blindagem, ou esses suvs blindado e grande?
bom, pensando corretamente, preferiria minha esposa buscando meu filho em qualquer carro pois esperaria que a policia fizesse a sua parte, mas como ela não faz, bem, então continuo achando que deveria buscar num carro pequeno, pense como um ladrão, se tiver que roubar, quem você roubaria é uma madame montada numa pagero de r$150mil ou num 206 de r$20mil é ate porque ela tem que sair do carro e toda a blindagem e segurança do mundo nessa hora, falha.
van é serio mesmo é já viu como esses caras dirigem essas vans é já viu segurança nessas vans é eu não colocaria a vida da minha filha nas mãos desses caras.
saber atirar… bem... eu tambem sei, fiz curso de tiro e uma das primeiras coisas que aprendemos é nunca reagir ate porque um sabe atirar o outro sabe puxar o gatilho, dai aparecem as balas (projeteis) perdidos.
tambem queria comprar uma moto, mas a mulher disse que se eu comprar a moto ela divorcia, prefere divorciada do que viuva, justamente pelo transito gentil que temos no br.
aqui no rs o metro teve sua primeira obra em 1987, ligado sapucaia do sul a porto alegre… em 2000, decidiram executar a fase 2, ampliando de sapucaia até são leopoldo...
por cima
menegoto, tambem não é assim, temos direito de andar de caminhão, mas tambem temos leis, por isso que não podemos pousar um monomotor numa avenida por mais larga que ela seja (desculpe o exemplo esdruxulo) mesmo que, pelas leis, possamos andar de caminhão no centro da cidade, sabemos que isso não ajuda o proximo, se pensarmos que nem essas putas que se acham as donas do mundo dentro desses suv s que elas mau conseguem entrar, imagina o caos que isso vai virar, o que temos que fazer é limitar o transito pra carros grandes no transito do centro das cidades, responsabilizar, duvido que se tivermos um transporte publico descente todos vão querer usar, pense bem, melhor deixar seu possante pra se divertir nos fins de semana e usar um transporte de qualidade que vai te trazer mais beneficio (economia de combustivel, pneus…).
é como eu disse tudo depende de um bom transporte publico, aqui no rj temos um transporte publico deficitario pra caramba, ai em sp tem malha ferroviaria extensa, aqui no rj não deve ter nem 100km de metro, e deve ter no maximo uns 200km de ferrovia (trens e metro) mas o pessoal assim mesmo usa, porque ainda é melhor que encarar o transito, quem conhece o rj entre as 07:30 e as 19:30 sabe o que é nesse horario não ter um misero minuto de transito livre.
-
pois é andré.. o problema é que no brasil, ao inves de ensinarem o povo a dirigir e se comportar bem em sociedade, proibem as coisas…
é aquela velha de arrumar solução para o problema e não tratar as causas...
eu tambem sou contra proibições, de quaisquer que sejam... tambem acho que cada um tem o direito de gastar seu dinheiro como quiser.
eu tenho carro velho (97), turbo, pq gosto, o dinheiro que gastei poderia andar de carro zero.
tenho moto
tenho moto de trilha
som
video game
um monte de tranqueira que poderia nao ter... mas tenho pq gosto, e ficaria bem puto se alguem me proibisse de te-las.
todo mundo que me conhece, que anda comigo, sabe como sou... eu faço de tudo pra não atrapalhar ninguem, no trânsito e na vida, e tenha certeza que se todos pensassem assim, viveríamos melhor.
quando não estou com pressa, não ando pelas avenidas.. vou pelas vias secundárias, ruas paralelas, etc.. não paro em fila dupla nem pra pegar minha mãe na porta de um banco... e isso são só 2 exemplos..
outro dia atras de uma senhora com um corolla, que para no meio de uma rua bem movimentada, do nada... eu ja comecei a xingar até a terceira geração dela.... quando ela enfia a cabeça pra fora, e grita, como se estivesse com a razão:
-eu estou no celular, não ta vendo??? é proibido dirigir falando
é mole?
quanto à saber atirar , acho que não entenderam a piada... eu adoro armas, sei atirar, e sou a favor de matar todos os ladrões do planeta...
mas uma arma vai te dar a mesma segurança de um carrão blindado ... quando quiserem te roubar, vâo te roubar... pq uma hora voce tem que descer do carro... o bandido sempre tem o efeito surpresa a favor dele, então.. a segurança é bem relativa. lógico que tem vantagens, mais nao resolve 100%.
-
andré… pouco importa o carro, se um de 150 mil ou outro de 20 mil.
antes disso voce tem a sua esposa saindo de um prédio de luxo e levando uma criança para uma escola boa. escola boa é cara, prédio de luxo tem apartamentos p/ lá de 1 milhão.
eu sou contra esses mamutes sobre rodas, mas como eu disse, a segurança da sua familia não tem preço. ninguem pensaria antes no outro do que na própria familia, e isso é fato.
errado é a atitude de alguns, e não só das madames, que não pensam nem 1s no próximo. independente de ter um carro grande ou pequeno, com qualquer um, voce pode ser educado no trânsito.
a questão da fila dupla em escola, ah.. isso é dificil resolver. até mesmo escolas que voce entra com o carro, o volume é grande e as ruas não comportam.
o ideal p/ mim? transporte público + segurança... mas isso está longe de ser eficiente... e a culpa é de quem? ah... nós mesmos.