Montando novamente o 1.3 16v
-
ei lost,
vi o video la ta bacana hein…
ta rodando com oq de pressao pra amaciar? hehe
0,6
muito bom…
agora to imaginando com 1,0... deve ficar bem divertido
-
funcionei ele denovo no sabado por 2h. nao fumou nem cheirou nada de oleo… agora quando aciono o launch e acelero até cortar a ignição, quando estoura no escape sai uma fumaceira preta, acho que ta secando o escape e saindo todo o carvao de 5 anos de turbina vazando
parece que ficou bom... preciso andar com ele...
-
muito bacana, colocaria um coletor de admissão cornetado e faria um de escape tubular. pra que carro vai esse motor? quais as specs?
parabens, abraços
mas isso pra montar aspirado né? o de escape ja é tubular…
ele é turbo desde 2002, ja rodei bastante tempo com 1,2 bar de pressao e 210cv com turbina t2, só que dava bastante problema. ultimamente estava andando com 1 bar, turbina k16 e injeção programável fuelbox. com a i.e. original e suplementar + 1 bar tinha dado 195 cv, com 0,7 e i.e. programavel tinha dado 179cv. com 1 bar e i.e programavel nao medi, mas acredito que estivesse com mais de 200cv.
video dele com 1.2, i.e. original + hpi + t2 (ja usei hpi, suplementar e agora programavel, todas as maneiras de alimentar um carro turbo injetado ) = 212cv
[media]http://www.youtube.com/watch?v=znfayw7wqto[/media]
tira uam duvida seu carro é basico ou completo meu irmao tem um 1.3 16v mas compelto palio fire mas nao acha coletor nem a pau
video dele com 1 bar e i.e. original + suplementar = 195cv
http://www.youtube.c…h?v=ac1gd971bhw
video dele com i.e. programavel e 0,7 bar = 179cv
http://www.youtube.c…h?v=toyifbics7o
na rua com 0,7 bar (nao mostra grande coisa, mas da pra ouvir o barulho )
-
muito bacana, colocaria um coletor de admissão cornetado e faria um de escape tubular. pra que carro vai esse motor? quais as specs?
parabens, abraços
mas isso pra montar aspirado né? o de escape ja é tubular…
ele é turbo desde 2002, ja rodei bastante tempo com 1,2 bar de pressao e 210cv com turbina t2, só que dava bastante problema. ultimamente estava andando com 1 bar, turbina k16 e injeção programável fuelbox. com a i.e. original e suplementar + 1 bar tinha dado 195 cv, com 0,7 e i.e. programavel tinha dado 179cv. com 1 bar e i.e programavel nao medi, mas acredito que estivesse com mais de 200cv.
video dele com 1.2, i.e. original + hpi + t2 (ja usei hpi, suplementar e agora programavel, todas as maneiras de alimentar um carro turbo injetado ) = 212cv
[media]http://www.youtube.com/watch?v=znfayw7wqto[/media]
tira uam duvida seu carro é basico ou completo meu irmao tem um 1.3 16v mas compelto palio fire mas nao acha coletor nem a pau
video dele com 1 bar e i.e. original + suplementar = 195cv
http://www.youtube.c…h?v=ac1gd971bhw
video dele com i.e. programavel e 0,7 bar = 179cv
http://www.youtube.c…h?v=toyifbics7o
na rua com 0,7 bar (nao mostra grande coisa, mas da pra ouvir o barulho )
o meu só nao tem ar condicionado, mas o compressor fica do outro lado do motor e nao interfere no coletor de escape.
pronto voce nao vai achar. tem que mandar fazer o coletor…
-
na spa tem o coletor, só que a posição da turbina é para baixo, ao invés de ficar pra cima como a do lost…
-
funcionei ele denovo no sabado por 2h. nao fumou nem cheirou nada de oleo… agora quando aciono o launch e acelero até cortar a ignição, quando estoura no escape sai uma fumaceira preta, acho que ta secando o escape e saindo todo o carvao de 5 anos de turbina vazando
po, agora sim tô com mesmo problema, meu carro tá fumando qdo motor tá frio, só, qdo esquenta ele para…
vou testar a vazão, deve tá mto alta igual a sua, uma dúvida, vc mexeu em algo no aerokip de entrada de óleo na turbina ou só enfiou o gicle lá dentro?
fumaça preta = excesso de combustivel, só que acho que essa regra é na gasolina só, seu carro tá turbão na gasola???
ahhh, a respeito da literatura que achou falando sobre a vazão minima, eu ja tinha lido, mas não tinha visto ninguém falar a respeito, entrei em contato até com a garrett pra informações a respeito e mandaram eu falar com a dnt que é representante deles, e eles não me aconselharam o uso de restritor...
masssss, como deu certo no seu, acho que vou tentar restringir tb, começar com um gicle bem grande pra ver que bixo vai dar
vlw
-
po, agora sim tô com mesmo problema, meu carro tá fumando qdo motor tá frio, só, qdo esquenta ele para…
vou testar a vazão, deve tá mto alta igual a sua, uma dúvida, vc mexeu em algo no aerokip de entrada de óleo na turbina ou só enfiou o gicle lá dentro?
