Gerenciador
-
que infos alem de pressão e sonda que akele visor pode fornecer?
-
lost, mande mais detalhes trabalha somente com injetados, carburadosó o q ele faz?
-
tem mais detalhes do aparelho?
no video vi seu carro andando hehehe que o palio é canhão a gente ja sabe a bastante tempo, mas queremos saber agora é sobre o aparelho hehehehe
[snapback]303153[/snapback]
canhao nada… ta mais pra espingarda de sal huauhauhahuhuauh
ele anda liso, mas nao eh la muito potente...
o aparelho por enquanto só esta pulsando 1 suplementar. mas minha ideia é pulsar até 4 bicos sequencialmente. quanto mais bicos maior a janela disponivel pra injecao... entao significa um ajuste mais fino...
ele pulsa o suplementar tomando como sinal o negativo da bobina (comum, todo mundo faz isso neh?)
entao, ele pulsa 2x a cada volta, ou 1 pulso a cada 180 graus. o que é sincronizaco com os injetores originais e garante a mesma quantidade de combustivel pra todos os cilindros.
o ajuste de combustivel eh por pressao, com controle a cada 0.1 bar, interpolando a cada 0.01 bar. tambem tem um mapa de fator de injecao, por rpm, a cada 1000 rpm, interpolado a cada 1 rpm. esse fator é aplicado a abertura calculada com base na pressao.
ex, em 0.5 de pressoa vc ajustou pra que seja injetado 1ms de combustivel, se o fator por rpm estiver em 50% a 2000 rpm, e esses 0.5 aparecerem nesses 2000 rpm, ele vai injetar 0.5ms, e nao 1 ms... ai se vc tem 100% em 3000 rpm, se a pressao for mantida em 0.5 dos 2000 ateh os 3000, ele vai aumentando o combustivel de 0.5 a 1ms, proporcionalmente...
pretendo colocar nele tambem um controle duma solenoide pra ser ligada na wastegate ou alivio, pra que ele controle a pressao maxima, mantendo a valvula sem pressao, e por consequencia sem aliviar até a pressao maxima chegar, isso pra aumentar a pegada e permitir um ajuste fino da pressao eletronicamente.
o mapa de injecao vai de -80 até 1.5 bar...
claro, vc ajusta o tempo mecanico de abertura do bico. o minimo é 0.6 ms. vc pode descobrir isso perfeitamente testando o bico... ligando tudo e colocando pra pulsar 0.1ms em 0 bar... ligando o motor ele deve comecar a pulsar 0.1... se nao sair combustivel eh pq o bico nao ta tendo tempo de abrir...
o tempo de injecao eu usei a seguinte logica:
se vc tem 1 bico pulsado a cada 180 graus, quando o motor está em 7000 rpm, o bico esta no dobro da frequencia, que seriam 14 mil rpm. a 14 mil rpm, o bico precisa pulsar 233 vezes em 1 segundo (por isso eu prefiro usar bico monoponto, pois ele eh muito mais rapido). pra pulsar 233 vezes em 1 segundo, vc tem um intervalo de 4.29ms entre cada pulso.
entao o gerenciador pede pra vc informar qual o rpm maximo pretendido , pois ele nao limita nem faz nada no rpm. informando o rpm e a quantidade de bicos que vc vai usar, ele calcula qual a janela no rpm maxima. se vc colocar 2 bicos, a janela dobra, colocando 3, triplica, e assim em diante.
no caso, com 1 bico e 7000 rpm, vc tem uma janela de 4.2 ms. entao os ajustes sao todos percentuais em cima desses 4.2 ms, pra garantir que vc nao conte com um volume de combustivel que nao estará disponivel no seu rpm maximo. entao ele permite fazer uso apenas de 85% desse tempo, pra garantir que haja um descanso mesmo no rpm maximo. se esse tempo nao for suficiente pra alimentar o motor, vc deve usar mais 1 bico, ou 2, ou bicos com maior vazao...
o gerenciador suporta bicos monoponto sem usar resistencia, fornecendo os 4 amperes necessarios pra acionar um bico de 3 ohms, o que garante que ele funcione perfeitamente mesmo com 5 bar de pressao de combustivel(isso eh um exemplo, eu uso 3.5 bar no meu carro)
q mais, falae o que mais interessa saber
me digam o que acham da tecnica de trabalhar com a janela em rpm maximo tb...
-
essa explicação toda é muito complicada pra minha cabecinha entender, mas blz
tem previsão de acoplar algum atrasador de ponto nele, lost?
-
kra, nao tenho previsao, mas é os outros 50% do projeto
no momento, estou trabalhando no controle da solenoide pra controlar a pressao, mas isso eh pequeno se comparado com o gerenciamento do combustivel e do atraso do ponto.
o ponto vem na sequencia. uma coisa eu garanto, ele vai ter controle de atraso de ponto sim… e de verdade sem oscilacoes nem outras cagadas, assim como está o controle do tempo de injecao: linear e perfeito, sem oscilacoes no tempo de abertura.
-
kra, minha ideia inicial era de fazer sim mas o microcontrolador soh tem 3 interrupcoes externas…
ainda estou de testar multiplexar os sinals em 1 interrupcao soh... e fazer a leitura de qual a bobina que esta sendo acionada com outro pino do microcontrolador...
vamo ve.... mas eu pretendo fazer sim... o fogo eh isso que eu falei, tenho que saber separadamente qual foi a bobina que recebeu o sinal, pois no atraso do ponto, o gerenciador eh quem vai acionar a bobina, e tem que ser a bobina certa no momento certo...
-
no momento, estou trabalhando no controle da solenoide pra controlar a pressao, mas isso eh pequeno se comparado com o gerenciamento do combustivel e do atraso do ponto.
o ponto vem na sequencia. uma coisa eu garanto, ele vai ter controle de atraso de ponto sim… e de verdade sem oscilacoes nem outras cagadas, assim como está o controle do tempo de injecao: linear e perfeito, sem oscilacoes no tempo de abertura.
[snapback]303182[/snapback]
muito bom, esse controle da pressão tb é muito interessante, mantenha-nos semrpe atualizados com os seus testes pq estou vendo q esse gerenciador vai ter tudo o q eu quero, só espero q o preão seja compativel
-
kra, o preco vai ser compativel sim pode ter certeza
pode deixar que vou dar informacoes sim… eh legal quando as pessoas se interessam... tem foruns que ninguem nem se interessa...
mas eh assim mesmo...
po galera, facam mais comentarios ae, o que eh ruim, o que eh bom...
o que acharam sobre o jeito que eu controlo o combustivel, trabalhando com 85% do duty cicle em rpm maxima???
kd vc ka??
-
[snapback]303182[/snapback]
fundamental isso q vc falou…
vai ficar bacana com o atraso do ponto...
e esse controle da solenoide eh simples, todo mundo quer fazer (inclusive eu) mas a preguica nao deixa... eh um put.a bonus na parada hein ?
-
eh kra, a coisa consome muito tempo
eu to mexendo nisso tem quase 1 ano ja, e soh agora esta 100% usavel
o que me complica eh que eu nao conheco muito de eletronica, entao fico me matando com coisas simples…
um notebook pra poder regravar o microcontrolador sem ter que tirar do carro tb cairia bem.. ninguem tem um ai pra doar? hehehehehe