Presidente molusco e suas trapalhadas
-
carro elétrico: molusco fica em dúvida se é viavel carro que da choque no brasil
1/06/2010
durante o michelin challenge bibendum, o presidente lula colocou a viabilidade do carro elétrico no brasil em dúvida.
lula está em dúvida sobre o futuro comercial do carro elétrico no brasil, já que muito se comentou sobre o tema, mas ninguém falou em produção em massa.
o presidente defende ardorosamente o carro flex, comentando que quase 100% dos veículos vendidos são do tipo flex e que o etanol já se estabeleceu como combustível alternativo no país.
ele também disse que 60% dos donos de automóveis flex preferem abastecer com etanol.
pelo que podemos ver, lula não parece disposto a abrir mão do etanol em prol dos carros elétricos e híbridos, já que concessão fiscal ao novo segmento provocaria um movimento pró-etanol em busca dos mesmos incentivos.
assim, com o governo divido, o país espera ansioso por uma definição política sobre um novo programa de incentivo aos veículos ecológicos. lula defende combustíveis alternativos e até andou em um ônibus movido a hidrogênio.
o ônibus que o presidente lula andou tem hidrogênio em células de combustível, mas o que movimenta o veículo é um motor elétrico que utiliza a energia resultante de uma reação química.
mesmo com combustíveis alternativos, sem um motor elétrico para dar suporte, o futuro carro ecológico nacional nunca passará de uma promessa de governo.
previsão para o futuro no brasil: andaremos em veiculos conversiveis, com bastante espaço interno, rodas grandes, e economicos.
tamu fudido
-
mesmo com combustíveis alternativos, sem um motor elétrico para dar suporte, o futuro carro ecológico nacional nunca passará de uma promessa de governo.
tamu fudido
carro ecológico?? porque é elétrico entao é ecológico?? agora é essa a moda??
taquepariu tamu fudido mesmo.
pensem comigo, voce pega o carro pela manha vai trabalhar, vai não sei aonde, anda com o carro ecologico , volta pro trabalho, vai nao sei aonde de novo, volta pra empresa e, no final do dia, vai pra casa. no meu caso, trabalho, normalmente até as 18:30, entro no carro e lá pelas 18:45 estou abrindo o portao da garagem. 5 minutos após, estou no conforto do lar.
porem, ao chegar em casa, o carro precisa ser abastecido, entao vamos lá e coloco ele na tomada para ser carregado e poder enfrentar a jornada do dia seguinte.
enquanto o carro abastece, eu tomo banho, abro a geladeira, fecho a geleira, liga micro-ondas, desliga micro-ondas (isso é familiar para alguem??), etc.
o ponto que quero chegar é que, nesse horário é justamente o horário de maior pico de demanda de energia elétrica. esta tudo no talo . todas as usinas do brasil estao em wot.
entao primeiro ponto é, vai ter energia pra todo mundo?? o sistema trabalha com algo em torno de 95% da capacidade de geracao e fornecimento.
segundo ponto, nessa hora do dia, em razão da demanda absurda, entram as termoelétricas (movidas a carvão) em operação (tambem em wot) . a energia elétrica produzida por uma usina dessa é muito mais cara do que a energia produzida pela hidroeletrica.
terceiro ponto, como no brasil tudo acontece devagar, muito devagar, e precisa de muito planejamento e investimento para se construir hidroeletricas (que por sinal tem um impacto ambiental grande, em virtude do lago que se forma), tem-se preferido construir termoeletricas que requerem um investimento muito menor e ocupam espaço menor e não gera impacto direto na fauna e na flora.
alguem já viu uma termoeletrica funcionando??
link da imagem http://2.bp.blogspot.com/_glylfbk9cic/swzzpbeujqi/aaaaaaaaf4a/fpur7ilsuuw/s1600-h/usina+termoeletrica+de+candiota.jpg
então, pergunto, é preferivel queimar alcool e/ou gasolina, que passa por um catalizador, ou queimar carvão??