fumaça preta = excesso de combustivel, só que acho que essa regra é na gasolina só, seu carro tá turbão na gasola???
ahhh, a respeito da literatura que achou falando sobre a vazão minima, eu ja tinha lido, mas não tinha visto ninguém falar a respeito, entrei em contato até com a garrett pra informações a respeito e mandaram eu falar com a dnt que é representante deles, e eles não me aconselharam o uso de restritor...
masssss, como deu certo no seu, acho que vou tentar restringir tb, começar com um gicle bem grande pra ver que bixo vai dar
vlw
tem que ver o historico do seu carro. quanto tempo tem a turbina, quantos km está, essas coisas.
no meu caso, o problema aparecia se deixasse ele em marcha lenta por muito tempo.
no seu carro a turbina gira em marcha lenta?
sobre o restritor, fiz a rosca e adaptei o gicle dentro do niple, só isso, tb nao tem mais nada pra fazer
a fumaça preta só aparece quando ocorre o corte de ignicao e estouros. se nao estourar nao sai fumaça nenhuma, por isso imagino que seja a sujeira de muitos anos no escape.
é turbo no alcool mesmo…
qualquer coisa que eu puder ajudar, to ai só conta mais sobre seu carro ae...
abraço
-
e ai cara obrigado pelas respostas
então, o carro foi eu mesmo que montei tudo, abri o motor inteiro tb antes de turbinar pra dar aquela geral… eu tinha criado um topic antes de ver o seu, descrevi todos os testes já feitos e todas configurações, vou postar ele aqui pra gente deslanchar mais no assunto em um lugar só
fala pessoal tenho um voyage 1.8, com 10,4:1 de taxa, 0.9kg/f de turbo, apl388 (42x48) estou com o problema do carro na primeira partida do dia ou qdo o motor já esfriou um bocado fumar depois que ele atinge 90 graus para totalmente com o problema... isso tá acontecendo na turbina, pois a cx fria e a tubulação tá melada de leve... a impressão que dá é que o como o óleo qdo frio é mais denso, e sofrendo a pressão e dificuldade pra passar pela turbina acaba vazando... com o motor quente a 90 graus o óleo fica menos denso, ou seja, fino, e passa suave... detalhe tb que antes de atingir 90 graus e anda com o carro, acelerando ele até uns 3000rpm pára de fumar, aí para num farol, deu alguns segundos volta fumar... ou seja, segunda impressão é que turbina girando, mesmo denso tem um retorno melhor, em lenta a turbina gira, mas é bem devagar... e frio esquentando o carro se der umas aceleradas até 3000rpm e deixar em lenta mas dar umas bombadas até 3000 denovo ele acaba não fumando... outro teste feito, foi sem escapamento, só com saida da turbina, não fumou, na teoria uma melhor vazão de gases ajudou fazer com que a turbina gire mais em ml e não emposse óleo... a pressão em lenta com o carro quente tá dando minimo de 1kg/f...detalhe, a turbina tem só 2000km de vida ela fria não apresenta folgas... participo de um outro fórum tb e um cara lá tava com o mesmo problema, mas no caso dele a turbina dele apresentava um pouco de folga, e ele usou um niple restritivo na entrada da turbina, igual os carros importados, tipo eclipse por ex... já li em alguns lugares que a turbina na verdade não precisa de pressão, e sim de alimentação constante de óleo, e nesse caso o niple ajudaria sim, vcs recomendam usar um niple com o furo interno um pouco menor pra resolver isso? alguém já passou por isso? o que fazer, sugestões? esqueci de citar, uso óleo da marca valvoline, 20w50... como o carro tá sem acerto decente, ponto inicial tá em 7 graus, final 23... já disseram que o ponto inicial baixo o motor tem um fluxo de gases menor, e um fluxo de gases menor tb faz ela girar menos em ml, mas acho que não somente esse acerto vá resolver o problema, ou vai? outra coisa, meu scap foi feito no giba, usa cano de 2.5 e só 1 abafador na ponta de stock, que é bem silencioso mas não restritivo, especial pra desempenho... vlw
a respeito do gicle, o que vc usou é aqueles estilo um parafuso né? é só passar um macho no aerokipo o gicle não atrapalha com a conexão entre niple da turbina e o aerokipo pois o fundo do aerokip é conico e tal pra vedar…
obrigado
-
então, o carro foi eu mesmo que montei tudo, abri o motor inteiro tb antes de turbinar pra dar aquela geral… eu tinha criado um topic antes de ver o seu, descrevi todos os testes já feitos e todas configurações, vou postar ele aqui pra gente deslanchar mais no assunto em um lugar só
a respeito do gicle, o que vc usou é aqueles estilo um parafuso né? é só passar um macho no aerokipo o gicle não atrapalha com a conexão entre niple da turbina e o aerokipo pois o fundo do aerokip é conico e tal pra vedar...
