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Aumentar pressão bomba de óleo fiat

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  • B Offline
    B Offline
    biriba
    escreveu em última edição por
    #1

    depois de muita enrolação, estou montando meu primeiro kit turbo. comecei a montagem, mas como só mexo nos fds o processo será um pouco lento.

    no primeiro dia tive problema com o cano da bomba d´agua que pega na turbina, mas foi resolvido usando um cano de uno 1.6.

    agora tem uma coisa que ouvi falar mas não sei como fazer.

    alguém sabe como aumentar a pressão da bomba de óleo? parece que é bem útil fazer isso.

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    • F Offline
      F Offline
      Fiasa Power
      escreveu em última edição por
      #2

      que motor é é não tem regulador de pressão da bomba ?

      sobre a utilidade , é questionável . como a turbina usa óleo da linha , pode haver um pouco de perda de pressão e isso sim é inconveniente . então é necessário corrigir isso aumentando um pouco a pressão , mas na verdade corrigindo para o valor que seria o original recomendado .

      mas isso precisa ser montado e aferido primeiro , se está ok .

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      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #3

        biriba, só pra ficar ciente… se aumentar a pressão vai perder vazão de óleo... dependendo pode chegar num ponto onde em altas rpm a bomba ficar com vazão minima e manter a pressão... isso é muito relativo....

        o ideal mesmo seria trocar a bomba por uma de vazão/pressão maior...

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          fisioluiz
          escreveu em última edição por
          #4

          o motor em questão é um 1.6 16v das palio weekend sport…

          1 Resposta Última resposta
          • B Offline
            B Offline
            biriba
            escreveu em última edição por
            #5

            que motor é é não tem regulador de pressão da bomba ?

            sobre a utilidade , é questionável . como a turbina usa óleo da linha , pode haver um pouco de perda de pressão e isso sim é inconveniente . então é necessário corrigir isso aumentando um pouco a pressão , mas na verdade corrigindo para o valor que seria o original recomendado .

            mas isso precisa ser montado e aferido primeiro , se está ok .

            como o luiz disse, o motor é um torque 1.6 16v.

            quanto a regulagem na bomba eu não sei ainda, estou perguntando porque como vou retirar o cárter para soldar o retorno do óleo, já aproveitaria pra ver isso. meu medo mesmo é quanto a perda por causa da derivação para a turbina, agora não sei o quanto é essa perda, não sei se chega a ser prejudicial ou se pode ser desprezível.

            @menegotto, a pressão não sobe, aumentando a vazão da bomba?

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #6

              depende… para aumentar a vazão tem que aumentar a área das engrenagens que bombeiam o óleo, assim tem mais pressão/vazão

              a receita comum de calçar a válvula da bomba, faz que a pressão suba, mas com perca da vazão

              na argentina ten uns kit com polia maior para o eixo que toca a bomba de óleo... é uma maneira de ter mais vazão/pressão

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Adriano Sushi
                escreveu em última edição por
                #7

                biriba, só pra ficar ciente… se aumentar a pressão vai perder vazão de óleo... dependendo pode chegar num ponto onde em altas rpm a bomba ficar com vazão minima e manter a pressão... isso é muito relativo....

                o ideal mesmo seria trocar a bomba por uma de vazão/pressão maior...

                depende… para aumentar a vazão tem que aumentar a área das engrenagens que bombeiam o óleo, assim tem mais pressão/vazão

                a receita comum de calçar a válvula da bomba, faz que a pressão suba, mas com perca da vazão

                na argentina ten uns kit com polia maior para o eixo que toca a bomba de óleo... é uma maneira de ter mais vazão/pressão

                então isso é a mais pura verdade.

                minha bomba é calçada, tem um pouco mais de pressão do que original, mas meu motor rajou semana passada, a pressão de oleo não caiu em momento algum, mas o nivel de oleo estava baixo, e o motor com algumas folgas internas (que foi o motivo pra eu ter calçado a bomba), e com isso ele rajou depois que eu segurei a quinta por alguns minutos…

                1 Resposta Última resposta
                • B Offline
                  B Offline
                  biriba
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  recomendam então deixar original? minha bomba é nova.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fiasa Power
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    o menegotto está correto . essas são as duas maneiras de aumentar a pressão de óleo .

                    dá pra tentar usar original e se não houver problemas de pressão , continuar usando .

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      biriba, o bloco do meu motor é bem parecido com o seu e a bomba é exatamente igual… só tenho problemas com pressão de óleo após dar uma cozinhada legal no motor, daí acredito que a turbina afine o óleo... estou na busca de um radiador de óleo para ver se resolve...

                      caso seu bolso permita, coloque um radiador de óleo que só vai ter beneficio

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
                        biriba
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        biriba, o bloco do meu motor é bem parecido com o seu e a bomba é exatamente igual… só tenho problemas com pressão de óleo após dar uma cozinhada legal no motor, daí acredito que a turbina afine o óleo... estou na busca de um radiador de óleo para ver se resolve...

                        caso seu bolso permita, coloque um radiador de óleo que só vai ter beneficio

                        blz vou ver se consigo um radiador de óleo e espaço pra colocar ele hehehe

                        estou usando o ic da l200 e já foi tenso pra achar lugar. tive que retirar o ar condicionado, mas ainda não fiz a pressurização até o ic que vai ser outro trampo.