[]s
-
tamu fudido
carro ecológico?? porque é elétrico entao é ecológico?? agora é essa a moda??
taquepariu tamu fudido mesmo.
pensem comigo, voce pega o carro pela manha vai trabalhar, vai não sei aonde, anda com o carro ecologico , volta pro trabalho, vai nao sei aonde de novo, volta pra empresa e, no final do dia, vai pra casa. no meu caso, trabalho, normalmente até as 18:30, entro no carro e lá pelas 18:45 estou abrindo o portao da garagem. 5 minutos após, estou no conforto do lar.
porem, ao chegar em casa, o carro precisa ser abastecido, entao vamos lá e coloco ele na tomada para ser carregado e poder enfrentar a jornada do dia seguinte.
enquanto o carro abastece, eu tomo banho, abro a geladeira, fecho a geleira, liga micro-ondas, desliga micro-ondas (isso é familiar para alguem??), etc.
o ponto que quero chegar é que, nesse horário é justamente o horário de maior pico de demanda de energia elétrica. esta tudo no talo . todas as usinas do brasil estao em wot.
entao primeiro ponto é, vai ter energia pra todo mundo?? o sistema trabalha com algo em torno de 95% da capacidade de geracao e fornecimento.
segundo ponto, nessa hora do dia, em razão da demanda absurda, entram as termoelétricas (movidas a carvão) em operação (tambem em wot) . a energia elétrica produzida por uma usina dessa é muito mais cara do que a energia produzida pela hidroeletrica.
terceiro ponto, como no brasil tudo acontece devagar, muito devagar, e precisa de muito planejamento e investimento para se construir hidroeletricas (que por sinal tem um impacto ambiental grande, em virtude do lago que se forma), tem-se preferido construir termoeletricas que requerem um investimento muito menor e ocupam espaço menor e não gera impacto direto na fauna e na flora.
alguem já viu uma termoeletrica funcionando??
link da imagem http://2.bp.blogspot…de+candiota.jpg
então, pergunto, é preferivel queimar alcool e/ou gasolina, que passa por um catalizador, ou queimar carvão??
[]s
concordo.
fora que em outros paises onde se tem carro eletrico que eu saiba custa muito caro.
-
híbrido… álcool + elétrico ou bio diesel + elétrico.
não sei porque teimar em carros 100% elétricos.
o unico problema do bio diesel é que ele é caro.
carro 100% são interessantes pelo seguinte.
imagine uma viagem tipica a 100 km/h, aonde se precise 30 a 35 hp para manter essa velocidade constante. logo, para se percorrer 100 km serão necessários 32,5 kwh médios. aqui em santa catarina, depois de se consumir 150kwh, o custo da energia é de r$ 0,45 kwh para residencias. fazendo 32,5 * r$ 0,45 = 14,625 ou, r$ 0,14625 / km. esse custo é ligeiramente superior ao de uma saveiro 1.6 movida com gnv.
se consumidor primario, como eu aqui na empresa, o kwh muda para r$ 0,22 ou r$ 0,0715 por km rodado.
quanto mais termoeletricas existirem, mais caro fica para andar de carro eletrico.
[]s
-
carro elétrico é ridículo.
querem ecologia?
então que incentivem a desligar luzes enquanto não se tá no recinto, q se feche bem as torneiras, separe o lixo… enfim, que se reduza o desperdício já dentro de casa.
querem colocar a carroça na frente dos bois e nunca começam pelas coisas simples.
-
o fato é que não extinguiram por completo as pesquisas sobre como recarregar esses carros e o aumento de autonomia, carro eletrico felizmente ou infelizmente é uma realidade, ninguem iria criar algo que venha a consumir tanta energia a colocar o sistema eletrico em colapso, eu não sou a favor desses veiculos, pelo simples fato de não se adequar ao que ele realmente se aplica: uso restrito urbano, vai ser igual a 1.0 que se imaginava ser um carro mais urbano, mais economico no trajeto casa-trabalho-casa.