obrigado
isso, estilo um parafuso mesmo… nao é no aeroquip, mas sim no niple. o gicle fica virado pra turbina, nao pro aeroquip. tem fotos algumas paginas atras...
cara, pela sua explicação, eu desconfiaria de retentores de valvulas.
nao acredito que o lance do escape tenha diferença, pois em marcha lenta, o volume de gases é pequeno e o escape nao consegue influenciar na rotacao da turbina em lenta.
repare se a turbina está babando oleo pela caixa quente ou fria. se a pressurizacao está melada por dentro, ou se escorre oleo na junção entre o miolo da turbina e o caracol quente. a minha vazava oleo por ali e a pressurizacao fica toda melada. por isso digo que é problema na turbina. no seu caso pelo fato de fumar só quando ta frio, pode ser retentor.
tire o miolo da turbina e veja se os caracois estao melados de oleo...
abraço
-
a respeito do gicle, o que vc usou é aqueles estilo um parafuso né? é só passar um macho no aerokipo o gicle não atrapalha com a conexão entre niple da turbina e o aerokipo pois o fundo do aerokip é conico e tal pra vedar...
obrigado
isso, estilo um parafuso mesmo… nao é no aeroquip, mas sim no niple. o gicle fica virado pra turbina, nao pro aeroquip. tem fotos algumas paginas atras...
cara, pela sua explicação, eu desconfiaria de retentores de valvulas.
nao acredito que o lance do escape tenha diferença, pois em marcha lenta, o volume de gases é pequeno e o escape nao consegue influenciar na rotacao da turbina em lenta.
repare se a turbina está babando oleo pela caixa quente ou fria. se a pressurizacao está melada por dentro, ou se escorre oleo na junção entre o miolo da turbina e o caracol quente. a minha vazava oleo por ali e a pressurizacao fica toda melada. por isso digo que é problema na turbina. no seu caso pelo fato de fumar só quando ta frio, pode ser retentor.
tire o miolo da turbina e veja se os caracois estao melados de oleo...
abraço
sim, ela está babando no miolo, o óleo ali fica preto, tanto no lado frio qto no quente por isso digo que é turbina, a minha pressurização tá toda melada tb… dai o lance de ter tirado o escape resolveu o problema, pois não fumou, e se fumou foi praticamente imperceptivel, pois com o escape no lugar a rua quase fecha de tanta fumaça heauheauhea além do lance de que com o escape se eu elevar o giro e não deixar cair mto tempo em lenta ela praticamente não fuma tb, o que prova que tá empoçando... qto a retorno, fui num preparador pra dar acerto e conversei disso com ele tb, e inclusive falou que meu retorno tá perfeito, logo, vou partir pra solução do giclê, mas antes quero fazer um teste caseiro mesmo de qto tá a vazão por minuto... pra ter idéia se tô tão mto acima...
vlw
-
pessoal, ainda estava sentindo cheiro de oleo no escape sim. não tinha fumaça nem nada, mas tinha cheiro.
acabei tirando a turbina e mandando na flow pra modificação da k16 pra uso automotivo. aproveitando que foi desmontada, mesmo com apenas 300km rodados, foi colocado jogo de reparo novo e balanceado o conjunto.
tirei o gigle que fazia a restrição do oleo e mesmo assim nada de fumaça nem nada de cheiro de oleo. ainda vou acompanhar por mais dias pra ver se realmente sumiu todo o cheiro de óleo, mas aparentemente, ainda mais por estar sem a restrição, o problema foi resolvido finalmente.
mesmo sem a restrição no oleo que vai pra turbina, o carro tem 1,5 bar de pressao de oleo em marcha lenta com o motor quente.
agora proximo passo rumo ao controlar… eita novela...
-
legal cara, quanto ficou o serviço?
-
legal cara, quanto ficou o serviço?
mal ae a demora fica r$ 180,00 sem troca de reparo se for uma turbina nova e mesmo sendo nova é balanceada. se for turbina usada fica mais caro mas ai depende do que for necessario trocar…
lost,
parabéns pelo carro. o motor ficou muito bonito, tabalho nota 10
abs, e boa sorte.
valeu cara
-
mas se não trocaram o reparo, o que foi feita para adequar ao uso automotivo???
é trocado o reparo, me expressei errado. esse valor é se nao tiver maiores problemas… é trocado tudo o que for necessario pro uso automotivo.
fica bom mesmo, até agora ta perfeito. desde frio até depois de sentar o pé nada de cheiro de oleo quanto mais fumaça... finalmente
-
passei no controlar ontem
será que polui? turbo e i.e. progamável.
coloquei um escape totalmente original do catalisador de 2,5 polegadas pra frente. entao é 2,5 polegadas até o catalisador, depois é totalmente original.
muito legal de andar com escape original sem barulho nenhum e mesmo assim, com 0,5 bar, anda muito bem.
[media]http://www.youtube.com/watch?v=dooybcwiass[/media]
não bonito, afinal é um carro velho. mas passou na inspeção, afinal, ta tudo ligado e funcionando
-
legal
lost, vc nao usa prioridade?