Socorro
-
bom, fica tranquilo que se voce tiver paciencia, consegue o acerto.
voce so tem que ter as teorias na cabeça.
dinamometro ajuda mas nao e uma necessidade absoluta.
bom principalmente para acertos parciais.
eu mesmo sempre tive problemas com turbos que nao enchem totalmente no dinamometro, e na rua era necessario reacerto.
acha que fiz bem em colocar as velas ngk9 ou isso pode prejudicar por o carro estar na gasolina?
estava prestes a retirar o kit turbo do carro porque não conseguia fazer ele andar, mas agora to me animando denovo
fiz um teste com um bico mono do corsa 1.4 e o hallmeter sempre dava pobre, agora que coloquei o do monza alcool ele marca rica
agora é só ir dosando né?
olha, sobre as velas, ha mil anos eu li no site da ngk que tinha uma regra do tipo a cada 100 hp a mais, aumenta um grau ( + frio)
entao, imagino que voce nao precise de tanto.
embora eu nao saiba qual a taxa, mas deve ser menos de 9 eu acredito.
pra voce ter uma ideia, um turbo original com 8.5 de taxa e 1.7 bar usa grau 7 na gasolina.
mas como no teu carro é facil de verificar as velas, tira de vez em quando e ve se ta preta, suja etc. ou ate mesmo se o funcionamento em baixa ta estranho. mas certamente vai funcionar. mas 9 da pra usar, talvez 8 seja ideal, mas nada disso vai mudar o que vc ta fazendo agora. se der certo ou errado, nao vai ser por causa da vela.
tambem nao sei como regula o teu sistema de bico extra.
faça os testes em terceira marcha, numa pista lisa e plana, desde uns 2000 rpm ou menos, acelera tudo e vai acompanhando a mistura. pede ajuda a um amigo pra ler os valores. voce tambem pode tentar filmar contagiros e mistura pra olhar com calma. nao va se matar esquecendo de olhar pra frente.
e se tiver rica demais, vai tirando ate ter algo como 0,82 lambda ou algo como 0,900 mv num multimetro-halmeter ( nao lembro a relacao exata ) , dependendo do que vc tem pra medir, em toda faixa de rpm. e isso ja e bem rico.
eu imagino tambem que voce deve iniciar a abertura do bico extra com uns 0,2 de pressao aproximadamente. inicia a entrada do bico lentamente se possivel
tudo deve depender de quanto teu sistema consegue controlar o bico com precisao.
e tente fazer isso sempre nas mesmas condicoes. manha,tarde, noite, chuva, sol etc, muda tudo e vc nao conclui nada.
sobre o ponto eu nao tenho a menor ideia.
so sei me virar com audiv6, gm6 e to começando com honda, e os valores de ponto sao bem altos.
se teu carro nao tem sensor de detonacao, o ideal é dar um atraso seguro agora, pra depois que ajustar a mistura, comecar a procurar o ponto ideal. mas certamente alguem daqui deve saber qual é e como faz. mas no minimo deve ter que atrasar uns 5 ate 10 graus.
-
eu mesmo sempre tive problemas com turbos que nao enchem totalmente no dinamometro, e na rua era necessario reacerto.
acha que fiz bem em colocar as velas ngk9 ou isso pode prejudicar por o carro estar na gasolina?
estava prestes a retirar o kit turbo do carro porque não conseguia fazer ele andar, mas agora to me animando denovo
fiz um teste com um bico mono do corsa 1.4 e o hallmeter sempre dava pobre, agora que coloquei o do monza alcool ele marca rica
olha, sobre as velas, ha mil anos eu li no site da ngk que tinha uma regra do tipo a cada 100 hp a mais, aumenta um grau ( + frio)
pra voce ter uma ideia, um turbo original com 8.5 de taxa e 1.7 bar usa grau 7 na gasolina.
mas como no teu carro é facil de verificar as velas, tira de vez em quando e ve se ta preta, suja etc. ou ate mesmo se o funcionamento em baixa ta estranho. mas certamente vai funcionar. mas 9 da pra usar, talvez 8 seja ideal, mas nada disso vai mudar o que vc ta fazendo agora. se der certo ou errado, nao vai ser por causa da vela.