-
é brasil, primeiro ainda vai vir o carro eletrico depois se pensa em como abastecer, vai ser igual o proalcool, espere e vera
-
o fato é que não extinguiram por completo as pesquisas sobre como recarregar esses carros e o aumento de autonomia, carro eletrico felizmente ou infelizmente é uma realidade, ninguem iria criar algo que venha a consumir tanta energia a colocar o sistema eletrico em colapso, eu não sou a favor desses veiculos, pelo simples fato de não se adequar ao que ele realmente se aplica: uso restrito urbano, vai ser igual a 1.0 que se imaginava ser um carro mais urbano, mais economico no trajeto casa-trabalho-casa.
andre, não vai por em colapso.
o fato é que estão chamando de ecologico, que não emite poluentes, quando na verdade o horário mais provável em que serão recarregados, será no horário de pico, quando, quem está segurando o tranco são as termo, que emitem muito, diga-se de passagem.
entao, diretamente, o carro é emissao zero, mas indiretamente, é mais poluente do que um ciclo otto ou diesel da vida.
concorco com o uso restrito aos centros urbanos. alias, lugar de carro mil, pra mim, é na loja. se vai comprar um carro zero, que seja no minimo 1.4 pra não atrapalhar muito o transito.
[]s
-
concordo com a sua visão, mas vejo por outro angulo, será que não teremos um veiculo cuja carga ele mesmo gere, pelo menos 80% dela é tipo auto-recarga é isso não acarretaria na necessidade de um aumento na demanda de energia tão grande a ponto de se precisar de mais força das termoeletricas, seria um consumo maior como de qualquer outro eletrodomestico
-
concordo com a sua visão, mas vejo por outro angulo, será que não teremos um veiculo cuja carga ele mesmo gere, pelo menos 80% dela é tipo auto-recarga ? isso não acarretaria na necessidade de um aumento na demanda de energia tão grande a ponto de se precisar de mais força das termoeletricas, seria um consumo maior como de qualquer outro eletrodomestico
meio dificil de recuperar tanto assim. daria para aproveitar a superficie da lata do carro e fazer celulas para aproveitar o sol, mas a eficiencia é baixissima e o custo é bastante elevado. e, restam ainda, sistemas de recuperação cinetica, mas ai teria que estudar baterias que carregassem muito rápido. pra ficar ruim, falta muito ainda.
[]s
-
no interior tinhamos dinamo em bicicleta, pra dar luz em faroletes, nos carros temos alternador q recarrega a bateria do carro
qual a dificuldade em usar algo assim?
-
falar que carro 1.0 atrapalha não da para engolir. no começo, blz, tinhamos carros de 40 a 50 cavalos, cheios de pessoas e malas numa serra.
hoje já temos 1.0 mais potentes que mantem sussegado 120 numa estrada. tem suas limitações em relação a ultrapassagem e serra, mas aí cabe a cada motorista ter a sua responsabilidade na estrada.
carro atrapalhando os outrosó vejo de tudo, de 1.0 a uns bem potentes. aí não é o carro não, é o motorista.
o que eu não concordo é quando me falam que 1.0 é mais econômico… ta, vai nessa. o meu está fazendo acima de 10km/l só agora e não sei porque (passou de 70mkm)
-
no interior tinhamos dinamo em bicicleta, pra dar luz em faroletes, nos carros temos alternador q recarrega a bateria do carro
a dificuldade em criar algo com, pelo menos, 100% de eficiência.
voce tem o alternador que recarrega a bateria do carro mas o mesmo consome energia para fazer isso. e pergunta é: se o motor fosse elétrico e tivesse um alternador, o mesmo gastaria menos do que produz?
-
nao q ele gere mais energia q o motor vai gastar, mas ele vai gerar algo q se traduz em maior autonomia, ou pelo menos carga mais curta direto na tomada, a ideia é q nao fique totalmente dependende de uma tomada apenas….
se pensarmos em sistema com 100% de rendimento, liga-se 2 nobreaks, um na saida do outro e nao preciso mais de alimentacao externa....
