Uma pergunta a todos .
-
é impressão minha , só minha , ou a grande maioria desses motores modernos cheio de controles de tudo fazem as mesmas medias de consumo (ate piores ) de carburados de 948752988091653162 anos atrás é é sério , motor 1.0 , 1.4 , 1.6 , 1.8 , 2.0 … tudo bebendo mais que o canabrava .
fora esses vvt da toyota , todo o resto adora um gole generoso ...
-
o ford 1.6 que tínhamos bebia muito , o fiat 1.4 que temos hoje bebe sofrívelmente , vejo queixa de propietarios de outras marcas se queixando disso tbm …
-
nao sei dos carros do assunto..
mais comparar gol caixa ap 1,6 tldz pelado com palio weekend 1.4 flex com ar, dh, vh, th, dt, xx, zz etc…. nao dá...
vc antes com alternador e bateria de 45amp... vc se virava até com opala... hoje.. tudo é eletrico...
ninguem que fazer mais esforço nenhum... deixa a cargo do motor...
e o combustivel é o mesmo... ou seja... claro que vai beber mais,,,
-
bom sei, lah vou falar pelo que vejo em casa….
tenho um prisma 2007 1.4 o carro se andar de boa chega a fazer 10.8 no alcool. isto com boa parte do meu trajeto eh estrada.
meu gol turbo 1.8 mi .48.50, segurando ali antes dos 3000 de rpm, sem deixar a turbina encher o carro, faz 7,5 no alcool, no mesmo tipo de trajeto.
então pra mim, esta me economico, mas
pegeout 2008 207 1.4 - da minha mae, não faz mais do que 7km/l no alcool
gol 1000 2010 g5 do irmao, andando com parcimonia faz 9km/l no alcool
toyota corolla 1.6 16v 2010 do pai faz 11km/l na gasolina em circuito misto.
o que posso dizer é que estou feliz com o consumo do prisma, anda bem quando preciso e é economico quando eu quero, economia é um ponto alto para quem roda 90 km todos os dias.
t+
-
os flex é uma porcaria. e hoje não faz diferença qual cilindrada, os consumos tão bem semelhantes, tudo alto. não é mais como antes que motor pequeno era econômico em relação aos grandes.
o último carro econômico que tivemos foi o uno fire gasolina, aquele sim é econômico.
-
esses dias eu andei analisando o computador de bordo do carro … tem que andar no cheiro , lá em cima do acelerador pra fazer alguma economia que preste . mesmo com mais traquitanas embarcadas acho que o consumo é totalmente desproporcional . um gm 6cc com uma porcaria de carburador dfv e completasso fazia 3,5 km/l , as vezes mais . já eu sofro pra fazer 7 com um carro com um motor 3 vezes menor e todo gerenciado eletronicamente . os 1.8 powertrain então ...
não sei se é essas leis anti-poluição , mas o efeito deveria ser o contrário ...
os únicos com consumo condizente que conheço são os toyota .
-
outra coisa intrigante é que o peso dos carros tem crescido demais sem que o nível de acabamento acompanhe isso . também há uma falta de bom sendo gritante nesse aspecto . antes haviam carros com excelente acabamento mesmo com lataria a mostra dentro . hoje metem um plastico vagabundo em tudo , tampam , mas de forma porca .
-
bom sei, lah vou falar pelo que vejo em casa….
tenho um prisma 2007 1.4 o carro se andar de boa chega a fazer 10.8 no alcool. isto com boa parte do meu trajeto eh estrada.
meu gol turbo 1.8 mi .48.50, segurando ali antes dos 3000 de rpm, sem deixar a turbina encher o carro, faz 7,5 no alcool, no mesmo tipo de trajeto.
então pra mim, esta me economico, mas
pegeout 2008 207 1.4 - da minha mae, não faz mais do que 7km/l no alcool
gol 1000 2010 g5 do irmao, andando com parcimonia faz 9km/l no alcool
toyota corolla 1.6 16v 2010 do pai faz 11km/l na gasolina em circuito misto.
o que posso dizer é que estou feliz com o consumo do prisma, anda bem quando preciso e é economico quando eu quero, economia é um ponto alto para quem roda 90 km todos os dias.
t+
é disso que eu to falando . esses morotzinhos pequenos cheios de traquitanas eletronicas tão fazendo pior que isso e segurando do mesmo jeito .
