Wastegate spa - preciso de ajuda
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bom dia,
levei meu carro na oficina de escape pra fazer o escape, e o cara lá soltou a wastegate pra fazer a flange de saída e perdeu a válvula…
preciso urgentemente saber qual a altura que tem que ficar a válvula, pra eu poder cortar uma e por o carro pra rodar.
a válvula é a seguinte:
uma válvula de cabeçote de ap funciona? tenho umas em casa, tanto de admissão quanto de escape. vou levar lá pra ver se o diametro da haste é igual. isso é fácil de ver.
a dúvida maior é a altura da válvula. lembro que a original, quando em repouso ficava alguns mm pra fora da válvula, pra vedar no coletor. quantos mm eu devo deixar pra fora? pois acredito que quanto mais pra fora ficar mais pressão será necessária pra abrir a válvula, e menor vai ser a passagem de ar. por outro lado, se deixar muito curta, é capaz do backpressure do motor abrir essa válvula, mesmo sem pressão na admissão.
abraço
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uai…
liga na spa...
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ue se o cara da casa de escapamentos perdeu, manda ele comprar outra nova e colocar no lugar da sua que ele danificou. simples.
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eu prefiro não brigar com os caras antes de terminar o serviço no carro, senão vai ficar mal feito ou então ele vai superfaturar o serviço…
e eu também dei mancada de não ter percebido. levei o coletor e a válvula lá na sexta pra tirar o molde da flange e pedi pro cara cortar uns prisioneiros. fui espiar algo no carro e quando voltei a válvula tava presa, eu deveria ter conferido na hora.
bom, levei uma válvula de escape e outra de admissão de ap, e a de escape coube. ficou com uma folguinha pequena na guia da válvula, mas nada a mais do que já tinha. cortei no olho tentando deixar uns 2mm pra fora, mas com a mola toda solta ela ficou faceando o corpo da válvula, e vedou no coletor. se ficar pequena eu tenho mais uma meia dúzia pra cortar no tamanho certo.
amanhã o carro deve ficar pronto, aí eu começo a apertar a válvula pra ver quanto vem de pressão. se tiver vazando ou abrindo sozinho não vai encher muito e aí eu coloco uma válvula maior.
abraços
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quanto de presao vc usava?
não usava… to turbinando esse carro agora.
bom, do jeito que eu cortei ficou. bem rente a base da wastegate, sem ficar pra fora, mas o suficiente pra vedar o furo do coletor.
peguei o carro assim, com o parafuso da wastegate todo aberto e está vindo 0,6kg...
então acho que a solução funcionou.
agora o problema é como baixar essa pressão? pra andar no dia a dia está bom, mas eu preciso fazer o laudo do dinamometro e só pode vir 79cv, então tenho que aliviar essa pressão.
abraços
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quanto de presao vc usava?
não usava… to turbinando esse carro agora.
bom, do jeito que eu cortei ficou. bem rente a base da wastegate, sem ficar pra fora, mas o suficiente pra vedar o furo do coletor.
peguei o carro assim, com o parafuso da wastegate todo aberto e está vindo 0,6kg...
então acho que a solução funcionou.
agora o problema é como baixar essa pressão? pra andar no dia a dia está bom, mas eu preciso fazer o laudo do dinamometro e só pode vir 79cv, então tenho que aliviar essa pressão.
abraços
abre um furo na pressurizacao…
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simples, monta a carcaça da válvula, sem a válvula interna. não pressuriza nada, se a saida da wg estiver ligada no escape não faz barulho e fica 100%
vixe… sera?
no meu carro com coletor no farol.. sem chance se arrancar ela com o coletor no lugar
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quem vai passar no dino, é o inmetro ou vc terá que procurar um dino particular???
muitos centros de inspeção não tem dinamometro e pedem só o laudo de alguma empresa… logo, só dar a conversadinha que o cara ajusta o dino pra não ler a potência correta...
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vai ser particular, o cara falou que dá uma aliviada, mas tem que ir com o carro o mais manso possível.
agora uma coisa que eu queria entender.
minha wastegate deixa passar um pico de pressão e depois oscila um pouco e estabiliza numa pressão bem mais baixa.
como evitar isso?
uma medição que acabei de fazer:
a pressão chega a 0,83kg, começa a cair, dá uma oscilada e estabiliza em 0,6kg.
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abraços