-
mas, acender uma lampada de 21w é bastante diferente de alimentar um motor 30hp ou 22.080w. se considerar perdas mecanicas e termicas, precisa gerar 25.674w.
a dificuldade em criar algo com, pelo menos, 100% de eficiência.
voce tem o alternador que recarrega a bateria do carro mas o mesmo consome energia para fazer isso. e pergunta é: se o motor fosse elétrico e tivesse um alternador, o mesmo gastaria menos do que produz?
100% e eficiencia é muito, muito, muito improvavel. sempre existiram perdas mecanicas nos rolamentos, correias, etc. alem da perda por dissipação de calor do enrolamento do motor/gerador (perdas por resistencia eletrica, é a natureza do fio de cobre, aluminio, etc). se utilizar supercondutores, essa eficiencia fica proxima aos 100%, mas ainda existiriam as perdas mecanicas. ahh, e teria que deixar o motor/gerador resfriado a -100 graus (honestamente não sei qual é a temperatura para que o supercondutor seja um supercondutor, mas é bastante baixa essa temperatura) para que isso funcionasse.
o alternador carrega a bateria do carro, mas quem toca ele é o motor. de algum lugar a energia tem que ser gerada.
nao q ele gere mais energia q o motor vai gastar, mas ele vai gerar algo q se traduz em maior autonomia, ou pelo menos carga mais curta direto na tomada, a ideia é q nao fique totalmente dependende de uma tomada apenas….
se pensarmos em sistema com 100% de rendimento, liga-se 2 nobreaks, um na saida do outro e nao preciso mais de alimentacao externa....
isso jamais será possivel. um motor tocar um gerador que gera energia para o motor, e ainda sobrar potencia no eixo do motor para mover alguma coisa. lembrem-se, existem perdas mecanicas e eletricas (calor).
sistemas com 100% de rendimento, como falei, muito improvavel. se voce ligar os 2 nobreaks, um na saida do outro, um hora eles param de funcionar. pode fazer o teste. vai descarregar a bateria dos dois, pois existem cirucuitos cc-ca que geram ondas pwm para alimentar as cargas. no caso a carga seria outro nobreak que tem que fazer a mesma coisa. tudo isso, dissipa calor, voce esta convertendo energia eletrica em calor e dissipando no ambiente. espero que meu texto nao tenha ficado muito redundante.
mas, geral algo que se traduz em mais autonomia, novamente, aqui vai, celulas que captam luz solar e convertem em energia é uma opção (mas o rendimento é baixo, da ordem de 30% e o custo é elevado), e, sistemas que recuperam energia, o tal do kers da formula 1. pequenos geradores em paralelo com os freios, para gerar energia quando se quer freiar.
imaginem o alternador do carro, girando, preso numa das rodas. suponha rendimento de 100%, ou seja, sem perdas mecanicas/eletricas, apenas girando junto com a roda. quando esse alternador comecar a gerar energia para recarregar as baterias, ele vai ficar pesado e vai freiar a roda. quanto mais carga tiver nele (quanto mais corrente sugar dele para carregar a bateria), mais pesado ele fica e mais freia. ou seja, voce esta convertando enegia cinetica (movimento), em energia eletrica.
porem, o rendimento, não é 100%. redimento tipico é de 86%, entao, 86% daquele movimento, daquela energia cinetica que tinha na roda, vai ser convertida em energia eletrica. o restante sera dissipado sob forma de calor e perdas mecanicas.
nas reaceleracoes, o redimento do motor vai ser de 86% (tipico) pois existem perdas mecanicas e eletricas a serem vencidas.
ta muito confuso meu texto??
apenas a titulo de curiosidade, um motor a explosao, ciclo otto, ninja, altamente otimizado, tem rendimento de aproximadamente 30%, o resto é dissipado sob forma de calor, barulho e perdas mecanicas.
[]s
-
acho que o pessoal tá viajando, mesmo que o propulsor tenha um rendimento de 100% ele ele movimenta o carro, ou seja realiza trabalho e isso gasta energia. você tem transformação de energia de tudo quanto é tipo com atrito, ruído, calor, diferença de potencial, etc.