(ajuda) montar cambio ap com relações corretas
-
1ª e 2ª sao no eixo piloto (engrenagem principal), voce pode usar do pv mesmo
3 e 4 vc pode usar do gol 16v
a 5 vc pode ate usar do ps (longuissima), mas o carro vai ficar forte de primeira a quarta e a quinta vai ser um belo overdrive e tua final só vira na quarta mesmo, pois tera um buraco absurdo da quarta pra quinta
cara, coloque na tua cabeça que motor pequeno aspirado nao é para dar final, mas sim para embutir primeira a quarta até seus 160
-
achei essa tabela, é valida? alguém poderia confirmar?
-
1 e 2 curtas é ruim. 1 e 2 tem que relativamente longas. tipo, de 1.a uns 70 e de 2.a uns 110, depois vem trepado.
pra aspirado eu usaria uma caixa pv original, já tive e era muito bom. de final a 6500 dava uns 215. um aspirado com borboletas vai girar bem mais que 6500 então final não vai faltar final. de 1 dava 50 e de 2 dava 90, tudo a 6500rpm.
-
primeiro… define qual é a configuração do motor:
potencia e em que rotação
torque e em que rotação
ai de base na potência e area frontal corrigida vc define qual a velocidade máxima que o carro atinge com aquela potência e calcula a engrenagem pra que fique ligeiramente acima da rotação de velocidade máxima (se quiser maximo desempenho em retomada) ou ligeiramente abaixo se quiser mais economia.
ai de posse do regime de torque máximo vc define qual a powerband (ou seja aonde a média de potencia é máxima trocando de marcha no limitador ou ligeiramente abaixo dele) e vai definindo as marchas mais curtas...
pra sair rapido vc alonga o máximo que der as marchas mais curtas... mas tem que lembrar qua a carga máxima que o carro vai levar..tipo se alongar muito num consegue sair na ladeira com carro cheio sem encher o motor ou ele morrer... e encher o motor a cada subida é um saco e fode embreagem rapidinho... sem falar na chance de sair patinando pros lados em dias de chuva
-
mas over, pra conseguir esses dados precisaria de dinamometro, correto?
ai esbarra no problema que aqui na cidade não tem.
então estamos sem parametros algum. tudo na base do achismo e experiencia que o mecanico tem com corridas, so isso. mas essa experiencia tem horas que está dando conflitos, um caso classico é ligar ou nao o vacuo do dosador que eu pedi e ele acha desnecessário.
condições financeiras para tirar o motor e mandar pra brasilia no dino, ou até mesmo ir com o carro (caso haja de rolo) por enquanto não tenho.
-
se vc num tem…estima faz as contas na melhor das hipóteses...e na pior das hipóteses...
por exemplo se tiver 170cv a 7.000 rpm vc com uma quinta 0,80 e diferencial 4,11 em 185/60r14 ja atinge 225km/h a uns 6.850rpm (excelente)... agora vai casando as marchas pra baixo ... no fim vc vai acabar caindo em algo com 1ª e 2ª o mais longo que vc achar (por serem no primário) e precisa apenas ver 3ª e 4ª pra num ficar buraco
depois imagina vc andando de boa trocando de marcha lá pelos 3.000rpm se o giro num cai num valoir muito baixo que te obrigue sempre a andar de marcha curta o que vai encher o saco... mas acho que um pv vai ser o que vai ficar no final... pelo custo..eu usaria um pv original e pronto...
-
1 e 2 curtas é ruim. 1 e 2 tem que relativamente longas. tipo, de 1.a uns 70 e de 2.a uns 110, depois vem trepado.
pra aspirado eu usaria uma caixa pv original, já tive e era muito bom. de final a 6500 dava uns 215. um aspirado com borboletas vai girar bem mais que 6500 então final não vai faltar final. de 1 dava 50 e de 2 dava 90, tudo a 6500rpm.
tb acho