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          tripazzzz
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          biriba, para aumentar a pressão do óleo vc tem que fechar mais o bypass da bomba, geralmente vc coloca algumas arruelas nesse parafuso para aumentar a pressão

                          sua bomba é nova e já é a que tem mais pressão que é a dos 16v então nem se preocupe com isso, monte e vá monitorando a pressão

                          como o menegotto falou, radiador de óleo é a melhor coisa para o sistema de lubrificação

                          o ideal seria vc montar o manometro de pressão antes de estar com o turbo montado e ver quanto dá depois vc faz uns testes e verifica como se comporta com o turbo

                          o meu dá 4,5 kgs de pressão na lenta frio e 1 kg quente (ventuinha acionando) e quando acelera, não passa de 5 kgs quando quente

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            magaiverzinho
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            menegotto tirou a palavra da minha boca ou melhor, tirou as letras do meu teclado :( caso seu bolso permita, coloque um radiador de óleo que só vai ter beneficio

                            radiador de ar e de oleo, acho que é um dos maiores custo x beneficio pra aumentar o rendimento do seu motor e seu vida util pode creditar o desvio de oleo pra turbina nem tira tanta pressão, o que tira a pressão e a turbina fazendo fritura no oleo deixando ele bem fino, coloque um radiador de oleo e seja muito feliz :ham: eu consegui um radiador de oleo do santana pra por no meu, ele vai ali junto com o filtro de oleo como se fosse uma flange e usa a agua do motor pra refrigerar :ohoh: se a rosca dele for igual no teu vale a pena testar no mercadolivre tu acha baratim, e tem tb uns kit radiador de oleo com ventoinha universal, http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-148738415-radiador-de-oleo-com-ventoinha-de-1-velocidade-_jm, ja que tu vai montar tudo na boa e vai demorar pra sair, junta dimdim e compra um :ohoh:

                            a proposito um amigo meu teve uma weekend dessa 1.6 16v, apesar do tamanho do carro, q motor do demo eh esse pra andar hein? imagina isso sobrealimentado. quero 16v no meu ap tb :(

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
                              B Offline
                              biriba
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              menegotto tirou a palavra da minha boca ou melhor, tirou as letras do meu teclado :hauhau: caso seu bolso permita, coloque um radiador de óleo que só vai ter beneficio

                              radiador de ar e de oleo, acho que é um dos maiores custo x beneficio pra aumentar o rendimento do seu motor e seu vida util pode creditar o desvio de oleo pra turbina nem tira tanta pressão, o que tira a pressão e a turbina fazendo fritura no oleo deixando ele bem fino, coloque um radiador de oleo e seja muito feliz :d eu consegui um radiador de oleo do santana pra por no meu, ele vai ali junto com o filtro de oleo como se fosse uma flange e usa a agua do motor pra refrigerar :) se a rosca dele for igual no teu vale a pena testar no mercadolivre tu acha baratim, e tem tb uns kit radiador de oleo com ventoinha universal, http://produto.merca…-velocidade-_jm, ja que tu vai montar tudo na boa e vai demorar pra sair, junta dimdim e compra um :)

                              a proposito um amigo meu teve uma weekend dessa 1.6 16v, apesar do tamanho do carro, q motor do demo eh esse pra andar hein? imagina isso sobrealimentado. quero 16v no meu ap tb :hauhau:

                              valeu pelas dicas todos.

                              realmente, esse mille6 são bem divertidos hehhe, quero ver como vai ficar rodando t.

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
                                C Offline
                                cassio valle
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                e ai galera??

                                gostei muito so site é sempre bom ter alguem que entende pra tirar as dúvidas, peguei um carro recentemente num negocio e to pensando em ficar com ele e passar pra minha mulher, é um fiat brava ano 2000 1.6 16v, o carro está impecável de lata e pintura mas estou com um problema que não consigo resolver. quando o motor esquenta que ele despara a ventuinha a aceleração diminui e a luz do óleo fica piscando se vc acelera um pouquinho ela apaga, ja troquei atuador da marcha lenta, sensor do oleo, bomba de oleo, e da na mesma será que vou ter que retificar o motor?

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
                                  B Offline
                                  biriba
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  e ai galera??

                                  gostei muito so site é sempre bom ter alguem que entende pra tirar as dúvidas, peguei um carro recentemente num negocio e to pensando em ficar com ele e passar pra minha mulher, é um fiat brava ano 2000 1.6 16v, o carro está impecável de lata e pintura mas estou com um problema que não consigo resolver. quando o motor esquenta que ele despara a ventuinha a aceleração diminui e a luz do óleo fica piscando se vc acelera um pouquinho ela apaga, ja troquei atuador da marcha lenta, sensor do oleo, bomba de oleo, e da na mesma será que vou ter que retificar o motor?

                                  opa e ae blz??

                                  cara, o meu já passou por isso. e era folga axial. precisei retificar o vira e trocar as meias lua ( bronzina axial)

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • J Offline
                                    J Offline
                                    jonas_102
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    o meu tbm é assim, se der uma bela lixada a luz de óleo pisca na lenta.

                                    atribuo isso ao óleo afinado pela turbina e rotação baixa pois é carburado.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
                                      R Offline
                                      Ricardo-UT
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      se te interessar tenh um amigo que tem o kit completo do radiador do uno turbo, radiador mangueiras e flange .

                                      se quiser te passo o contato dele

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        menegotto
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        por módicos 500 reais?

                                        mais caro que um kit novo na spa fica tenso…

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • J Offline
                                          J Offline
                                          jonas_102
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          por módicos 500 reais?

                                          mais caro que um kit novo na spa fica tenso…

                                          no ml ainda tem aquele com ventuinha. snme 320 pilas.

                                          1 Resposta Última resposta

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