-
bom, um uno eletronic bem reguladinho fazia 15 na estrada…
hoje um uno fire economy igualmente pelado sem ar nem dh faz os mesmos 15...
porém tem 22cv a mais....
compara carro pelado com pelado, e não um uno ou gol 1000 cht com palio 1.0 completaço ou gol gv tb completo... daí gasta mais mesmo
-
quanto ao caso do turbo do amigo fazer 7,5km/l, é de conhecimento de todos que a turbina mesmo não soprando ela tá fazendo um ventinho na admissão, o que melhora a eficiência volumétrica do motor… é nessa situação e em baixas pressões (até 0,3bar) que um turbo traz economia comparado a um aspirado.
-
é impressão minha , só minha , ou a grande maioria desses motores modernos cheio de controles de tudo fazem as mesmas medias de consumo (ate piores ) de carburados de 948752988091653162 anos atrás é é sério , motor 1.0 , 1.4 , 1.6 , 1.8 , 2.0 … tudo bebendo mais que o canabrava .
fora esses vvt da toyota , todo o resto adora um gole generoso ...
o problema é que sao motores flex.
nao sao nem gasolina de verdade, nem alcool.
qualquer porcaria dessas flex bebe muito mais que um carro do mesmo tipo porem de unico combustivel.
os carros a alcool agora tem taxa de 11:1 ~ 12:1
bela merda, ja que tem taaaaaaaaanta eletronica embarcada, enfia pelo menos uns 13:1 ou mais pro motor a alcool render bem.
e o mesmo vale pra gasolina.
fora o fato de todos esses motores que sao 8v estarem com a faixa de torque maxima em 4500 rpm.
nesse ponto ganha disparado o antigo fiat uno que tinha o torque maximo em 2500 rpm.
-
antes a taxa era menor , o lambda era maior , as perdas mecanicas eram maiores …
sinceramente não vejo a diminuição de consumo na mesma proporção do progresso que tiveram as máquinas ... salvo alguns casos . tem coisa muito errada aí .
-
calma minha gente… os motores hoje poliem bem menos, sao bem mais faceis/doceis de dirigir, exigia bem menos do alternador, fucionam da mesma forma friu e quente, altitude ou nao, hoje se anda de aro 14 pneu 175 no minimo (antes era aro 13 com pneu 145 (arg )... e o combustivel é o mesmo.. num tem como nao beber... sobre carroceria, també é pelo fato dos carros hoje serem feitos para bater e tentar passar o menos possivel para o motorista.. etc...
-
vocês estão tentando bicudar pro gol (não o carro), e eu vou chutar pra lateral…
antigamente não tinha catalisadores.
antigamente, por mais que as estradas fossem piores, o volume de veículos nas ruas era menor.
antigamente, as estradas não deixavam você pisar legal.
nós somos totalmente diferentes de nossos pais. nós fomos criados por uma geração que já dirigia por estradas asfaltadas, ou seja, adquirimos mais confiança em veículos que nossos pais, cujos pais se tiveram carro, dirigiam por estradas mais precárias, mais devagar. o ponto que quero chegar é que sim, nossa geração pisa mais no acelerador, anda mais.
em contrapartida, concordo com vocês que hoje os carros não estão tão econômicos o quanto deveriam ser.
-
concordo com o garcia…
o grande problema é o modo de dirigir...
aqui nos eua, tem que andar no limite de velocidade, ou pouca coisa acima. eu fiz a um mes atras, com um corolla alugado, com ar ligado o tempo todo, peguei um pouco de congestionamento (saindo de washington), media de 100km/h mais ou menos, deu 17.3 km/l na estrada. e foi com o cruise control, que gasta mais que se for no pe.
e a gasolina agora tem 10% de alcool aqui também.
unico carro que bebe aqui e não tem jeito, é o pt cruiser, aquilo é uma merda, faz 9km/l....
-
o problema não é comparar com carros de 20 anos atrás, é comparar com os mesmos carros de 5, 7 anos atrás e notar que agora estão mais bebedores que aqueles. não tem desculpa, é só ver o quanto os carros europeus por exemplo tem ficado cada vez mais econômicos e os nossos cada vez mais gastadores.
-
o problema não é comparar com carros de 20 anos atrás, é comparar com os mesmos carros de 5, 7 anos atrás e notar que agora estão mais bebedores que aqueles. não tem desculpa, é só ver o quanto os carros europeus por exemplo tem ficado cada vez mais econômicos e os nossos cada vez mais gastadores.
mais ai é culpa de quem compra carro flez achando que vsi economizar…