Navegação

    Preparados

    • Cadastrar
    • Login
    • Categorias
    • Recente
    • Usuários

    Bmw 767: o prodígio que foi deixado de lado

    Notícias
    3
    5
    617
    Carregando Mais Posts
    • Mais Antigo para Mais Recente
    • Mais Recente para Mais Antigo
    • Mais Votados
    Responder
    • Responder como tópico
    Entre para responder
    Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
    • J
      Joel_RS última edição por

      conhecido internamente pelo codinome goldfish (peixe dourado), o 767 - com um impressionante motor v16 de 6,7 litros - poderia ter transformado em realidade o sonho da bmw de superar a mercedes.

      o fabricante bávaro dispensa apresentações. sua reputação é forte o bastante. seja um não tão caro série 1 ou uma 760 completa, todo bmw esbanja capacidade de proporcionar prazer ao dirigir.

      e essa reputação consolida-se cada vez mais, até começarem as comparações com a mercedes. essas duas estão na área há um bom tempo, mas a bmw não conseguiu tomar a coroa de seu inimigo da estrela. claro, a maioria das pessoas admite que os carros bávaros tendem a ser mais esportivos, mas quando o assunto muda para luxo e prestígio a mercedes às vezes acaba no topo.

      idealizado no fim dos anos 80 pelo dr. karlhienz lange e dois colegas, o 767 foi um carro conceito baseado na então novíssima série 7 e32 750i/750il. embora não houvesse nada de errado com o v12 de cinco litros e 300 cv, o novo motor era simplesmente arrasador. o entusiasmo de seus criadores era tanto que o primeiro protótipo do v16 estava pronto e funcionando em um dinamômetro apenas seis meses depois da ideia inicial.

      fundido em alumínio, o v16 era, na verdade, o v12 citado anteriormente com quatro cilindros a mais, uma central eletrônica bosch dmw reprogramada (que o tratava como dois oito-em-linha separados) e um sistema de refrigeração instalado no porta-malas por ser maior que o do motor doador. apesar de todo esse volume extra, o carro pesava apenas 60 kg a mais, enquanto a potência foi elevada para 408 cv e o torque para 63,73 kgfm.

      não foi surpresa alguma quando ele atingiu 100 km/h em apenas seis segundos e alcançou a velocidade máxima de 280 km/h. ainda me pergunto por que esse carro não foi produzido. uns dizem que foi o alto consumo de combustível. eu digo que é uma vergonha que ele tenha sido apenas um segredo bem guardado.

      crédito das fotos: gavin farmer/bmw car

      fonte

      se a bmw tivesse produzido mesmo esse motor em série, o w126 e o w140 estariam em maus lençóis. pena que isso não tem mais espaço hoje, já que é muito mais fácil meter duas turbinas…

      p.s.: tirei as fotos pq quando clico em criar novo tópico , o fórum acusa erro.

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • G
        Gaucho última edição por

        767 p mim é boeing.

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • L
          LeonardoZ última edição por

          767 p mim é boeing.

          só substituir as general eletric do 767 pelo beberrão v16 da bmw

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • L
            LeonardoZ última edição por

            pelas fotos ali não passa de um 740i com o v16… acho esse conceito estranho principalmente qndo o sistema de arrefecimento fica no porta malas...

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • J
              Joel_RS última edição por

              pelas fotos ali não passa de um 740i com o v16… acho esse conceito estranho principalmente qndo o sistema de arrefecimento fica no porta malas...

              também achei estranho isso mas não dá pra querer muito de um protótipo que foi feito em 6 meses. se fosse hoje era fácil fazer caber tudo embaixo do capô.

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • First post
                Last post