Pergunta de leigo …
-
galera … este é meu 1° post ... por favor tenham calma comigo ...
tenho um focus hatch duratec 2007 aut.
teria como dar uma melhorada no desempenho dele ?
já ficaram sabendo de alguém que tenha tentado fazer isso ?
outra coisa ... no meu focus não tem modo esportivo ...
teria como avançar a troca de marchas??
tipo: ele troca em 6300 (quando piso fundo, claro) ... teria como faze lo trocar em 7000 ?
valeu galera ...
fico no aguardo ...
-
e aí cara, tbm sou novo aqui
mas vou tentar te responder.
1º o ideal seria ver até qto o seu motor consegue girar sem comprometer mto a integridade do motor. mas acredito que o duratec consiga girar até uns 7200 tranquilo.
2º feito isso, acho que se vc for fazer só isso (mudar a faixa de corte) basta fazer um remapeamento e mudar esse parametro.
-
e aí cara, tbm sou novo aqui
mas vou tentar te responder.
1º o ideal seria ver até qto o seu motor consegue girar sem comprometer mto a integridade do motor. mas acredito que o duratec consiga girar até uns 7200 tranquilo.
2º feito isso, acho que se vc for fazer só isso (mudar a faixa de corte) basta fazer um remapeamento e mudar esse parametro.
neste motor ninguem consegue alterar o corte. e para que girar mais se o motor não rende mais?
-
e aí cara, tbm sou novo aqui
mas vou tentar te responder.
1º o ideal seria ver até qto o seu motor consegue girar sem comprometer mto a integridade do motor. mas acredito que o duratec consiga girar até uns 7200 tranquilo.
2º feito isso, acho que se vc for fazer só isso (mudar a faixa de corte) basta fazer um remapeamento e mudar esse parametro.
neste motor ninguem consegue alterar o corte. e para que girar mais se o motor não rende mais?
então…depende
primeiro tem os calculos para ver até qto o motor rende.
segundo pra ele fazer render com mais giro, vai ter que alterar a faixa de torque...mas pode perder baixa.
e fazer um remap.
vou ver se acho uma explicação que um amigo preparador me deu uma vez pra calcular o limite do motor e até qto ele consegue girar.
-
para melhorar a potência em baixa num aspirado eu só vejo opção viável aumentar a taxa de compressão e transformar para álcool.
deve ter outro modo, esse obviamente é o mais comum.
melhorando o rendimento, alimentação, queima…mas só pesquisando mesmo.
como eu tinha dito que ia mostrar como calcular até onde o motor aguenta girar.
como calcular a r/l ?
r/l = (curso do virabrequim / 2) / comprimento da biela
vamos passar pra faze 2 para diferenciar um mtor de rua e um motor de pista
motor de rua
necessita girar pouco até as 7000 é considerado giro alto acima das 3300rpm
a aplicação correta para um bom aspirado ou turbo 0,21 a 0,30 para trabalhar com boa faixa de torque
1,0 a 2,0 liros (considerado motores esportivos de fabrica)
aplicação utilizada para motores comerciais diesel
0,30 a 0,40 ( motores de baixa rotação extrema limite 4500rpm)
motor que posibilita melhores pegadas em baixa rotação e mantem o torque muito proximo do giro inicial de 1800 a 2800rpm
como calcular o limite de giro de meu motor ?
um resumo um motor original normalmente vem com material cast ( baixa resistencia)
um motor totalmente cast consegue alcançar com segurança ate 20m/s
como calcular ?
simples
a formula é bem grande mas resumi pra vcs aqui
20m/s => 600/ curso do virabrequim => rpm máximo de seu motor
questões para analise de um motor a ser preparado
r/l = tem que ser inferior a 0,300
- caso seja superior haverá necessidade de retrabalho de r/l para ficar aproximada a 0,300
agora vamos ver um motor de pista e seus materiais para biela
liga de aluminio especial para uma corrida - até 22m/s
forjados para ate 24m/s
liga de titânio com forjamento 30% para até 28m/s
liga de titanio com forjamento 50% até 32m/s
titânio puro acima dos 32m/s
liga do pistão
aluminio forjado hipereutetico - até 22m/s
aluminio forjado t6 - até 24m/s
aluminio com liga de titanio com forja - ate 28m/s
tungstênio - ate 30m/s
titanio - até 35m/s
com isso vc aumenta o limite de giro do motor, feito isso, mude o corte de giro do motor, remap e be happy
mas isso especialmente para aspro. turbo tem algumas coisinhas mais.