faça os testes em terceira marcha, numa pista lisa e plana, desde uns 2000 rpm ou menos, acelera tudo e vai acompanhando a mistura. pede ajuda a um amigo pra ler os valores. voce tambem pode tentar filmar contagiros e mistura pra olhar com calma. nao va se matar esquecendo de olhar pra frente.
e se tiver rica demais, vai tirando ate ter algo como 0,82 lambda ou algo como 0,900 mv num multimetro-halmeter ( nao lembro a relacao exata ) , dependendo do que vc tem pra medir, em toda faixa de rpm. e isso ja e bem rico.
eu imagino tambem que voce deve iniciar a abertura do bico extra com uns 0,2 de pressao aproximadamente. inicia a entrada do bico lentamente se possivel
tudo deve depender de quanto teu sistema consegue controlar o bico com precisao.
e tente fazer isso sempre nas mesmas condicoes. manha,tarde, noite, chuva, sol etc, muda tudo e vc nao conclui nada.
so sei me virar com audiv6, gm6 e to começando com honda, e os valores de ponto sao bem altos.
se teu carro nao tem sensor de detonacao, o ideal é dar um atraso seguro agora, pra depois que ajustar a mistura, comecar a procurar o ponto ideal. mas certamente alguem daqui deve saber qual é e como faz. mas no minimo deve ter que atrasar uns 5 ate 10 graus.
então ,se eu atrasar o ponto do carro em 3 graus, será que fica melhor?
não quero atrasar demais porque com certeza em baixa rotação ele vai ficar lesado
o meu digipulse não corrige ponto de ignição, apenas controla o bico e não quero gastar mais com isso
raramente piso fundo , mas quero ficar com o carro acertado para não passar aperto nas ultrapassagens rapidas
-
então ,se eu atrasar o ponto do carro em 3 graus, será que fica melhor?
não quero atrasar demais porque com certeza em baixa rotação ele vai ficar lesado
o meu digipulse não corrige ponto de ignição, apenas controla o bico e não quero gastar mais com isso
raramente piso fundo , mas quero ficar com o carro acertado para não passar aperto nas ultrapassagens rapidas
essa medida da sonda..mv não sei ler esses valores em escala, meu hallmeter marca apenas rica,normal, pobre por leds, não tem nenhuma escala numerica e nem
no manual se diz nada a respeio de valores numericos
-
o digipulse tem uma chavinha atraz dele, pra um lado é pra usar até 1,5k de pressão e pro outro lado e acima disso, ve se a chavinha ai ta certa, pq se vc usar na posição acima de 1,5 k mesmo no começo da regulagem ele ja começa pulsando com força. tenta fechar bem os potenciometros dele, até começar da falta , dai vc vai girando de levinho, veja tb o potenciometro do inicio com que pressão ele entra, no meu eu deixo o carro ligado, pro digipulse sentir o sinal de rpm do motor, e engato uma seringa na mangueirinha q vai nele, dai eu aperto a seringa até acender o primeiro led verde que é 0,2 , e vo girando o inicio até ver os leds vermelhos acenderem, o que indica q vai começar a pulsar o bico quando bater 0,2 de pressão. espero ter ajudado.
-
wagner, ve estas dicas ai pra conferir o ajuste do controlador.
se ele estiver mandando muito combustivel logo no inicio complica.
voce pode ligar um multimetro em paralelo ao halmeter e aferir a escala, ou so usar o multimetro nesta fase. depois monta o halmeter definitivamente.
se voce nao sabe os valores e apenas as cores, nao adianta nada agora.
sobre o ponto, como eu disse, nao sei qual o ideal no ap.
mas eu ajusto desta forma…atraso ponto ate o torque maximo e depois adianto ate o maximo rpm.
so que cada carro tem suas particularidades.
3 graus nao vai matar o carro, a nao ser que vc estivesse usando alcool com taxa de gasolina.
se esta usando gasolina e nao mexeu na taxa, precisa atrasar.
a vantagem de vc ter um controlador de ponto seria pra deixar o ponto original ate que voce apertasse o acelerador uns 70% em diante. ai deveria acontecer o atraso e nao iria interferir no uso normal.
se nao quer gastar com isso agora, faça o ajuste seguro, com algum atraso nem que seja fixo e mistura um pouco mais rica. senao a conta fica alta quando voa os pedaços
-
valeu
vou tentar dessa forma
-
até que enfim
consegui o ajuste do carro, deixei com 6 graus de ignição
valeu pelas dicas.
aré breve